Fábrica de Bananas Passas

Fábrica de Bananas Passas
Tem espírito empreendedor e deseja montar uma fábrica de banana passas? Veja como iniciar sua fábrica de bananas passas e ter sucesso nos negócios.

Conheça as dicas para abrir uma fábrica de bananas passas.

Desidratar frutas é uma técnica que tem função de conservação e tornar o alimento mais saboroso. Portanto, a produção de frutas desidratadas se tornou cada vez mais frequente, como também a sua comercialização.

No caso da banana sabemos que esta fruta é bastante perecível e por isso, se faz interessante a desidratação da banana. A desidratação das bananas pode ocorrer independente do tipo de banana utilizada, ou seja, poderá ser utilizadas a banana ouro, nanica ou prata.

Para quem pretende iniciar um negócio de produção de bananas passas, daremos diversas dicas ao longo deste artigo. Confira:

Processo de produção de bananas passas

O processo produtivo de bananas passas tem início com a remoção da água. Este processo de remoção do líquido ocorre com o aumento da temperatura e com a circulação do ar que remove a umidade devido à evaporação, evitando-se também a contaminação por microrganismos.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Para que a banana seja desidratada deverá estar madura e de preferência ser uma fruta pequena, pois assim o processo será mais rápido. Além disso, outra vantagem das pequenas bananas é que seu custo é mais baixo.

Mas, o processo de desidratação da banana não tem seu término aí; é necessário também outros passos para se ter um produto de qualidade. Vejamos:

Recepção, seleção e a classificação – Esta é a etapa de separação e classificação de acordo com o tamanho e ponto de maturação. Nesta etapa a melhor forma de separar os frutos é pelo olhar.

Lavagem – Depois de escolhidos os frutos o próximo passo é de lavagem. A lavagem é realizada em equipamentos próprios e com o uso de substâncias apropriadas como o cloro.

A primeira lavagem é de imersão no cloro, já a segunda lavagem é para retirada de impurezas. O terceiro processo de lavagem das bananas tem a função de despencar, nesta última etapa não é necessário o uso do cloro.

Descascamento – O processo de descascamento é realizado em bananas que estão armazenadas em caixas plásticas. Estas bananas que devem estar limpas, serão descascadas.

O descascamento deve ser manual, as partes estragadas devem ser retiradas com uma faca de aço inox.

O próximo passo para preparo do fruto é a retirada do mesocarpo. Essa retirada do mesocarpo é a retirada da película fina que reveste o fruto. Se não ocorrer esta retirado o que acontecer é que o fruto ficará esbranquiçado.

Todo este processo é realizado colocando as cascas da banana em uma vasilha de aço inox. Após a retirada do mesocarpo, os frutos são lavados em água com a temperatura ambiente.

Desidratação – Após a retirada do mesocarpo, os frutos devem ser distribuídos em bandejas para secagem. A secagem deve ser realizada em temperatura de 65º C com uma variação entre 4 a 6 horas.

Para que a secagem seja uniforme os frutos são colocados em uma bandeja de 180º de circunferência. Além de uniformizar a secagem, a umidade também se torna uniforme. Com a conclusão do processo de desidratação deverá ser desligado o aquecimento de ar, deixando apenas o ventilador ligado até se atingir uma temperatura ambiente.

Condicionamento e empacotamento – As bananas que já estiverem secas devem ser embaladas em um saco de polietileno de até 10 litros.

A estocagem destes frutos lavados e secos deve ocorrer em um período de pelo menos 15 dias e deve ocorrer em um local que seja arejado e protegido contra a luz solar.

A outra etapa deve ser a inspeção da banana passa e passando para a retirada de pontas duras e que estejam escurecidas. Após a inspeção, os frutos devem ser acondicionados em PVC filme ou em papel celofane em pacote com selo e tampa.

Rotular e encaixotar – A banana passa para ser comercializada deverá ser rotulada.

– O rótulo do produto deve descrever os itens como os dados do fabricante, nome da empresa, CNPJ e endereço

– A marca do produto

– Os ingredientes

– Informações nutricionais

– Lote de fabricação e validades

– Código de barras

Estocagem – O estoque de bananas passas deve ser controlado de forma que os produtos mais antigos sejam vendidos antes dos novos produtos.

O ambiente de estocagem deve ser um ambiente fresco, seco, ventilado e com proteção contra pássaros, roedores e outros.

Comercialização de bananas passas

Para dar início à produção e comercialização de bananas passas são necessárias a organização da produção para que a empresa esteja  preparada para concorrer no mercado.

Para isso siga os passos:

  • Estabeleça uma produção competitiva, ou seja, é necessário manter a produtividade, produzindo com higiene, organização e aplicação de boas práticas. Sabendo que a fábrica deve se preocupar com a qualidade dos produtos e com a apresentação dos produtos.
  • O produtor deverá também se preocupar com o conhecimento técnico e aprender com os erros para produzir com maior qualidade e evitando-se desperdícios e aumento nos custos.
  • Automação e investimentos iniciais – a profissionalização da produção, o que demandará investimentos com automação, registros em órgãos como a ANVISA.
  • E ainda investimentos com a contratação de pessoal competente para as funções: operacional, compras, vendas e gerência.

Divulgação

A melhor forma de comercializar as bananas passas é fazer o produto circular em feiras, supermercados, lojas de conveniências e outros estabelecimentos.

Estratégia de vendas

A empresa deverá analisar em quais regiões o produto será vendido, qual será o preço competitivo e como atender à demanda levando em consideração custos e receitas.

Com certeza as fábricas de bananas passas que trabalharem com profissionalismo na produção e qualidade nos produtos obterão sucesso de vendas.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA