Como Abrir Uma Loja de Tecidos

Como abrir uma loja de tecidos
Como abrir uma loja de tecidos

Quem é que nunca foi a uma loja procurar aquele tecido bacana para costureira fazer um vestido, uma calça ou até mesmo uma cortina? Ou quem nunca encomendou uma peça em um alfaiate? Sendo assim, uma oportunidade de negócio é abrir uma loja de tecidos, que tem em seu estoque vários tipos deles e vende tudo no varejo.

Esse tipo de estabelecimento é bastante tradicional, visto que é uma atividade muito ligada à costura, algo praticado há longa data.

Com a facilidade de acesso às informações, as pessoas conseguem copiar exatamente as roupas de astros de cinema e de TV que estão nas revistas e internet e solicitam a preparação delas.

Quem são os clientes da loja de tecidos

Os clientes da loja de tecidos são todos envolvidos com o mundo da moda: alfaiates, costureiras e os consumidores finais em uma quantidade menor, mas também válida. Todos esses possuem um poder aquisitivo e assim é possível traçar qual a faixa de renda que seu empreendimento atenderá.

Outro aspecto também positivo desse ramo de atividade é que a loja pode atender também donos de confecção, que geralmente compram em grandes quantidades.

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Para saber mais detalhes como a faixa de renda, é preciso conhecer muito profundamente o seu cliente e para tal é preciso usar a pesquisa de mercado. Essa ferramenta é essencial para delinear detalhes e saber qual a tática e estratégia a serem adotadas para o sucesso do negócio.

Análise da concorrência

Os concorrentes são todos aqueles que oferecem o mesmo produto que você ou que comercializam algo que em um determinado tempo podem servir como substitutos dos seus. Sendo assim, é importante verificar o que está sendo trabalhado hoje, como e assim traçar a sua maneira de atuação.

Mercado da loja de tecidos

O mercado da moda no Brasil está crescendo cada vez mais, gerando um maior número de confecções e fomentando um grande consumo de tecidos. Estas confecções estão cada vez mais agindo em torno de parcerias, firmando consórcios de exportação ou arranjos produtivos locais, sendo um mercado de grande potencial para a loja de tecidos.

Contratação de pessoal: muita atenção nesse ponto

Como uma loja de tecidos geralmente atende um público especializado, que entende muito bem do assunto e ainda é extremamente atencioso com os gastos, é essencial que os vendedores também dominem muito bem o assunto. Esses precisam ter alto conhecimento acerca dos tecidos e devem ser atualizados constantemente.

Talvez esse perfil de profissional não seja encontrado de prontidão, mas ainda assim é possível contratar pessoas que tenham vontade de aprender, que sejam pró-ativas, que tenham uma escolaridade que seja suficiente para ter um pensamento organizado e que saibam se comunicar claramente para poderem ser treinadas por quem já entende do assunto.

Muitos fornecedores de tecidos podem garantir um esclarecimento sobre seus produtos para o empreendedor e esse pode perfeitamente passar aos seus funcionários todo esse conhecimento adquirido.

Divulgação e promoção de vendas do seu negócio

Promover as vendas do seu negócio é usar todas as ferramentas possíveis de comunicação para fazer chegar uma mensagem ao seu público-alvo e esse tornar-se cliente, comprando as mercadorias da sua loja. São atividades que devem ser feitas com o objetivo de suplementar as vendas que ocorrem nos balcões, auxiliando-as a tornarem-se mais ainda eficientes elas atuam no comportamento do consumidor. Esses meios usados podem ser propagandas (não somente anúncios, mas ainda muitos outros, como encartes em embalagens, programação visual das embalagens que levam os produtos comprados, símbolos, logos), promoção de vendas (concursos, jogos, brindes, amostras, exposições, descontos, financiamento, trocas de produtos antigos, programas de vantagem), relações públicas (palestras, relações na comunidade, revista da loja, eventos), força de vendas (reuniões para vendas, programas de incentivo, feiras) e marketing direto (mala direta, compras pela internet, e-mail).

Localização

Um local indicado para a loja de tecidos é aquele com grande movimentação de pedestres e que tenha estacionamento e pontos onde as pessoas possam usar o transporte público. Alugar ou comprar um imóvel que seja perto dos clientes e fornecedores é essencial para todos, pois não haverá dificuldades para ninguém para chegar até lá.

A loja deve estar em um bairro central ou em bairros residenciais onde haja forte comércio para garantir as vendas.  Verificar a planta do imóvel junto à prefeitura também é um passo que deve ser dado para conhecer a situação do imóvel. Os impostos devem estar pagos, confira esse item também, assim como se o plano diretor urbano permite que ocorra a realização de tal atividade na rua escolhida.

 Dicas de negócio

A especialização nesse setor de atividade é extremamente importante, pois isso auxilia a construir parcerias com outras lojas que também trabalham com isso, podendo então surgir pólos, que podem ser referência aos clientes e assim tê-los em grande quantidade à sua porta e ainda tendo a possibilidade de torná-los fiéis. Isso é só mais um exemplo de como a união entre os empresários pode fazer com que todos saiam ganhando, inclusive os consumidores finais, sem que haja uma prática que faça da clientela uma refém de preços abusivos.

Outra orientação para quem vai abrir uma loja de tecidos diz respeito ao estoque dos produtos. A armazenagem exige cuidados, como um local longe de umidade, de temperaturas extremas, de sujeira e de insetos.

Quanto ao tipo de produto que será oferecido no estabelecimento, isso só será definido a partir do momento em que o perfil do cliente pretendido for traçado. As vendas e todos os negócios devem ser feitos com base no consumidor, naquele que vai comprar o seu produto. Sendo assim, o dono do negócio pode investir em compras de tecidos padronizados, que são os mais comercializados, e deixar para comprar os restantes de acordo com o surgimento das tendências da moda e as estações do ano.

Focando nas vendas, nada mais justo do que fazer de tudo para atrair os clientes para a sua loja. Dessa maneira, investir em uma vitrine atraente auxilia e muito a chamar atenção de quem passa em frente a sua loja. Muitos transformam as vitrines em verdadeiros monumentos e chegam a paralisar todo mundo do lado de fora, especialmente em épocas como o Natal, por exemplo. Combinando cores, colocando objetos, apetrechos, adesivos e tudo o mais vale muito a pena, mas tudo com muito equilíbrio para não ficar um visual excessivo.

O empreendedor precisa estar sempre atualizado com o setor de atividades que escolheu. Por isso, precisa estar em contato com as entidades e associações ligadas a ele para conseguir informações a respeito de feiras, roda de negócios, congressos, etc. Tudo isso é fundamental para o empresário saber das tendências de mercado, saber de novos produtos e tecnologias, estabelecer parcerias e ainda fechar negócios.

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► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

6 COMENTÁRIOS

  1. Sou estilista e quero montar uma loja de tecidos finos mas não consigo o contato dos fornecedores desse tipo de material. Não quero tecidos comuns.
    Vcs têm essa lista?

  2. Olhando para este site, vi uma luz no fim do tunel para mim, não sou investidor sou um vendedor de tecido desempregado e a procura de uma colocação neste mercado tão maravilhoso que e o do tecido se vocês conhece alguma empresa que esteja precisando de um bom vendedor por favôr mim endique que DEUS vai lhe dar tudo em dobro pra vocês OBRIGADO

  3. Boa tarde. Sou representante de tecido. Caso tenha interesse em uma vista podem entrar em contato comigo meu nome é Schnider. 37 99935-6830

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