Como Abrir Uma Fábrica de Brinquedos de Madeira

Como abrir uma fábrica de brinquedos de madeira
Como abrir uma fábrica de brinquedos de madeira.

A indústria de brinquedos é um setor bem concorrido, mas os brinquedos de madeira ainda encontram espaço no mercado por estarem alinhados ao encantamento infantil que continua com os mesmos sonhos e valores. Veja dicas para abrir uma fábrica de brinquedos de madeira.

Estes brinquedos concorrem diretamente com jogos eletrônicos e brinquedos com maior tecnologia, mas é preciso lembrar que os brinquedos de madeira promovem imaginação, criatividade e desenvolvimento da Inteligência.

Mercado de uma fábrica de brinquedos de madeira

Os brinquedos de madeira exigem dos empresários uma produção voltada para a criatividade dos produtos, habilidades manuais e domínio das técnicas para a produção de produtos com ótimo acabamento, design, variabilidade de produtos e todos esses requisitos que fazem com que a fábrica de brinquedos de madeira se torne competitiva no mercado.

Apesar de a produção exigir na maior parte do tempo habilidades manuais e criatividade artesanal, ela exige domínio de técnicas, qualificação constante de acordo com as tendências de mercado e pesquisas sobre o que oferecer para os consumidores.

Os investimentos operacionais para produzir produtos não são altos e não exige equipamentos sofisticados sendo que, de início, a fábrica de brinquedos de madeira não poderá negligenciar os investimentos com pesquisas de mercado a fim de detectar nichos de mercado, público-alvo, estratégias de divulgação e de vendas e outras pesquisas que avaliarão oportunidades e ameaças do mercado.

Concorrência da fábrica de brinquedos de madeira

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Os brinquedos de madeira estão inseridos no mercado de brinquedos como um todo. Isso quer dizer que concorrerá com grandes empresas de brinquedos produzidos com plásticos, brinquedos que utilizam tecnologia e por isso, os brinquedos de madeira também devem oferecer variabilidade e flexibilidade de usos, ou seja, os brinquedos devem ser atuantes e proporcionar a interatividade das crianças.

Um exemplo disso são as bicicletas de brinquedos que rodam com a ajuda das crianças, os carrinhos, ursos que sinalizam horas e etc.

Para concorrer os brinquedos de madeira deve considerar suas vantagens como: a raridade em se encontrar no mercado brinquedos de madeira que sejam originais, que remote peças clássicas, que apresentem qualidade no acabamento e outras vantagens que esse produto possui.

Analisadas todas as vantagens, a próxima etapa é analisar os pontos fracos da fábrica de brinquedos de madeira, detectando-os o quanto antes a fim de corrigir os erros para concorrer melhor no mercado.

Localização da fábrica de brinquedos de madeira

As empresas fabricantes que são recentes acabam dependendo da estrutura existente na região que demanda matéria-prima, mão de obra qualificada e oportunidades para distribuição de produtos.

Portanto, é necessário avaliar se a região oferece possibilidades comerciais e estrutura mercadológica.

Consumidores da fábrica de brinquedos de madeira

O público-alvo para brinquedos de madeira são as crianças, sendo que esse público é um dos que têm mais poder de decisão nas compras e por isso tantos produtos se alinham às necessidades e gostos infantis e, com os brinquedos de madeira, isso não é diferente.

Por isso se faz necessário pesquisas sobre comportamento do consumidor núcleo. Com esta pesquisa tão importante, é possível estruturar a produção com requerimentos de variedade de produtos, qualidade e lançamentos.

Análise SWOT da fábrica de brinquedos de madeira

A análise de mercado realizada na fábrica de brinquedos de madeira deve analisar fatores além dos previsíveis que a escolha da localização, concorrência e potencial consumidor.

A empresa deve se preocupar também com a viabilidade técnica e econômica para se desenvolver e crescer. Para isso, deve organizar um mapa, que é uma técnica simples de análise de mercado e que busca a detecção de informações sobre os pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças que fazem parte da realidade interna e externa da empresa.

Analisando os pontos fortes internos da empresa, podem ser verificados fatores como sustentabilidade na produção, capacidade de reduzir custos, capacidade produtiva e qualidade na produção.

Os pontos fracos podem ser: deficiência na capacidade produtiva, adequação da qualidade requerida no mercado e encontrada nos produtos, matérias-primas de boa qualidade, fornecimento pontual e constante e outros fatores.

As ameaças encontradas pela fábrica de brinquedos de madeira podem ser concorrência, novas tendências de brinquedos de madeira que não foram acompanhadas pela fábrica, design pouco competitivo, custos com produção e preço final não muito competitivo.

As oportunidades para o setor de brinquedos de madeira são a realização de negócios com clientes que sempre demandam estes produtos como escolas, hospitais infantis, creches e lojas especializadas.

Processo produtivo da fábrica de brinquedos de madeira

A matéria-prima utilizada na produção dos brinquedos de madeira são as seguintes: madeiras dos tipos pinho, compensado ou eucalipto; cola para madeira; tinta própria para madeira; lixa; parafusos e pregos.

Para desenvolvimento da produção a fábrica precisará das ferramentas: Topia, Serra de Fita Vertical, Torno Horizontal, Bancada, Formão, Grosna, Serrote, Arco de Serra e Plaina Manual.

Fluxograma de produção da fábrica de brinquedos de madeira

A madeira utilizada já foi previamente selecionada com critérios de resistência tanto ao calor quanto pela umidade. A próxima etapa é o armazenamento e separação da madeira que será usada e que aguardará no depósito. Ela deve ser protegida contra insetos, ação do clima e deve-se evitar que a madeira empene ou crie rachaduras. Para isso é necessário técnicas de armazenamento ideais.

O processo produtivo para a fábrica de brinquedos de madeira obedece ao esquema:

Fabricação de peças que são planas↔ corte de chapas de madeira ↔fabricação de peças cilíndricas ↔furos em peças de madeira ↔lixamento e rebarbando ↔pintura.

A pintura é um processo que poderá ser realizado de forma artesanal ou industrial. As técnicas artesanais de pintura podem ser realizadas por emulsão, pincel, rolo ou espumas e silk screen.

A pintura industrial é aquela utilizada com compressor de ar para pulverização da tinta.

Qualidade na fábrica de brinquedos de madeira

Os brinquedos de madeira também passam por testes prévios para obter a certificação do Inmetro. A vantagem de oferecer brinquedos com a certificação de qualidade e segurança do Inmetro é que o produto se torna mais competitivo.

Os testes realizados podem ser efetuados em laboratórios conjuntos. A RBC  -Rede Brasileira de Calibração possui uma lista de laboratórios creditados pelo Inmetro.

Os critérios de qualidade e segurança aceitos pelo Inmetro e que tornam o brinquedo de madeira um produto de qualidade são os seguintes: análise física do material utilizado e da embalagem, flexibilidade, tração em brinquedos para proteção, estabilidade, avisos de cuidado nos rótulos por ocasião de peças pequenas e partes cortantes, entre outros critérios.

Como em qualquer processo produtivo, a fábrica de brinquedos de madeira deve ter adequação, normalização e qualidade nos processos.

Uma das ferramentas que cabe perfeitamente no sistema de produção de brinquedos de madeira são as folhas de verificação. Com o auxílio dessa ferramenta é possível verificar: a correta distribuição do processo de produção, verificação de itens defeituosos, causas dos defeitos e outros.

2.50 avg. rating (59% score) - 2 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

2 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia!
    Gostei muito do que li,são informaçãoes muito valiosas, se todos os empreendedores estudasem mais antes de abrir um negocios, não teriamos tantas empresas fechando em tão pouco tempo.
    Gostaria de receber informações sobre a abertura de uma loja de bijouterias.

  2. esses brinquedos feitos de madeiras são uma obra muito cautelosa e criativa dependente do seu criador que encanta muitas crianças… e meu nome e henrique soares estou planejando em fazer uma empressa constituida nesses brinquedos feitos de madeiras ja estou investindo nisso fiz alguns carros mas como nao da para mostrar então gostaria de umas dicas para começar a investir nesse ramo.

DEIXE UMA RESPOSTA