Como Abrir um Centro de Ioga

Como Abrir um Centro de Ioga
Como Abrir um Centro de Ioga

Se você quer saber como abrir um centro de ioga, significa que você se identifica com o assunto. Sabe que ioga significa união, integração?

Contexto

A ioga surgiu há milhares de anos na Índia e se espalhou para todo o resto do mundo. Atualmente, praticar ioga é muito comum, inclusive no Ocidente. É um método para manter a harmonia psicológica do corpo e também um meio de atingir um estado de perfeição mental e espiritual, como resultado de um trabalho de autoconhecimento e autocontrole. A prática se expandiu muito e, hoje em dia, há os mais variados estilos, para todos os perfis de pessoas.

Pode-se fazer sozinho, em grupo, em casa, em parques, em academias ou em um centro de ioga especializado. Em grandes cidades, como São Paulo, é possível encontrar um centro para praticar ioga em cada bairro central. A procura só aumentou, e continuam surgindo novos centros do tipo. Há certa concorrência, mas o público está se abrangendo cada vez mais, o que permite a expansão do mercado.

Projeto de um centro de ioga

O primeiro passo para começar a criar o projeto do seu centro de ioga é refletir sobre quais valores o empreendedor pretende trabalhar ali. Você quer desenvolver algo mais em torno da saúde? Do esporte? Da espiritualidade? Do bem estar? Da sustentabilidade?

Há muitas opções, sendo importante você refletir sobre o que combina mais com você ou com o público que pretende trabalhar. Uma boa ideia é visitar os centros de ioga já existentes em sua cidade, buscando a partir daí criar diferentes serviços para o seu centro, e procurando prestar atenção nos detalhes, que você também terá que ter para o seu negócio ter sucesso.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

O seu centro pode ser, por exemplo, somente para a prática de ioga, ou pode oferecer também mais práticas da cultura oriental, como acupuntura, alimentação ayurveda, Tai Chi, entre outras terapias integrativas. Também pode ser um centro mais voltado para a espiritualidade – oferecendo, além da ioga, atividades relacionadas à meditação, respiração, autoconhecimento, por exemplo, ou pode ser um centro que tenha uma prática mais voltada para a força física, já que há tipos de ioga com esse objetivo. Além disso, o empresário pode optar por investir em um centro que trabalha com vários tipos de atividades culturais e sociais, como rodas de dança, circo, teatro, música, literatura, etc. Tudo isso vai da sua criatividade e das suas possibilidades de recursos financeiros.

Planejamento de um centro de ioga

O tamanho do seu orçamento irá definir o tamanho do seu espaço e o que você terá condições de oferecer inicialmente. Se você não tem uma grande quantidade de recursos financeiros ou possui apenas uma pequena garagem onde começar seu negócio, o seu trabalho será provavelmente bastante localizado, abrangendo as pessoas que moram nos quarteirões ao redor do espaço e os seus amigos e conhecidos. Nesse caso, comece apenas com uma sala de prática, investindo o que puder em tapetes, blocos e cintos. Com o gradual sucesso do negócio, poderá ir aumentando-o conforme as necessidades.

Já se você pensa em abrir um centro de ioga grande, amplo, com muitas salas, áreas livres e verdes, irá precisar, antes de tudo, de uma grande capacidade empresarial, ou seja, conhecimento administrativo; depois, um alto investimento inicial. Necessitará planejar o espaço e como pretende atingir esse grande público. Qual será o diferencial do seu centro? Terá um bom restaurante de comida natural? Ou organizará também eventos noturnos? Palestras e seminários aos finais de semana? Viagens entre os alunos?

Divulgação de um centro de ioga

De qualquer forma, para esse tamanho de negócio, você precisará direcionar uma parte do investimento para a divulgação. Para abrir um centro de ioga, não são necessárias grandes campanhas midiáticas, apenas uma estratégia de marketing e um pequeno recurso disponível. Normalmente, para pequenos centro a divulgação é feita apenas por boca a boca, entre vizinhos e amigos, nas redes socias e funciona. Mas, para iniciar com algo grande, divulgue também de outras formas. Procure parcerias com locais comerciais que tenham os mesmos valores que os da sua empresa – restaurantes vegetarianos, por exemplo, ou spas, academias, etc. Além disso, um bom website do centro de ioga, bem como contato com os alunos via e-mail, são soluções acessíveis, eficientes e funcionais.

Localização

Seja um pequeno ou um grande centro, você precisará pensar em alguns fatores. Não pode localizar-se, por exemplo, em uma região extremamente barulhenta. Mas também não pode ser um local completamente escondido, invisível. É importante que seja atraente para o pedestre também. As acessibilidades ao local também são muito importantes: nunca se esqueça que é imprescindível a existência de um parque ou de uma zona de estacionamento, nem que seja pequena.

O fator mais importante do espaço físico, porém, é a decoração. Pode parecer insignificante, mas, não importa o perfil do seu cliente, ele procura a ioga porque é uma atividade de concentração e relaxamento, e o visual do seu espaço deve ajudar ao praticante a sentir-se dessa forma.

Além disso, para o sucesso do seu centro de ioga, o bom atendimento por parte dos instrutores e da recepção é importantíssimo. O local de atividade física, espiritual, ou de cura, é aonde nós vamos para nos desconectar do mundo exterior, longe do estresse, da violência e da indiferença. Não espante seu cliente, acolha-o. A ioga possibilita o surgimento de conexões e amizades. Ensine também essa prática para seu cliente.

Atendimento ao cliente

Pense nesse acolhimento também na hora de oferecer o serviço para seus clientes, a forma de pagamento, etc. Geralmente, os centros de ioga trabalham com um plano mensal, que, uma vez pago, o cliente pode gozar não só de certa quantidade de aulas, como também serviços extras. Isso também depende de como funciona o seu centro. Se você oferece, além de ioga, diversas outras práticas, você pode, por exemplo, oferecer descontos para os praticantes mais fiéis – quanto mais aulas diferentes seu cliente fizer, menor o preço que ele paga por aula.

Legislação para abrir um centro de ioga

Criado todo o projeto do seu centro de ioga, será necessário pô-lo em prática. A primeira coisa a ser feita é legalizar o seu estabelecimento. Dependendo do que o seu centro oferecer, haverá um perfil de documentação e legislação distinto para o licenciamento, tanto do local, quanto da equipe de trabalho – os instrutores, por exemplo, devem obrigatoriamente ser experientem e ter o documento da profissão. Contrate um bom advogado ou contador, que conheça as leis específicas, para te auxiliar durante o processo de abertura do espaço.

De qualquer forma, provavelmente você deve requerer autorização prévia de localização à comissão de coordenação da região respectiva (CCDR), da Prefeitura da cidade, que deve se pronunciar no prazo de 20 dias. Se você já tem um local, aprovado esse pedido – onde eles irão analisar se a região abriga esse tipo de negócio, você já pode iniciar as atividades do seu centro. Caso você ainda precise construí-lo, precisará então de uma autorização da Câmara Municipal para aprovar o projeto arquitetônico.

Você não precisará necessariamente abrir uma empresa. Depende do seu objetivo. Você pode, por exemplo, optar por adquirir um alvará na prefeitura da sua cidade para trabalhar como autônomo estabelecido ou não estabelecido. O centro é seu, há muitas escolhas para serem feitas. Faça tudo com muito cuidado e responsabilidade. Qualquer dúvida que tenha, procure a Aliança do Yoga, que reúne os profissionais da área.

Veja mais dicas para abrir um centro de ioga em nosso outro artigo sobre o assunto: “Como montar um estúdio de yoga“.

O que acha de investir e abrir um centro de ioga? Conte para a gente!

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA