Como montar uma academia

Por:
Montar uma academia

Montar uma academia

Em busca da boa forma, do corpo perfeito e da vida saudável, muita gente corre para as academias para garantir o que tanto quer. Por outro lado, empreendedores conseguem ver esse movimento em busca da felicidade como uma verdadeira oportunidade de negócio, mas não sabem por onde começar. Se você é um desses que quer ganhar dinheiro com esse ritmo dos tempos atuais, veja como montar uma academia de ginástica.

É preciso ter dados básicos para saber se vale a pena investir pesado em montar uma academia, o melhor de tudo é que informações sobre o assunto não faltam. Segundo o SEBRAE, há bastante espaço para investir nesse ramo de atividade, pois o Brasil figura em segundo lugar no número de academias de ginástica e alguns espaços poderiam ser alargados nesse ramo, tais como: estabelecimentos voltados ao atendimento de pessoas da terceira idade, centro de estética e ligados ou conveniados a empresas, para que essas possam oferecer programas de qualidade de vida aos seus empregados.

Como ser proprietário de uma academia de ginástica

Uma grande dúvida que paira na mente daqueles que gostariam de ter esse tipo de negócio é se realmente é preciso ter formação em educação física. A resposta é simples: não há a necessidade. O requisito básico para gerir um empreendimento é ter muito conhecimento sobre a atividade, no caso, as academias, conhecer o que há de mais novo no ramo, o que demanda mais procura, o que falta ao mercado, concorrência e muito mais. Por isso, não é preciso ser graduado, mas é mais do que necessário ter uma grande bagagem de conhecimento sobre as particularidades do seu negócio.

Como planejar e montar uma academia de ginástica

Antes de colocar a mão na massa, planeje muito. Saiba que em qualquer mercado há estabelecimentos concorrentes, fortes, com nome sedimentado na praça, com clientela certa e preços acessíveis. Por isso, antes de pedir um empréstimo ou pegar todo aquele seu dinheiro guardado desde quando você era mais jovem, invista em informações. Acumule conhecimento, faça pesquisa de mercado, veja as características dele, quem poderia ser o seu público-alvo e as abundâncias e carências da área na sua cidade. Tudo precisa ser colocado na ponta do lápis.

Investimento para montar uma academia de ginástica

Ainda falando de planejamento, uma parte importantíssima diz respeito ao capital inicial a ser investido. Para abrir uma academia de ginástica é preciso ter cerca de R$ 60 mil reais como investimento inicial. Esse montante será voltado, em boa parte, para a compra dos aparelhos. Esse dinheiro também inclui o aluguel do espaço (isso varia conforme a proposta do estabelecimento e do bairro) e abertura da firma.

Com o valor citado acima, estamos nos referindo a um empreendimento de médio porte, em bairro de classe média. O valor pode dobrar se for montada uma academia de luxo.

Pesquisa de mercado e localização ideal para montar uma academia de ginástica

A pesquisa de mercado vai revelar pontos para todo o seu planejamento para abrir o negócio, dentre eles o público alvo. É conhecendo muito bem a sua clientela que ao montar uma academia terá sucesso ou será fadado ao fracasso. Talvez não seja uma boa atitude, por exemplo, encarar grandes redes de academia que já estão atuando na região em que você pensou em atuar.

Isso, por um motivo básico: você teria que comprar equipamentos do mesmo nível da outra academia de ginástica, resultando em altos investimentos. Por isso, veja qual seria o possível consumidor que ainda não é atendido pelas academias. Talvez um público com uma determinada renda mensal ou faixa etária seja uma forma de identificar melhor quem será atendido. Veja com calma esses dados.

Também será possível retirar dessa pesquisa dados sobre a localização. Se o seu público-alvo é a classe C, que não costuma andar de carro, por exemplo, porque desperdiçar seu dinheiro alugando um espaço com estacionamento? Pense então em colocar a sua academia de ginástica em um local perto dos seus alunos, próximo a pontos de ônibus ou em locais de fácil acesso para eles. O local do seu negócio será definido quando as características do seu consumidor estiverem claramente reveladas.

Tudo depende de qual público alvo você quer atingir ao montar uma academia. Se for a classe média alta o seu foco de atendimento, invista em um bom espaço com estacionamento, localizado perto de prédios de luxo residenciais e edifícios comerciais. Tudo depende do valor a ser investido em estrutura também, porque a organização do espaço e o gasto vão depender do local onde ela vai se localizar e quem serão os seus frequentadores.

Estrutura para abrir uma academia de ginástica

A estrutura necessária para montar uma academia de ginástica deve estar ligada ao que será oferecido nela: se somente a musculação ou se haverá também aulas de ginástica, lutas, natação, dança, jump, spinning e por aí vai. Além disso, não só de aparelhos vive esse tipo de estabelecimento, mas também de outros equipamentos: colchonetes, halteres, anilhas, aparelhos usados para avaliação médica, ventiladores, espelhos, telefone na recepção, balcão e muitos outros. Tudo isso, pensando em um espaço mínimo de 250 m².

Ainda nesse quesito, é possível ter um pequeno espaço destinado a vendas de roupas de ginástica, luvas de musculação, suplementos alimentares, prendedores de cabelo, toalhas, garrafas, meias, barrinhas de cereal, enfim, tudo aquilo que pode complementar o seu estabelecimento. Esse espaço pode ser aberto mediante uma parceria com algum sócio, por exemplo, ou alugando um espaço para alguém que já atua no ramo de produtos complementares para academia de ginástica. É também uma forma de ganhar dinheiro. Funciona como se fosse uma loja de produtos para ginástica, uma forma também de facilitar a vida do cliente.

Os aparelhos para academia devem ser adquiridos em lojas específicas. A dica para comprar, é entrar em contato com as fabricantes dos aparelhos de musculação e ginástica, explicar que está a montar uma academia e precisará de grande quantidade, assim conseguirá bons descontos e entrega no endereço desejado. Como são grandes, é indicado que sejam comprados apenas quando a estrutura já estiver montada.

Funcionários para montar uma academia de ginástica

O quadro de funcionários deve contar com recepcionista, faxineiro, professores de musculação e das aulas oferecidas, sendo geralmente os mesmos. Além disso, é recomendável a presença de um médico ou fisioterapeuta para realizar as avaliações médicas dos alunos iniciantes na academia. Contrate profissionais qualificados. Exija o registro dos profissionais de educação física no conselho de classe e veja se estão aptos a darem determinadas aulas.

Outra dica é que o funcionário deve ser a “cara do local”. Desde o faxineiro, o responsável que limpa os colchonetes até o gerente, todos devem vestir a camisa da academia de ginástica ou musculação, trabalhando e passando os valores de onde trabalham. Se a ideia vendida é saúde, contrate pessoas que tenham hábitos saudáveis, que não parem para dar aquela tragada no cigarro depois do almoço, por exemplo. Se a academia de ginástica for voltada para grávidas, contrate mulheres que tenham filhos e que gostem de ser mães. Tudo isso influencia e muito nos resultados e na fidelidade dos clientes.

Documentos necessários para abrir uma academia de ginástica

Uma academia de ginástica precisa estar legalizada e isso requer a inscrição na prefeitura da cidade na qual ela é localizada, na Receita Federal e na Previdência Social, além do Conselho Regional de Educação Física e estar enquadrada como prestadora de serviços de atividades desportivas.

Para abrir uma empresa, é preciso ir à junta comercial do seu estado ou no Cartório de Registro de Pessoa Jurídica e levar uma farta documentação que varia de estado para estado. Entretanto, os que são comumente cobrados são: contrato social, cópia do RG e do CPF, requerimento padrão (capa da junta comercial), Ficha de Cadastro Nacional (FCN) modelos 1 e 2 e taxas pagas através de DARF.

Já registrada, o dono da empresa receberá um NIRE (Número de Identificação do Registro de Empresa e com esse deverá se registrar no site da Receita Federal, onde será baixada uma relação de outros documentos que devem ser enviados por Correios e depois conseguirá o CNPJ.

Com o NIRE em mãos, o próximo passo é ter o alvará da prefeitura, indo até ela. Em seguida, deve ser feita a inscrição estadual, o cadastro na Previdência Social e ter o aparato fiscal. Uma dica é já entrar em contato com as operadoras de cartão de crédito para oferecer o serviço, pois o cartão de crédito é uma forma de pagamento popular no Brasil.

É interessante saber mais sobre os documentos necessários para montar uma empresa, isso você encontra no texto já publicado aqui no site:

Ficou interessado em montar uma academia? Conte-nos sobre a sua experiência sobre como montar uma academia e se está tudo dando certo!

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!



41 comentários sobre “Como montar uma academia
  1. Bruno Rafael disse:

    Bom, gostaria de agradecer pelas informações, foram de extrema importância, pois para abrir o meu negócio vou precisar elaborar bem o meu plano já que existem mais fatores por trás disso tudo.

  2. fernanda desantana disse:

    COM CERTEZA FORAM MUITO IMPORTANTES ESSAS INFORMAÇÕES.

  3. Marcus disse:

    Sempre tive vontade de abrir uma academia. Cursei Ed. Física mas não completei… mas em fé em Deus, voltarei para concluir… e planejar um meio para adquirir verba para abrir uma academia (que não é de grande porte), já que eu não tenho créditos assim…

    Parabéns pela matéria!

  4. Robert disse:

    Gostaria de mais dicas de como abrir uma academia. Obrigado.

  5. Roni Santos disse:

    Como faço para montar um empresa de transporte executivo e turismo.

  6. vandre souza lucas disse:

    Com 100.00 mil já dá para montar uma academia.

  7. Carla Motta disse:

    Para quem está começando é ótimo, essas ideias só deveriam se estender mais.

  8. Evanilson disse:

    Olá, quanto é preciso para montar uma academia com os aparelhos básicos?

  9. luis fernando disse:

    Sim! pretendo abrir uma academia de musculaçao. mas estou estudando meios para ter sucesso nesse ramo, que me interessa muito, e espero ter um bom resultado e sucesso claro.

  10. Sivanildo porto disse:

    Gostei muito das dicas, com fé em DEUS vou montar minha academia.
    Valeu pessoal.

  11. aderson disse:

    Se a academia estiver fazendo muito barulho durante as aulas, q providencia poderá ser tomada para q isso melhore? Que nao faça mais barulho????

  12. Edison Souza disse:

    Vou trabalhar em uma academia e o dono pediu para eu providenciar um contrato de trabalho, vcs poderiam me ajudar com este modelo.

  13. carlos disse:

    Com 1500 reais da pra monta uma academia?

  14. Ailton disse:

    Informações muito boas, no que se diz em valor, acredito que esta um pouco fora da realidade, estou montando minha academia em um bairro “classe média” iniciarei com musculação apenas e dentro de pouco tempo com as outras atividades, apenas com a musculação funcionando vou ter um gasto previsto de R$85.000,00 a RS90.000,00, já adquiri até hj cerca de 80% de tudo que planejei comprar e os valores estão batendo com o planejado….

  15. Davi disse:

    É uma ótima dica para aqueles que estão começando agora nessa área, assim como eu, dá para tirar grandes ideias sobre essas informações.

  16. joao paulo disse:

    Estou querendo abrir uma academia e preciso de ajuda, me ajudem por favor.

  17. Flávio Antônio disse:

    Boa tarde! Muito proveitosas suas dicas obr… complementou meus conhecimentos!!!!!!!!!!!

  18. eliezer de castro disse:

    Gostei muito dos esclarecimentos dados, mas tenho mais duvidas, tenho um lote de 250,0m2 e gostaria de desenvolver um projeto de pre fabricados na construção do imovel voltado para piscina no solo e academia de musculaçao em cima, voces saberiam me informar como consigo este projeto? Obrigado pela atençao, bom dia.

  19. Jeferson Santana disse:

    Muito boa essas dicas, estou com algumas idéias de investimento e com toda certeza vocês me ajudaram muito! Obrigado.

  20. Eunice Cardoso disse:

    Então eu quero montar uma empresa que tivesse giro de capital rapido, para poder ir envestindo, e logo veio a mente a academia,ou um atelier e ter minha marca. Pois curso design de moda, mas preciso pesquisar muito sobre o assunto e participar de palestras do sebrae etc…
    Esse planos é para 2013. Atenciosamente.

  21. bruno disse:

    Parabens pelas dicas. Muito edificante o texto

  22. Paulo Donizete Amaral junior disse:

    Obrigado pleo esclarecimento.

  23. pedro filho disse:

    moro em uma cidade quente tenho um terreno com amis ou menos 300 metros quadrados e pretendo abrir uma academia com artes maciais em cima sei que as artes maciais està em alta quanto gastaria pra montar uma academia com estrutura e maquinario tanto para academia quanto para artes maciais e como faço pra fazer pesquisa de mercado no setor.

  24. Vânia viriato disse:

    Com certeza que as informações serão muito importantes para comessar o meu negocio. Valeu

  25. Luciano disse:

    Boa noite,

    Eu e o meu futuro sócio, estamos com 40.000 para montar uma academia, o bairro e de classe C, a pequenas academias em um raio de um kilometro, porém com péssimo atendimento e muita falta de profissionalismo, aonde nos queremos montar eu posso considerar um excelente ponto.
    Tem duas escolas ao redor, lá passa nove linhas de ônibus para os bairros vizinho e para completar tem um point para encontro de adolescente , na sua visão eu tenho tudo para alavancar com o meu negocio ??

  26. Jose Xavier disse:

    Estou fazendo algumas pesquisas p/ abrir meu próprio negocio e diante dos resultados percebi que um ótimo negócio seria uma academia no bairro onde moro, então gostaria de saber se conseguiria abrir esta empresa com um financiamento de 100% pelo banco?

  27. adonis maia disse:

    um dos meus maiores sonhos e montar uma academia mas sou novo e sei que vou conseguir não pelo dinheiro mas pelo gosto de praticar atividades físicas, futuramente pretendo me formar e ser personal valeu pelas dicas

  28. daniel disse:

    eu queria abrir uma academia,mas pra min poder ser personal nela eu preciso me formar em educação física,ou tem algum curso mais rapido?

  29. Henk disse:

    Qual a área em metros quadrado para uma academia com 23 aparelhos, area de ginástica e também a seção dos halteres?

  30. Adriana disse:

    Gostaria de saber se vcs tem estudo feito sobre como abrir uma academia e escola de natação.

    Att
    Adriana

  31. adelaine disse:

    eu e meu marido queremos montar uma academia quais os aparelhos exatos q precisamos,queremos ja ir comprando aos poucos,isso e bom ou ruim existe leiloes para esses aparelhos

  32. Amorim disse:

    Achei simples e objetiva a dica de como abrir uma academia, pois o conteúdo explicita bem e de forma clara o necessário para o nosso propósito, grato pelas informações.

  33. Johnatan disse:

    Os esclarecimentos foram de grande proveito, agora vamos ao projeto.
    Muito obrigado.

  34. douglas disse:

    tenho 18 Já to afim de montar uma academia ja faz um tempo ja tenho praticamento a grana pra montar uma academia de luxo mas to em duvida do local e do nome e da marca dos equipamentos.

  35. Anderson disse:

    como escolher um nome para academia?

  36. judith francisca de sousa lima disse:

    quero montar uma academia em minha cidade tem 18 mil habitantes e ñ tem nemhuma academia tenho o espaço e bem localizado e ja tenho a personal mais falta comprar os aparelho o dinheiro que eu tenho e 15 mil o local ja estar pronto falta so os equipamento

  37. Joerberth botelho disse:

    Gostaria que me dese dicas de um projeto para conseguir um emprestimo, tipo o que tenho que colocar para ser um plano de négocio e de marketing bem elaborado.

  38. wallas disse:

    Bom, gostaria de agradecer pelas informações, foram de extrema importância.

  39. jsm disse:

    preciso de um sócio/parceiro para montar uma academia em fortaleza e outras localidades do ceará, interessados entrar em contato pelo e-mail.

  40. Priscila Nunes disse:

    Prezados, estou vendendo a aparelhagem completa para se montar uma academia. Os aparelhos são semi-novos e estão em ótimo estado. A maioria são da marca REFORCE. Apenas R$150.000,00!! Mas aceito ofertas! Se alguem estiver interessado passo a relação completa dos aparelhos com fotos por email!

    • wagner disse:

      Priscila, bom dia !!!

      Você poderia nos enviar a relação e caso tenha a foto dos mesmo para que possamos ver o estado seria uma boa, caso não tenha qual seria a sua localização, zona sul, leste, etc ?? No aguardo, grato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

Curta O Novo Negócio!

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 350 Mil Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

(Ou continue na dúvida...)