Como fazer uma pesquisa de mercado passo a passo

Como fazer uma pesquisa de mercado

Aprender como fazer uma pesquisa de mercado é fundamental no sucesso do seu negócio, impedindo de vir à falência e até mesmo aumentando as chances de sucesso. Veja como fazer uma pesquisa de mercado agora mesmo!

Você já deve ter ouvido falar em fazer uma pesquisa de mercado diversas vezes, mas a questão é: realmente sabe como fazer uma pesquisa de mercado? Jovens empreendedores costumam cometer erros grotescos ao montar um negócio, e o principal deles é a falta de uma pesquisa de mercado.

Perceba que, de nada adianta lançar um novo negócio se não tiver demanda para ele, oferecer de forma errônea ou a concorrência ser tão esmagadora que acabará com suas chances de sucesso nos primeiros 2 a 3 meses.

Juntamente com a pesquisa de mercado, ou até mesmo podendo ser considerada parte, você deve executar um plano de negócios. Sobre o assunto, temos alguns posts relacionados:

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Está pronto para começar a estudar o seu mercado de atuação e fazer uma excelente pesquisa de mercado? Aproveite!

Estrutura e Passo a Passo para Fazer uma Pesquisa de Mercado

Para aprender como fazer uma pesquisa de mercado é preciso compreender a sua estrutura. A partir dela você terá uma espécie de “passo a passo da pesquisa de mercado”, o que irá facilitar bastante.

 

1. Defina o Público-Alvo e Objetivos da Pesquisa de Mercado

Sempre quando você for criar um planejamento estratégico () ou uma pesquisa de mercado, é necessário (leia-se: obrigatoriamente) ter definido quem é o seu público alvo e o porquê de se fazer aquele documento.

Para descobrir o público-alvo crie a buyer persona, a qual corresponde ao tipo de cliente “perfeito”, àquele que adquire seus produtos/serviços. Para descobrir, faça perguntas do tipo:]

  • Qual é a idade do público que consome meu produto?
  • Faixa etária?
  • Renda mensal?
  • Hábitos;
  • Meios comunicativos que utilizam;

Entre outros fatores.

Lembre-se de ter o objetivo da sua pesquisa de mercado bem estabelecido, por exemplo: colher informações sobre o perfil do consumidor, informações para uma futura propaganda ou até mesmo para o lançamento de um produto no mercado.

 

2. Forma de Coleta de Dados

Neste momento você deverá estabelecer a forma que irá obter os dados, podendo ser secundária ou primária.

  • Dados Secundários: os dados secundários são aqueles que podem ser reunidos ou no sistema interno da empresa ou em fontes externas de fácil acesso, como é o caso do IBGE (ótimo), PNAD, IPEA, entre outros órgãos com informações crédulas.
  • Dados Primários: são dados que não estão disponíveis, é preciso coletá-los. Como exemplo pode ser citada a entrevista/enquete/questionário nas ruas.

 

3. Método de Pesquisa de Mercado

Qual será o tipo de pesquisa de mercado que irá fazer? Qualitativa ou quantitativa? Vamos conhecer cada uma:

Pesquisa de Mercado Qualitativa

A pesquisa de mercado qualitativa tem caráter exploratório, elaborando conceitos e formas de fazer com que o entrevistado exponha suas considerações livremente e, com base no que for informado, o condutor irá tirar as devidas conclusões.

Pesquisa de Mercado Qualitativa

O preceito básico da pesquisa qualitativa é que não se pode mensurar, é levado em consideração cada informação. Normalmente são pesquisas que se tratam de fatores subjetivos, como é o caso, por exemplo, de uma pesquisa de mercado qualitativa para descobrir os principais motivos dos consumidores apresentar objeções quanto a um serviço/produto. As causas serão distintas, é preciso que o especialista observe e faça um acompanhamento de perto.

Você pode ver mais sobre pesquisa de mercado qualitativa.

Pesquisa Quantitativa

Já a pesquisa quantitativa é facilmente quantificada. Quer um exemplo clássico? A proporção entre homem x mulher que compra determinado produto ou utiliza o serviço. Estes dados são obtidos através de pesquisa de mercado quantitativa, não se leva em questões os fatores subjetivos, tão somente a compra e quem comprou.

4. Definição da Amostra Que Fará Parte da Pesquisa de Mercado

Quem será entrevistado? Esta é a questão do ponto 4. Você deve decidir quais serão as pessoas/grupos que irão compor a amostra.

Nesta etapa da pesquisa de mercado você deve observar qual é o método escolhido (qualitativo ou quantitativo).

Quando for realizar uma pesquisa de mercado qualitativa, você irá “escolher” a parcela de amostra conforme identificação de perfil. Por exemplo, pessoas de X a X idade, sexo tal, com renda aproximada de Y, hábitos Z e etc. Mesmo que sejam apenas 20 pessoas, será suficiente, pois você irá trabalhar critérios mais subjetivos.

A pesquisa quantitativa utiliza muito a amostragem, na verdade, é uma das formas mais conhecidas. Neste caso, alguns pontos:

  • Tamanho da população: Quão grande será a população? Proporcional será o tamanho da amostra, por isso, o ideal é conseguir estipular quem será o público-alvo, até mesmo para diminuir a quantidade de pessoas que serão alvos da pesquisa de mercado;
  • Erro Amostral: Você já deve ter se deparado com o erro amostral, é aquele famoso (podendo variar para mais ou para menos em X%). Normalmente, o erro amostral tem margem de 5% em uma pesquisa de mercado, mas não leve isto como “regra”, pois depende do tipo de produto/negócio escolhido.
  • Distribuição de Pessoas: Dependendo da pesquisa de mercado, você poderá optar por uma parcela maior ou menor de distribuição de pessoas. Quanto mais segmentada for a pesquisa de mercado, menor será a necessidade de atingir um número maior de pessoas/amostragem. Ou seja, quanto mais próximas de “característica” forem as pessoas, menor será a amostragem. Por exemplo, uma pesquisa de mercado com um público de 70 a 85 anos e que morem com os filhos ainda, exigirá menos amostragem (quantidade de pessoas), contrário se for uma pesquisa para saber quanto as mulheres gastam com produtos de beleza, que irá atingir, talvez, uma cidade inteira.
  • Nível de Confiança: O nível de confiança dentro de uma pesquisa de mercado é a probabilidade de repetição do mesmo resultado caso sejam realizados novas pesquisas de mercado (leia-se: muito próximo – idêntico é quase impossível)

Veja a tabela abaixo para compreender melhor o Erro Amostral:

Erro Amostral na Pesquisa de Mercado

“Dica: se você tiver dúvidas quanto ao grau de homogeneidade da amostragem (pessoas/população) utilize o Split 50/50 (tabela acima), isso repercutirá em um nível maior de confiança.”

5. Como Elaborar o Instrumento de Pesquisa de Mercado

O instrumento de pesquisa nada mais é do que o questionário/roteiro/formulário que será utilizado para obter as informações necessárias e conduzir a pesquisa de mercado.

Normalmente, os instrumentos de pesquisa de mercado mais comum são os Roteiros de Entrevista, Questionários e Formulários de Avaliação.

Vejamos agora como fazer uma pesquisa de mercado elaborando os instrumentos de pesquisa de mercado.

6. Criação do Instrumento de Pesquisa

Pesquisa de Mercado QualitativaO erro mais comum a se fazer uma pesquisa de mercado está na própria elaboração do instrumento de pesquisa e na definição do público-alvo (já tratamos). O erro na elaboração do instrumento consiste em iniciar fazendo as perguntas, o que é errado, você precisa pensar primeiro nas informações que deseja.

Antes de fazer perguntas, descubra as informações que deseja.

Faça uma lista das informações relevantes para a sua pesquisa de mercado, por exemplo: objeções quanto ao produto, percentual que a pessoa está disposta a gastar com X segmento.

Elaborando o Questionário

Agora que já sabe exatamente as informações que busca é o momento de desenvolver o questionário.

O ideal é que você desenvolva um questionário com opções de respostas de marcar, pois respostas descritivas exigirão que os entrevistados tenham muito tempo e boa “vontade”, além disso, respostas descritivas costumam ser bem vindas apenas em avaliações qualitativas.

Dicas para Elaborar as Perguntas da Pesquisa de Mercado

Para que você consiga criar perguntas realmente eficientes, criamos algumas dicas, confira:

  • Seja objetivo e claro;
  • Ofereça apenas opções que irão ser relevantes para a pesquisa de mercado;
  • Limite as perguntas a um passado próximo;
  • Perguntas embaraçosas faça em 3 pessoa;
  • Forneça instruções antes de iniciar o questionário;
  • Evite questionários longos;
  • Para ter uma resposta mais fiel, atribua numeração/notas (1 a 10)
  • Perguntas que captam o interesse devem ser realizadas primeiro;
  • Foque sempre as perguntas nas informações que você decidiu serem relevantes;

Faça um Pré-Teste no Questionário de Pesquisa de Mercado

Dificilmente você conseguirá desenvolver um questionário “perfeito” já nas primeiras entrevistas, por isso, é importante que se faça um pré-teste. Pense da seguinte forma, o seu questionário será um teste, por isso, aborde apenas algumas pessoas para adaptá-lo. Ao final da entrevista, faça um pré-teste (não irá contar), avalie as respostas e perceba se existem pontos a serem aperfeiçoados.

7. Aplicando a Pesquisa de Mercado

Depois de realizadas todas as etapas e a sua pesquisa de mercado estiver praticamente pronta, é o momento de pô-la em prática, e sim, existem mais alguns aspectos que devem ser levados em consideração.

Nestes pontos estão, a forma de abordar as pessoas, horário e data mais propício, locais que se encontram, forma de obter um maior número de pessoas dispostas a contribuir, qual serão as orientações para que o entrevistado consiga responder corretamente o questionário e até mesmo o treinamento para quem irá entrevista-lo.

Se você está pensando em abrir seu próprio negócio, você não pode deixar de ler os materiais abaixo!

Agora que já aprendeu como fazer uma pesquisa de mercado, o que acha de por em prática? Comente!

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► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

3 COMENTÁRIOS

  1. Estou pretendendo montar uma Auto Elétrica e estou procurando conher mais sobre o assunto e quais as ferramentas utilizadas numa loja desse ramo e quanto custa esse equipamento.

    Palmas/TO, 22/02/2013.

    Fernando Milhomem.

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