Como Abrir Uma Agência de Agroturismo

Como Abrir Uma Agência de Agroturismo
Como Abrir Uma Agência de Agroturismo

Fumaça, trânsito engarrafo, estresse do dia a dia, muito trabalho a ser feito e tempo zero para o descanso e lazer. Esse cenário não é muito estranho para aqueles que vivem nas grandes cidades e que estão cansados desse ritmo louco de vida. Por conta disso, existe um contraponto que pode ser o recanto daqueles que querem um pouco de paz: o agroturismo.

O agroturismo é uma atividade realizada em fazendas ou sítios e está associada às atividades agrícolas e passeios, exatamente perfeita para quem busca algo bem diferente de sua rotina estressante. É simplesmente passar um final de semana em uma grande propriedade no interior do estado e usufruir o melhor que a região pode oferecer de lazer e descanso.

Diante dessa realidade, abrir uma agência de agroturismo que promove tal passeio é uma boa oportunidade para quem quer ganhar dinheiro.

O mercado do agroturismo

O Brasil possui grande extensão territorial e são muitas as grandes propriedades que ainda não estão no circuito do agroturismo. Por conta disso, é uma boa oportunidade para ganhar dinheiro com o que a natureza pode oferecer sem degradá-la, tornando a visitação sustentável.

Quando o poder público contribui para o desenvolvimento local, tudo fica mais fácil para o agroturismo acontecer de forma mais eficiente e sistemática, mas o que acontece muitas vezes é que o movimento começa pela iniciativa privada e só depois é que os Governos locais se mobilizam e ajudam com medidas fiscais, por exemplo.

Clientes da agência de agroturismo

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Os clientes mais assíduos de uma agência de agroturismo são basicamente as pessoas que vivem nas grandes cidades, aquelas que querem fazer atividades que sejam bem diferentes da sua realidade cotidiana, sejam elas brasileiras ou estrangeiras. Passeios, caminhadas, cavalgadas, pescaria, banhos de cachoeira, passeio de barco, restaurante com comidas típicas, tudo isso pode ser bem atraente para quem vive em meio à fumaça e trânsito pesado.

Mas ainda existem outros clientes também: nada impede que pessoas que vivem em pequenas cidades também não queiram se refugiar por alguns dias em um paraíso no meio de montanhas ou em planaltos. O que importa é exatamente o descanso e lazer com a natureza sendo o ponto principal, tudo feito de forma sustentável.

Quem são os profissionais da empresa de agroturismo

O agroturismo é uma atividade que deve ser oferecida pelas agências que tenham total domínio sobre o assunto e, especialmente, sobre o lugar a ser visitado, porque assim os visitantes vão poder usufruir de forma máxima da localidade. Além disso, os profissionais que conhecem muito bem a região podem ser difusores de um conceito um tanto quanto falado nos dias atuais: a sustentabilidade. Isso porque eles podem escolher por usufruir da natureza mediante seus serviços sem que ela entre em desequilíbrio, sendo então preservada e, consequentemente, as atividades a serem oferecidas permanecerão por muito tempo.

Quais são os serviços oferecidos pela empresa de agroturismo

Os serviços então oferecidos por uma empresa de agroturismo podem ser os mais diversos possíveis, mas todos com ligação com a natureza: passeios de barco a remo, passeios de cavalo e de charrete, caminhadas ecológicas, pescaria, banho de cachoeira, de rio, visitação a plantações, restaurante com comidas típicas de fazenda e muito mais. O maior número de opções varia de acordo com o lugar, pois dependendo dele pode haver mais ou menos atividades.

Tudo é feito por meio de passeios com guias, ninguém vai sozinho porque tudo deve estar orientado ao conforto dos visitantes e conservação da natureza.

Os pacotes incluem os passeios, as refeições e, dependendo da vontade do cliente, o transporte. As agências de agroturismo podem oferecer os pacotes completos com passagens aéreas ou rodoviárias, mas também sem essas, tornando-se mais em conta.

Qual é o impacto do agroturismo

Por ser uma atividade que ocorre em cidades um pouco distantes dos centros urbanos, o impacto que o número de visitantes terá no local pode ser bastante variável. Conforme o fluxo de turistas, as estradas podem ser abertas, as lojas e comércio em geral, as agências de agroturismo podem ser criadas com o intuito de atender os visitantes e o dinheiro que entra para essas cidades pode ser maior do que se elas não fossem receptoras de visitantes.

O agroturismo auxilia a estabilidade da economia local, gera empregos nas atividades indiretas, como construção civil, comércio de produtos, serviços auxiliares e muitos outros. As atividades diretas, como o lazer, a rede hoteleira e a recreação também são fomentadas.

O mais importante é que tudo isso é gerado em volta da natureza e o impacto ambiental é positivo no sentido de que existe o estímulo à conservação da natureza e à multiplicação de espécies de plantas e animais, porque preservando haverá sempre visitantes.

Ainda ligada ao agroturismo, existe também a chance de agregar valor aos produtos agrícolas das fazendas e sítios que recebem os turistas e a instalação de indústrias artesanais para produzirem alimentos da localidade.

Dessa forma, abrir uma agência de agroturismo significa não só ter renda para o empreendedor, mas também haverá grandes comprometimentos com a conservação dos recursos naturais, com a geração de emprego e renda e a melhoria na qualidade de vida na região, provocando também a diminuição das diferenças sociais nas comunidades locais.

Como tornar a agência de agroturismo conhecida

A propaganda é a alma do negócio, todos dizem isso e com a agência de agroturismo não é diferente. Como a maior parte da clientela é gente que vive uma realidade bem distinta daquela que é oferecida como passeio, vale a pena então investir em publicidade nas grandes cidades, por meio de anúncios em jornais e revistas, prestando atenção no perfil socioeconômico do cliente.

Por exemplo, se a clientela é basicamente urbana, dentro desse contingente é interessante verificar quem pode e quem não pode pagar por tal viagem. Se os custos dela são altos, fica complicado investir naqueles clientes com baixa renda e que não podem gastar muito com o lazer. Então a publicidade será direcionada àqueles que possuem um determinado nível de renda e que possuem certos hábitos, como ler determinadas revistas, morar em tais bairros.

Uma publicidade mais barata e bem eficiente é aquela feita em jornais locais e isso pode ser muito positivo porque se pode publicar naqueles veículos que circulam em bairros onde vivem pessoas que têm condições financeiras de viajar.

Mas se os passeios forem compatíveis com aqueles que pertencem a classes mais baixas, o investimento a ser feito deve ser basicamente também em meios de comunicação consumidos por esses clientes.

Portanto, o empreendedor deve saber quem é o seu cliente, seus hábitos, consumo e também os veículos de comunicação que são vistos por ele.

Dicas de negócio de agroturismo

Para atingir o sucesso, é essencial que as fazendas e sítios que receberão os visitantes sejam completamente adaptados a essa nova função, sem que a sua identidade seja deixada de lado. Os turistas procuram esses locais exatamente para se sentirem em contato com os animais e com a natureza, por isso não pode haver uma descaracterização. Não é exatamente um hotel fazenda, em que há certa adaptação, mas permanece o ambiente rústico, mas sim uma fazenda em que pode ser um local para estada de todos, mas toda a estrutura típica permanece.

Os donos das fazendas ou os seus representantes devem estar preparados para receber visitantes que querem vivenciar aquele ambiente, mas que não estão acostumados com ele, por isso pode haver críticas. Mas isso não deve ser um foco de conflitos para a sua agência de agroturismo.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA