Loja de bijuterias

Por:

Loja de bijuteriasJá pensou em ter uma loja de bijuterias? Dá-se o nome de bijuterias as mercadorias que são produzidas com metais e pedras preciosas de baixo valor econômico que fazem anéis, brincos, correntes, pulseiras e outros produtos. Para o banho, usa-se latão, ouro, prata, níquel ou outros que tem características de envelhecerem com o tempo ou não.

Antigamente, as bijuterias eram enfeites utilizados por hippies pelo material pouco nobre e veio se adaptando ao longo do tempo até virarem acessórios de moda, passando a ser usados por pessoas da alta sociedade como sinônimo de requinte e sofisticação.

O negócio de loja de bijuterias pode ser feito individualmente por um empreendedor ou por uma sociedade. Cada alternativa tem seus pontos positivos e negativos, sendo a melhor escolha para a tomada de decisões, um negócio comandado por uma única pessoa.Por outro lado, a sociedade dá a condição de contribuição de várias pessoas para alcançar o sucesso da empresa e cabe ao empreendedor decidir se vai entrar no mundo de loja de bijuterias sozinho ou acompanhado de sócios.

Localização de uma loja de bijuterias

A localização é um ponto forte que deve ser levado em consideração na formação de qualquer tipo de empreendimento, principalmente os relacionados à moda. O empreendedor deve escolher um local que facilite o acesso das pessoas, que tenha um estacionamento para veículos, proximidade com serviços de transporte coletivo e outros.

É bom certificar que o local tenha uma boa segurança e público-alvo próximo, e para isso é necessário fazer pesquisas pela vizinhança através de moradores e comerciantes próximos.

Neste negócio em específico, o ideal é que a loja de bijuterias esteja em um local de grande movimentação de pessoas como galerias, shoppings, ruas principais com fluxo intenso de carros e pedestres e outros. É evidente que o público que frequenta os shoppings busca algo a mais nas bijuterias, requerendo que o empreendedor valorize as melhores peças e mais sofisticadas do que as peças de uma loja de rua.

Mercado de loja de bijuterias

Atualmente, cerca de 230 milhões de reais são ganhos por ano no mercado brasileiro de bijuterias. Incluem-se também os chapeados. Toda essa movimentação de verba se dá apenas pelo mercado formal, sendo o informal também um grande concorrente a loja de bijuterias.

Investimento inicial de uma loja de bijuterias

Uma loja de bijuterias precisa de um valor mínimo de capital para começar a atuar no mercado de trabalho. Cerca de R$20.000,00 reais é o valor necessário para um empreendimento de pequeno porte, incluindo a estrutura física da loja (reforma, móveis, decoração, acessórios, linha de telefone, etc.).

Para saber exatamente o investimento necessário, você deverá fazer um plano de negócios.

Com as facilidades que a legalização oferece hoje em dia, muitos ambulantes começaram a se legalizar e ter um comércio dentro das leis. O capital de giro (para estoque, custos fixos e mão de obra) também está incluso no valor relatado acima.

Dicas para uma loja de bijuterias

Deixar a loja de bijuterias parecida com uma joalheria é um método muito elegante de chamar a atenção do público. Isso se dará pela estrutura e decoração do espaço que tanto pode ser por um decorador profissional quanto pelo empreendedor que tenha noções na área. O importante é que o preço baixo seja evidenciado para que as pessoas tenham um incentivo a mais para entrarem e consumirem, afinal, estamos tratando de uma loja de bijuterias simples com um visual mais elegante.

Instalações de uma loja de bijuterias

Podemos considerar uma área de 10 m² suficiente para uma loja de bijuterias. Nela, o espaço deve ser muito bem adaptado e aproveitado para que sejam expostas nos balcões e vitrines as variedades dos produtos de destaque. É essencial que as vidraçarias estejam limpas e transparentes para a melhor visualização dos clientes. Se possível, deve-se incorporar luzes para dar destaque aos detalhes e valorizar o brilho das peças.

Para o conforto do cliente, podem-se colocar assentos, espelhos e ar condicionado no local. Assim, as pessoas se sentem melhor acolhidas e tem uma grande probabilidade de voltar ao local para fazer boas compras, principalmente se o preço estiver dentro de suas expectativas e o negócio oferecer melhores vantagens que a concorrência.

Informação Importante:

Pesquisas do IBGE e DIEESE confirmam que são mais bem sucedidos os empresários que fazem um planejamento ANTES de iniciar o próprio negócio. Clique aqui para descobrir como montar um negócio de sucesso.

Público de uma loja de bijuterias

Para saber detalhes sobre o perfil do público-alvo, o empreendedor deve conversar e fazer pesquisas na região em que pretende estabelecer o novo negócio. Assim, é possível saber em média a faixa etária das pessoas que passam por ali, sua situação econômica e financeira, sexo, preferências e costumes.

A loja de bijuterias pode ser considerada uma ideia de negócio com pouco investimento, ainda mais se você preferir por trabalhar em casa ou em uma pequena peça.

Nem sempre é fácil acertar e conseguir saber exatamente agradar as pessoas que chegam à loja de bijuterias a ponto de gerar um grande sucesso nas vendas logo de cara, mas é bom analisar os diversos pontos que a pesquisa pode oferecer para um sucesso de longo prazo.

As misturas de peças de determinados tipos de preços num mesmo estabelecimento pode não ser o ideal, pois o consumidor geralmente tem preferências por lojas que tenham a sua cara, ou seja, atendem suas solicitações e exibem o seu estilo.

Divulgação de uma loja de bijuterias 

As revistas de moda são uma boa alternativa para divulgação de uma loja de bijuterias. Isso porque nelas encontramos as roupas que estão associadas aos diversos acessórios, fazendo parte as bijuterias.

Seria bom que a loja de bijuterias atendesse o público sempre com as novidades e coleções que vêm chegando ao cenário da bijuteria, que estejam disponíveis para a compra na própria loja, através da internet. O método de divulgação torna-se bem mais econômico e atinge um grande número de pessoas.

Além disso, o empreendedor pode ficar a vontade para interagir com profissionais de marketing e formular novos métodos para chamar a atenção do público a conferir as novidades que a loja de bijuterias oferece.

A própria internet tem inúmeras facilidades e métodos para chegar ao cliente, compreende a forma menos custosa, na maioria das vezes. Divulgação em blogs de moda pode ser um bom negócio.

Perfil do empreendedor

Não necessariamente o empreendedor de uma loja de bijuterias deve ter conhecimento na preparação das bijuterias ou conhecer os materiais a fundo. Porém, a parte estética e custosa deve ser muito bem compreendida por ele.

Estudar as novas tendências, propor trocas de fornecedores e outras dinâmicas são parte do papel do empreendedor que quer levar seu negócio para o sucesso e, além disso, é muito importante que esteja aberto a novas opiniões de funcionários e clientes.

As mulheres têm uma facilidade a mais em relação a conhecimento em design em geral, além de profissionais formados em design de joias e outras pessoas que estejam no mercado de bijuterias e se interessem pelo assunto.

Fornecedores de uma loja de bijuterias

É essencial que a compra de bijuterias para revenda esteja dentro dos parâmetros estéticos mais adequados da estação. O empreendedor tem a necessidade de escolher os produtos mais pedidos pelas mulheres, as novidades que estão fazendo sucesso em outros lugares e as peças clássicas que fazem sucesso, independente da época.

Semanalmente ou mensalmente, é bom fazer trocas de produtos para atender os clientes com as melhores novidades do cenário de joias. Leve sempre em consideração ao escolher fornecedores os que ofereçam entrega rápida e bons preços para a loja de bijuterias.

Gostou do post? Participe e comente!

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!


FIQUE ATUALIZADO!
Gostou do Artigo? Receba Nosso Melhor Conteúdo Diretamente No Seu E-mail!


3 comentários sobre “Loja de bijuterias
  1. Rosi mattos disse:

    vou abrir uma loja de bijux e preciso de auxilio,obrigada

  2. Júnia disse:

    Gostaria de montar uma pequena loja ajude me.

  3. jose admilson gusmao soares disse:

    me ajude a montar uma lojinha de bijuterias . Eu quero começar do zero e alcançar boas vendas. Eu vejo como um bom negocio.
    Jose admilson.
    Obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

Curta O Novo Negócio!

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 410.552 Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

(Ou continue na dúvida...)

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

...uma destas ideias poderá ser o SEU FUTURO NEGÓCIO!

Faça Como 410.552 Empreendedores... OU Continue Na Dúvida!