Como montar uma criação de carneiros

Por:

Como montar uma criação de carneirosVeja como conduzir uma criação de carneiros e saiba como obter lucro neste ramo de empreendimento. Criar carneiros pode ser uma boa ideia para quem que começar um negócio. O carneiro é um dos mais animais mais fáceis para começar uma criação pelo baixo custo de estrutura, além de oferecer uma maravilhosa carne para a alimentação rica em fibras, com um ótimo sabor e extremamente saudável. O animal possui ainda um alto valor de lucratividade, pois dele se pode aproveitar o leite de ovelha, que é rico em fibras e com alto valor de mercado e também pode ser usado na fabricação de queijos. Há ainda a carne, que é bem mais cara que a do boi em valor de comercialização e a sua lã que também pode ser vendida com excelente valor de mercado, pois é retirada do animal apenas uma vez ao ano.

Começar uma criação de carneiros pode ser fácil se há um espaço disponível para tal. O ideal é que seja feita em regiões rurais ou em bairros não populosos como em chácaras, sítios ou fazendas. O animal precisa de espaço e não reage bem a muita circulação humana em seu habitat, podendo causar problemas com a vizinhança pelo barulho bem como pelo comportamento do animal uns com os outros. É preciso ter uma área verde, sendo assim necessária uma área externa para iniciar a criação.

Dificilmente um criador tem muitos problemas em sua criação de carneiros. São animais relativamente dóceis, não causam danos ao ambiente e suas fezes podem ainda ser usadas como adubo. Eventualmente eles podem fugir, mas nada que uma boa cerca alta não resolva. No mais, são animais fáceis de se criar e o lucro a ser obtido com a criação é um excelente estímulo para se iniciar no empreendedorismo.

Veja também:

Estrutura para a criação de carneiros

É preciso ter uma área para que os animais circulem de, no mínimo, 40 metros quadrados, podendo ter cobertura em apenas uma parte para que os animais se abriguem da chuva. Alguns criadores costumam aproveitar árvores para que a área se assemelhe a um campo e assim os carneiros e ovelhas possam se abrigar de sol e chuva ou montar uma estrutura semelhante a um estábulo, apenas sem portas para que os mamíferos entrem e saiam a vontade.

Raças para a criação de carneiros

Como em todos os grupos de animais, existem as raças de carneiro que são consideradas melhores para criação voltada a venda do animal. Em sua maioria, ovinos são animais bem adaptáveis a qualquer clima, desde que seja escolhida a raça correta para cada ambiente. Para isso, é preciso saber algumas informações: se quiser criar carneiros para obter lã especificamente além da carne, o ideal é que o ambiente tenha uma temperatura mais amena. As raças que produzem muita lã ficam melhor adaptadas em regiões mais altas e frias. As que possuem pouca lã ficam melhor vivendo em locais mais quentes e secos como nas regiões centro-oeste e nordeste.

O ideal é que se tenha um foco antes de montar a criação de carneiros. Apesar de todos os animais produzirem carne e lá, alguns produzem menos lã e são os melhores para a alimentação. Se quiser obter lã para a venda em grande quantidade, dê preferência a raças puras como a merino, corriedale e romney march. Para quem quer criar uma raça par aproveitar o máximo da pele, a raça mais famosa voltada para este setor é a karakul. Todas resultam em boa carne para a venda.

Como funciona a reprodução de carneiros

O carneiro é um mamífero e como tal sua reprodução acontece por fecundação do óvulo na mãe. O período reprodutivo, ou seja, o cio da ovelha, geralmente acontece duas vezes ao ano, nas estações do verão e outono, sem um mês determinado. O ideal é que se tenha um macho para dez fêmeas, mas o mesmo macho pode copular com cerca de 40 fêmeas sem qualquer problema de fertilidade.

A fertilização da fêmea pode ser feita de duas formas: inseminação artificial e reprodução tradicional, com cruzamento entre macho e fêmea feito de forma natural. No caso da inseminação artificial, que deve ser feita com acompanhamento de um zootécnico, há um maior aproveitamento do sêmen e assim um percentual maior de óvulos férteis e, por consequência, um animal estável e com saúde no nascimento.

O cuidado com a reprodução deve começar na escolha do macho que vai dar origem ao rebanho, bem como uma análise criteriosa da fêmea. O ideal é que a compra seja feita com acompanhamento de um zootécnico e se possível observando cuidadosamente cada animal, bem como a sua linhagem e o local onde está sendo criado. Só podem ser fecundadas ovelhas acima de um ano de idade, pois após este período é que seu sistema reprodutor está bem formado e não oferece riscos na gestação.

O período de gestação de uma ovelha dura entre 145 a 147 dias e a boa notícia é que o nascimento ocorre de modo natural, com a fêmea fazendo todo o trabalho e o animal sendo assistido apenas em caso de necessidade. O ideal é que uma semana antes do parto a fêmea seja colocada em um local sossegada e longe de cães e gatos que possam perturbá-la. No mais, a natureza irá fazer o seu trabalho.

Outras criações:

Alimentação da criação de carneiros

Carneiros e ovelhas são animais que se alimentam de pasto, mas podem também ser educados a comer uma ração balanceada. Em ambos casos, deve-se ter cuidado para o que está sendo ingerido, pois são animais frágeis e podem ser contagiados com verminoses. É preciso sempre ter disponível água fresca, seja de fonte natural ou de tanques artificiais, com água trocada todos os dias.

Não é preciso se preocupar quanto ao ganho de peso, que os criadores chamam de período de engorda, pois a partir dos quatro meses de idade, os carneiros tendem a se alimentar muito bem, bastando apenas que se coloque comida todos os dias.

E aí? Ficou interessado em começar uma criação de carneiros? Deixe seu comentário!

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!



48 comentários sobre “Como montar uma criação de carneiros
  1. Edson Moura Alves disse:

    Olá, eu gostei muito do comentario de como criar carneiro, mais estou em estudo obrigado.

  2. wilson siqueira leite disse:

    comecei a criar carneiro, quando nesce de dois sempre morre um,isso é normal, e qual o medicamento aplicar em recen nacido.

  3. Deusângela disse:

    Adorei! Como estou interessada a começar uma criação gostaria de mais detalhes e orientações.Aguardando. Abraços

  4. FRANCISCO HERMES disse:

    Bom dia, suas informações são muito úteis, porém eu gostaria de saber um pouco mais, pois tenho hoje uma área muito pequena na cidade de Águas Lindas- Goiás, esta área é de 1.400 m² e pretendo começar algo. Mas gostaria de utilizar apenas alimentação natural, como capins e canas trituradas em cochos, evitando assim a tal ração que é muito usada hoje.
    Qual raça de ovelha melhor se adaptaria e poderia me dar uma produção em termos de aumento do rebanho e com um peso ideal para corte com prazo de seis meses a um ano de nascidos?

  5. Edilson T. Bonafonte disse:

    Tenho uma área de mais ou menos três alqueires, até quantos carneiros posso colocar nessa área para começar uma criação para corte e qual o melhor pasto?

    • AFRANIO FONSECA disse:

      MINHA PERGUANTA FOI MAL ELABORADA. VOU FAZER UMA MELHOR.
      QUERO INICIAR UMA CRIAÇÃO, COMO POSSO SABER A IDADE DE UM CARNEIRO OU CARNEIRA.
      TEM COM IDENTIFICAR

  6. Lyelber Carneiro de Moraes disse:

    Moro em Cuiabá onde possuo um sítio.
    Pretendo começar uma criação com 20 cabeças e consegui tirar minhas dúvidas iniciais.
    Valeu…

  7. marcos disse:

    Com quantas cabeças de carneiro devo começar? Tenho o lugar com boa qualidade de água.
    Como deve ser a pastagem?
    Aguardo contato,
    obrigado,
    Marcos.

  8. Antônio Farias de Oliveira disse:

    Gostei da informação, possuo uma propriedade rural no RS e estou iniciando uma criação de ovinos lanados. Gostaria de saber mais sobre mercado, pois percebo que esta geração atual (gurizada) não aprecia muito o sabor está carne, embora seja um prato nobre da culinária internacional.
    Atenciosamente:
    Antônio Oliveira

  9. Harlesson Melo disse:

    Muito interessante o comentário, saber que pode ter duas gestações por ano me fez pensar em começar uma criação. Crio gado e o preço da carne nunca melhora…

  10. carlos alberto barbosa disse:

    Oi, meu nome é Carlos, moro em Pirapemas, Maranhão, tenho uma área muito boa para criação de ovinos, estou muito interessado nisso, pois quero que se torne uma fonte de renda…

  11. edimilson disse:

    Olá amigos pecuaristas e outros, estou começando tbm com a criação de carneiros, moro em Nioaque MS, região bem quente, estou começando com as fêmeas -santa inês e o reprodutor – texa. O que vcs acham desse cruzamento para corte? Valeu, abraços e boa a tds iniciantes.

  12. Rosny Aryon Conrad disse:

    Gostei das dicas, pena que foram poucas, estou iniciando uma pequena criação de ovelhas e estou adorando, pois o animal é muito dócil e de fácil manejo. Tenho três alqueires e gostaria de saber até quantos animais poderei ter um dia se eu continuar a criação, ou quantas fêmeas.
    Obrigado pela oportunidade.

  13. Luane disse:

    Boa tarde !
    Fiquei muto interessada, mas ainda tenho muitos duvidas e receios de começar uma produçao.

    bjo !

  14. germiro lima disse:

    Ola, gostei muito das informações, pretendo obter mais informações do tipo, por espaço na pastagem, pretendo colocar tb frango caipira, viveiro..numa area de 1 alqueire com agua abundante.

  15. antonio d.fabro disse:

    Tenho 20.000 mts quadrados so que e de gramão ………qtas femeas poço colocar neste espaço .. aguardo sua resposta. Boa noite……sem mais.

  16. jeronimo disse:

    Ola so angolano e vivo no Kuito-Bie.gostei das vossas dicas tchau…

  17. Luciano disse:

    Boa Noite!!
    Estou bastante interessado em começar uma criação de carneiros e ovelhas. Moro na cidade de Cruz das Almas Bahia. Tem-se aqui uma vegetação de floresta tropical subperinifólia, subcadofólia com baixo teor de matéria orgânica francamente ácida. Qual raça seria a melhor para tal tipo?
    Obrigado!!!

  18. armando francisco barbosa disse:

    Olá, meu nome é Armando, achei muito interessante essas dicas, pois estou começando uma pequena instalação em uma área de 5 hect para carneiros, é o meu maior sonho, pois preciso de muitas dicas a respeito para não fazer investimentos desnecessários.

  19. Kleber Henrique disse:

    Achei muito interessantemente a criação de Ovelha. Tenho uma chacara em Mairinque São Paulo. Se eu criar ovelhas para quem vender? E qual o lucro liquido para quantas cabeças? Fico no aguardo de alguma resposta. Grato

  20. marcos araujo disse:

    mande-me mais informaçoes sobre criação de carneiros.

  21. daniel disse:

    ola,obrigado pelas dicas de como criar carneiros.elas sao muito importante para min.boa noite.

  22. Anotonio monteiro disse:

    Gostei muito de ler essas dicas logo estarei criando ovinos.

  23. valdir santos disse:

    Boa tarde, tenho area de 40.000 mts e quero começar criação de carneiros..qual melhor alimentação, custo,lucro e s e é realmente rentável….grato

  24. Osiander G. Daniel disse:

    Na matéria fala em no mínimo 40 mts. Mas contando como pasto? E isso para quantos animais?

  25. sergio disse:

    Ola estou interessado na criação de carneiro tenho um casal da raça santa inés, mas nao tenho nenhuma experiencia se puder me dar umas dicas agradeço.
    Obrigado !!!!

  26. Dihlo disse:

    Gostei do passo a passo para criação de camarões da Malásia. Quero saber se na região serrana do Estado do Espirito Santo, é viavel tal criação. Com relação a criação de carneiro, gostaria de me aprofundar mais, já que é um negócio mais complexo. Saudações Dihlo

  27. jose oneub bueno neto disse:

    oi estou querendo comesar uma criaçao de carneiro para corti , tenho uma area de 10.800 metros formados de tifitom , quantas cabeças seria ideal para comesar minha criaçao !!!! grato pela atençao…..

  28. Amir dias disse:

    EU GOSTO DE CRIAR CARNEIROS COMO ROBE E TAMBEM PARA ALIMENTAR .

  29. carlos antonio disse:

    começei com duas parida 1; cria e treis mojano raça santa ines gostaria de saber quau a raça do repodutor que eu procuro para coloca com elas para sai um rebanho mais bonito e mais prodotivo em termo de pezo e carne

  30. ramon jorge de avila disse:

    quero carneiros para levar em festas de rodeio,para fazer rodeio mirim,mas tem que ser femeas,qual a idade dos animais,e qual a idade das crianças.vou começar com 6 animais,qual o tamanho da area para esses animais.obrigado

  31. Wesley disse:

    Ola ami go gostei muito, tenho uma chacara comcerca de 1600m quadrado, quantos animais posso criar??

  32. LAERTE BRITO disse:

    Gostei muito, estou pretendendo iniciar
    uma criacao ovelhas santa ines.
    OOBRIGDO….

  33. lorena disse:

    o q eu quero saber é porq as minhas ovelnhas dão só filhotes machos

  34. janio santana disse:

    achei legal a dica, como faço para adquirir os animais para iniciar uma criação de corte, de preferencia da qualidade SRD, obrigado…

  35. alessandro disse:

    ola estou muito interessado na cricao de carneiro
    moro em votuporanga- sp regiao de sao jose rio preto em uma area de 8.000mt

  36. EVANDRO DE OLIVEIRA RIBEIRO disse:

    GOSTEI MUITO DO COMENTARIO INFORMATIVO EU MORO NO CENTRO OESTE PAULISA GOSTARIA DE SABER QUAL RAÇA VAI SE ADAPTAR MELHOR NESSE CLIMA QUENTE AONDE DEVO COMPRAR O CARNEIRO REPRODUTOR?
    E QUANTAS CABEÇAS POR ALQUERE AONDE DEVO VENDER O LEITE E A LÃ ? QUAL? O PESO ADQUADO PARA O ABATE? POSSO CRIAR CABRITOS JUNTOS?

    MUITO OBRIGADO FICO NO AGARDO!!!!!!!!!

  37. darci disse:

    valeu pelas dicas pois pretendo criar caRNEIROS

  38. ney braga disse:

    bem, minha duvida vejo q é igual a d muitos… queria saber quantas cabeças pode ser criada a cada 1000mt² e qual raça se desenvolve melhor no nordeste numa região litoranea? aguardo resposta e façam bons negócios!!! valeu…

  39. flavio sousa disse:

    ola bom dia gostei muito dessa dica como criar carneiros eu tenho um carneiro macho a um ano e tres meses me apeguei muito ao bicho agora quero comprar uma femea eu posso começar uma criaçao so com um casal de carneiros ass:flavio,,duque de caxias obrigado aguardo resposta…

  40. flavio sousa disse:

    eu recebi uma proposta para eu vender o meu carneiro me ofererao 200,00reais esse valor é bom ou é ruim eu nao sei porque o meu carneiro eu ganhei novinho..obrigado…

  41. flavio sousa disse:

    meu carneiro tem uma lãm muito boa mas nao sei a raça dele alguem podreria me dar uma dica.

  42. Alvarenga disse:

    Gostei muito das informações , mais queria saber se há algo que possa fazer para melhorar a fertilidade das carneiras.

  43. silvane jouris disse:

    gostaria de saber onde ficam os melhores mercados para ser vendidas as carnes de carneiro e qual o valor pago o kilo.obrigada

  44. Luciana lourenço disse:

    Boa noite!
    Tenho uma área de 20000m²,e gostaria iniciar uma criação de carneiros .Gostaria de saber mais a respeito sobre a criação de carneiro.
    Qbrigada!

  45. airton antonio carboni disse:

    olá, estou muito interessado na criação, gostaria de informações sobre a venda de animais para frigoríficos, sou da cidade de socorro – sp, tendo em vista que o maior problema da produção é a venda do produto, existe algum frigorífico perto da minha cidade?
    grato.

  46. Eliseu disse:

    Caro amigo(a) bom dia tenho 8000mtrs2 com belo rio clima otimo area plana, gostaria de saber qnts cabeca de ovelha posso manter neste espaco ficaria muito agradecido pela sua amavel atencao. obrigado (Eliseu)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

Curta O Novo Negócio!

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 350 Mil Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

(Ou continue na dúvida...)