Como montar uma empresa de exportação comercial

Como montar uma empresa de exportação comercialAs empresas de exportação comercial estão em todo o lugar fazendo um trabalho muito rentável e importante para a vida dos consumidores. Trata-se da distribuição de cargas para compradores independentes e varejistas de distribuidores que trabalham com atacado.

Geralmente, uma empresa de exportação comercial está muito vinculada ao trânsito de mercadorias por países, o que é muito preciso hoje em dia, pois a globalização é tão acentuada e as barreiras entre países praticamente não existem levando em consideração produtos e informação.

Para começar um negócio de exportação comercial, o empreendedor deve ter algumas palavras chaves em mente que serão usadas em seu dia a dia, como caminhões, cargas, preços, passagens e negócios. Tudo vai girar em cima de uma viagem que vai levar os produtos a seus destinos e, para que isso ocorra de maneira rápida e sem muitos custos, a empresa de exportação comercial pode dispôr do investimento em alta tecnologia.

As empresas de exportação comercial estão presentes em vários lugares e ocupam grande parte das vias de transportes para comercializar produtos.

Os funcionários são, em geral, aqueles que transportam e cuidam da parte administrativa e devem estar treinados e especializados cada um em sua área de atuação para otimizar os serviços.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Cada país possui suas regras de compra e venda, e a partir destas e outras informações, o empreendedor deve traçar metas para conseguir fazer negócios da melhor maneira possível.

É claro que o empreendedor deve ter facilidade com este tipo de negócio e experiência no meio, pois precisa de muitos estudos e treinamento para comandar um empreendimento que exige muita estratégia de mercado.

Os primeiros passos de uma empresa de exportação comercial

Os primeiros passos para começar um negócio partem da observação do público-alvo. Será que muitas pessoas contratarão a sua empresa de exportação comercial? Qual o motivo?

A partir daí se gera uma discussão que leva o empreendedor a traçar um perfil do seu cliente, suas necessidades, expectativas e cria-se um plano de negócios, que é uma das características mais importantes para o êxito do empreendimento.

A empresa de exportação comercial deve compôr seu plano de negócios com as estratégias de marketing, vendas, informações sobre produtos, serviços, preços, gastos, publicidade, informações sobre concorrentes, modelo de mercado e outras coisas. Essa pesquisa pode durar muito tempo, mas faz com que o negócio cresça com uma base concreta para os investidores terem confiança e darem crédito ao projeto que se executa.

Como já foi dito, cada país possui suas leis e particularidades que devem ser tratadas com respeito para que não haja problemas entre o câmbio entre países. Especialistas na parte operacional devem ser contratados para administrar a parte burocrática e as técnicas ideais para fazer o transporte de mercadorias entre diferentes regiões.

É claro que quanto menos funcionários forem contratados, sobra mais verba para investir em outros aspectos, mas neste caso é realmente necessário um técnico que seja capaz de resolver grande parte destes problemas que fogem da atuação do empreendedor.

Dicas para uma empresa de exportação comercial

As dicas que podemos dar para o empreendedor são muitas, mas as mais importantes consistem na afirmação de um acordo amigável entre as embaixadas dos países estrangeiros para que haja a passagem segura e legal das mercadorias da empresa de exportação comercial.

Além disso, as embaixadas podem fornecer os diretórios da indústria e ajudar no crescimento do negócio. No Brasil, é possível encontrar um número de registro no próprio departamento de tributação.

Legalização de uma empresa de exportação comercial

A certificação da existência de barreiras de comércio é o primeiro aspecto a se analisar para começar uma empresa de exportação comercial.

A partir daí terá a autorização de fazer negócios nesta região e então o Governo terá que dar as condições e exigências necessários para que a empresa de exportação comercial venha a ser licenciada e possa fornecer serviços aos consumidores. O Consulado ou a embaixada também devem ser consultados para saber se as mercadorias que serão distribuídas estão dentro da legalidade do país, e um exemplo muito clássico é no comércio de medicamentos.

Em muitos lugares, certos medicamentos são usados rotineiramente, enquanto que em outros são terminantemente proibidos de serem prescritos ou usados pela população local. Infelizmente, a responsabilidade não cabe apenas a quem contratou o serviço e é um ponto a se analisar para evitar problemas.

O empreendedor deve ter uma Carta de Crédito para o comércio global e isso se dá indo ao banco e explicando a situação.

Perfil do empreendedor de empresa de exportação comercial

Uma empresa de exportação comercial deve ter pessoas muito inteligentes a seu comando. Empresários, estudiosos e comerciantes de longa data se adaptam ao perfil do empreendedor que está apto a comandar uma empresa de exportação comercial.

Neste quesito é muito importante a experiência profissional e, acima de tudo, a confiança em seus empregados, que formam uma equipe para fazer com que os prazos sejam cumpridos e os produtos sejam entregues integralmente.

Na contratação dos funcionários, é necessário que se peça a experiência e a formação dos mesmos em cada área de atuação, oferecendo, é claro, os salários que estejam na faixa para cada um, mais os benefícios trabalhistas.

É necessário também comprometer uma quantidade de vagas de emprego para mulheres e idosos, e isto só reafirma o compromisso das empresas em abrigarem todo o tipo de funcionários sem discriminações.

Empresa de exportação comercial – Investimento Inicial

O investimento inicial para uma empresa de exportação comercial pode ser muito variável, dependendo, é claro, da quantidade de veículos disponíveis para o trânsito de mercadorias.

O mais utilizado dos veículos é o caminhão, que tem o grande poder de transportar milhares de produtos de uma só vez e ultrapassar barreiras estaduais e regionais pelas estradas. O custo dos caminhões é realmente muito elevado, mas pode ser mais viável no começo que estes veículos sejam alugados.

Cuidados para começar uma empresa de exportação comercial

Para o transporte de materiais perecíveis, é muito importante que a velocidade da entrega seja devidamente precisa para não estragar as mercadorias, e tudo isto poderá ser calculado a partir de estudos dos setores responsáveis pela empresa de exportação comercial.

Além disso, os caminhoneiros devem ter a documentação adequada para percorrer as estradas e distribuir as mercadorias da empresa de exportação comercial. Caso haja alguma falha no quesito documentação, o empreendedor pode ser responsabilizado através de uma série de limitações, que vão desde o pagamento de multas até o fechamento da empresa.

Divulgação de uma empresa de exportação comercial

O cenário comercial possui uma grande quantidade de empresas de exportação comercial e para que o novo empreendimento dê certo e conquiste a preferência dos consumidores é bom que se tracem estratégias de publicidade e marketing para chegar ao conhecimento do público as diversas vantagens oferecidas.

Os descontos são algumas das vantagens mais lucrativas e chamativas que uma empresa de exportação comercial pode contar para conquistar mais clientes.

Baixar os preços dos serviços é o que o consumidor gosta, e quando a empresa ainda não estiver firme no mercado torna-se uma alternativa para popularizar seus serviços e conseguir mais e mais clientes.

A divulgação pode ser feita através dos diversos meios de comunicação que dispomos hoje em dia, que vão desde notificações no jornal até anúncios via internet. O ideal é que o local da propaganda seja muito bem escolhido e que diversas outras empresas sejam parceiras para facilitar o crescimento da empresa de exportação comercial.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

1 COMENTÁRIO

  1. Ola, me chamo Alice, por agora vivo na Espanha e vou para o Brasil em breve. Gostaria muito de saber um pouco mais de como montar uma empresa de exportaçao, tenho contatos de roupas e outras coisas, mas não sei como seria para mandar para o Brasil. Gostaria de saber quais são os requisitos para entrar no Brasil. Aqui na Espanha trabalho com vendas de roupas, lenceria e não tenho problemas ao receber a mercadoria importada. Mas como agora vou para o Brasil queria saber se para entrar com a mercadoria teria problema, como devo fazer? Quero registrar uma empresa de exportaçao mas nao sei quanto gasta para registra-la… Pode me ajudar ..TE AGRADEÇO !! ALICE BECKER

DEIXE UMA RESPOSTA