Como Montar Uma Clínica de Estética

Como montar uma clínica de estética
Como montar uma clínica de estética

As clínicas de estética compreendem atividades de reparação, prevenção e educação para uma vida com maior qualidade, visando aplicar os princípios de vida saudável que abrangem o bem-estar do ser humano, tanto biológico, fisicamente, socialmente e até espiritualmente.

O mercado de trabalho reúne cada vez mais profissionais qualificados que estão prontos para trabalhar nas clínicas de estética e que, com certeza, contribuirão para o sucesso das clínicas.

Mercado da clínica de estética

Além de profissionais que se habilitam a trabalhar nas clínicas, até mesmo por formação de nível superior, a vantagem em se montar uma clínica de estética é que o mercado no Brasil é um dos que mais crescem, englobando novas tecnologias e técnicas que tem obtido resultados satisfatórios e que são responsáveis pela crescente procura de pacientes.

Para abrir uma clínica de estética, os empresários podem optar por abrir um negócio próprio ou ainda a opção de abrir uma franquia de estética.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 5 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

Alguns artigos interessantes sobre franquia que podem lhe agradar:

A vantagem em se optar por uma franquia é que o empresário receberá da franquia todo o apoio gerencial para padronização do ambiente de trabalho e processos, desde as instalações até o sistema de marketing: tudo é oferecido pelas franquias aos franqueados.

Veja o que é email marketing.

No entanto, para funcionar a clínica de estética, o franqueado desembolsa os valores para investimento inicial, taxas de franquias e royalties no caso de tecnologias e técnicas próprias do franqueador. Portanto, para optar por franquia ou negócio próprio o empresário deve pesar pós e contras financeiros e gerenciais.

Muitos empresários preferem colocar uma nova clínica de estética, ou seja, com marca própria, mas deve-se lembrar que fará todo o caminho já percorrido pela franquia e depois, o negócio mesmo não sendo próprio, se franqueado terá a imagem das pessoas que administram ,trabalham e criam soluções naquele estabelecimento, portanto, até mesmo uma franquia pode ganhar a originalidade de seus empreendedores.

Já sabe como criar uma marca?

Clínicas de Estética x Centros de estética

A diferença entre clínicas de estética e centros é que a Legislação de Saúde exige das clínicas de estética a existência de médicos no estabelecimento atuando como responsáveis técnicos, portanto se a empresa se denominou como clínica de estética deverá ter um responsável técnico que seja médico.

Clique para saber os documentos para abrir uma empresa.

A norma objetiva assegura que as intervenções cirúrgicas, mesmo de pequeno grau, só serão realizadas com a existência de médicos, pois as clínicas de estética que assim procedem recebem licença para realizar cirurgias plásticas e/ou outras intervenções cirúrgicas.

Clientes 

Para atender uma clientela exigente e cada vez mais informada, as clínicas de estética devem criar um ambiente agradável de ética e responsabilidade, pacientes e funcionários devem sentir que o ambiente é antes de tudo, um espaço de saúde e que a estética exige um processo profissional e sério.

O cliente de uma clínica de estética deve ser tratado com respeito, dignidade e seriedade desde a recepção ou telefonema domiciliar.

A despeito da aparência física ou natureza do tratamento, as clínicas de estética atualmente são frequentadas por pessoas de ambos os sexos e classe social, com tratamentos cada vez mais peculiares, portanto, o que deve prevalecer é o respeito e a ética.

Concorrência 

Sem dúvida, devido ao avanço tecnológico e aumento de profissionais qualificados para o trabalho com estética e aumento no mercado consumidor puxado também pela classe C, faz do setor cada vez mais atraente para novos empreendedores, daí a concorrência ser tão acirrada.

Antes de driblar a concorrência e eleger possíveis estratégias, os empresários devem analisar a sua concorrência, antes de partir para um plano de ação da clínica de estética.

Falando em plano de ação, jamais deixe de fazer um plano de negócios.

A concorrência deve ser analisada quanto ao produto/serviço oferecidos, quanto aos métodos gerenciais, quanto ao desempenho, publicidade, vantagem competitiva e outros fatores.

É necessário estudar no que a concorrência é melhor do que o estabelecimento e assim aprender o que deve ser melhorado, bem como, o que a clínica de estética pode realizar para diferenciar produtos e serviços.

Não se trata de vencer o concorrente, mas de aprender com bons exemplos de boas empresas do ramo ou não e de aplicar ao dia a dia da clínica de estética e, na maneira do possível, sem perder o foco, diversificar, agregar valor e encantar o cliente.

Muitas empresas saem ganhando por aprender com outras empresas e assim realizar um benchmarking proveitoso com o objetivo e o oferecimento de serviços com maior qualidade.

Investimentos em uma clínica 

A clínica de estética exigirá investimentos iniciais com estrutura, equipamentos, despesas administrativas e de organização. Entre os investimentos que serão feitos para estrutura estão os balcões de atendimento, depósitos e projetos com design, decoração e identidade visual.

Todo o investimento com máquinas, equipamentos e imóvel está em torno de R$200.000,00 reais, incluindo capital de giro.

Marca própria em uma clínica de estética

O empresário deve registrar marca própria e patentes de novas técnicas ou tecnologias inventadas.

No site do INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), os empresários poderão registrar sua marca e assim adquirir maior segurança nas atividades que lhe são próprias; ou se exerce técnicas que já são utilizadas no mercado, deverá ter marca certificada que certifica normas e especificações técnicas, todos os registros que as empresas realizam servem para atestar a sua identidade técnico-profissional no mercado e assim garantir negócios com outras instituições e participações em incentivos. Daí a importância e vantagem em estar em dia com todos os registros empresariais.

Vigilância Sanitária 

A Vigilância Sanitária poderá fechar as clínicas de estética se as atividades representarem risco a saúde dos pacientes, no que tange aos procedimentos e seus riscos e ainda se há um ambiente com potencial infeccioso.

Ultimamente, uma das maiores preocupações da ANVISA é quanto ao bronzeamento artificial, que tem causado uma série de prejuízos a saúde dos pacientes.

Para estar em dia com as normas de saúde expedidas pela Vigilância Sanitária e se afastar de inconvenientes e constrangimentos que poderão prejudicar pacientes e sujar a imagem da clínica de estética, os proprietários devem estar sempre informados quantos as normas da ANVISA para o funcionamento de clínicas de estética.

Produtos e serviços de uma clínica de estética

Toda clínica de estética deve descrever no registro empresarial ou plano de negócios quais suas atividades principais e que constituem o foco da clínica.

Veja aqui algumas considerações sobre plano de negócios pronto.

Algumas clínicas de estética possuem como atividade principal a depilação, tratamentos propícios para emagrecimento, tratamentos de drenagem linfática, lipoaspiração e outros.

Mesmo que a clínica resolva diversificar, deve considerar que os recursos e maiores esforços devem ser empregados na atividade principal e assim ela não perderá o seu foco principal.

Controle de qualidade 

Para montar uma clínica de estética, o empresário deve criar uma cultura voltada para Qualidade Total dos processos em que os funcionários estejam conscientes e exista controle da qualidade das atividades, como também controle de desperdícios, sendo que as duas coisas andam juntas.

Portanto, tenha sempre em mente a Qualidade e assim a clínica de estética terá como consequência maior número de clientes, investidores, oportunidades de negócios e menores custos.

Lembre-se sempre de fazer promoção e propaganda dos seus serviços.

Institucionalize Programas de Qualidade, treine a equipe e padronize para sempre atender bem, busque também novas ideias que combinem com esses valores.

Pronto! Com estas dicas, já pode montar uma clínica de estética.

Como Montar Uma Clínica de Estética
1 voto, nota média 5.00 ou 91% de avaliação

 

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!

21 COMENTÁRIOS

  1. Ola, sou biomédica e aula da 1° turma de Saúde Estética do Brasil. Estou querendo abrir minha clínica de Estética e estou com muitas duvidas.
    Essa é uma área nova e muitos não estão informados que o biomédico é o único que está habilitado, além do médico, a fazer procedimentos invasivos e semi- invasivos (como peelings, intradermoterapia, preenchimentos, depilação a laser e outros).

  2. olá! Estou me formando em adm de empresas, mass quero abrir meu proprio negocio, pensei em um centro de estética, pretendo fazer um curso na área. Mas tenho uma duvida, vou ter que fazer graduação nessa aréa ou só um curso tecnico? Pretendo colocar Massagens, Drenagem linfática, Limpeza de pele, Depilação a laser, entre outros mais, os principais são esses.

    • Boa noite, sim é melhor fazer uma graduação, pois é bem completo tanto teoria e na prática. Eu estou cursando faculdade de estética e estou adorando. A faculdade é tecnólogo e a duração são de 3 anos. Eu pretendo futuramente montar minha clínica de estética.

  3. Ola, quero montar minha propria empresa(pequenina) para começar..Tenho muitas duvidas como muita gente, e ainda porque estou na Suiça e nao conheço muito bem o mercado ainda..Quero montar uma sala ou gabinete(cabinet) como se diz aqui para micropigmentacao make up e medical e design de sobrancelhas.. Alguma sugestao para começar?? obrigada e parabens pelo site..Adoro!

  4. Olá Carla Diz, vc se equivocou ao dizer que apenas médicos e biomédicos podem fazer depilação a laser, sou fisioterapeuta especialista em Dermato funcional e estou apta a realizar procedimentos como depilação a laser, peelings, carboxi e etc.

  5. olá tenho uma clinica no centro de taboão da serra a 4 anos mas estou passando o ponto pois estou desfazendo a sociedade, se tiverem interesse favor contatar 11 99856-8913

  6. Olá Pessoal !! Estou vendendo uma clinica de estética em Rio Preto/SP, completa, varios aparelhos, carteira com mais de 400 clientes, localizada na Av. mais movimentada da cidade, top mesmo. Alem disso, estou devolvendo TODO o valor pago na clinica em locações de Criolipolise. O motivo da venda e que me mudei de Rio Preto no ano passado e está bem complicado fazer a viagem para trabalhar todos os dias. Se alguem se interessar, me pergunte, posso passar fotos, os aparelhos que a clinica tem, enfim, dar mais detalhes. Abs e sucesso a tds !

  7. Bom dia, o meu maior sonho e ter uma sala de estética, com certeza vou conquistar este sonho só preciso de uma orientação profissional área de estética eu ainda estou estudando sou funcionaria publica quero realiza o meu sonho vou me lançar com muito amor e dedicação.

  8. Gostaria de saber se vale a pena abrir uma clinica de estetica em Itália, pois ouvi falar que aqui para manter é dificil por causa dos impostos.

DEIXE UMA RESPOSTA