Como montar uma clínica de fisioterapia

Por:

Como montar uma clínica de fisioterapiaPara montar uma clínica de fisioterapia é preciso que o empreendedor tenha conhecimento do ramo e habilidades para formar um ambiente de saúde.

Por isso, as clínicas de fisioterapia costumam ser empreendidas por profissionais de saúde que tenham como ideal montar um negócio fiel a qualidade que se deve ter nos ambientes de saúde. Na maioria dos casos, os sócios são fisioterapeutas que desejam um espaço para montar sua clínica de acordo com objetivos e valores que trazem da profissão.

O profissional de fisioterapia tem formação superior que permite conhecer a anatomia humana e conhecimentos sobre diversas técnicas, metodologias, pesquisas e novos estudos capazes de fazer com que pessoas que tenham limitadas as suas funções motoras a recuperarem da melhor forma possível, portanto o fisioterapeuta possui elevado nível de ética e comprometimento com a profissão e atendimento aos pacientes.

Mercado da clínica de fisioterapia

A fisioterapia pode atuar em clínicas, ambulatórios, consultórios e centros de reabilitação dentre outras possibilidades.

Outras tendências para o ramo e que têm tido bons resultados tanto como negócio quanto para a saúde e qualidade de vida dos pacientes em recuperação são as clínicas de acupuntura, atendimento em clubes esportivos e desenvolvimento de produtos para fisioterapia.

 Serviços oferecidos em uma clínica de fisioterapia

As atividades das clínicas de fisioterapia devem atender aos clientes bem como a sua família com:

  • Avaliação do estado funcional do paciente,
  • Exames periódicos,
  • Avaliação do programa terapêutico realizado,
  • Registro de prontuários, avaliações periódicas do tratamento.

Enfim, todas as atividades necessárias para um tratamento eficaz.

Pessoal de uma clínica de fisioterapia

Para os serviços, as clínicas de fisioterapia necessitam prestar com capacidade técnica e profissional, ética, qualidade e seriedade. Elas devem contar com profissionais que possuam habilidades tais para esses serviços sejam oferecidos da melhor forma possível, portanto, uma equipe altamente qualificada e comprometida é um dos requisitos essenciais para o sucesso do empreendimento.

A clínica de fisioterapia, portanto, deverá contar com uma equipe gerencial que trabalhe com ética e responsabilidade lidando com os assuntos administrativos e financeiros.

Crie mecanismos e incentivos para que as equipes estejam sempre integradas, lembrando que uma clínica compõe equipe de serviços gerais, administrativos, financeiros, atendimentos e medicina.

Todos os profissionais que compõem a clínica de fisioterapia são importantes: pense em como é importante o serviço de higiene e integre a equipe de limpeza aos interesses da clínica promovendo treinamentos, benefícios financeiros ou outros, e motivando-os. Realize o mesmo processo com as outras equipes.

Se um profissional é respeitado, motivado, encontra possibilidade de crescimento profissional, ele contribui para o sucesso do empreendimento.

Reuniões em uma clínica de fisioterapia

Não existe integração, ou melhor, dizendo Conexão de Equipes sem reuniões com feedbacks, ideias e pontos que devem ser discutidos para melhora dos resultados.

Uma reunião eficiente é aquela em que o gestor escuta todos os pontos relevantes e esclarece o que deve mudar e quais os objetivos, principais ideias e quais as opiniões da equipe. E por fim, resuma tudo o que deve ser realizado nos próximos dias e quais as dúvidas.

Com clareza, objetividade e foco uma reunião em uma clínica de fisioterapia é produtiva.

Missão, Visão, Valores e Objetivos de uma clínica de fisioterapia

Não tem como falar sobre equipes eficientes e reuniões produtivas se antes não esclarecer para as equipes qual o propósito do empreendimento e razão de ser de tanto trabalho despendido, principalmente no início do negócio.

Portanto, esclareça a Missão e deixe-a visível para qualquer cliente ter acesso. A missão é a razão de ser da clínica de fisioterapia. Você deve elaborar sua missão e afixá-la em local visível para os funcionários e despertá-la na mente deles em reuniões e atingimento de metas.

A Visão é a razão do trabalho presente esperando que este trabalho tenha resultados futuros que devem ser como a clínica de fisioterapia espera estar no futuro.

Os Valores são alicerces pelos quais as organizações montam suas políticas de trabalho, atendimento e seus ideais sociais e sua ética.

Os objetivos, praticamente falando, todo empreendimento tem seus próprios objetivos que devem ser partilhados por toda a equipe e alcançados com metas tangíveis.

Quanto à ética, elabore um normativo de ética que deve ser obedecido e respeitado, instituições médicas têm muitas normas de ética, como não revelar segredos entre pacientes e médicos, atender a todos com igualdade, informações confidenciais e outros pontos de ética.

Ferramentas da Qualidade em uma clínica de fisioterapia

Já foi comprovado através de estudos realizados que as atividades e processos realizados por clínicas de saúde são analisados e melhorados por Ferramentas da Qualidade para melhor adequação ao mercado e para melhor desenvolvimento interno.

A implantação de uma ou mais ferramentas da qualidade, respeita os seguintes passos:

Primeiro escolhe a Ferramenta que melhor se adequa ao que a clínica de fisioterapia necessita para se adequar e crescer como empresa. As Ferramentas auxiliam os gestores quanto ao Controle e Planejamento.

São ferramentas de Planejamento o Ciclo PDCA e Ferramentas de Controle, o Gráfico de Controle, os Histogramas e outros.

O importante é que independente de qualquer Ferramentaa a ser implantada, devem passar pelo processo de avaliação de problemas, análise, execução, realização de melhorias e padronização de processos.

Procedimentos Operacionais Padrão em uma clínica de fisioterapia

(POP)

A Padronização de Processos é o encerramento das Ferramentas de Qualidade.

Padroniza-se para estabelecer a prática de um sistema de processos que foi avaliado anteriormente e obteve bons resultados.

Para a padronização ser eficiente, deve ser confeccionado Manuais de Padronização e treinar a equipe quanto aos padrões que cabem a cada equipe.

Por exemplo, o atendimento deve ter um padrão a ser seguido com suas regras e normas, pois já se sabe que o contrário disso, significa riscos. A padronização é para melhoria da qualidade, diminuição de custos e riscos.

Sistemas de Custos de uma clínica de fisioterapia

Uma clínica tem certos custos, além dos investimentos iniciais com instalações, equipamentos e despesas administrativas, contábeis e com legalizações.

Portanto, é necessária uma eficiente gestão de custos. Para o controle dos custos, as empresas que prestam serviços costumam aplicar metodologias como o Custeio por Atividades ou sistema ABC que define os custos por atividades. É possível mapear custos de acordo com determinadas atividades, por exemplo, custos com atendimento de espera, banco de dados, custos com consultas, custos de remoção de pacientes, custos com materiais e equipamentos, lembrando que o custeio por atividades mede os custos variáveis de acordo com o volume de atividades que são os mais constantes em empresas de serviços, sobra, portanto, os custos fixos.

O sistema ABC serve para analisar os custos variáveis, quais atividades gastam mais e como reduzir custos sem, no entanto, diminuir a qualidade do serviço prestado.

Exigências Legais de uma clínica de fisioterapia

Para montar uma clínica de Fisioterapia é necessário que os empresários atendam a algumas exigências legais, como: toda empresa deverá contar com um Responsável Técnico de acordo com a Lei  n° 6.316/75, que diz que no momento do registro, a empresa deverá contar com pelo menos um Profissional formado em Fisioterapia e com registro no Conselho Profissional da Categoria.

Depois de tudo planejado e já sabendo como montar uma clínica de fisioterapia, é só colocar a mão na massa.

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!



4 comentários sobre “Como montar uma clínica de fisioterapia
  1. keila andrade disse:

    Gostaria de saber em que tipo de lugar é melhor para abrir uma clínica de fisioterapia.

    Atenciosamente, Keila

  2. Flavia Torres disse:

    Quero muito montar minha clinica de fisioterapia. O que precisarei de inicio? E quanto investir?

  3. walter gonçalves disse:

    Irei montar uma clinica de fisioterapia e não tenho idéia de quanto poderei gastar,e o que precisarei para a parte burocratica da mesma.

  4. Lisa disse:

    Gostaria de montar uma clinica no interior e gostaria de saber o qto preciso investir no inicio

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

Curta O Novo Negócio!

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 350 Mil Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

(Ou continue na dúvida...)