Como Montar Uma Fábrica de Vassouras

Fábrica de VassourasQuer montar uma fábrica de vassouras? Agora você pode, veja como!

Você está cogitando a possibilidade de abrir um negócio próprio? Pois bem, quando se toca nesse assunto, normalmente há quem pense que para se dar bem como empresário é preciso abrir uma empresa de grande porte ou começar uma atividade completamente inovadora no mercado. Porém, não é bem assim, pois é perfeitamente possível lucrar com algo que já exista e tenha baixo investimento.

Temos um texto voltado para ideias de negócios de baixo investimento, além de todos nossos posts auxiliando pequenos e novos empresários a iniciar suas atividades no mercado de forma certeira e com maiores probabilidades de obter sucesso. Fique por dentro dos nossos mais de 1300 posts sobre negócios.

Uma das áreas promissoras para investir é a de fabricação de utensílios domésticos, que tem um bom potencial de rendimento e dependendo do que será fabricado, os custos de manutenção da atividade são menores. Este é o caso das vassouras, itens indispensáveis para a limpeza de domicílios, possuindo um sistema de fabricação relativamente simples.

Você se interessa pela fabricação de utensílios domésticos? Que tal abrir uma fábrica de vassouras? Para que o seu negócio seja um verdadeiro sucesso é importante cuidar de todos os detalhes que envolvem este processo, que vão desde a escolha do local para instalar a fábrica até a compra da matéria-prima, pois todos os fatores são importantes para evitar erros.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Como todo negócio tem suas peculiaridades e riscos, criamos esse texto ensinando como montar uma fábrica de vassouras com o objetivo de fazer você atingir sua tão sonhada independência financeira! Está pronto?

Por Que Abrir Uma Fábrica de Vassouras?

Antes de dar início a um negócio é de fundamental importância buscar os motivos que te incentivam a entrar nesta área, afinal, ninguém quer perder dinheiro, não é mesmo? Uma das vantagens de entrar neste ramo é o fato de a vassoura ser um utensílio doméstico indispensável para a população brasileira, tendo o seu lugar garantido nos domicílios, mesmo com o surgimento de outras ferramentas para a limpeza, isso faz com que este mercado seja estável.

A atividade de fabricar vassoura em si não exige operações complexas, utilizando matéria-prima simples e que pode ser adquirida por valores em conta, torno o processo de produção mais prático. Com relação à concorrência, o número de empresas atuantes nesta atividade é considerável, mas o empresário tem mais chances de ser bem sucedido se instalar a fábrica em um local que ainda não possui este serviço.

Como Montar Uma Fábrica de Vassouras

Antes de começar a produzir as vassouras e ganhar dinheiro é preciso montar a estrutura do negócio. Para isso é importante ter em mente que todos os detalhes devem ser estudados e colocados em prática para aumentar o potencial de rendimento da empresa. Acompanhe abaixo como montar uma fábrica de vassouras:

1 – Selecione o Local Certo Para Montar a Fábrica de Vassouras

Ao decidir montar uma fábrica, a primeira preocupação do empresário deve estar relacionada ao local em que o estabelecimento será instalado. A seleção do lugar tem que ser feita de maneira estratégica, sendo importante avaliar se ele estará acessível para os empregados, para o público e para fazer a distribuição dos produtos para os varejistas.

Com relação ao espaço físico, é importante que o local seja espaçoso e divido por seções, uma vez que ele terá que comportar o setor administrativo e de produção, contando com os móveis, equipamentos, além do estoque para armazenar a matéria-prima e os produtos prontos, banheiros para os funcionários.

Por se tratar de uma fábrica e não uma loja, estar próximo ao centro ou grande fluxo de consumidores não é o fator decisivo, pelo contrário, você pagará muito caro o aluguel, até mesmo em razão do tamanho do espaço. Quando se abre uma fábrica de vassouras, normalmente a sua venda será em grande quantidade e, consequentemente, serão entregues nos estabelecimentos. Por isso, o que você precisa é de um local de fácil acesso para veículos e com bastantes vagas para estacionar.

2- Questões Legais Para Abrir a Fábrica de Vassouras

Como toda e qualquer empresa, para abrir a fábrica de vassoura você também terá que passar por um processo burocrático. A primeira coisa a se fazer é procurar a Associação Comercial da sua cidade para solicitar a abertura deste tipo de negócio. A partir daí, você receberá o encaminhamento para obter a Licença de Instalação, Licença Ambiental, Alvará de Funcionamento, Licença dos Bombeiros, Licenciamento Municipalizado e CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica).

Uma fábrica de vassouras se caracteriza por ter uma personalizada social de fornecedor, logo, tem que estar disposto a cumprir com as normas do CDC (Código de Defesa do Consumidor), devendo ter um CDC no estabelecimento. O processo legal de abertura da fábrica costuma ser mais demorado, uma vez que depende da vistoria e autorização dos órgãos públicos. No entanto, ter a documentação em dia é fundamental para operar as atividades legalmente e não correr o risco de receber multas.

Para agilizar o processo, o ideal é ter todos os documentos necessários, como é o caso do contrato social da empresa. Ir na ordem correta de órgãos públicos também irá auxiliar, pois em cada processo será solicitado novos documentos e que, muitas vezes, serão concedidos pelo órgão “anterior”, por exemplo, a prefeitura exigirá alvará de autorização dos bombeiros para conceder o alvará de funcionamento.

3- Equipamentos Para a Fábrica de Vassouras

Para executar as atividades de uma fábrica vassouras é necessário montar a sua estrutura operacional. Em primeiro lugar, é necessário adquirir os equipamentos para fabricar as vassouras como, por exemplo, prensa para vassoura com bancada, tufadeira que é uma máquina de encher, furadeira, máquina ECF, caixa de ferramentas, guilhotina de aço com bancada de ferro.

Também é preciso comprar os móveis para o setor administrativo da fábrica de vassouras, bem como as mesas, cadeiras, computadores, impressora, internet, telefone para entrar em contato com os clientes, entre outras coisas. O custo total para abrir uma fábrica completa é de aproximadamente R$ 80.000,00 reais.

4- Equipe Para Montar Uma Empresa de Vassouras

Para que uma fábrica de vassouras funcione corretamente é necessário contar com funcionários capacitados. Primeiramente, saiba que este negócio é considerado de pequeno porte, logo não é preciso montar uma equipe muito grande, o que torna as suas despesas com o setor de pessoal mais em conta.

Para que a empresa comece a executar as suas atividades ela vai precisar de seis funcionários para fabricar as vassouras, sendo um marceneiro para moldar os cabos, um cortador para cortar os cabos, um prensista para fixar as cerdas do produto, um ajudante para auxiliar na execução de todas as tarefas, um auxiliar de serviços gerais para fazer as atividades de limpeza do estabelecimento, além de um administrador para cuidar das questões de pedidos, produtividade e vendas para os clientes.

Caso você tenha dificuldades quanto à escolha dos funcionários, sugiro a leitura do nosso texto sobre como contratar o funcionário ideal.

5- Estoque Variado da Fábrica de Vassouras

Depois de cuidar de todas as questões que são necessárias para estruturar a fábrica de vassouras é preciso voltar a sua atenção para as questões de produção. A empresa deve ter um estoque variado de vassouras, investindo em diferentes modelos deste artigo para atender às necessidades dos seus clientes.

Além de tentar criar vassouras com estética bonita e, principalmente, fáceis de serem guardadas (ocupar pouco espaço), é importante que se consiga fornecer um produto de qualidade e que realmente seja bom de varrer a sujeira. É comum encontrarmos vassouras que logo começam a soltar as cerdas ou se abrem toda.

Portanto, procure fabricar vassouras diversificadas, que vão das com cerdas de nylon até as de piaçaba, que possuem cerdas semelhantes à palha. Para fazer vassouras, a fábrica vai precisar, basicamente, madeira, plástico e fibras de nylon para as cerdas. Conforme o seu negócio for crescendo, pode-se investir na fabricação de outros artigos como rodos e escovões.

6- Distribuição das Vassouras

A fábrica de vassouras não negocia com o consumidor final (pessoas que usam as vassouras), mas sim com as empresas varejistas que distribuem as vassouras para os supermercados e lojas. Sendo assim, para fazer a venda das vassouras é necessário entrar em contato com as empresas que atuam neste setor e oferecer os seus produtos. É recomendado montar uma cartela de clientes.

Conseguir isso não é uma tarefa simples, por isso, separe parte do orçamento para contratar vendedores que entrarão em contato com as empresas. Esse é um ponto realmente importante e que está intimamente ligado com o sucesso ou não da sua fábrica de vassouras.

7- Divulgação da Fábrica de Vassouras

Independente da área de atuação de uma fábrica existe um fator que é primordial para que o negócio seja bem sucedido, trata-se da divulgação, afinal de contas, é preciso que as pessoas saibam da existência da sua atividade e se interessem pela aquisição dos seus problemas, não é?

Neste caso, é recomendado investir em um site para a empresa, onde é possível expor todos os produtos que a fábrica produz, as suas respectivas utilidades, além dos meios de comunicação para que os interessados possam fazer os orçamentos e pedidos.

Gostou da Ideia de Montar Uma Fábrica de Vassouras e Rodos? Cadastre-se na Newsletter Aqui do Site e Fique Por Dentro Das Melhores Ideias de Negócios!

1.00 avg. rating (49% score) - 1 vote

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA