Empresa de reciclagem de entulho

Por:

Empresa de reciclagem de entulhoEm tempos de valorização do meio ambiente, a reciclagem é resultado da preocupação com a qualidade de vida ligada ao desenvolvimento sustentável. Mas no país, o crescimento da indústria de reciclagem aconteceu bem antes de todos esses discursos sobre o meio ambiente.

Na realidade brasileira, essa atividade nasceu a partir da necessidade de aproveitar os materiais coletados por classes sociais que viam no lixo a possibilidade de gerar renda. Ao mesmo tempo, outros ramos de atividade com maior poder econômico passaram a adotar os materiais reciclados.

Então uma ideia de negócio é abrir uma fábrica de reciclagem de entulho. Mas afinal, o que é reciclagem? É uma união de técnicas que têm o objetivo de reaproveitar o descartado e reutilizá-lo no ciclo de produção de onde veio. Assim, esses materiais não vão mais para os aterros, ao contrário, são coletados, separados e processados para serem utilizados como matéria-prima na produção de novos produtos.

Entulhos sendo aproveitados

Os entulhos de uma obra, por exemplo, podem ser reutilizados como areia ou pedra, depois de serem triturados. Esse produto reciclado, chamado de agregado, sai mais barato na sua produção se comparado aos naturais. Contudo a qualidade é inferior, porque houve uma mistura com outros materiais.

Dessa maneira, os agregados reciclados só podem ser usados em peças de concreto ou argamassas que não sejam utilizados para a formação de estruturas, como por exemplo, revestimentos, bases de pavimentos etc.

Mercado de reciclagem de entulho

No exterior, em países da Europa, EUA e Japão, a reciclagem de entulho já se concretizou, mas no Brasil ainda não. Aqui, o reaproveitamento do entulho é ainda restrito, sendo usado como material para aterro e para conservação de estradas de terra (muito pouco). A reciclagem, no geral, movimenta aproximadamente R$ 2 bilhões/ano no nosso país.

Conhecer e saber quem é a futura clientela, o que consomem e os motivos que o fazem são fundamentais para o negócio ter sucesso.

Como o mercado de reciclagem de entulho ainda não é muito popular, é necessário analisar o tipo de produto que se quer oferecer pelo olhar do consumidor e a partir disso escolher qual o público será atendido.

Clientes e fornecedores da empresa de reciclagem de entulho

A empresa de reciclagem de entulho paga por entulhos recebidos e depois vende o agregado para outras empresas. Dessa maneira, ela tem fornecedores, que podem ser públicos ou não, e os seus clientes, que também podem ser governos ou empresas privadas.

O entulho, geralmente, é recolhido pelas empresas de limpeza pública, todas municipais. Sendo assim, é interessante estabelecer negócios com o governo da cidade para que ele possa ser o grande fornecedor de matéria-prima. Mas também existem as firmas privadas que recolhem entulho das obras feitas pela cidade e elas também podem ser fornecedoras.

Outra opção são os catadores de entulhos. Geralmente, eles se unem em forma de cooperativas e assim fica mais fácil para manter contato com todos e criar vínculos. Contudo, a quantidade que eles podem trazer é bem inferior se comparada à das outras firmas, mas quem vai decidir de onde o material será recebido é o empreendedor.

Já os clientes da empresa de reciclagem de entulho são aquelas que vão realizar obras, que podem ser as secretarias de obras, de urbanização das cidades ou as empresas particulares.

Localização da reciclagem de entulho

A reciclagem de entulho precisará estar em um lugar de fácil acesso, próximo à matéria-prima, na verdade, bem perto daqueles que levam a carga.

Informação Importante:

Pesquisas do IBGE e DIEESE confirmam que são mais bem sucedidos os empresários que fazem um planejamento ANTES de iniciar o próprio negócio. Clique aqui para descobrir como montar um negócio de sucesso.

A definição do lugar onde o negócio será instalado é uma decisão muito especial para ter êxito no empreendimento. É importante avaliar se existe facilidade de acesso para os clientes e é o perfil deles que vai ajudar a escolher o lugar ideal.

Estrutura e equipamentos da empresa

A estrutura básica precisa ser um grande galpão que será dividido em quatro espaços: o industrial, o administrativo, os vestiários e os sanitários.

Os equipamentos básicos são os trituradores de resíduos, britadores de impacto, britadores de mandíbula, moinhos de martelos, veículos para fazer o transporte de materiais e ainda todo o material de escritório, como computador, impressora, telefone, mesas, cadeiras, etc.

Processo produtivo

Para entender um pouco mais sobre o futuro negócio, é necessário entender que a reciclagem de entulho passa basicamente por quatro fases: coleta, separação, processamento e encaminhamento.

A primeira consiste em ter estações que sejam capazes de receber o entulho. A segunda é onde ocorre distinção dos componentes não minerais do entulho, como madeira, metal, papel, plásticos etc. A terceira etapa é a moagem, é onde tudo vai ser triturado e a quarta é quando o material processado é comercializado e usado como agregado.

Divulgação da empresa

Para atingir o cliente e assegurar as vendas, o empreendedor deve planejar o marketing por meio da identificação dos custos dos serviços e quem são esses clientes e suas necessidades.

Como geralmente os clientes são empresas da construção civil, é preciso então saber se elas compram esses produtos, o que acham dele e tudo o que for relativo ao tema.

Reuniões com os donos dessas empresas são excelentes para estabelecer relações de negócio. É por meio desses encontros pessoais que fica mais fácil fechar contratos.

Automação e agilidade

A automação é uma realidade cada vez mais presente nas empresas que desejam o êxito e o empreendedor precisa analisar a chance de ter equipamentos que possam fazer com que o processo de produção seja mais rápido e com menor custo. Pesquisar de que maneira a aquisição de máquina com esse perfil pode aumentar os lucros é fundamental.

Dicas de negócio

Colocada a empresa no mercado, é o momento de fazer uma gestão competitiva, que seja capaz de vender os melhores produtos e garantir o retorno do capital investido. Administrar o negócio é provar o espírito empreendedor, o conhecimento sobre o ramo de atividade e a experiência.

Para isso tudo, é preciso planejar, organizar, liderar e controlar todas as fases do trabalho, fazendo com que todos que fazem parte direta ou indiretamente da cadeia produtiva tenham seus objetivos colocados em pauta e alcançados, dentro de uma proposta comum. Tais atitudes podem ser obtidas por meio de treinamentos, cursos e palestras, por conta disso, não hesite em frequentar esses eventos.

Antes de iniciar o empreendimento, é preciso levar em conta alguns fatores, tais como: a decisão de abrir uma empresa para reciclagem de entulho precisa considerar se o mercado realmente está disposto a adquirir um produto de qualidade inferior. Também é importante que o dono do negócio tenha conhecimentos básicos da tecnologia de processamento de areia, de concreto, pedra e argamassas.

Outro ponto importante é pesquisar a possível estrutura e qualidade do entulho, antes mesmo que ele seja usado. Visitar empresas que já estão atuando é uma opção para saber como o mercado funciona e ainda receber dicas daqueles que já têm experiência.

Que tal nosso artigo de como ter uma empresa de reciclagem de entulho? Deixe seu comentário:

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!



FIQUE ATUALIZADO!
Gostou do Artigo? Receba Nosso Melhor Conteúdo Diretamente No Seu E-mail!

5 comentários sobre “Empresa de reciclagem de entulho
  1. rita maria costa disse:

    Achei extraordinário e gostaria muito de poder abrir esse negócio, pois sou muito preocupada com o meio ambiente.
    Fui demitida depois de 20 anos de casa, não posso ficar sem fazer nada.
    Rita

  2. Mairon disse:

    Rita, trabalho com algo maravilho, e se vc tiver interesse, me envie um e-mail, para que eu lhe envie informações a respeito do negócio.
    Abraço.

  3. Nilson Rangel Marques disse:

    Estou estudando Logistica e achei muito boa esta materia. Vou apresentar um trabalho de abertura de Empresa e vai ser uma Usina de Reciclagem de Entulhos que vou desenvolver. Obrigado pelo apoio. Nilson. Sobradinho-DF.

  4. Jose Octaviano de Albuquerque Filho disse:

    Possuo Empresa no seguimento de Transportes e Locações de caçambas estacionarias para entulho@

    Vendo a Empresa Tratar 62 92533675

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

Como abrir uma loja de artigos para confeitaria
Como abrir uma loja de artigos para confeitaria...
A parte da culinária que cuida dos alimentos doces...
Como abrir uma tabacaria
Como abrir uma tabacaria...
Uma tabacaria é um lugar onde se vendem diferentes...
Oficina de Alinhamento de Veículos
Oficina de Alinhamento de Veículos...
Os serviços de balanceamento e alinhamento de veíc...
Loja de artigos para bebês – Veja como ganhar dinheiro com este negócio
Loja de artigos para bebês – Veja como ganhar dinheiro ...
Existem modelos de negocio que independente da épo...
Lavanderia por quilo
Lavanderia por quilo...
O mercado para uma lavanderia por quilo concentra-...

Curta O Novo Negócio!

Artigos Mais Lidos

Como conseguir financiamento para o seu negócio

Como conseguir financiamento para o se...

Neste artigo, veja como conseguir financiamento pa...
7 sinais de que você é um empreendedor de sucesso

7 sinais de que você é um empreendedor...

Alguns sinais indicam que você é um empreendedor d...
8 dicas de marketing para empreendedores

8 dicas de marketing para empreendedor...

A seguir, 8 dicas de marketing para empreendedores...
5 Micro franquias de Sucesso

5 Micro franquias de Sucesso...

De maneira geral, as micro franquias – conhecida...
8 maneiras de expandir seu negócio

8 maneiras de expandir seu negócio...

Veja em nosso artigo 8 maneiras para expandir seu ...

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 410.552 Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

(Ou continue na dúvida...)

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!
  • Negócios Para Todos os Tamanhos de Cidades;
  • Negócios Para Pouco ou Alto Investimento;
  • Um Verdadeiro Guia de Ideias Para Investir.

Faça como 410.552 Empreendedores