Como Montar Uma Fábrica de Canudinhos de Plástico

Como montar uma fábrica de canudinhos de plásticoA produção de canudinhos de plástico tem grande chance de vender e expandir negócios, pois o mercado de compra dos canudos é marcado pela venda de produto nacional, então podem existir boas chances de negócios no mercado interno.

As oportunidades para o setor devem ser avaliadas quanto ao crescimento de insumo básico para fabricação, que é o plástico, e que obteve crescimento exponencial recentemente. No mais, a empresa de canudinhos de plástico não pode deixar de detectar oportunidades no mercado interno e externo, procurando produzir com qualidade e atualização do produto.

Mercado de canudinhos de plástico

A distribuição e canais de vendas para os produtos canudinhos de plástico apresenta diversidade de opções.

Com certeza, o mercado de vendas de canudinhos descartáveis encontra diversas possibilidades, mas a empresa só conquistará a participação de mercado quando souber atualizar a produção de acordo com os novos requisitos de produto solicitados pelo mercado, entender as necessidades do mercado e trabalhar para agregar valor ao produto e, além disso, contar com um sistema de distribuição competitiva e com um fornecimento também competitivo que seja participativo e cooperativo.

Sem esquecer de que a aplicação de todos os fatores acima exigirá planejamento, pensamento estratégico e gestão e integração de todos os departamentos.

Estratégia para a fábrica de canudinhos de plástico

Os canudos são uma comodities e por isso a melhor forma de competir no mercado é desenvolvendo processos de produção que sejam ágeis, com um sistema de distribuição veloz e de qualidade e ainda conte com preços competitivos, para isso conte com canais de distribuição que sejam eficientes e reduza custos, pois a melhor maneira de competir no mercado de canudos é pela estratégia de custos ou pela estratégia de diversificação.

Concorrência da fábrica de canudinhos de plástico

Todas as empresas que fabricam têm o desafio de mercado de identificar a concorrência, possibilidade de agrupamento em redes de empresas para benefício de negociação com fornecedores, consolidação da marca no mercado e, comparando-se aos fornecedores, quais as vantagens competitivas e quais os fatores que devem ser mudados para que a marca seja mais competitiva. Fatores como: a redução de custos, boa localização, fidelização de clientes e outros.

Como já dissemos, os canudinhos de plástico são produtos comodities e por isso a competitividade dependerá do posicionamento de mercado com as vantagens competitivas desenvolvidas pela empresa.

Não dependa de poucos ou fornecedores exclusivos e sempre pesquise novas possibilidades de fornecedores, lembrando que as decisões dependerão de preços, prazos e qualidade.

Diversificação da fábrica de canudinhos de plástico

Se a estratégia da empresa de canudinhos de plástico a fim de aumentar receitas e reduzir os custos com a possibilidade de ganhos de escala e expansão de mercado, for diversificar o oferecimento de produtos, então ela poderá também produzir e vender produtos como copos plásticos, pratos, porta-copos e outros.

Lembrando que a diversificação só terá sucesso se obter ganhos de escala com a redução de custos e aproveitamento da estrutura, se houver demanda e possibilidade de novos negócios.

Sustentabilidade na canudinhos de plástico

Sempre falamos de redução de custos e desperdícios e ganhos de escalas aproveitando a estrutura existente, mas, na prática, qual o caminho para isso?

  • Para ser sustentável, a produção de canudinhos de plástico deve ter consumo e efetivo aproveitamento de energia, de materiais, de água, de materiais produtivos;
  • A produção deve respeitar, além dos critérios de qualidade, a melhoria da qualidade de processos, no que tange eficiência e qualidade e redução de desperdícios;
  • Outro fator sustentável a ser considerado na produção de canudinhos de plástico é a garantia da saúde  e segurança dos colaboradores e ainda higiene na produção.
  • A gestão de pessoas deve organizar seleção sem discriminação, salário e benefícios justos e possibilidades de desenvolvimento profissional.

Divulgação da fábrica de canudinhos de plástico

Os vídeos na internet têm sido bastante eficientes na divulgação das empresas. Além dos vídeos institucionais, a empresa de canudinhos de plástico pode contar também com catálogos, folders explicativos e outros mecanismos que informem e expliquem como o produto é fabricado e porque o produto apresenta qualidade.

Equipamentos para produção de canudinhos de plástico

A máquina industrial para fabricação de canudinhos de plástico é composta de uma unidade para extrusão, calibrador a vácuo e outras unidades de refrigeração, tração, corte rotativo, bobinagem e outros.

A fábrica poderá também necessitar de equipamentos para fabricação de canudinhos de plástico coloridos, equipamentos  para fabricar canudos sanfonados e  canudos  retos.

As máquinas utilizadas são: máquina extrusora para canudos de três cores, extrusora principal e auxiliar, máquina automática e para dobra do canudo, máquina automática de  embalar  canudos, equipamento puxador e cortador e ferramentas auxiliares.

Matéria-prima para canudinhos de plástico

A fábrica de canudinhos de plástico precisará de matéria-prima dos seguintes artigos: EVOH -Copolímero etileno vinil álcool, o PVC- Policloreto de vinilideno, o PAN – Poliacrilonitrila, sendo que os artigos mais utilizados como matéria-prima são: PP Polipropileno * e o PE Polietileno*, que são utilizados com a alta e baixa densidade.

Pessoal da fábrica de canudinhos de plástico

As fábricas de canudinhos de plástico precisarão de pessoal para trabalho operacional, compras, administração de vendas e relacionamento comercial, atendimento e ótimos vendedores.

O importante é saber motivar a empresa e fazer com que todos os departamentos encontrem conexão, cooperação e integração.

Etapas de produção de canudinhos de plástico

O processo de produção de  canudinhos de plástico obedece às etapas:

Recepção de matéria-prima e insumos ↔ extrusão ↔ Fluidificação da matéria-prima ↔ Vazão do produto fluidificado ↔ Solidificação do produto ↔ enrolamento ↔ corte ↔ acabamento e embalagem.

Vale lembrar que todas as fábricas de canudinhos de plástico devem possuir registro ambiental, a licença ambiental pode ser obtida no SEAMA- Secretaria Estadual para Assuntos de Meio Ambiente.

Para respeitar os padrões de normalização e obter certificação de órgãos competentes, os canudinhos de plástico devem ter medidas iguais a 20 cm de comprimento e 0,05 cm de diâmetro e, além disso, o produto acabado deve ser armazenado com requisitos de higiene e conservação das propriedades do produto.

A embalagem dos canudinhos de plástico deve conter informações de identificação, função do produto e quantidade.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

5 COMENTÁRIOS

  1. Olá, amigos os senhores poderiam me informar, por gentileza, sites de empresas onde a gente pode comprar as máquinas e os produtos para a fabricação dos canudos? Espero reposta. Grato. Elias Souza

  2. Gostaria de receber via email os valores que irei gastar para abrir a empresa de canudos, assim como sites de empresas em que posso comprar a máquina.

  3. Tenho um emprego estável mas gostaria de mudar de ramo gradativamente até que a opção seja rentável tanto como o atual.
    O ramo de descartável seria minha primeira opção.
    Canudinhos para refrigerantes
    copos
    pratos
    sacos para lixo
    etc…
    ou fabrica de doces em maquinas automatizadas com pouca utilização de mão de obra

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here