Como fazer uma pesquisa de mercado

Por:

Como fazer uma pesquisa de mercado Montar um novo negócio requer investimento, mas também sabedoria e uma forma de investir bem o seu capital inicial é fazendo uma pesquisa de mercado.

Com certeza, você já foi a um supermercado e foi convidado a experimentar um biscoito novo e dar a sua opinião sobre ele sem precisar comprar nada. Isso é uma forma de pesquisa de mercado. Uma pesquisa destas nada mais é que saber se o produto, o qual está sendo criado ou serviço a ser prestado vai ter aceitação do seu público-alvo.

Existem diversas finalidades de pesquisa de mercado e não apenas para aceitação de um produto. Elas podem ser feitas para saber se o nome de uma marca é boa, se as mudanças em um nome de uma loja vai modificar sua aceitação no mercado, se existe clientes para um novo serviço, se a concorrência será devastadora para um novo produto, entre outras.

O principal uso de uma pesquisa de mercado dessas é saber se seu produto é valido para fabricação ou se vale a pena investir em outra coisa. Às vezes, algo pode ser inovador no momento, mas, em alguns anos, o item estará obsoleto e lojas que investiram em grande estoque vão perder o valor investido.

Um bom exemplo são os celulares. Há menos de três anos, era inovador ter celular com lanterna e toques polifônicos, algumas lojas investiram em estoques de milhares de reais, mas a tecnologia inovou tão rápido que muitos pontos comerciais venderam abaixo do preço de custo, apenas para se livrar do estoque. Uma pesquisa de mercado poderia ter previsto o prejuízo.

Pesquisa de mercado para prever o consumo futuro

Atualmente, quando se fala de novos negócios de sucesso, dependemos de prever corretamente o que as pessoas estarão comprando daqui a três anos. Prever tendências depende fortemente de observação e do instinto, muitas vezes, viajando pelo mundo, tirando fotos do que as pessoas estão vestindo e combinando isso com outros tipos de informação, da cultura pop, política à economia e comportamento do consumidor.

Uma pesquisa de mercado não é exata e precisa, uma vez que grandes mudanças tecnológicas e na economia podem existir e variar os gostos, variando também o poder de compra do consumidor. Contudo, ela consegue dar uma estimativa de, ao menos cinco anos, como será a aceitação no mercado.

É importante sempre ter, antes mesmo de fazer uma pesquisa de mercado, um plano de negócio!

Como fazer uma pesquisa de mercado de produto

Existem diversas formas de fazer tal pesquisa de mercado e uma delas pode ser contratando uma empresa. Por um custo de projeto, o empreendimento irá por meio de prestação de serviços elaborar um projeto de quais perguntas seriam importantes para se questionar ao seu consumidor por sexo, faixa de idade, poder aquisitivo e outros itens que vão variar pelo produto ou serviço.

Você, como empresário, também pode fazer tal pesquisa de mercado sozinho, mas deve ser criterioso. Esta pesquisa de mercado pode ser feita online, por meio de formulários enviados por e-mail, ou ainda, pessoalmente, com passantes. O ideal é que se foque em um grupo de pessoas que será chamado de amostragem. Exemplo: escolher 100 pessoas entre 18 a 25 anos para fazer uma amostragem do total local. O número de amostragem deve ser baseado em nível local e não nacional, a menos que seu universo de pesquisa seja maior.

Você pode encontrar também pesquisa de mercado pronta em alguns sites, ou até mesmo modelos de pesquisa de mercado.

Os dados coletados em uma pesquisa de mercado irão te ajudar a dar maior foco ao projeto ou desistir dele, caso não haja interesse do público na compra ou prestação de serviços proposto na pesquisa. Pode parecer, em um primeiro momento, caro e desnecessário, mas poderá economizar uma boa quantidade de recursos se não prosseguir ao obter um resultado negativo de aceitação do produto.

Se você está pensando em abrir seu próprio negócio, você não pode deixar de ler os materiais abaixo!

Agora você já sabe que uma boa pesquisa de mercado pode salvar o seu negócio? Conte-nos o resultado da sua pesquisa de mercado através dos comentários!

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!



3 comentários sobre “Como fazer uma pesquisa de mercado
  1. Maria disse:

    Gostei muito do site porque tem muitas informações e dicas de como abrir um negocio.

  2. carlos disse:

    Gostaria de ser mais esclarecido,quais ferramentas poderia ter sucesso a uma boa pesquisa de demanda

  3. Fernando Milhomem disse:

    Estou pretendendo montar uma Auto Elétrica e estou procurando conher mais sobre o assunto e quais as ferramentas utilizadas numa loja desse ramo e quanto custa esse equipamento.

    Palmas/TO, 22/02/2013.

    Fernando Milhomem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

Curta O Novo Negócio!

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 350 Mil Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

(Ou continue na dúvida...)