Como Abrir um Camping

Como abrir um camping
Está pensando em abrir um camping? Este incrível texto irá te contar todos os segredos de como abrir um camping e garantir o sucesso do negócio!

Já imaginou ter um camping? Existem diversos motivos que fazem com que muitas pessoas acampem: economia com hospedagem, curtição da natureza e clima de amizade são os mais citados entre aqueles que fazem disso uma rotina.

Por conta desse cenário, existem áreas específicas onde as pessoas podem levar e montar suas barracas, comer em bons restaurantes, fazer churrascos, ter segurança e ainda tomar banho em chuveiro de água quente. Tudo isso dentro de um espaço único. Esse espaço é mais conhecido como camping. Saiba mais como montar um camping.

O mercado de camping

O Brasil é um país que possui muitas atrações turísticas e esse setor será fomentado especialmente em duas épocas que estão para chegar: a Copa do Mundo e os jogos olímpicos de 2016. Nesse contexto, é preciso que haja diversas maneiras de hospedar toda gente que virá para assisti-los e o camping é uma opção.

Contudo, especialistas da área afirmam que é preciso fazer grandes reestruturações nesse setor  para que ele possa atender de maneira mais efetiva o grande público que chegará ao país. Sendo assim, aqueles que desejam entrar nesse ramo de atividade devem ter em mente que o setor de camping ainda carece de uma atenção maior por parte da maioria das autoridades políticas. Mesmo assim, as associações de campistas se reúnem, discutem, elaboram e lutam bastante para que a realidade seja cada vez melhorada.

Clientes do camping e concorrentes

Os clientes do camping são basicamente aventureiros, pessoas que não estão muito preocupadas com grandes estruturas físicas dos locais, querem apenas um lugar para colocar a sua barraca e descansar. São aqueles que querem pagar pouco por hospedagem, que gostam de estar em contato com a natureza e que querem usufruir o máximo possível do lugar onde estão.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Sabendo então desses detalhes, o empreendedor deve se esforçar para focar suas atenções no que poderia dar satisfação a essas pessoas. Fazer pesquisas tendo em vista os concorrentes também é interessante para identificar quais serviços poderiam ser melhorados e feitos no camping que vai abrir suas portas.

Uma maneira muito simples é pesquisar na internet as reclamações mais comuns feitas aos acampamentos. É claro que cada um tenha a sua peculiaridade, contudo, baseado nos erros dos outros é bem possível ter também acertos. Por exemplo, as queixas mais comuns são falta de iluminação à noite, falta de produtos de higiene, banheiros entupidos e muitos outros.

Com a falta de atenção na concorrência, é possível então o empreendedor fazer um planejamento do que está sendo deixado de lado por aqueles que já estão no mercado de camping. Assim, terá chances de cobrir as expectativas de quem acampa.

Estrutura do camping e a possibilidade de diversificação

O camping precisa ter banheiros, energia elétrica, segurança e restaurante. Tudo isso é uma estrutura básica, somente para começar. Como os serviços estão cada vez mais sofisticados e atendendo a diferentes públicos, é possível também ter ampla área verde, piscinas, toboágua, saunas seca e a vapor, salão de jogos, playground, quadras de tênis, poliesportiva, trilha para caminhada e lagos.

Com toda essa estrutura, o camping acaba sendo uma alternativa para aqueles que querem se hospedar com conforto, segurança e pagar muito pouco por isso. Por conta desse aspecto, é importante fazer um balanço se é realmente possível ter todos os recursos e receber dos campistas um preço baixo pela estada deles. A não ser que haja no mesmo local uma pousada que possa ter valores suficientes para darem lucro ao empreendedor.

O camping pode abrigar os campistas com barracas, trailers e motors homes. Por conta disso, é preciso pensar no espaço para esses ou escolher qual deles o camping vai oferecer a sua hospedagem.

Localização do camping

A localização do camping deve ser em áreas verdes ou próximas a cachoeiras, praias e rios porque o perfil daqueles que gostam de acampar é basicamente a vontade de ter contato com a natureza. Por isso, vale a pena buscar áreas que tenham a natureza exuberante, algo bem fácil de ser encontrado no Brasil.

Um segundo aspecto a ser considerado é quanto à legislação. Por se tratar de áreas naturais, o empreendedor deve buscar informações junto aos órgãos competentes sobre a possibilidade de abrir um camping no local desejado, já que, muitas vezes, qualquer tipo de atividade é proibido no lugar. Não só porque o local receberia um impacto, mas também porque poderia causar modificações nas regiões adjacentes.

Como tornar o camping conhecido

As pessoas que gostam de acampar fazem muitas amizades em um camping, pois isso é uma característica desse tipo de hospedagem: o clima amistoso entre todos. Dessa maneira, comunicar a esses grupos é fundamental para poder ter sucesso.

Uma forma eficiente é investir em redes sociais na internet. Muitos dos campistas trocam ideias sobre o assunto pela internet e assim é uma ótima chance de tornar o negócio conhecido.

Outro método também bastante válido é ter um site com todas as informações possíveis do camping. Isso porque, muitas vezes, as pessoas saem de outros estados e países e querem se hospedar em determinada localidade. Por conta disso, o meio mais eficiente para aqueles que estão longe do camping saber mais detalhes sobre esse é só mesmo pela rede mundial de computadores.

Também é válido entrar para associações de campistas e divulgar o negócio nelas. São diversos anúncios que existem nos sites de tais organizações e são bem eficientes porque atingem o público-alvo imediatamente. Além disso, os campistas sentem mais confiança quando o camping faz parte de tal associação, pois assim passa seriedade e compromisso com a atividade exercida.

Dicas de negócio de camping

Um bom empreendedor sabe que quanto mais informação tiver sobre o negócio que deseja abrir, mais bem preparado estará para enfrentar o mercado. Por conta disso, aqueles que desejam ingressar no ramo de camping devem entrar nesse universo, participar de eventos que envolvem todos que de certa forma estão envolvidos com tal prática, tais como fabricantes de materiais de camping, empresas de ecoturismo, praticantes de esportes radicais e até mesmo dos próprios donos de acampamentos.

Existem também publicações especializadas no assunto, bastante esclarecedoras e que podem contribuir muito para o repertório do dono do negócio. Revistas e sites especializados em camping valorizam muito a opinião de quem acampa ou já acampou e tudo o que os campistas pensam sobre o assunto pode ser conferido. Isso significa um retorno, seja ele positivo ou negativo, de determinado negócio feito de forma espontânea, isento de qualquer tipo de influência que poderia, por ventura, atrapalhar ou distorcer tais dados.

Tendo em mãos essas informações, o empreendedor pode fazer uma listagem dos elogios, conferir as falhas e ver o que pode ser feito para melhor atender a seus clientes do camping.

5.00 avg. rating (89% score) - 1 vote

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA