Como Montar Uma Fábrica de Sacolas Recicladas

Como montar uma fábrica de sacolas recicladas
Como montar uma fábrica de sacolas recicladas.

Em tempos de Rio + 20, de discursos de sustentabilidade e de aproveitamento de todos os materiais possíveis para não agredir a natureza, nada melhor do que montar um negócio que tenha como norte todos esses aspectos: uma fábrica de sacolas recicladas é uma boa ideia.

A cultura atual está valorizando demais tudo o que está relacionado ao ecossistema, ao reaproveitamento de materiais e à conscientização do homem em torno de temas ambientais. Por si só, uma fábrica de sacolas recicladas já nasceria com esse grande potencial de crescimento, porque está diretamente ligada às preocupações econômicas, sociais e ambientais atuais. Além disso, os gastos com insumos são bem menores, trazendo maior possibilidade de ganhos ao pequeno empresário.

Mercado de sacolas recicladas

Montar uma fábrica de sacolas recicladas é uma boa chance para aqueles que objetivam ganhar dinheiro com clientes que desejam estar sintonizados com a prática de sustentabilidade, tão em voga e também para os empreendedores que querem ter um tipo de negócio com temática ambiental.

As sacolas podem ser de papel reciclado ou plástico, tanto faz, mas a base é a mesma: o reaproveitamento de material.

Atualmente, não existem muitas empresas que trabalham com esse tipo de produto, o que há são pequenos fabricantes que se tornam fornecedores de grandes empresas. Isso é um ponto positivo, pois assim ainda existe espaço para poder fazer o trabalho de maneira mais marcante.

Analisar a concorrência é um passo importante para conquistar mercado

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Antes de ingressar nesse ramo, é essencial conferir todos os passos dados pela concorrência, como elas atendem os seus clientes, onde estão, quem são os seus consumidores, preços praticados, valores que estão agregados aos produtos vendidos e muito mais.

Analisando esses que já estão atuando, fica mais fácil identificar os pontos fortes e fracos e assim acontece uma garantia maior de acertar no planejamento e na ação do negócio próprio.

Clientes da fábrica de sacolas recicladas

Os clientes da fábrica de sacolas recicladas são os consumidores finais, mas também podem ser mercados, lojas, livrarias, papelarias, mercearias, enfim, todos que necessitam usar sacolas para colocar os produtos de seus clientes.

É essencial fazer uma análise mais profunda do mercado, usando uma pesquisa para poder identificar de forma mais complexa quem são realmente esses clientes e o que eles esperam do seu negócio. O estudo de mercado é fundamental, porque é através dele que todos os detalhes da clientela surgem com maior precisão e a partir disso fica mais fácil para trabalhar.

Publicidade é muito importante

Como a maioria dos clientes é pessoa jurídica, o que deve ser feito, inicialmente, é reunião constante com eles para que possam conhecer as sacolas recicladas. Marque o encontro, leve amostras das mercadorias e diga todas as vantagens delas, fazendo uma comparação com o atual cenário que eles estão inseridos, como comparação de preços, de qualidade e claro, abordando o discurso de defesa do meio ambiente sempre.

Outra forma tornar o negócio conhecido é por meio das mídias especializadas: há diversos jornais, revistas, sites e blogs voltados exclusivamente aos empreendedores, sendo assim, colocar anúncios nesses espaços é um caminho para torná-lo conhecido.

Ainda outra alternativa é criar um site para o seu negócio. Ele é fundamental para mostrar informações mais aprofundadas não somente àquelas pessoas que você encontrou nas reuniões, mas também ao público em geral que está navegando na internet e que porventura esteja atrás de informações sobre tais materiais. Essas informações precisam estar bem claras, colocadas de tal forma que sejam encontradas em até três cliques.

Localização da fábrica de sacolas recicladas

A localização da fábrica de sacolas recicladas é essencial para o sucesso do negócio. Estar em um imóvel próximo aos clientes e fornecedores é importante para a fluidez da produção e distribuição, refletindo na qualidade de atendimento e, consequentemente, no grau de prosperidade do empreendimento.

Outro detalhe também é verificar se a rua onde ficará a fábrica de sacolas recicladas é asfaltada, se ela alaga em dias de chuva ou se forma lama, porque isso tudo prejudica bastante as entregas das mercadorias e ainda o recebimento de insumos. Tudo deve ser feito para que essa logística ocorra sem grandes entraves.

Conferir a planta do imóvel junto à prefeitura é fundamental, porque se mudanças foram feitas e não foram comunicadas ao governo da cidade é um risco que se corre, dependendo do que foi realizado, além de estar em situação ilegal. Veja também se os impostos estão todos quitados.

Dicas de negócio

Como se trata de sacolas recicladas, jamais deixe de colocar impresso nelas que o material é fruto de reaproveitamento. Lembre-se que esse é o ponto forte do seu negócio. Mostre em todas as comunicações, seja no próprio produto, nos folders ou no site, que a sua fábrica contribui para um meio ambiente mais sustentável, porque não foi preciso derrubar árvores para fabricá-las ou que foi apenas necessário reaproveitar plástico que ia para o lixo.

Estabeleça preços que estejam de acordo com o que os clientes desejam pagar. Produtos muito baratos podem ser mal vistos por determinadas faixas de consumidores, assim como os caros demais também. Os dados indicativos para colocar o preço nas mercadorias devem ser todos tirados da pesquisa de mercado.

Outra dica de negócio tem a ver com o site da fábrica: quando se coloca informações na internet, é preciso saber que pessoas de lugares bem distantes do empreendimento estão acessando e tomando conhecimento sobre a sua atividade. Sendo assim, pode ser uma nova chance de também angariar clientes de outros lugares, abrindo espaço também para o e-commerce. Mas para isso, é preciso saber se você terá condições logísticas de vender pela internet e, principalmente, de entregar tal produto dentro do prazo e em perfeitas condições.

Nesse sentido, uma dica que pode ser dada é ser um produtor de sacolas recicladas e vendê-las exclusivamente pela internet. Se for essa a sua opção, será necessário estudar também como popularizar o seu site para que ele se torne conhecido e acima de tudo, que consiga vender bastante a ponto de garantir um retorno viável a ponto de manter a fábrica.

Como entrar em competição com aquelas produções de sacolas recicladas que já estão no mercado faz tempo? Uma dica para isso é tentar então buscar outros clientes, aqueles que ainda não estão sendo atendidos por elas ou que estão insatisfeitos, por exemplo. Outro passo é tentar personalizar as mercadorias. O que mais se vê hoje em dia é exatamente isso: mercadorias com a cara de quem vai adquiri-la. Talvez esse não seja o caminho para produções que atuem com volumes muito grandes, mas existem nichos de mercado que podem estar disponíveis para serem atendidos nesse sentido. Pesquise, estude e procure o melhor cliente para o seu investimento.

Ficou interessado na ideia de montar uma fábrica de sacolas recicladas? Comente:

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

4 COMENTÁRIOS

  1. Quero montar uma fabrica de sacolas recicladas de papel, mas preciso saber o maquinário que devo usar e tambem o custo que vou ter para abrir meu próprio negócio e também os lucros que vou ter.

  2. Trabalho com sublimação e durante dia , semana mês tenho um acumulo de muito papel, você acha eu poderia aproveitar este papel para montar uma fabrica de sacolas,

DEIXE UMA RESPOSTA