Como montar um centro automotivo

Por:

Como montar um centro automotivoMontar um centro automotivo é o sonho de muitos futuros empreendedores, veja agora algumas dicas para melhorar suas chances de sucesso nesta atividade. O mercado automobilístico tem gerado muita prestação de serviços e aberturas de empresas pelo crescimento que não para nessa área. Todos os dias pessoas e mais pessoas necessitam de serviços para deixar o seu carro em dia e evitar problemas ao viajar, principalmente em feriados prolongados.

No carnaval, em festas de fim de anos e em muitas outras datas a revisão do carro é um item fundamental para quem irá viajar durante distâncias longas, lotando os centros automotivos.

Habilidades necessárias para montar um centro automotivo

A habilidade do empreendedor para lidar com problemas do cotidiano do centro automotivo é uma qualidade que faz toda a diferença. Quando o empreendedor tem a destreza de resolver problemas complexos de maneira criativa quase nada pode parar a evolução do seu negócio, o gosto e a paixão pelo negócio lhe fornecem uma visão diferente e o faz enxergar mais longe.

O seu centro automotivo deve ter produtos e serviços que venham com alta qualidade, exige atenção a questões de segurança e confiança do consumidor, esta que será um fator crítico de sucesso do centro automotivo.

O empreendedor também deve estar atento a questões que de um modo ou outro afetará o futuro do centro automotivo e se antecipar a possíveis situações não desejadas.

Qualidades como criatividade, flexibilidade, persistência, motivação e outras devem ser trabalhadas de modo quase artístico. O empreendedor será testado no dia-a-dia do seu negócio e tais qualidades mudam a maneira como as coisas ocorrem e potencializam os resultados obtidos, toda motivação é bem vinda.

Habilidades e conhecimentos técnicos também serão requeridas caso o empreendedor vá administrar o centro automotivo. Quanto mais próximo das operações do negócio, de acordo como tamanho do centro, maiores serão os conhecimento técnicos necessários para tocar o negócio, nada que não possa ser aprendido no dia a dia por uma pessoa que goste de carros.

Busque informações para montar o centro automotivo

Busque informações com as fontes que estejam disponíveis e estão ao seu alcance. Conhecer para onde vai é como planejar uma viagem longa com passagem somente de ida, saber o que precisa levar e organizar é fundamental, evitas as “saias justas”. Um empreendedor que se antecipa contra os imprevistos tem melhores chances para fazer o seu negócio evoluir durante o decorrer do tempo.

Primeiramente verifique as informações disponíveis no mercado sobre o segmento e caso suas ações não sejam suficientes para obter toda a informação que necessite considere contratar uma empresa ou profissional para lhe oferecer consultoria.

Muitos já fizeram o caminho que está fazendo ou fará para iniciar o seu negócio e a consultoria já auxiliou muitos deles que nesse momento pode estar fazendo sucesso no mercado.

Você precisará realizar um planejamento avaliando os aspectos financeiros, operacionais e de mercado.

Avalie o mercado concorrente do centro automotivo

A maneira como ocorre concorrência é outro ponto importante para definir estratégias para ganhar cada vez mais clientes. Entenda como os concorrentes levam vantagens entre sim e quais deles prevalecem no domínio do mercado, com essa análise irá poder criar qualidade do seu negócio compatível para entrar em competição direta e dependendo de sua estratégia vencer a concorrência.

Informação Importante:

Pesquisas do IBGE e DIEESE confirmam que são mais bem sucedidos os empresários que fazem um planejamento ANTES de iniciar o próprio negócio. Clique aqui para descobrir como montar um negócio de sucesso.

Um dos fatores de mercado mais importante é avaliar a concorrência e o tamanho do mercado consumidor. Uma boa estratégia para mensurar o tamanho do mercado consumidor e a concorrência está neste artigo do site Empresas E Dinheiro.

Antes de se aventurar no negócio o empreendedor precisa de tempo para analisar como o desempenho de sua empresa irá acontecer mesmo antes de acontecer. Não é tarefa fácil prever o futuro de uma empresa, mas, é algo muito importante e quanto mais o empreendedor tiver habilidade para realizar essa tarefa melhor será o seu negócio.

Iniciar a empresa depois de investir tempo e dinheiro para que ela dure poucos meses por causa de um planejamento que não foi o ideal é um erro grave. Muitas empresas fecham no início pelo fato de os empreendedores não fazerem a análise da expectativa de vida do negócio junto com um planejamento sólido e concreto.

Caso precise de um guia completo para ajudá-lo a montar o centro automotivo veja o Kit Como Abrir Um Negócio.

Organização do centro automotivo

O modo como organiza a sua empresa e deixe-a com um ótimo visual influencia na hora em que o cliente entra em sua loja e está indeciso por comprar um produto ou serviço. Pense em quantas vezes entrou em um comércio e o visual da loja fez ter uma vontade de consumir? Isso acontece muito em shoppings, bares, cinema, restaurantes, por que o local tem uma atmosfera que motiva o cliente a comprar e consumir.

Quantas vezes não passamos na frente de um restaurante na hora do almoço, estamos com fome e sem esperar sentimos o cheiro da comida do local, em alguns momentos chega a ser irresistível e dependendo do momento paramos para consumir lá. O mesmo mecanismo irá acontecer com o visual e com a organização do seu centro automotivo, quanto mais o visual for planejado e controlado mais o cliente verá como o seu profissionalismo lhe passa confiança.

Certifique-se de que o local está bem limpo, que as ferramentas estejam em bom estado e que mesmo sendo um centro automotivo os funcionários tenha a higiene básica e a ética necessária para inspirar confiança ao cliente. São os pequenos detalhes que fazem a diferença em certos momentos e que pode influenciar de forma decisiva.

Planejamento operacional do centro automotivo e prazos

Para se cumprir um prazo deve se levar em consideração em ter todos os recursos e ferramentas para executar o trabalho. Não deixa para trocar as ferramentas somente quando elas estiverem no limite do uso, ferramentas mal cuidadas não passam uma boa impressão para o cliente.

O certo para o seu centro automotivo é ter um bom planejamento operacional (procedimentos, ferramentas, equipamentos, pessoal) de maneira que nenhum serviço possa atrapalhar a execução de outro e o prazo prometido para o cliente se cumpra sem problemas. Evite dar desculpas para o cliente com relação aos prazos estipulados, seja sincero e estabeleça uma relação de confiança.

Conquiste a confiança para fidelizar os clientes

Quando prestar um serviço para um cliente nada melhor do que explicar para ele o que acontece ou aconteceu para pedir o reparo em seu carro. O cliente que recebe dicas e macetes por parte do funcionário ou por parte do empreendedor ganha a confiança da empresa e as chances de se torna fiel é grande.

Ao executar os serviços á pedido do cliente lhe passe informações que agreguem valor ao serviço feito, ele se sentirá muito satisfeito em ter um ótimo trabalho feito e ainda receber dicas para a manutenção do seu carro de brinde.

Muitos motoristas de carro não conhecem tão bem o carro que pilota, quando ocorre um problema no seu carro em muitos casos o carro passa de mão em mão de mecânicos, muitas vezes por motivos não tão graves assim. Mostrar para ele o problema e como lidar com ele atrai mais clientes com o tempo, não esqueça também de recomendar que ele em certos casos graves peça a ajuda de um profissional como existe em sua empresa. Arregace as mangas e mãos á obra!

E você está pensando em montar um centro automotivo? Comente abaixo!

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!



FIQUE ATUALIZADO!
Gostou do Artigo? Receba Nosso Melhor Conteúdo Diretamente No Seu E-mail!

40 comentários sobre “Como montar um centro automotivo
  1. Samarone disse:

    Quero abrir mais não sei por onde começar para montar o plano de negócios. Tenho uma intuição de que pode dar certo na cidade onde moro, mais apenas intuição é muito pouco. tenho o ponto comercial com área de 400 mts², posso considerar como uma boa área para montagem?

    • Novo Negocio disse:

      Olá;

      Esta é uma boa metragem para montar um centro automotivo. Por outro lado um plano de negócios detalhado é o que vai ajudá-la na decisão de montar ou não um centro automotivo. Veja o Kit Como Abrir Um Negócio, certamente ele lhe conduzirá na elaboração de um plano de negócios completo.

  2. nataniel disse:

    Ola! Algo que veio esclarecer e me ajudar a intender um pouco mais esta area,nao tendo experiencia como um empreendedor,muito menos area automotiva.. Eu acrito que posso msm lutar por esse sonho,pois gosto muito de carro e quero estar podendo absorver conhecimentos e ideias sobre a area, e este site aaa de me abrir a mente.. Tenho ideias que queria colocar em pratica.. O problema eeee que moro fora do Brasil,entao fica dificil fazer cursos e outras coisas mais… Quero adquirir o kit ,e como faco para conseguir.

  3. Gisele disse:

    Olá

    Estou abrindo um centro automotivo já comprei maquinas,aluguei prédio,gostaria de uma dica sobre o que ter em estoque de peças,oleo etc…
    Obrigada

  4. joão carlos bueno disse:

    Sim tenho comodo tamanho ideal, quero começar com troca de oleo e assim que for tocando e ampliando inicalmente preciso de um elevador, tenho esperiencia em gerenciamento de posto de gasolina.

  5. paulo rogério disse:

    Tenho profundo interesse de trabalhar no mercado de conserto de rodas,pintura,diamantar e comercializar, o que me falta é orientação do negocio,preciso de uma opinião,analisando pontos positivos e negativos e se franquias relacionadas podem ser uma opção. Aguardo.

  6. Rafael disse:

    Estou iniciando um projeto deste aqui em Salvador-Ba. MAs gostaria de saber quais as marcas (fornecedores) mais requisitados do mercado, na questão de equipamentos para centro automotivo. Grato

  7. Ivan disse:

    Tenho interesse em montar um Centro Automotivo, estou elaborando o plano de negócio com base nas informações fornecidas pelo site do SEBRAE, no inicio do ano irei fazer um curso de mecânica de auto para obter conhecimento do negócio.
    A partir destes pontos irei contratar uma consultoria para avaliar meu material, acredito que estou indo no caminho certo.

  8. Thiago disse:

    Estou planejando abrir um centro de troca e revenda de lubrificantes mas gostaria de informar melhor.

  9. Abedenego disse:

    Bom eu estou querendo montar um centro automotivo com um amigo, estamos estudando mas ainda estamos em duvida do que comprar primeiro. Pode me ajudar?

  10. Miguel disse:

    Já trabalho no ramo automotivo, gostaria de obter informaçoes como montar um centro automotivo?

  11. Alisson Pneus disse:

    Muito bom e motivacional! Estou elaborando reunião com meus funcionários e me deu varias dicas que me ajudarão bastante.

  12. Helio da Costa Melo disse:

    tenho uma oficina mecanica; trabalhamos com mecanica, eletrica, supensao, freios etc….estou fazendo um planejamento tecnico e fisico para transforma-la em um centro automotivo.

  13. miguel disse:

    Já trabalho no ramo automotivo,estou pretendendo abrir um centro automotivo com um amigo em sociedade, gostaria de opiniões.

  14. Genival disse:

    Quero montar um centro automotivo e quero saber como montar um plano de negocio.

    • antonio c garcia souza disse:

      Olá, tenho uma borrracharia e tenho interesse em futuramente transformá-la em um centro automotivo, qual o primeiro passo a ser dado?

  15. luciano disse:

    Quais os primeiros passos p/montar um centro automotivo?

  16. Wolacyr José A Araújop disse:

    Bom, estou querendo montar uma autopeças com troca de óleo, tenho conhecimento em estoque inventário e gostaria de obter informações o que fazer.

  17. vieira disse:

    Preciso de ajuda: como faço para abrir um centro automotivo? De quanto vou precisar?

  18. Alonso disse:

    Quero deixar de trabalhar para outros e montar meu negócio! Mas estou estudando, quero montar um centro automotivo por ser apaixonado por carro e por trabalhar no comércio!

  19. alan borges disse:

    Não pode faltar óleo e filtros de óleo e de combustiveis, filtro de ar filtro de ar condicionado, uma linha completa tem uma saida muito boa. Peças de suspenção, freio, e os pneus aro 13. aro 14. aro 15. aro 16. aro 17

  20. alinhamentoebalanceamento.com disse:

    Este site pode ajudar na abertura de um Centro Automotivo.

  21. nilson fraga disse:

    tenho um centro automotivo começando e estou implantando serviço de radiador tambem e estou querendo montar uma loja de dsitribuiçao de óoleo lubrificante, filtros, entre outros tenho 600m2 em ponto estrategico em aracruz ES, gostaria de ter uma opinião sobre este negocio. gosto de carros tante é que fui vendedor de carros mais de 25 anos mas infelizmente tive que fechar depois da crise de 2008 e estou apostando tudo neste negocio

  22. Helio da Costa Melo disse:

    à vinte anos atrás,eu trabalhava como taxista.fiz uma mudança radical em minha vida.montei uma mecanica de autos,no primeiro ano foi muito dificil.mas eu não desisti,hoje estou montando um centro automotivo.uma coisa eu aprendi:perseverar e pesquisar.

  23. Paula Navegante da Silva de Souza disse:

    Eu e meu esposo estamos conversando sobre futuramente montar uma loja de troca de óleo, ele está mto empolgado e acredita q dê certo, e eu concordo com ele. É claro, não é o nosso ramo, não temos mto conhecimento na área, o conhecimento dele é somente por q ele é taxista e percebe a necessidade de um ponto desses no nosso bairro, qro saber o q deveríamos estudar para aprendermos mais sobre o assunto, e qm sabe isso aconteça no futuro mais próximo. PN

  24. Wanderley disse:

    Estou necessitando de ferramentas para montar um centro automotivo. Quem tiver interesse em vender alguma coisa, favor entrar em contato.

  25. André disse:

    Estou querendo comprar um centro automotivo já em funcionamento, porém, como está na mão de funcionaários, tem um baixo faturamento mais um ótimo ponto e bons equipamentos também.
    O que está me preocupando é que não tenho experiência neste ramo e tenho receio de ficar na mão dos funcionários que já me disseram que é a parte chata dete ramo.
    Gostaria de umas dicas se devo ou não entrar neste negócio desta forma e se sim, o que devo me preocupar e como agir?

    Grato

  26. alexandre o p disse:

    tenho um primo que gosta muito de min e sim eu tenho todas as ferramentas de centro automotivo ele e um empreendedor ele tem uma fabrica e quer montar um centro automotivo e me chamou so falta compra o alinhamento e a maquina de balanciamentos nao tenho duvida de que vai dar certo nesse caso o que vcs podem me aconselhar ela me disse so vai quer algo no centro automotivo depois de 3 anos e que ele vai me ajudar em tudo e tudo no papel ele quer montar emm itajai vcs pode me ajudar

  27. mauro leiroz disse:

    Eu tenho um lavajato e uma borracharia e quero aumentar os negocios quero uma ajuda de quem conhece

  28. José Pereira Neves disse:

    gostaria muito de montar uma troca de oleo. Porque já fui dono de um posto de combustivel por 12 anos e troquei o posto por uma fazenda e hoje ja terminei tudo que tinha para fazer na fazzenda e sou apaixonado por veículos, gosto muito de estar emvolvido com carros em geral.
    Sou um bom comerciante todo mundo fala em minha cicdade.
    Gosraria de ter um apoio

  29. edson disse:

    Pretendo montar um centro automotivo e gostaria de obter informações para tal, grato.

  30. Reginaldo disse:

    oi tudo bom. quero esclarecer umas coisas, sou proficional na area automotiva, tenho meu proprio negocio e sinto a necessidade de atualizar melhoor como devo fazer isso. etc…

  31. helton Fernandes disse:

    Quero montar um centro automotivo, e estou estudando e colhendo ideias para prestar um ecelente serviço, e colhi alguns valores da dica acima, obrigado.

  32. regiane disse:

    gostaria de saber o que eu preciso para montar um centro automotivo?

  33. Rosival Ramos disse:

    Ola, como vamos?

    Sou apaixonado pela mecanica, e estou planejando a montagem de um centro automotivo.

    No entanto, antes gostaria de uma analise de mercado. Um investimento alto,quais vantagens e desvantagens?
    Algurm pode me orientar?

  34. joão felipe disse:

    Muito bom, me deu uma outra visão. Grato!!!

  35. Rai de Lima disse:

    Boa tarde pessoal, tenho 22 anos e sonho em abrir meu próprio negócio,
    trabalhei alguns anos em oficina mecânica com meu pai, tenho experiência neste assunto, não tenho muito conhecimento quanto a auto-center, em questão de alinhamento e balanceamento essas coisas, pretendo abrir algo como um centro de estética automotiva junto com uma auto-center na cidade onde moro, gostaria de ter mais informações quanto ao investimento inicial, quanto vou gastar com equipamentos, instalações etc… e como analisar se vale a pena abrir este negócio.

  36. Rosival Ramos disse:

    Sou um micro empreario no ramo de alimento (panificao/Confeitaria/Conveniencia), e tenho uma grande paixao pela area automotiva. Entretanto, pretendo agregar este servico a um centro automotivo, e gostaria de saber qual perspectiva do ramo de servicos automotivos.

    Tenho um galpao com aproximadamente 500 m2, sito em uma regiao de diversos segmentos como: Atacadista de Alimentos, Madereiras e diverso setores automotivo, com pequenos espacos e pouca organizacao.

    Sou estudante de Mestrado em Administracao, quai as vantagens e desvantagens para este futuro projeto?

    Atenciosamente,

    Rosival Ramos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

Como abrir um quiosque no shopping
Como abrir um quiosque no shopping...
Abrir o próprio negócio está entre os objetivos d...
Como abrir uma empresa de comunicação visual
Como abrir uma empresa de comunicação visual...
O trabalho de uma empresa de comunicação visual é ...
Como abrir uma empresa de transporte rodoviário
Como abrir uma empresa de transporte rodoviário...
A empresa de transporte rodoviário tornou-se um ne...
Loja de presentes - Veja como ter uma
Loja de presentes - Veja como ter uma...
Você, empresário ou não, já viu alguém em momentos...
Fábrica de iogurte
Fábrica de iogurte...
Que tal ter uma fábrica de iogurte? Desde que o io...

Curta O Novo Negócio!

Artigos Mais Lidos

Como conseguir financiamento para o seu negócio

Como conseguir financiamento para o se...

Neste artigo, veja como conseguir financiamento pa...
7 sinais de que você é um empreendedor de sucesso

7 sinais de que você é um empreendedor...

Alguns sinais indicam que você é um empreendedor d...
8 dicas de marketing para empreendedores

8 dicas de marketing para empreendedor...

A seguir, 8 dicas de marketing para empreendedores...
5 Micro franquias de Sucesso

5 Micro franquias de Sucesso...

De maneira geral, as micro franquias – conhecida...
8 maneiras de expandir seu negócio

8 maneiras de expandir seu negócio...

Veja em nosso artigo 8 maneiras para expandir seu ...

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 410.552 Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

(Ou continue na dúvida...)

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!
  • Negócios Para Todos os Tamanhos de Cidades;
  • Negócios Para Pouco ou Alto Investimento;
  • Um Verdadeiro Guia de Ideias Para Investir.

Faça como 410.552 Empreendedores