Como montar uma empresa de passeios turísticos

Por:

Como montar uma empresa de passeios turísticosA principal função da empresa de passeios turísticos é levar turistas ou mesmo a população local para conhecer e desbravar os pontos turísticos. Essa é uma das formas mais eficazes para construir o sentido de identidade regional, por isso o turismo é uma atividade não só comercial, mas de cunho social e deve ser garantida pelo governo.

Aspectos legais da empresa de passeios turísticos

É importante que a empresa de passeios turísticos esteja devidamente cadastrada junto à Prefeitura da localidade e também na Secretaria de Turismo da região.

A legalização da empresa de passeios turísticos segue os passos: registro na Junta comercial, Prefeitura, alvarás de funcionamento, registro no INSS e na Secretaria de Fazenda, registro junto à Embratur e filiação ABAV para registro de capacitação técnica.

Mercado da empresa de passeios turísticos

Os passeios turísticos constituem tanto roteiros físicos quanto produtos mercadológicos, pois enquanto empresa, os pontos turísticos são verdadeiros produtos com a vantagem de serem impecáveis por natureza e que servem de forma direta para o desenvolvimento das atividades de turismo.

Por isso, a empresa de passeios turísticos deve se concentrar nas regiões mais desejadas pelos turistas, pois estas regiões representam para elas a possibilidade de aumento na demanda por turistas.

O mercado de turismo é impulsionado em grande parte pelos pontos turísticos, depois vem a limpeza e organização local que depende também da facilidade de encontrar endereços e por último a hospitalidade local, sabendo que o turismo é impulsionado por forças externas, basta para as empresas de passeios turísticos escolher as melhores regiões para desenvolvimento de suas atividades e ainda reforçar a qualidade dos serviços oferecidos.

Pesquisa de mercado na empresa de passeios turísticos

A empresa de passeios turísticos deve pesquisar sobre os hábitos dos turistas, locais da moda mais visitados pelos turistas, componentes psico demográficos dos turistas, quais as necessidades e requisitos de qualidade em serviços para agradar clientes de diversas localidades e culturas.

Para realizar pesquisas sobre estrutura e hospitalidade dos principais pontos turísticos do Brasil e do mundo, não deixe de visitar sites e blogs de turismo, revistas especializadas, profissionais antigos no mercado de turismo e que possam dar dicas imprescindíveis, e tire suas conclusões sobre os melhores locais para se trabalhar com turismo, locais em que as atividades fluam com qualidade e satisfação para os turistas.

Clientes de uma empresa de passeios turísticos

Conhecer o cliente de turismo é o que ele considera como fatores principais quando decidem viajar e conhecer novos lugares, é fator crítico de sucesso da empresa de passeios turísticos.

Pesquisas realizadas descobriram que os clientes de turismo consideram em primeiro lugar os pontos turísticos antes de viajar, depois a limpeza e estrutura urbana, depois consideram a organização das visitas e dos pontos turísticos e, por último, a hospitalidade.

Por essa pesquisa é possível verificar que acompanha a opinião dos turistas a impressão sobre os meios de transporte como táxis, locais para refeição e outros.

Concorrência da empresa de passeios turísticos

O setor de turismo é bem concorrido onde há pontos e cidades turísticas, há uma empresa de passeios turísticos prestando serviços.

Por isso, as empresas do setor de turismo devem investir em estrutura como transporte, atendimento diferenciado e personalidade, qualidade dos guias turísticos e outros fatores que determinem competitividade para a empresa, além da divulgação, é claro.

Divulgação da empresa de passeios turísticos

A empresa de passeios turísticos poderá divulgar seus serviços juntamente a associações de turismo, sites de turismo, Portal Turístico dos Estados, agências de turismo, etc.

Organização do processo produtivo na empresa de passeios turísticos

O ideal para a empresa de passeios turísticos é que escolham um local para se situar que tenha a incidência de potencial consumidor e agências de turismo que oferecem pacotes turísticos, bons preços e tenham uma clientela de grande volume com pessoas das classes A, B e C.

A empresa de passeios turísticos possui a vantagem de se servir com transportes e estrutura das agências de turismo e podem se concentrar apenas nas suas atividades de guia turístico, o que significa diminuição de custos e possibilidade de agregar valor aos serviços reinvestindo a receita de contratos com melhoria como cursos de qualificação no turismo para funcionários, contratação de pessoal qualificado e que saibam falar diversos idiomas e outros investimentos.

Estratégia de mercado para a empresa de passeios turísticos

O ideal é que a empresa de passeios turísticos possua um leque cada vez maior de empresas clientes em várias regiões.

Para isso, ela deve investir em aumento de pessoal e transporte para deslocamento da equipe de trabalho e despesas de viagem para conseguir prestar serviços para várias agências de turismo, onde quer que surja as demanda por serviços.

Análise Swot da empresa de passeios turísticos

O sucesso da empresa de passeios turísticos não depende somente do desempenho de serviços prestados. O ambiente de turismo é altamente complexo, sendo que as atividades desenvolvidas pelo setor dependem de forças exógenas e estruturais.

Para o ramo de passeios turísticos, a empresa deve analisar o que significam pontos fortes, fracos, ameaças e oportunidades.

Um ponto fraco para algumas empresas do ramo pode ser a estrutura deficiente que serve o transporte local, tanto o transporte rodoviário quanto aéreo.

Um ponto forte é as belezas naturais da região, estrutura e organização dos pontos turísticos com segurança e serviços que poderão servir as necessidades gerais dos turistas como os serviços de banco, segurança, serviços postos, internet sem fio, celular, hospitais e outros.

Uma cidade que oportuniza passeios turísticos para atividades urbanas de qualidade são cidades com pontos turísticos, bons restaurantes, forte comércio, bons museus e casas de show.

Neste aspecto, são considerados ameaças para uma empresa de passeios turísticos aquelas cidades que possuem pouca estrutura, falta de segurança, hospedagem deficiente na qualidade e outras questões que mancham a reputação do local.

Uma oportunidade para a empresa de passeios turísticos é poder recepcionar turistas e oferecer uma diversidade de atividades que outras empresas ainda não conseguiram atender.

Pessoal da empresa de passeios turísticos

A empresa de passeios turísticos deve contar com pessoal eficiente para atividades como atendimento, venda de serviços e guias que são os responsáveis pelo sucesso operacional da empresa.

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!



2 comments on “Como montar uma empresa de passeios turísticos
  1. Rita de Cássia Queiroz Silva disse:

    Achei muito interessante,estou fazendo uma pesquisa, pois necessito bastante de abrir um negócio, exige muito para que todos fiquem satisfeitos, pois agradar a várias pessoas, é meio complicado. Mas é bastante atrativo.

  2. anderson matos disse:

    Adorei, estou muito interessado em abrir um negocio, preciso ler e pesquisar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

Curta O Novo Negócio!

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 410.552 Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

(Ou continue na dúvida...)