Como montar uma empresa de distribuição de panfletos

Como montar uma empresa de distribuição de panfletos Mecanismo antigo de tornar público uma loja, uma empresa, um encontro, vendas de serviços e produtos, festas, eventos ou qualquer atividade, o panfleto não deixou de existir, ainda que estejamos em tempos de internet e seja grande a invasão digital no cotidiano. Por conta dessa característica, muita gente percebe que pode montar uma empresa de distribuição de panfletos e ter lucro com isso.

Configuração do mercado de uma empresa de distribuição de panfletos

Mas por que investir nesse ramo? Os interessados devem ter em mente que as micro e pequenas empresas não possuem suporte financeiro para bancar as propagandas tradicionais, aquelas bem conhecidas nos grandes meios de comunicação de massa, como anúncios em jornais de grande circulação, comercial no intervalo da novela, outdoor em cidades urbanizadas e muito mais. Por esse motivo, esses mesmos microempresários querem tornar seus negócios conhecidos do grande público e assim usam os panfletos, pois saem bem mais em conta e eles rendem muitos frutos positivos.

Como o panfleto, algo tão antigo, pode ter força para esses comerciantes e empresários que estão começando ou que não são donos de grandes conglomerados ou indústrias? Porque o recado dado pelo pequeno papelzinho é simples, rápido e o melhor: atinge diretamente o público-alvo deles. Por exemplo, um pequeno empreendedor abre uma loja de sapatos no seu bairro. Para ele tornar conhecido o seu negócio, deve fazer publicidade e ela não é nada barata, se for feita na grande mídia (rádio, TV, jornais e revistas).

Por conta disso, apela para aquilo que está ali, tão perto dele e o melhor: muito próximo ao seu público. Assim, contrata uma empresa de distribuição de panfletos e torna o seu empreendimento mais conhecido da sua clientela. De que adiantaria colocar um anúncio na TV em rede nacional (se tivesse verba para isso) se o negócio dele não suportaria a demanda?

Com esse pequeno exemplo dado acima, é possível perceber que existe então um mercado que precisa de empreendedores que querem abrir uma empresa de distribuição de panfletos. É claro que existem outras situações e elas são inúmeras, cada qual com sua particularidade, mas basicamente é essa a configuração do mercado.

Clientes da empresa de distribuição de panfletos

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Os possíveis clientes seriam realmente os micro e pequenos empresários. Eles são os que garantem a grande demanda para a empresa de distribuição de panfletos. Contudo, não são os únicos. Avisos religiosos ou ações comunitárias realizadas por organizações da sociedade civil também são bastante difundidas e tais associações usam bastante esse meio de comunicação que possui mensagens nada complicadas. Aqueles que promovem festas, eventos e encontros também podem ser incluídos.

Concorrência de uma empresa de distribuição de panfletos: aspecto deve ser levado em conta

O número de concorrentes  de uma empresa de distribuição de panfletos é determinante para saber se um negócio pode ser levado adiante ou não em determinada localidade, por exemplo. Por isso, antes da empresa de distribuição de panfletos ser instalada, é muito importante conferir se há algumas delas atuando na região de interesse.

Outro ponto interessante para driblar os possíveis concorrentes é reparar neles o que falta. Essa é uma excelente atitude para criar um espaço novo. Quantas vezes não são ouvidas reclamações por aí de tal e tal empresa? Portanto, é muito interessante reparar quais as lacunas existentes para que então a nova empresa de distribuição de panfletos esteja entrando com o seu diferencial.

A grande questão para muitos pequenos empresários é realmente essa: como buscar o diferencial? Não apenas conferindo os defeitos do concorrente, mas outro caminho também é agregar valor ao negócio próprio. Por exemplo, já que a empresa é de distribuição de panfletos, ela poderia ainda oferecer outros serviços que pudessem ser atraentes, desde um profissional que criasse o panfleto, que conversasse com a clientela diretamente dando total atenção a ela (podendo ir ao local onde o cliente está), passando pela impressão do material imaginado, até chegar às mãos daqueles que vão fazer distribuição dos panfletos nas ruas.

O cliente poderia receber descontos para uma próxima demanda, poderia ganhar uma Fan Page no Facebook, uma comunidade no Orkut ou até mesmo um site, tudo focado à publicidade que tanto se busca em uma empresa de distribuição de panfletos. Ou seja: o empreendedor deve buscar alternativas que sejam um tanto quanto atraentes para seus clientes e que agreguem valor ao seu negócio.

Quem são os fornecedores de uma empresa de distribuição de panfletos?

Os fornecedores de uma empresa de distribuição de panfletos são aqueles que vão negociar diretamente com o empreendedor sobre materiais a serem usados na empresa, tais como tipos de papel, de tinta, de impressora e de computadores. Aqueles que pretendem abrir o negócio próprio não devem vacilar e precisam ter o CNPJ, pois a negociação com o fornecimento fica muito mais fácil de ser feita.

Escolha da localização da empresa de distribuição de panfletos

A escolha da localização da empresa de distribuição de panfletos estará diretamente ligada ao público-alvo que ela pretende atingir. Por exemplo, se o propósito do negócio é atender a clientes pequenos, um imóvel em um bairro com comerciantes e lojas de pequeno porte é bem indicado Mas é sempre importante que esteja próximo a quem se quer atingir. Também devem ser conferidos os detalhes legais do imóvel.

Estrutura da empresa de distribuição de panfletos

O local onde o negócio tomará forma deve ter um espaço climatizado para atendimento aos clientes, com ar-condicionado, mesa, cadeira, bebedouro, computador, enfim, um lugar que seja confortável para aquele que está chegando e buscando um serviço. Também é preciso ter atenção com a armazenagem de papel e impressão dos panfletos. A umidade e a luz são grandes inimigas de quem trabalha com papéis, por conta disso, esses detalhes devem ser colocados em prática para não ter problemas. Também é preciso ter espaço suficiente para fazer o transporte de todo o material que estiver pronto para ser distribuído.

Corpo de funcionários da empresa de distribuição de panfletos

Para montar uma empresa de distribuição de panfletos, é preciso ter um gerente geral, que pode ser o dono mesmo, que cuidará da administração e finanças, assim como do tratamento direto com o cliente. Também é necessário ter um profissional que vai cuidar do design dos panfletos e ele deve participar dos contatos com a clientela antes mesmo da produção. E o mais importante: pessoal para fazer a distribuição. Dependendo da demanda, a contratação dos distribuidores pode ser sazonal.

Dicas do negócio para uma empresa de distribuição de panfletos

Como a distribuição de panfletos não para, muitos colocam esses em carros, deixando os donos dos veículos furiosos. Para não causar um mal-estar a essas pessoas e nem prejudicar, de certa forma, a imagem do anunciante, oriente os distribuidores a não fazerem isso. Mostre a eles que essa atitude simplesmente não satisfaz a clientela, porque não atinge o seu público diretamente (as pessoas podem jogar o panfleto fora, podem estar ali de passagem e não lerem as mensagens) e que isso só faz com que a imagem da empresa de distribuição de panfletos seja denegrida.  Dessa forma, menos lucratividade e, portanto, menos trabalho terá.

Outra dica importante para a empresa de distribuição de panfletos é divulgar o trabalho nos próprios panfletos feitos para os seus clientes. Colocar no cantinho o nome da distribuidora, endereço físico, do site, telefone para contato ou e-mail sem atrapalhar a mensagem principal é uma atitude simples, que traz bastante resultado e torna cada vez mais a empresa bem conhecida de todos. Dessa maneira, ela aproveita e faz publicidade da mesma forma que acredita e que vende à sua clientela.

4.00 avg. rating (79% score) - 1 vote

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

11 COMENTÁRIOS

  1. boa tarde, tenho que montar com urgência uma apresentação, para um encontro com as melhores agências de publicidade que acontecerá em um restaurante nessa quarta-feira e preciso com urgência de idéia, ajuda.

  2. Tenho uma empresa de Suporte para distribuidora de folhetos, montamos site voltado para esse ramo, apresentação, marketing e-mail, analise mercadológica para os vossos clientes, como mapeamento Digital e Geográfico contendo a quantidade de casas, apartamentos e e até Classe social. Damos toda a estrutura para os senhores, somente precisando ter a preocupação em captar cliente. Já auxiliamos empresas como Inovar Distribuidora, EPR Distribuição Planejada entre outras empresas do ramo. Venha e entre em contato conosco!

DEIXE UMA RESPOSTA