4 Dicas de Como Montar Uma Sorveteria de Sucesso

Como montar uma sorveteria
Aprenda como montar uma sorveteria e tenha bons lucros vendendo sorvete.

Já pensou em montar uma sorveteria? Veja aqui como montar uma sorveteria, equipamentos, localização, investimento, lançamento, tudo que você precisa saber sobre sorveteria!

Quantas sorveterias têm no seu bairro? Garanto que mais de uma, e se eu lhe disser que isso é bom? Sabe por quê? Simplesmente porque significa que é um negócio que dá dinheiro! Óbvio.

Montar uma sorveteria pode ser uma ótima opção de negócio, desde que você saiba como fazer isso exatamente. O tamanho do estabelecimento costuma ser “pequeno” ou aconchegante, o que torna o custo de aluguel mais baixo. Também, os custos para manter uma sorveteria são relativamente acessíveis.

Os clientes de uma sorveteria são bastante variados e com enorme potencial. Independentemente de escolaridade, sexo, idade ou classe econômica, a grande maioria das pessoas consome produtos de uma sorveteria, até mesmo em razão do preço do sorvete, praticamente todos possuem condição financeira de comprar um sorvete no final do dia.

Para montar uma sorveteria é importante analisar o clima da sua região e montar o negócio de acordo. Por exemplo, se você mora em uma região onde é frio a maior parte do ano, ou chove bastante, talvez você tenha que montar a sorveteria juntamente com outro negócio para suportar a sazonalidade na venda de sorvetes e picolés. Outra opção para suportar a sazonalidade é oferecer outros produtos como sobremesas geladas, chocolate quente, café, tortas, etc.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Mas afinal, como montar uma sorveteria de sucesso e que realmente consiga trazer os resultados almejados? Agora você vai descobrir!

Fatores Importantes ao Montar Uma Sorveteria

Antes de montar uma sorveteria é importante analisar atentamente o mercado local. Para facilitar sua análise da concorrência você pode utilizar um mapa e marcadores, assim você tem condições claras de verificar qual é o melhor local.

Sinalize onde estão instaladas outras sorveterias, escolas, teatros, ponto de ônibus, condomínios residenciais, etc. A partir desta análise, veja como anda a concorrência do negócio, que produtos eles vendem, quais as estratégias de marketing, atendimento, verifique tudo e analise se você é capaz de oferecer mais ao cliente, ao montar uma sorveteria tente não competir por preço e sim na excelência dos produtos e serviços.

Quando dizemos “serviços” você pode pensar “sorveteria não vende serviços”, assim explicamos o conceito de produto:

“Um produto é constituído por 3 componentes: bem físico, serviço e ideia.” Por exemplo, Mc Donald: Oferece sanduíches, batatas fritas, refrigerantes (bem físico); serviços (entrega a domicílio, assentos, etc.) e uma ideia (economia de tempo).

Assim, ao montar a sorveteria você poderia agregar serviços e assim se diferenciar da concorrência, obtendo um posicionamento pela excelência dos produtos e serviços oferecidos.

4 Dicas de Como Montar Uma Sorveteria de Sucesso

1- Localização de ao Montar  Uma Sorveteria

localização para montar uma Sorveteria
Para montar uma sorveteria de sucesso é importante pensar na localização da sorveteria.

Um fator importante para montar uma sorveteria é a escolha do ponto comercial. Um ponto com grande fluxo de pessoas é essencial para quem deseja investir em uma sorveteria, preferencialmente em bairros residenciais com escolas na vizinhança.

Outra boa opção de localização para montar uma sorveteria são os shoppings centers e galerias. Embora o custo do investimento e aluguel seja mais elevado, pode ser uma boa opção, claro, observando os aspectos financeiros do negócio, fluxo de pessoas no local específico, etc. O espaço físico deve oferecer infraestrutura necessária para montar uma sorveteria e ainda ser possível uma eventual expansão do negócio. Para facilitar escrevemos um texto sobre como montar uma loja no shopping, existem algumas burocracias.

Um dos fatores de as franquias fazerem tanto sucesso é justamente a localização, é feito todo um estudo em cima do bairro/região para encontrar o melhor lugar.

Procure criar um ambiente que as pessoas se sintam a vontade, pode ser sentando do lado de fora do estabelecimento ou não. Prefira uma sorveteria menor e bem localizada, com fluxo de pessoas, do que um grande espaço afastado.

2- Equipamentos Para Montar Uma Sorveteria

Uma sorveteria precisa ser bem equipada, até mesmo para oferecer o serviço com o máximo de qualidade e eficiência. Para conseguir montar uma sorveteria de porte pequeno/médio irá precisar dos seguintes equipamentos:

  • Balcões para atendimento;
  • Freezers;
  • Embalagens plásticas;
  • Terminal eletrônico de ponto de venda (PDV);
  • Mix de Milk Shake;
  • Balança;
  • Mesas e cadeiras (variando de acordo com o tamanho do negócio);
  • Utensílios para armazenamento; (potes e etc).
  • Batedeira industrial;
  • Liquidificador industrial;
  • Embaladoras;
  • Fogão semi-industrial;
  • Maturadores;

Esses são os principais equipamentos para montar uma sorveteria, pode existir a necessidade de algum outro, mas no geral, você terá um custo aproximado de R$ 30.000 mil reais para montar uma sorveteria completa, mais o valor do aluguel, o qual não computamos nos gastos.

Lembrando que esta é uma estrutura básica para você montar uma sorveteria de porte pequeno à médio.

Outra opção mais barata para montar uma sorveteria é comprar uma máquina de sorvete expresso. Existem máquinas de sorvetes que fazem sundaes e Milk shakes também. A vantagem de montar um negócio assim é que o custo de produção destas máquinas é baixo e sua operação muito simples, bastando um ou dois funcionários para tocar o negócio.

Porém, antes de comprar sua máquina de sorvete expresso é preciso avaliar as marcas e valores. Investigar custos de manutenção e prazo de retorno do investimento, assim como qualquer outro negócio. Estas máquinas são mais indicadas para locais com alto valor de aluguel por metro quadrado e com enorme fluxo de pessoas.

3- Estudo Sobre os Clientes da Sorveteria

Talvez um dos maiores erros dos empresários ao encontrar bons negócios seja a falta de estudo sobre os clientes. Quando você conhece a fundo o seu público-alvo, a possibilidade de conseguir atraí-los e satisfazê-los é muito maior, tanto é verdade que uma das primeiras práticas ao montar um estabelecimento é caracterizar a persona do negócio.

Algumas questões ao montar uma sorveteria e antes mesmo de fazer a divulgação do lançamento, layout e estrutura (aparência), é saber para quem você está oferecendo o serviço. Por isso, criamos algumas perguntas que podem ajudá-lo:

  1. Como você pretende vender? Como atingir seus clientes eficientemente?
  2. Qual é a faixa etária dos seus principais clientes?
  3. Qual é o poder aquisitivo deles?
  4. Estudam? Colégio? Faculdade?
  5. Costumam vir em família, sozinhos, amigos?
  6. Quanto estariam dispostos a pagar?
  7. Quanto podem gastar?
  8. Qual o melhor layout para a sorveteria a fim de atrair esses clientes?
  9. Como informar estas pessoas de que naquele local agora há uma sorveteria?

Para responder estas e outras perguntas é preciso fazer uma análise detalhada da futura empresa, avaliar seus custos, previsão de receitas, investimento inicial, clientes, fornecedores, concorrentes, procedimentos operacionais, etc. Enfim para montar uma sorveteria é preciso fazer um planejamento completo, pois todos os itens determinantes para o sucesso estão interligados e cada detalhe pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso.

4- Como Fazer o Lançamento ao Montar Uma Sorveteria

Lançamento ao Montar Uma Sorveteria
É importante traçar estratégias em como montar uma sorveteria para que após o lançamento da sorveteria o fluxo de clientes permaneça ou até aumente.

Para você começar bem o seu negócio e conseguir ter um bom impacto no público-alvo, é preciso focar um lançamento adequado da sorveteria. O lançamento nada mais é do que aquela famosa pré-abertura e divulgação.

Talvez possa parecer simples em um primeiro momento fazer o lançamento ao montar uma sorveteria, basta colocar alguns cartazes e avisar as pessoas, mas não é bem assim! Lembre-se, causar um bom impacto já no início pode fazer com que sua sorveteria inicie movimentada e mantenha, é a primeira impressão que você dará aos consumidores.

Mas agora você deve estar se perguntando, como eu faço um lançamento incrível para minha sorveteria? É isso que vamos ensinar agora!

O primeiro passo é pensar em como montar um “cenário” de suspense e ansiedade nas pessoas, elas precisam desejar conhecer o seu estabelecimento, ficar “desesperadas” para a inauguração. Isso pode ser feito através chamadas como: “o novo negócio localizado em tal lugar irá fazer um evento de inauguração incrível, mas cuidado, quantidade de pessoas limitadas, confirme agora sua presença”.

Bloquear os olhares dos curiosos para dentro do estabelecimento também é interessante, com isso você irá criar suspense.

Faça uma boa campanha publicitária, que tenha impacto, é importante que as pessoas fiquem com a sua propaganda na cabeça. Não poupe esforços em montar a campanha.

A divulgação deve ser estudada com calma, principalmente os canais que serão utilizados para veiculá-la. Procure estudar como seu público-alvo se comunica, onde costumam buscar informações. É em jornais? Faça anúncios. Rádios? Anuncie. Redes sociais? Foque em divulgar no Facebook, Twitter e etc.

Vender Mais ao Montar Uma Sorveteria – O Que Fazer?

Você montou a sorveteria mais ainda não está conseguindo atingir os eu potencial máximo? Acredite, isto é mais comum do que imagina. Você não está sozinho nesta situação!

Normalmente isto ocorre devido a fatores como: atendimento, comodismo do estabelecimento e inexistência de diferencial competitivo. Analise o seu negócio e busque no que você está errando, comece pelos fatores citados, provável que seja em algo do tipo.

O comodismo é o mais comum, os proprietários passam a fazer sempre a mesma coisa e deixam de ter novidades para os clientes, o que acaba por tornar o estabelecimento apenas mais um. E muito cuidado com o atendimento, atender mal ou de forma demorada irá acabar com sua clientela.

Se você não tem experiência em planejamento de negócios procure ajuda de um consultor em abertura de negócios ou veja nosso guia de Como Abrir Um Negocio, que conta inclusive com cálculos automatizados de viabilidade que serve para montar qualquer negócio, inclusive montar uma sorveteria.

Aprendeu como montar uma sorveteria? Deixe seu comentário e cadastre seu e-mail para receber mais dicas de negócios!

3.50 avg. rating (71% score) - 4 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

36 COMENTÁRIOS

    • Tanto o Pet Shop quanto montar a sorveteria podem ser bons negocios. Vários fatores determinarão qual será melhor, inclusive sua disposição para “tocar” um e outro.
      Comece avaliando o que você realmente quer? Montar uma sorveteria ou um Pet Shop? Entreviste alguns proprietários de sorveteria e pet shop. Se possível converse com eles sobre a possibilidade de você trabalhar uma semana nos referidos negocios, assim ao final você certamente terá uma maior preferência por um ou por outro. Faça esta entrevista em um local que não fará parte da sua concorrência, em cidades visinhas até, pois assim, conseguirá mais facilmente as informações.

      Caso mesmo após conhecer melhor o negócio de Pet Shop e de Sorveteria você ainda tenha dúvida, sugiro que faça um plano de negocios para cada um e veja qual se mostra mais favorável. Boa sorte.

  1. Gostaria muito de compartilhar com esta idéia e buscar uma parceria para um projeto interessante aproveitando o potencial desta região.

  2. Quero abrir uma sorveteria com fabricaçao propria, junto com lanchonete, vendas de Açai e revenda de Doces e Salgados.
    O Ponto e grande, 9 X 30 = 270 m2 disponivel. Quero adquirir o kit completo e especifico para sorveteria. Pelo correio com LAYOUT AREA FABRICAÇAO E COMERCIALIZAÇAO E ATENDIMENTO.

    • Olá gerson, vi o seu enteresse em montar sua primeira sorveteria, e tenho certeza de que posso ser um grande colaborador para o sucesso de seu negócio, tenho 25 anos e trabalho no ramo desde os 14, tenho conhecimento de mercado, e domino o passo a passo desde desenvolver produtos até estratégias de venda. se achar interessante faça contato comigo pelo cel (14)81171154

  3. Olá, Estou com planos de arbrir uma sorveteria, ja tenho o ponto e os matariais necessários para isso, porem tenho duvidas com relação ao clima do ambiente pois pretendo atingir um publico em geral, crianças, jovens e adultos, como eu faço?

  4. Boa noite, tenho planos de montar uma loja de bolos e doces em geral para festas, já trabalho com bolos há dez anos em casa, mas não sei nem por onde começar, tipo documentação exigida, material de produção, freezer balcão ,mesas etc. Se puder me dar um auxílio, agradeço desde já….6666-4162 ou 5831-6932 São Paulo.

  5. Olá, estou estudando a possibilidade de montar uma sorveteria, porém, há um problema, o local de que disponho não tem um fluxo grande de pessoas, mas acredito que por ser local turístico, pode o próprio empreendimento atrair o público.

    Fui criticado por pessoas que disseram que o local tem pouco fluxo de pessoas.

    O que vcs acham?

    Obrigado

  6. Eu também quero montar uma sorveteria, mas já tenho algumas idéias, mais aconselho que todos que querem montar uma sorveteria tentem. Mas gostaria de dizer para pesquisarem bem o mercado. Preciso de idéias de nome para a sorveteria. Obrigado a todos.

  7. Olá, estou fora do país e quero voltar para o Brasil, pretendo montar uma sovetria e não tenho experiência no ramo, preciso de ajuda, tem algum curso no Sebrae ou particular que eu possa participar?

  8. Muito bom esse site.
    Tenho uma sorveteria em Catanduva, gostaria de abrir uma rede, tenho uma marca chamada Bambi conhecida na região, queria saber se fosse nas cidades ao redor se daria certo.

  9. Moro em região quente, gostaria de montar uma sorveteria com sorvetes bons como da Itália e fazer o diferencial com uma lanchonete com sanduíches de todo os tipos, com Disk entregas, área de lazer p/ crianças. Tenho uma área de 1.300 m2 bem bacana. Pode me ajudar a obter máquinas, preciso de receitas e outras informações para a abertura do meu primeiro negócio. Grata.

    • Ola boa Tarde Pessoas Trabalho com Sistema Para Lanchonete Sorveteria quem quem se interessar é só entrar en contato tem Tel: 71-32980622

  10. Obtive informações muito importantes, nesta pesquisa, que buscam ajudar e tirar as duvidas de quem tem enteresse em abrir uma sorveteria. Quem poder me ajudar? Serei muito grato.

  11. Desejo abrir uma sorveteria com fabricaçao propria, junto com lanchonete, e Açai . Quero adquirir o kit completo e especifico para sorveteria e açai.

  12. Olha eu não entendo nada disso, mas estou interessada em montar uma pequena sorveteria, meu esposo ja trabalhou antes com isso.Eu quero trabalhar e fazer tudo legalmente.

  13. oi,minha mãe já tem um bar e restaurante,e eu encontrei hj uma pessoa q pode me fornecer o sorvete e o frezer, vou colocar lá, e queria mais idéias, de pessoas com tino para o sucesso.

  14. Gostaria de abri uma sorveteria no Centro de Campo grande- RJ, a principio não encontro lugar amplo para fazer meu negócio;
    Eu posso fabricar os sorvetes em minha casa!;
    Qual o capital inicial!;
    Qual os equipamentos que devo comprar!

DEIXE UMA RESPOSTA