Como Montar Uma Vidraçaria

Como montar uma vidraçaria
Como montar uma vidraçaria.

Veja a seguir como montar uma vidraçaria e fazer dela um empreendimento lucrativo. O vidro hoje em dia é um dos artigos mais usados para residências, ambientes comerciais e empresas. Seu uso é bem variado: prateleiras, tampos de mesa, janelas, portas, entre outros. Pode ser usado como um simples artigo para complementar a decoração, mas pode também ser usado para uso básico e personalizado, como o cliente desejar. O fato é que o vidro é um artigo que tem boa saída de mercado e por isso, as vidraçarias vêm ganhando cada vez mais espaço como alternativa de novo negócio e se tornando uma boa forma de empreendimento.

Montar uma vidraçaria não exige nem grande espaço nem um grande investimento se comparado a outros ramos de negócio. O empreendedor precisa apenas ter cuidado para ter um bom serviço e assim garantir uma boa carta de clientes. É preciso ser especialista no setor e conhecer a matéria-prima, caso contrário, o empreendimento pode gerar perda de valor por ficar na margem do serviço de qualidade mediana, e poderá ser esmagado facilmente pela concorrência, que não é baixa, mas também não é das mais altas, pois exige muito conhecimento para entrar neste ramo de negócio.

Antes de montar uma vidraçaria, o ideal é que o empreendedor faça um plano de negócios detalhado e um curso voltado especificamente para este setor. É de extrema importância ainda fazer uma pesquisa de mercado com a concorrência antes de estipular o valor do serviço para não entrar em confronto direto nem por cobrar tão caro e nem por cobrar tão barato. Outro conhecimento que não pode faltar é quanto aos diferentes tipos de vidro do mercado, para poder saber como cobrar e como orientar os funcionários para atender adequadamente aos clientes.

As vidraçarias são um dos tipos de empreendimento extremamente ligados à decoração e por isso, a necessidade de um conhecimento sólido dos funcionários e do próprio empresário. Muitos dos clientes são decoradores, que optam por usar o material em janelas, em box para banheiros e principalmente, em portas para terraço ou ainda entusiastas que querem decorar seu próprio espaço com o uso da matéria-prima. Para atuar com tais produtos, é preciso ter conhecimento de qual o material ideal e o que cada item traz de vantagem e desvantagem para os clientes. Uma dica é que algumas vidraçarias vêm investindo em ter um design de interior em seu quadro de funcionários, para dar uma maior assistência no serviço, mas apenas se tiver capital para investir na contratação de tal profissional.

Concorrência

Este é um modelo de negócio que não é dos mais concorridos. Na maioria das grandes cidades não há mais que 20 vidraçarias próximas e geralmente estas são localizadas em locais próximos como referência para direcionar a busca do cliente. É um mercado com boa procura e por isso, sempre há espaço para um novo empreendedor, desde que os serviços sejam iguais ou superiores à qualidade dos já oferecidos no momento.

De fato, não é ideal montar qualquer que seja a loja se não for oferecer um bom serviço, pois estará assim assinando junto a sua abertura a data de fechamento. Caso não tenha condições de estudar para oferecer um bom serviço, o ideal é não enveredar para o ramo para não lhe causar constrangimento e gastos desnecessários.

Localização ideal para a vidraçaria

O local que poderia ser considerado ideal para montar uma vidraçaria seria em pontos com grande circulação de pessoal e fácil acesso, bem como com espaço para estacionamento na loja ou em ruas paralelas, uma vez que o produto exige transporte de carro. Não há problemas em estar localizado em um bairro residencial, desde que seja em uma rua movimentada ou avenida para fácil acesso da clientela.

A vantagem de estar localizado em um bairro fora do núcleo comercial é o valor do espaço, seja para compra ou aluguel. Tenha em mente que é seu cliente que busca o serviço seja ele onde for, o que pode ser em outra cidade, caso o deslocamento valha a pena e por isso, pode-se com certeza optar por transformar uma grande casa residencial em uma vidraçaria e aproveitar um bom preço de um ponto comercial para repasse. A maioria das pessoas que procura por uma vidraçaria, muitas vezes, vai por indicação ou por busca em lista telefônica. Assim, a localização não é um dos itens mais importantes a serem avaliados.

Estrutura básica para montar uma vidraçaria

O espaço para montar uma vidraçaria deve contar com ao menos 60 metros quadrados apenas para a fabricação das peças, sendo o local reservado para o administrativo em uma sala à parte. É preciso ter uma área para acoplar maquinário pesado, que são mesas de corte de vidro, lixadeira, bem como estoque das peças inteiras de fabricação que irão levar o corte e exigem espaço pelo seu comprimento.

Contando com todo o maquinário e objetos de escritório necessários para montar uma vidraçaria, o seu investimento inicial para este modelo de empreendimento pode girar em torno de R$ 40 mil, contando já com os vidros comprados em peças para dar início à produção. O capital de giro estimado para uma vidraçaria seria de R$ 15 mil, com prospecção de retorno do capital inicial investido em uma média de 15 meses a dois anos.

Número de funcionários de uma vidraçaria

Nem sempre uma grande quantidade é sinônimo de qualidade. O ideal é que se tenha em uma vidraçaria quatro funcionários com entendimento no assunto e atuação ampla na empresa, contando que será apenas você o gerente e administrador do negócio. Esse número deve ser lembrado para que sempre que se planeje o número de encomendas mensais, lembre-se que o seu quadro de funcionários pode não comportar uma grande demanda. Caso precise de mais pessoas, contrate funcionários temporários e efetive apenas se o número de encomendas aumentar consideravelmente.

Como divulgar uma vidraçaria

São boas fontes para atrair clientes, as mídia de divulgação em fachadas de loja com telefone para contato, principalmente, se for localizada em avenida movimentada. O que não pode faltar é estar na lista telefônica local, ainda uma grande fonte de consulta na contratação de empresas para este serviço. Um site é de boa ajuda, bem como estar em listas de contatos virtuais.

Quer montar uma vidraçaria? Deixe seu comentário sobre o artigo.

5.00 avg. rating (88% score) - 1 vote

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

64 COMENTÁRIOS

  1. Na realidade eu sou autonomo e preciso ter nota fiscal de serviço prestado,e meu desejo é de montar um sos (manutenção) pois é dificil encontrar manutenção em qualquer cidade.Minha dificuldade é de como montar um sos pois não quero ter empregados,apenas uma secretaria para atender clientes e telefone.

    • Bom, eu tenho esta mesma ideia, trabalho para uma vidraçaria, queria mexer com manuntenção apenas nos finais de semana pelo fato de faltarem pessoas que queiram mexer com manutenção.Vc mexe só com SOS? Está dando certo ?

      • Você trabalha em vidraçaria? gostaria de saber se é um bom negocio, gostaria de abrir uma em minha cidade.Já tem algumas vidraçaria mas mesmo assim gostaria de abrir uma. O que você acha? Será um bom negocio?

    • Cesar, boa tarde!
      estou pretendo abrir uma vidraçaria, é bom negocio? O ponto e próprio. Dá para fazer uma boa retirada (pró-labore).
      Cobre bem as despesas? Gostaria da sua opinião. No aguardo

      Gilvan meireles

  2. Moro no interior e observei que temos aqui apenas duas vidraçarias e uma demanta enorme e também que não estão dando conta dessa demanda. Gostaria muito de entrar nesse ramo, mas não tenho experiência. Como devo preparar-me para essa atividade?

    • Celso, tente primeiramente entrar como funcionário de uma empresa do setor. Mesmo que o salário seja baixo como aprendiz, considere que para aprender temos que pagar. Absorva o máximo que conseguir, tenha contato com o produto e vale até mesmo para saber se valerá a pena. Sou profissional do ramo desde 2002 e iniciei como um simples ajudante, limpando massa de vidro agarrada ao piso. Hoje tenho uma empresa que atende grandes construtoras do Estado de Minas Gerais. Mas lembre-se: “A persistência é o caminho do êxito”. Boa sorte!

  3. tenho 10 anos que trabalho no ramo de vidro e esquadrilha quero montar meu proprio negocio ….
    mais tenho receio de nao dar serto…
    mais vou tentar….por q meus parceiros que trabalhou com migo colocou e deu serto…

  4. Site ainda nã construido… mas estou pesquisando para abrir o negócio, as informações que li é de grande importancia para que ainda não tem grande conhecimento no produto.

    obrigado

  5. gostaria muito de montar uma vidraçaria tem nocao de como funciona ate porque na empresa onde trabalha tem um vidracaria porem tem atençao o suficiente portanto queria me aperfeiçoar no mercado.

  6. Muito boa matéria.

    Agora ficou a dúvida, com apenas este investimento, existe a possibilidade de comprar todo maquinário necessário para produção e acabamento final?

    Obrigado

  7. eu trabalho nesse ramo a 20 anos ,sou colaborador de uma empresa ,tenho muita experiência em instalação , compras e vendas de mercadorias ligadas a esse mercado . gostaria de abrir meu próprio negocio ,o que fazer?
    aguardo uma opinião
    obrigado

  8. gostaria de saber de alguns fornecedores de produtos para vidros ,fabricantes se alguém souber me avise por favor DEUS ABENÇOE TODOS VOCÊS!!

  9. Estou no ramo de vidro desde 2002 e minha projeção é de montar uma vidraçaria, mas não quero montar em São Paulo onde moro, visitei Minas Gerais e gostei muito do que vi, como esta o mercado ? e parabéns pelo o artigo. aguardo sua orientação, obrigado.

  10. Boa tarde gostaria de saber como montar uma vidraçaria qual seria o valor do maquinário e quais maquinário seriam também preciso saber onde eu encontro um lugar que eu possa fazer um curso de vidraceiro muito obrigado aguardarei o retorno

  11. ha 13 anos trabalho no ramo, e não esta sendo nada facil, pois estou tendo uma dificuldade muito grande em encontrar profissionais no ramo de vidro,como instalador, medidor e vendedor… e mesmo assim esta a concorrencia esta acirrada, ate mesmo pelos nossos fornecedores, fico ate com vontade de mudar de ramo.

  12. Olá , Tenho 16 anos e ja trabalhei 2 anos em vidraçaria , ja sei o basico , tenhu mas 2 irmão que tambem ja trabalharão media de um ano em vidraçaria .. Meu pai está querendo abrir uma vidraçaria para nós , sera que adianta mete a cara assim sem saber tudo sobre esse ramo ?

  13. BOA TARDE A TDS… JA TRABALHEI EM UMA EMPRESA DE VIDROS.GOSTARIA MUITO DE SABER AONDE AONDE FAZER O CURSO DE VIDRAÇEIRO.MORO NA REGIAO DE PARELHEIROS

  14. Tenho uma vidraçaria em brasilia, e garanto que a dor de cabeça maior é mão de obra, além de passar muita raiva com fornecedor. Por tanto pense bem pois o rala é grande!

  15. Ola! Eu trabalho com vidros a 5 anos e tenho muita
    Esperiencia no ramo do temperado; gostaria de saber
    quanto no maximo preciso pra abrir meu proprio negocio,
    sendo que ja tenho meus fornecedores, tanto de viros, quanto
    de acessórios? Aguardo um retorno, obrigado…

  16. Olá .

    Sou recém formado em mkt, e trabalho no ramo de vidraçaria a algum tempo como auxiliar adm, lhe dando diretamente com os clientes, com os fornecedores, e com preços. sempre tive em mente abrir meu próprio negocio, só tinha duvida em qual ramo, acho que encontrei, mais tenho alguns receios, porém intendo pouco de instalações, ferragens e medidas que as ferragens devem conter para se fazer pedidos. alguém pode me dar uma ajuda ?

    att.

  17. Através de alguns comentário venho vos dizer que trabalho no ramo a mais de 15 anos trabalho com vidros comuns e temperados etc. Só que trabalho pros outros numa firma e por isso não quero mais trabalha pra ninguém a não ser pra mim mesmo e quero montar meu próprio negocio.

  18. Boa Tarde!!!
    Tenho uma Vidraçaria, isto ajuda mesmo!
    O que nós empreendedores temos que ficar esperto são, os nosso funcionários, tenho uma caso aqui na empresa onde ele pensa que é mais esperto que nós, pegando cliente nosso.
    Fica a dica, sempre aprendiz, porque os que sabem querem te passar para atras.
    Ai é difícil montar uma vidraçaria e mantela.

  19. Estou querendo abrir uma vidraçaria mas não tenho nenhuma experiencia tenho um bom espaço para trabalhar e não vou pagar aluguel e gostaria de fazer um curso preparatório para começar meu próprio negocio .

  20. Alguém sugere eu, sistema que esse funcional para o seguimento de vidraçaria….estou iniciando as atividades de vidraçaria e preciso ajustar essa necessidade…obrigado…

  21. queria abrir uma vidraçaria e não tenho experiência no ramo.Qual o primeiro passo a tomar para abrir meu negócio? Funcionario com experiencia eu tenho.

  22. Tenho uma vidraçaria em Natal, RN, e desejo vender toda a empresa.
    Preciso viajar e como estou sozinho no negócio tenho que vender.
    a quem interessar.
    aguardo contato.

    independente do Estado posso mandar os materiais por transportadora.

  23. Nossa esses dias meu tio não esta consegui do pegar serviços de vidraçaria e ele tem sua vidraçaria divulgada na lista telefônica, o que fazer nestes casos?

  24. Boa tarde !

    Tenho um parceiro, para começar um Sos. Minha pergunta é como começar, alguém teria uma planilha ou uma lista dos itens iniciais para que eu possa começar o negócio.Tenho experiência em vendas, porém nunca atuei no ramo. Esse meu parceiro é um cara experiente, ou seja entrarei com parte do patrimônio e conhecimento em vendas e o que eu for adquirindo durante a nossa convivência. Como expliquei antes, não sou do ramo e gostaria muito de uma ajuda.

    Desde já agradeço a atenção.

  25. Eu sou mulher e estou trabalhando a pouco tempo em uma vidraçaria mais gostaria de montar a minha me enterecei pelo fato de eu quere satisfazer o meu clientes pois aqui em algunas e complicado isso sei de poucas coisas mais estou me esforçando pra apreender mais

  26. Estou no ramo a oito anos agora vou abrir o meu negócio gostaria de saber opinião em como começar já tenho o espaço pra trabalhar.

  27. O ramo e muito bom pra quem tem paciência e perseverança pois todo inicio e sofrido eu comecei com três mil reais e hoje já consegui compra o ponto qui era alugado depois de cinco anos de trabalho duro e dedicação

  28. Olá pessoal estou no ramo do vidro a 3 anos em uma empresa e gostei muito da área estou afim de abrir meu próprio negócio mais tenho receio de sair do certo e ir arrisca trabalha r por conta amo oque faço serviço de qualidade forneço para a empresa qual estou só preciso de coragem pra sair e vê oque da!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here