Quiosque de Caldo de Cana

Quiosque de caldo de cana
Quiosque de caldo de cana

Montar um negócio em centros comerciais e shoppings parece ser o sonho de muitos empreendedores, ainda mais porque esses locais reúnem condições mais favoráveis do que outros, como por exemplo, segurança, higiene e conforto. Por conta disso, por que não abrir um quiosque de caldo de cana?

Nele, é possível comercializar a bebida e salgados para acompanhá-la, que são bem típicos de lojas de ruas, mas não em locais fechados. Isso pode ser um ponto favorável, pois dessa maneira é possível angariar uma clientela que antes não consumia tais produtos por preconceito ou por impossibilidade de parar, estacionar o carro ou descer do ônibus.

Mercado de quiosque de caldo de cana

O caldo de cana é um tipo de produto muito popular em todo o país, basta dar uma olhada nas principais ruas, que é possível ver lojas especializadas. Contudo, o quiosque de caldo de cana ainda é algo bem novo e pouco utilizado, especialmente porque requer alguns cuidados quanto ao manuseio, preparação do caldo e dos salgados em meio a shoppings e centros comerciais.

A proposta então é inovar sempre. Elabore, cuide de seu negócio da melhor forma possível, perca tempo estudando para viabilizar a proposta imaginada.

Clientes desse negócio

Os clientes de um quiosque de caldo de cana são os mesmos que frequentam as lojas de rua, buscando alimentação: são pessoas que estão passando por ali querendo um lanche e pagar pouco por isso. Sendo assim, tente aprofundar ainda mais o conhecimento sobre a possível clientela, como hábitos, horários de maior e menor movimento, preços que estão dispostos a pagar etc. Esses dados são muito importantes para potencializar o empreendimento e vender mais.

Concorrentes do quiosque de caldo de cana

► DICA IMPORTANTE!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias em um chute!


A princípio, os concorrentes são todas as lojas que também oferecem um tipo de alimentação, mas na verdade, com um olhar mais atento, é possível verificar que há diversificações. Restaurantes caros e baratos, lanchonetes de grandes marcas conhecidas e outras pouco difundidas, lanches completos e ainda os menos elaborados e mais em conta, como salgados e caldo de cana. É nesse sentido que o dono do negócio deve atuar e reparar quem são os seus concorrentes, quem são as lojas que comercializam os produtos semelhantes aos seus.

Caso não haja nenhuma loja perto, ótima notícia e grande oportunidade de sucesso, mas se já houver concorrentes no ponto comercial desejado, é essencial então buscar o que eles não oferecem ou que fazem com insuficiência. Reparando nesses detalhes, fica mais fácil atuar nesses espaços vazios deixados por quem já está no mercado.

Localização do negócio

Como já foi citado, o quiosque de caldo de cana é muito adequado para centros comerciais e shoppings, especialmente no estacionamento deles, onde tem bastante movimentação de pessoas. Isso porque há locais em que as pessoas não chegam a entrar necessariamente no shopping em si, mas passam pelo estacionamento, estão ali por perto porque sempre há pontos de ônibus. Sendo assim, é uma boa opção.

O lado negativo de o negócio estar do lado de fora é mais referente aos meses de chuva, já que as pessoas procuram ficar em locais fechados. Contudo, existem modelos de quiosques com a parte das mesas completamente fechada com vidros. Além de ter um visual interessante, garante esse conforto aos clientes.

Divulgação do quiosque de caldo de cana

Quem vai abrir um quiosque de caldo de cana deve investir em publicidade e essa não é necessariamente muito cara, basta saber fazer na medida certa. Por exemplo, será que seria rentável gastar muito dinheiro com um carro de som ou com outdoors e você ainda não tendo capacidade logística de absorver todos os possíveis clientes?

Isso é algo que acontece muito: micro e pequenos empresários investem pesado em propaganda e simplesmente não dão conta do recado. Resultado: clientes insatisfeitos e imagem prejudicada.

Por conta disso, é interessante em um primeiro momento, investir ali mesmo perto de onde está o quiosque. Distribuir panfletos, próximo ao seu ponto comercial e nas paradas de ônibus ali perto é uma boa opção.

Em um segundo momento, anunciar em estabelecimentos locais ou em jornais de bairro também são ferramentas relativamente baratas e eficientes. Elas vão atingir pessoas que moram perto do empreendimento ou que trabalham ao redor, sendo então passíveis de tornarem-se clientes.

Fazer com que o negócio seja bem conhecido por todos requer um estudo aprofundado dos clientes, pois somente assim é possível saber onde eles estão e focar nas mídias que poderão surtir efeito junto a tal público-alvo. Por conta disso, lance mão de pesquisas de mercado.

Dicas de negócio

Como se trata de um negócio do ramo alimentício, é preciso então ter um controle higiênico-sanitário perfeito para alcançar o sucesso. O empreendedor deve aplicar determinadas normas impostas pela vigilância sanitária de cada cidade, além da Resolução-RDC Anvisa nº216/04. Essas regras são excelentes caminhos para fazer com que o dono do negócio produza alimentos saudáveis, reduza perdas e aumente os lucros. Sendo assim, o primeiro passo é procurar a vigilância sanitária local para saber quais são as suas determinações.

Uma segunda atenção que se deve ter é com o cuidado da matéria-prima. No momento em que for comprar a cana, é essencial buscar informações a respeito dos fornecedores, pois eles devem ser confiáveis. Por conta disso, mantenha um cadastro com os nomes, endereços e origem da cana para sempre estar informado sobre a procedência do produto.

O armazenamento da cana deve ser feito em locais limpos e ela só pode ser retirada do lugar se for utilizada no mesmo dia. Só faça a quantidade necessária para o consumo imediato, porque isso ajuda a manter a qualidade do produto.

Antes de entrar na moenda, a cana precisa passar por uma lavagem feita com água corrente para retirar as sujeiras que ficam por cima dela.

Também é muito importante ter cuidado com os equipamentos e objetos que estejam ligados à cana. A máquina de descascar precisa estar longe de possíveis insetos e sempre deve estar bem limpa e o descasque deve acontecer longe do estoque e de onde o caldo de cana será preparado.

Os utensílios envolvidos em todo o processo devem ser lavados e ainda mergulhados em uma mistura desinfetante, que é uma proporção de duas colheres de sopa de água sanitária para um litro de água durante 15 minutos. Depois devem ser enxaguados com água potável.

O transporte do item também deve ser reparado pelo empreendedor. O veículo deve estar em condições plenas de higiene e todo o caminho desde o fornecedor até o quiosque de caldo de cana deve ser realizado em veículos limpos, livres de possíveis insetos. Para não ter cana contaminada no seu negócio, não aceite aquelas que são transportadas junto com outros materiais, com animais ou com produtos químicos. Ao contrário, ela deve estar em veículo coberto e seu transporte deve ser feito em horários mais frescos, assim, com todos esses cuidados, a qualidade é radicalmente diferente se comparada com outras que não sejam submetidas a esses cuidados.

Outra dica muito importante se refere à aparência de quem está manipulando o caldo e vendendo. Usar roupas limpas, ter os cabelos presos e ainda dentro de toucas, usar luvas e sempre higienizar as mãos mesmo usando luvas é fundamental. Esse visual acaba vendendo uma imagem positiva para os clientes e esses se sentem mais seguros mediante essas atitudes.

Ficou interessado em ter um quiosque de caldo de cana? Conte para a gente!

3.00 avg. rating (70% score) - 1 vote

 

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

13 COMENTÁRIOS

  1. Gostei muito da matéria a respeito do quiosque de caldo de cana, era exatamente o que eu procurava para obtenção de conhecimentos, visto que estou a planejar a abertura de um comércio deste.Gostaria, se possível, receber mais informações a respeito de quiosque de caldo de cana.
    Obrigada pela matéria, foi muito útil.

  2. Adorei a matéria e estou pensando em abrir um negócio com a venda de pasteis e caldo de cana, gostaria de saber os endereços de fornecedores de cana de açucar, pois a de massa para pastel já possuo e se pudesse mais informações quanto a higiene, armazenamento e coisas do tipo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.