Como montar uma vidraçaria

Por:

Como montar uma vidraçariaVeja a seguir como montar uma vidraçaria e fazer dela um empreendimento lucrativo. O vidro hoje em dia é um dos artigos mais usados para residências, ambientes comerciais e empresas. Seu uso é bem variado: prateleiras, tampos de mesa, janelas, portas, entre outros. Pode ser usado como um simples artigo para complementar a decoração, mas pode também ser usado para uso básico e personalizado, como o cliente desejar. O fato é que o vidro é um artigo que tem boa saída de mercado e por isso, as vidraçarias vêm ganhando cada vez mais espaço como alternativa de novo negócio e se tornando uma boa forma de empreendimento.

Montar uma vidraçaria não exige nem grande espaço nem um grande investimento se comparado a outros ramos de negócio. O empreendedor precisa apenas ter cuidado para ter um bom serviço e assim garantir uma boa carta de clientes. É preciso ser especialista no setor e conhecer a matéria-prima, caso contrário, o empreendimento pode gerar perda de valor por ficar na margem do serviço de qualidade mediana, e poderá ser esmagado facilmente pela concorrência, que não é baixa, mas também não é das mais altas, pois exige muito conhecimento para entrar neste ramo de negócio.

Antes de montar uma vidraçaria, o ideal é que o empreendedor faça um plano de negócios detalhado e um curso voltado especificamente para este setor. É de extrema importância ainda fazer uma pesquisa de mercado com a concorrência antes de estipular o valor do serviço para não entrar em confronto direto nem por cobrar tão caro e nem por cobrar tão barato. Outro conhecimento que não pode faltar é quanto aos diferentes tipos de vidro do mercado, para poder saber como cobrar e como orientar os funcionários para atender adequadamente aos clientes.

As vidraçarias são um dos tipos de empreendimento extremamente ligados à decoração e por isso, a necessidade de um conhecimento sólido dos funcionários e do próprio empresário. Muitos dos clientes são decoradores, que optam por usar o material em janelas, em box para banheiros e principalmente, em portas para terraço ou ainda entusiastas que querem decorar seu próprio espaço com o uso da matéria-prima. Para atuar com tais produtos, é preciso ter conhecimento de qual o material ideal e o que cada item traz de vantagem e desvantagem para os clientes. Uma dica é que algumas vidraçarias vêm investindo em ter um design de interior em seu quadro de funcionários, para dar uma maior assistência no serviço, mas apenas se tiver capital para investir na contratação de tal profissional.

Concorrência

Este é um modelo de negócio que não é dos mais concorridos. Na maioria das grandes cidades não há mais que 20 vidraçarias próximas e geralmente estas são localizadas em locais próximos como referência para direcionar a busca do cliente. É um mercado com boa procura e por isso, sempre há espaço para um novo empreendedor, desde que os serviços sejam iguais ou superiores à qualidade dos já oferecidos no momento.

De fato, não é ideal montar qualquer que seja a loja se não for oferecer um bom serviço, pois estará assim assinando junto a sua abertura a data de fechamento. Caso não tenha condições de estudar para oferecer um bom serviço, o ideal é não enveredar para o ramo para não lhe causar constrangimento e gastos desnecessários.

Informação Importante:

Pesquisas do IBGE e DIEESE confirmam que são mais bem sucedidos os empresários que fazem um planejamento ANTES de iniciar o próprio negócio. Clique aqui para descobrir como montar um negócio de sucesso.

Localização ideal para a vidraçaria

O local que poderia ser considerado ideal para montar uma vidraçaria seria em pontos com grande circulação de pessoal e fácil acesso, bem como com espaço para estacionamento na loja ou em ruas paralelas, uma vez que o produto exige transporte de carro. Não há problemas em estar localizado em um bairro residencial, desde que seja em uma rua movimentada ou avenida para fácil acesso da clientela.

A vantagem de estar localizado em um bairro fora do núcleo comercial é o valor do espaço, seja para compra ou aluguel. Tenha em mente que é seu cliente que busca o serviço seja ele onde for, o que pode ser em outra cidade, caso o deslocamento valha a pena e por isso, pode-se com certeza optar por transformar uma grande casa residencial em uma vidraçaria e aproveitar um bom preço de um ponto comercial para repasse. A maioria das pessoas que procura por uma vidraçaria, muitas vezes, vai por indicação ou por busca em lista telefônica. Assim, a localização não é um dos itens mais importantes a serem avaliados.

Estrutura básica para montar uma vidraçaria

O espaço para montar uma vidraçaria deve contar com ao menos 60 metros quadrados apenas para a fabricação das peças, sendo o local reservado para o administrativo em uma sala à parte. É preciso ter uma área para acoplar maquinário pesado, que são mesas de corte de vidro, lixadeira, bem como estoque das peças inteiras de fabricação que irão levar o corte e exigem espaço pelo seu comprimento.

Contando com todo o maquinário e objetos de escritório necessários para montar uma vidraçaria, o seu investimento inicial para este modelo de empreendimento pode girar em torno de R$ 40 mil, contando já com os vidros comprados em peças para dar início à produção. O capital de giro estimado para uma vidraçaria seria de R$ 15 mil, com prospecção de retorno do capital inicial investido em uma média de 15 meses a dois anos.

Número de funcionários de uma vidraçaria

Nem sempre uma grande quantidade é sinônimo de qualidade. O ideal é que se tenha em uma vidraçaria quatro funcionários com entendimento no assunto e atuação ampla na empresa, contando que será apenas você o gerente e administrador do negócio. Esse número deve ser lembrado para que sempre que se planeje o número de encomendas mensais, lembre-se que o seu quadro de funcionários pode não comportar uma grande demanda. Caso precise de mais pessoas, contrate funcionários temporários e efetive apenas se o número de encomendas aumentar consideravelmente.

Como divulgar uma vidraçaria

São boas fontes para atrair clientes, as mídia de divulgação em fachadas de loja com telefone para contato, principalmente, se for localizada em avenida movimentada. O que não pode faltar é estar na lista telefônica local, ainda uma grande fonte de consulta na contratação de empresas para este serviço. Um site é de boa ajuda, bem como estar em listas de contatos virtuais.

Quer montar uma vidraçaria? Deixe seu comentário sobre o artigo.

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!



FIQUE ATUALIZADO!
Gostou do Artigo? Receba Nosso Melhor Conteúdo Diretamente No Seu E-mail!

18 comentários sobre “Como montar uma vidraçaria
  1. Lucas Ribeiro disse:

    Na realidade eu sou autonomo e preciso ter nota fiscal de serviço prestado,e meu desejo é de montar um sos (manutenção) pois é dificil encontrar manutenção em qualquer cidade.Minha dificuldade é de como montar um sos pois não quero ter empregados,apenas uma secretaria para atender clientes e telefone.

    • arthur disse:

      Bom, eu tenho esta mesma ideia, trabalho para uma vidraçaria, queria mexer com manuntenção apenas nos finais de semana pelo fato de faltarem pessoas que queiram mexer com manutenção.Vc mexe só com SOS? Está dando certo ?

  2. Vidraçaria Trindade disse:

    Muito Legal! Gostei Mesmo!

  3. Francisco disse:

    Estou iniciando minha vidraçaria e o artigo me ajudo bastante, valeu!

  4. vidraçaria itaipu "cezar" disse:

    Estou no ramo há quatro anos, tenho quatro funcionários, estou indo bem.

  5. rejane mozzer disse:

    sou de vila velha e gostaria de saber onde posso fazer o curso, espero contato, desde ja obrigada……….

  6. celso hjenrique disse:

    Moro no interior e observei que temos aqui apenas duas vidraçarias e uma demanta enorme e também que não estão dando conta dessa demanda. Gostaria muito de entrar nesse ramo, mas não tenho experiência. Como devo preparar-me para essa atividade?

    • Cristiano disse:

      Celso, tente primeiramente entrar como funcionário de uma empresa do setor. Mesmo que o salário seja baixo como aprendiz, considere que para aprender temos que pagar. Absorva o máximo que conseguir, tenha contato com o produto e vale até mesmo para saber se valerá a pena. Sou profissional do ramo desde 2002 e iniciei como um simples ajudante, limpando massa de vidro agarrada ao piso. Hoje tenho uma empresa que atende grandes construtoras do Estado de Minas Gerais. Mas lembre-se: “A persistência é o caminho do êxito”. Boa sorte!

  7. wellyngton da silva sá disse:

    tenho 10 anos que trabalho no ramo de vidro e esquadrilha quero montar meu proprio negocio ….
    mais tenho receio de nao dar serto…
    mais vou tentar….por q meus parceiros que trabalhou com migo colocou e deu serto…

  8. alexandre mell disse:

    preciso muito da ajuda de voces

  9. monica aguiar disse:

    gostaria de saber alguns fornecedores de produtos para vidraceiros com valores mais em conta , ou seja, fabricantes. onde posso encontrar?

  10. Ailton Alves disse:

    Site ainda nã construido… mas estou pesquisando para abrir o negócio, as informações que li é de grande importancia para que ainda não tem grande conhecimento no produto.

    obrigado

  11. jeferson disse:

    boa noite gostaria de saber mais como montar a empresa de vidros.

  12. REGINALDO SOUSA disse:

    Estou querendo monta uma vidraçaria,e gostei muito das dicas.

  13. marcos rodrigues disse:

    gostaria muito de montar uma vidraçaria tem nocao de como funciona ate porque na empresa onde trabalha tem um vidracaria porem tem atençao o suficiente portanto queria me aperfeiçoar no mercado.

  14. Saul disse:

    Muito boa matéria.

    Agora ficou a dúvida, com apenas este investimento, existe a possibilidade de comprar todo maquinário necessário para produção e acabamento final?

    Obrigado

  15. igor silva disse:

    eu trabalho nesse ramo a 20 anos ,sou colaborador de uma empresa ,tenho muita experiência em instalação , compras e vendas de mercadorias ligadas a esse mercado . gostaria de abrir meu próprio negocio ,o que fazer?
    aguardo uma opinião
    obrigado

  16. valdeir da silva disse:

    queria abrir uma vidraçaria e não tenho experiência no ramo.Qual o primeiro passo a tomar para abrir meu negócio? Funcionario com experiencia eu tenho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

DIGITE SEU

E-MAIL PARA RECEBER

740
IDEIAS
DE NEGÓCIOS

GRÁTIS Para Cada Visitante

Como montar uma cozinha industrial

Como montar uma cozinha industrial

A cozinha industrial é útil em diversos ramos de negócios, desde ...
Como montar uma empresa de digitalização de documentos

Como montar uma empresa de digitalização de documentos

Com o avanço da tecnologia e da Internet, é cada mais comum o uso...
Como montar uma empresa de silk screen e serigrafia

Como montar uma empresa de silk screen e serigrafia

Todo empreendimento que tenha alguma relação com brindes pode ser...

Curta O Novo Negócio!

A importância de um plano de negócios

A importância de um plano de negócios

Todo bom consultor empresarial, quando está ajudando um novo empr...
50 Ideias de Negócios Para Cidades Acima de 500 Mil Habitantes

50 Ideias de Negócios Para Cidades Acima de 500 Mil Habitantes

A cidade escolhida para investir suas ideias de negócio é um dos...
5 Dicas de Ouro Sobre Empreendedorismo Que Eu Uso

5 Dicas de Ouro Sobre Empreendedorismo Que Eu Uso

Segundo números do IBGE 44% dos brasileiros sonham em ter seu pró...
50 idéias de negócios para abrir com pouco dinheiro

50 idéias de negócios para abrir com pouco dinheiro

Portanto, a primeira coisa a ser feita é pesquisar que tipo de ne...
20 fachadas de lojas para você se inspirar

20 fachadas de lojas para você se inspirar

Para que uma loja seja bem sucedida é necessário que ela atenda ...

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 410.552 Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

(Ou continue na dúvida...)