Como montar uma loja de motos

Por:

Como montar uma loja de motosCom o trânsito cada dia mais caótico, comprar uma moto tem sido a decisão de muitos consumidores ao escolher o seu meio de transporte pessoal. Montar uma loja de motos tem retorno garantido, já que em pouco tempo o dinheiro investido como capital inicial é recompensado.  O planejamento, o gerenciamento e os cálculos dos recursos necessários fazem a diferença entre o sucesso e o fracasso de um negócio.

As fabricantes de motos cada vez mais procuram revendedores e franqueados para expandir suas vendas e também para ter vantagem sobre a concorrência. Cada fabricante domina certas localidades e faz o seu território onde leva vantagem sobre outras fabricantes. A rede de revendedores ou franqueados podem ser recompensados por estímulos e premiações, dependendo da política dos fabricantes de moto.

Recolhendo informações para a loja de motos

Abrir um negócio exige bastante do empreendedor. Por isso, a habilidade de empreender e o interesse pelo mundo dos negócios aumentam as chances de sucesso da empresa. O talento para vendas e o conhecimento na área escolhida também contam pontos.

Entender o mercado em sua abrangência, realizar e colocar em prática um ótimo plano de negócio, gerenciar campanhas e estratégias de marketing, administrar a contabilidade da empresa, gerir pessoas e muitas outras questões dependem do empreendedor e é a base do sucesso dele. Porém, caso não seja tão empreendedor assim não desanime. Tudo se aprende e tudo depende de sua vontade, sem falar que existem diversos cursos sobre o tema e não faltam fontes de informação também.

Antes de montar a sua loja de motos, não hesite em perguntar, pesquisar e conhecer a realidade do futuro negócio. Depois de obter todas as informações, analise com cuidado e decida se está pronto ou não para iniciar a sua loja de moto.

Considere todos os aspectos de acordo com o mercado, veja os aspectos como investimento inicial com documentação, estrutura física do local, contratação de funcionários e compra das motos para revenda. Além disso, pense no capital de giro, custos e gastos e tudo mais que possa afetar a viabilidade do seu projeto. A partir desses dados, faça seu planejamento e mãos à obra!

Tornando a loja de motos realidade

Depois que todo o processo de reflexão e estudos que foram necessários para fazer o projeto de sua empresa agora vem a parte de montagem. Nesse estágio, o empreendedor já sabe o custo do projeto e tem os orçamentos em mãos. Também já deve ter providenciado a abertura da empresa, registro na junta comercial e prefeitura da cidade e inspeção do corpo de bombeiros.

Acompanhe de perto o processo de montagem da estrutura da sua loja de motos e faça tudo como que foi planejado. Esse processo pode levar algum tempo e paciência é necessário, será preciso encomendar todos os equipamentos, organizar os móveis, entrevistar e contratar funcionários e treiná-los para o atendimento.

Nessa etapa, o planejamento feito anteriormente juntamente com outros levantamentos, deixará a organização, o controle e a administração da sua empresa muito mais veloz do que se iniciasse esse processo com improviso.

É hora de pensar na divulgação da sua loja de motos. Se você for franqueado, a divulgação fica mais fácil, á que normalmente vai receber todo o material impresso de divulgação e vai contar com a vantagem de ser uma marca conhecida no mercado. Mas se você optou por abrir loja própria, monte a divulgação de acordo com o público-alvo que queira alcançar e divulgue em jornais de veículos, outdoors na região da sua loja, panfletos, entre outras coisas.

Fabricantes de motos e modelos mais vendidos

Ao montar sua loja de motos, a escolha dos modelos que mais lhe renderão lucros será necessário estar disponível em estoque. Nada mais chato do que um cliente chegar com o dinheiro em mãos para comprar a moto que tanto sonhou e não estar disponível na loja. O risco dele comprar em outra loja é grande, a menos que você ofereça vantagens interessantes para compra.

A Abraciclo, associação dos fabricantes de motocicletas e similares, divulgou em 2010, a lista das marcas mais vendidas. Veja a lista por ordem de popularidade:

  1. Honda

  2. Yamaha

  3. Dafra

  4. Sundown

  5. Suzuki

  6. Traxx

  7. Kasinski

  8. Harley-Davidson

  9. Bramont

  10. Buell

Que moto escolher na hora de adquiri e expor na sua loja? Com tantos nomes de modelos e fabricantes de motos, é necessário pesquisar e escolher qual deles irá fazer parte da vitrine da sua loja. Segundo a Autoinforme, agência de notícias do mercado automobilístico, a lista dos modelos de motos mais vendidos são estes:

  1. CG 150 com mais de 125 mil vendas

  2. CG 125 com mais de 122 mil vendas

  3. NXR 150 com mais de 59 mil vendas

  4. BIZ com mais de 58 mil vendas

  5. YBR 125 com mais de 38 mil vendas

  6. CB 300R com mais de 25 mil vendas

  7. POP 100 com mais de 14 mil vendas

  8. EN 125 com mais de 10 mil vendas

  9. FAZER 50 com mais de 9 mil vendas

  10. XRE 300 com mais de 7.700 vendas

  11. SPEED 150 com mais de 7.100 vendas

  12. XTZ 125 com mais de 6 mil vendas

  13. Lead 110 com mais de 6 mil vendas

  14. AN     125 com quase 6 mil vendas

  15. Intruder 125 com quase 4 mil vendas

Além de motos, invista na venda de acessórios de seguranças como capacetes, refletores e algumas peças como pneus, retrovisores, lanternas entre outros itens que apresentem boa saída de vendas.

Tipos de motos

Conhecer os tipos de motos ajuda na hora de vender o seu peixe. Existem motos de rua, que possui basicamente todos os equipamentos para andar no trânsito das cidades e é adaptada às necessidades de quem anda na cidade. Seus pneus possuem ótima tração e se adaptam tanto às pistas molhadas quanto às quentes.

Um outro tipo de moto é a esportiva com design arrojado e muito veloz. Ela é construída para disponibilizar todos os meios mecânicos e ergonômicos para uma viagem de alta velocidade com conforto e segurança para o piloto que vai inclinado para frente.

As motos tradicionais têm construção padrão e são destinada ao consumidor em geral que busca o básico e o agradável. Esse modelo se parece muito com motocicletas japonesas com um toque de modernidade. Vários modelos vendidos em lojas de motos são desse tipo.

Para os aventureiros, existem ainda as motos off-road. Elas são usadas em competição de rally sendo preparadas para terrenos não planos com certa quantidade de obstáculos. O público consumidor deste tipo de moto é específico, mas a venda desse tipo de modelo de moto gera bons lucros.

O que o consumidor espera de uma moto?

Muitas vezes o consumidor aparece na loja com a vontade de comprar a moto e não sabe claramente para que vai usar a moto. Falta motivação para ele efetue a compra. Explique e dê ótimos motivos para que o consumidor saia da indecisão e parta para a compra. Fale das vantagens da moto no trânsito da cidade, da facilidade para estacionar, do gasto de combustível que é menor e da sensação de liberdade.

Alguém pode comprar uma moto simplesmente para usar para ir para o trabalho e sem necessidade de nada aventureiro, uma moto com potência suficiente para isso atende suas necessidades. Outros procuram potência, outros design, outros preços e em muitos outros critérios.

Regularmente faça alguns levantamentos de quais motos estão sendo mais vendidas em sua loja de motos e qual a opinião dos seus clientes e visitantes. Monitorar suas vendas e suas campanhas de marketing e fazer com que as coisas aconteçam lhe renderá bons frutos e garantirá o o retorno do tempo e dinheiro investidos.

Abra canais de comunicação com o seu cliente e registre tudo para fazer crescer a sua loja de motos.

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!



33 comments on “Como montar uma loja de motos
  1. Eduardo Bastos disse:

    eu tenho mais ou menos uns 300 mil de um imovel que vendi e gostaria de saber se vale a pena investir em uma loja de vendas de motos usadas e semi novas …sou de salvador e trabalho ja no ramo de vendas de motos mais sou funcionario de uma empresa e queria ter a minha propria qual o passo inicial para entrar no negocio… e nao tomar prejuizo?

    • Josimar Vieira disse:

      Cara eu ja abri 5 lojas, vamos trocar ideias, acho q posso ajudar voce…

      Abracos,

      • Walter de Faria disse:

        Josimar Vieira, boa tarde, tudo bem com vc?
        Josimar, estou construindo um ponto comercial em Jacareí/SP e gostaria de montar uma loja de peças para motos para o meu filho que esta à procura de emprego e não acha. Então é possível vc me dar alguma informação e ajuda para que eu possa montar uma loja de porte pequena/média?
        Qual o capital inicial para montagem e também quais peças tem mais saída para venda das motos?
        Toda e qualquer informação que vc puder me fornecer eu agradeço de todo coração.
        Abraços,
        Walter de Faria

      • mik disse:

        ola.vivo em portugal gostaria de montar 1negocio de motos gostaria de encontrar contactos de fabricantes de motos .obrigado.

    • marcelo alves do nascimento disse:

      trabalho com mecanica de motos há quinze anos tenho uma loja e incentivo vc a montar uma loja mas não investindo todo seu dinheiro logo de cara procure começar de baixo fazendo bons negócios mas com cautela dê prioridade às coisas de giro rápido e bons negócios!!
      abraço

      • jonathan carvalho disse:

        Bom dia !!

        Amigo, estou com uma graninha e quero montar uma loja de moto, o que devo ter de começo p/ montar a mesma? Se possível, quero dicas de alguns fornecedores de ferramentas e qual o valor de investimento bom p/ a loja de pequeno porte?

      • gleydston da silva santos disse:

        amigo, estou com uma graninha e quero montar uma loja de moto, o que devo ter de começo p/ montar a mesma? se possível, quero dicas de alguns fornecedores de ferramentas e qual o valor de investimento bom p/ a loja de pequeno porte na serra es bairro barcelona ?

  2. samuel disse:

    Foi excelente e tive boas informações sobre o negocio. Agora é só estudar e invertir no negocio.

    Samuel

  3. Rosa disse:

    eu tenho mais ou menos uns 300 mil de um imovel que vendi e gostaria de saber se vale a pena investir em uma loja de vendas de motos usadas e semi novas sou de salvador e trabalho ja no ramo de vendas de motos mas sou funcionario de uma empresa e queria ter a minha propria loja. qual o passo inicial para entrar no negocio e nao tomar prejuizo?
    +1

  4. willyan joinville sc disse:

    Opa, quero abrir uma loja de motos nova e seminovas, mas não tenho capital, o que faço para abrir ? Como consigo o capital para começar a montar a loja?

  5. EVANGELISTA disse:

    Gostaria de expor para o mundo dos negócios o profissional que sou.

  6. Ednaldo rodrigues da silva disse:

    Gostaria da ajuda de algum amigo,é o seguinte: tenho um ponto comercial na avenida e movimento de motos é intenso,tenho o conhecimento teórico de administrar uma loja de motopeças, tenho um valor necessário para abrir este tipo de comércio, porém não tenho conhecimento de um mecânico de moto bom que faça o serviço (geral). Se algum amigo puder me ajudar em alguma sugestão, desde já, agradeço.E que Deus abençoe.

  7. Thiago disse:

    Gostaria de poder obter mais informações sobre o mercado de motos.. Ja trabalho no ramo e gostaria de poder estar abrindo a minha propria loja..

  8. Clarissa disse:

    Sou de Porto Alegre, tenho interesse em abrir uma loja de motos tb. Capital eu já tenho, gostaria de dicas de que já tem loja!

  9. Rodrigo disse:

    O capital inicial para montar uma loja de pequeno porte própria e uma loja franqueada fica em torno de quanto??

  10. magdiel disse:

    Estou querendo abrir uma loja q vende acessórios p motociclistas como capacete macacao etc…Só to com receio n entendo muito. Alguém pode me ajudar. Eu ja vendo, só q na minha casa que não é um ponto bom, por causa do movimento. Obrigado.

  11. vinicius disse:

    O negócio vai para frente com um amigo que tbm quer montar uma loja ?

  12. Ivete disse:

    Somos uma marca nova de motos e estamos em fase de crescimento. Estamos abrindo concessionárias em todo o Brasil, em especial no nordeste. Se tiverem interesse, gentileza entrar em contato para trocarmos informações.
    Obrigada.

  13. Ivete disse:

    Gentileza entrar em contato para que eu possa lhe dar maiores informações sobre abrir uma concessionária.

  14. Nilton Felix disse:

    Moro em Fortaleza-Ce, pretendo montar uma moto peças de pequeno porte, trabalho com vendas a 26 anos.Gostaria de obter informações sobre o capital inicial aproximado, quais peças que vendem mais etc.

  15. jocelino disse:

    Olá, hoje trabalho como técnico em enfermagem, mais sempre tive o sonho de ser dono do meu próprio nariz. Eu tenho vontade de mexer com mecânica de motos,ou vender acessórios pra motos como devo começar? Me de uma ajuda, uma ideia.

  16. rinaldo disse:

    Ivete, favor me passar seu contato

  17. Gabriel disse:

    estou feliz,que tem muitas pessoas que doam seu tempo para ajudar as outras,abrir uma empresa com o valor alto,você tem de saber que o risco sempre vai existir,mais tudo vai do seu talento em resolver seu negocio,pois você é seu chefe,então você vai cobrar de você mesmo pontualidade e etc,então pesquise,planeje,tenha certesa da sua decisão porque você passará muito tempo da sua vida na sua escolha então escolha bem.

  18. Plínio disse:

    tenho 40,000,00 da para começar com uma lojas de moto usa?

  19. regis disse:

    gostaria de saber quais as ferramentas pa abrir uma oficina de moto de pequeno porte

  20. rafael silveira disse:

    começe com oque tiver se tiver 5 mil 2 mil 3 mil pois po negocio é rentavel da lucro sim presumido e garantido nao de ouvidos as pessimistas pois o brasil caminha para o crescimento e o governo da apoio aos pequenos sou um e sei que do nada se faz tudo pois nao existe obstaculos intrasponiveis em sim falta de interesse e de atitude vai em frente e nao vai se arrepender

  21. anderson disse:

    Boa tarde,
    Poderiam me ajudar sobre um empreendedor iniciante? Quero e vou montar minha loja de Auto Peças e uma mecanica no futuro, alguem poderia me dar umas dicas entre valores do capital inicial bem como representantes para revender peças para reposição e tambem esportivas.
    Agradeço pelo Apoio!
    Obrigado.
    Abs.

  22. clodoildo disse:

    Bom eu sempre fui vendedor mas nunca vendi motos mas sempre intermediei algumas vendas pois tenho um escritorio de vendas de consorcios e quando apareceria algum cliente querndo comprar um carro ou uma moto eu indicava a uma loja e eu ganhava uma comisão. Mas agora quero abrir uma loja de moto mais populares pois são mais baratas e o giro deve ser mais rápido estou pensando em começar com umas dez motos e mudar meu escritório de vendas de consorcios para o mesmo local só naum tenho o ponto ainda. moro no PR e aqui tem inverno será que nesta época as vendas caem?estou no vaminho certo pois minha intenção é ter uma loja de carro um dia as motos seriam um começo pois o trabalho penso que é semelhante.

  23. rafael disse:

    ola,como faço pra montar uma loja de moto peças pequena o que eu devo fazer pra obeter peças e acessorios no preço acessives .

  24. ÉLITON disse:

    Boa tarde, moro em Bocaiúva do sul e informações d como montar uma loja d motos ou uma franquia da honra, tenho um ponto ótimo no centro da cidade. Tenho vasta esperiência comercial, mas estou sem capital, como vc pode me ajudar??? abraços

    ÉLITON JOSÉ

  25. Bento disse:

    Quero por gentileza informações de montar uma loja de peças para Moto. quis os contatos dos fornecedores?

  26. mik disse:

    ola.
    o fabricante de motos que eu procuro é de moto 4.obrigado.

  27. Christopher Moreira disse:

    Trabalho numa concessionária a 11 anos, no cargo de gerente de tecnologia, tenho como habby enduro/rally.
    Estou me desligando da empresa e tenho a pretenção de colocar uma loja/oficina de motos, trabalhando com motos de rua, mas o foco principal no off-road, pois aqui em Teresina o mercado está crescendo muito e poucas opções, sendo praticamente obrigado a comprar nos grandes centros.
    Sendo:
    - Loja de acessórios (equipamentos off road/rua)
    - Peças (off road/rua)
    - Oficina (sistema de gestão para gerenciamento de ordem de serviços, box para tipo de moto (rua e off road)

    Gostaria de saber informações sobre fornecedores e ferramentais. Além de outras informações de quem está a mais tempo no mercado, o Capital seria de R$ 50.000,00.
    De antimão agradeço…
    Sucesso a todos e fico aguardando informações…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

Curta O Novo Negócio!

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 410.552 Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

(Ou continue na dúvida...)