Como abrir uma empresa de telemarketing

Como abrir uma empresa de telemarketingO telemarketing é um recurso bem conhecido e eficaz para vendas e divulgação, por isso tantas empresas recorrem a esse serviço e pode ser uma boa alternativa abrir uma empresa de telemarketing.

O telemarketing é uma das empresas que precisam de gestão em estrutura e em recursos e um dos recursos que necessitam de uma gestão constante e de desenvolvimento é a gestão de pessoas, pois os operadores de telemarketing constituem o recurso crítico para o sucesso das operações.

Outro fator de sucesso para a empresa de telemarketing é a tecnologia utilizada.

Mercado da empresa de telemarketing

A empresa de telemarketing pode vender diversos serviços e produtos, basta que seja realizado um contrato e que se comprometa e ofereça o mesmo nível de serviços para todas as empresas que solicitaram os serviços.

Por isso uma empresa de telemarketing que foi contratada para vender churrasqueiras para varejistas deve fazê-lo com o mesmo entusiasmo para vender plano de saúde. Ou seja, todos os clientes deverão receber o mesmo serviço, mas antes de conseguir contratos é preciso primeiro que a empresa monte uma estrutura básica para iniciar suas operações e conquistar seu lugar no mercado.

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Muitas empresas possuem o seu próprio departamento de vendas com sistema de telemarketing ativo ou o SAC (serviço de atendimento ao consumidor), mas a maioria, por questão de custos e desempenho de serviços, prefere terceirizar essa atividade.

Estrutura da empresa de telemarketing

A estrutura da empresa de telemarketing requer pontos de telefonia, tecnologia telefônica, computadores, mesas com divisórias, aparelhos sonoros para os operadores, softwares voltados para atividades em telemarketing e outros aparelhos para a automação do processo produtivo.

Organização do processo produtivo na empresa de telemarketing

As atividades de telemarketing são voltadas para a comunicação e por isso exige que se realize um plano de comunicação e haja um breve treinamento dos funcionários sobre o que eles irão comunicar, qual produto ou serviço, ou seja, conhecer para vender. É necessário também um conhecimento prévio do público-alvo.

Telemarketing e vendas na empresa de telemarketing

Todas as vendas obedecem a um processo e na área de telemarketing isso não é diferente: o telemarketing ativo tem como objetivo a venda e a prospecção de clientes.

A prospecção de clientes é a fase em que os serviços de telemarketing são solicitados pelas empresas com o objetivo de aumentar a carteira de clientes e o número de contratos.

Diante da necessidade de prospectar clientes para a venda de produtos e serviços, o próximo passo é a ser executado é o estudo do público-alvo, o qual a mensagem irá se dirigir e qual a abordagem que melhor atingirá esse público.

A abordagem é algo fundamental nos serviços e que requer técnicas e dedicação da empresa de telemarketing, que deverá avaliar o desempenho das abordagens e possíveis mudanças.

Vendas na empresa de telemarketing

O telemarketing ativo e voltado para as vendas deve ter uma preocupação constante com a mensagem, a abordagem, as respostas a informações e objeções passadas nas ligações e ainda o poder de vendas.

Se o serviço de telemarketing contratado pela empresa for aquele que tem como objetivo a venda  de produtos e serviços, então este serviço deverá responder todas as expectativas de vendas, pelo menos no que tange o canal de telemarketing.

Portanto, a abordagem e serviço geral de telemarketing deverão avaliar as necessidades do público-alvo, apresentar o produto da melhor forma possível e ainda realizar o acompanhamento necessário de pós-venda.

Estratégia da empresa de telemarketing

A empresa de telemarketing deve aproveitar todas as oportunidades de crescimento e expansão dos serviços e produtos oferecidos.

Para se estabelecer no mercado e conquistar uma participação de mercado, devem trabalhar com fidelização de clientes e no constante aperfeiçoamento de seus serviços para atender melhor e expandir seus serviços.

Para uma estratégia de crescimento, só tem um caminho: a diversificação de serviços e o aumento de clientes, ou seja, têm empresas que se especializam em atender um ramo ou setor da economia, outros diversificam os serviços atendendo vários produtos e serviços de diversos setores; e ainda há a estratégia de diversificar os serviços, atendendo os clientes com o uso de telemarketing ativo, receptivo e serviços de Call Center para resoluções tecnológicas ou outras dúvidas.

Equipe da empresa de telemarketing

O pessoal atuante nos serviços de telemarketing deve ser constantemente treinado e atualizado sobre os requisitos de qualidade dos serviços, como também sobre o uso de novas tecnologias.

No momento da seleção é bem comum que as empresas prefiram recrutar profissionais que não possuem muita experiência, mas que serão facilmente capacitados para o serviço. Para isso é necessário treinamento e motivação constante.

Por isso a gerência e a supervisão devem deixar bem claro para toda a equipe quais as metas a serem alcançadas e quais os requisitos de qualidade.

O operador de telemarketing deve possuir habilidades como: boa oratória, dicção, capacidade de comunicação, habilidade de negociação, trabalho em equipe, disciplina e responsabilidade e ainda saber trabalhar sob pressão.

Gestão de pessoas na empresa de telemarketing

O setor de telemarketing é muito estressante, pois existem metas de vendas, de ligações, processos padronizados e muitas vezes repetitivos, cobranças por melhor desempenho e alcance de metas.  Esse ambiente faz com que operadores ou até mesmo supervisores entrem em constante conflito e estejam sempre em situação de estresse.

Para isso, algumas medidas podem ser tomadas para que o ambiente de trabalho não seja tão pesaroso.

Iniciativas como ginástica laboral, ideias de integração da equipe com jogos no fim de semana, festas de aniversários, reuniões de feedback e comemoração por metas alcançadas tornam o ambiente de trabalho mais agradável e a equipe mais produtiva.

A legislação trabalhista estabelece que a jornada de trabalho dos operadores de telemarketing é de seis horas diárias, o que dá 30 horas semanais, sendo que muitas empresas funcionam no sábado, podendo ter uma jornada organizada para que pelo menos uma vez por mês o operador tenha o sábado livre.

Essa iniciativa da legislação trabalhista busca reduzir doenças laborais e o estresse comum na categoria.

Automação da empresa de telemarketing

A automação é fator crítico de sucesso para a empresa de telemarketing, pois torna o serviço mais dinâmico e livre de erros, o que garante produtividade e ganhos.

Para automatizar os serviços alguns aparelhos são essenciais:

Discador automático – esse sistema seleciona os números e discagem, tornando o serviço do operador mais ágil e sem erros.

Ura (Unidade de Resposta Audível) – esse sistema consiste em transmitir informações que são básicas de acordo com o número que o cliente digita e promove redução de custos de mão de obra na empresa de telemarketing.

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2 COMENTÁRIOS

  1. como possoconseguir clientes claros,oi,tim net…começar uma empresa pequena como eles podem contratar minha empresa para vendas ativas de telemarketing?

  2. Tenho muitas dúvidas e pouco dinheiro pra investir, mas quero e vou fazer algo que me de uma renda extra. Obrigado, pois estou tendo outra visão. Porém ainda não sei o que fazer.

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