Como montar uma ótica

Por:

Como montar uma óticaPara montar uma ótica deve-se levar em conta que é um comércio com atendimento em que a atenção ao cliente fala mais alto do que o próprio produto. Um cliente que procura uma ótica vem com receita e a ideia de um modelo de óculos, mas necessita de toda orientação para levar exatamente o que necessita.

Mercado e Produto

As óticas sempre terão como público-alvo, pessoas que recorrem aos seus serviços para solucionar um problema oftalmológico ou para compra de óculos escuros.

Para atender o público-alvo é necessário que a ótica esteja sempre atualizada sobre os modelos de óculos que estão na moda. Atualmente, os óculos são desenhados por designers e têm o diferencial de proporcionar conforto para os usuários. Há uma tendência de combinar arte e tecnologia para oferecer o melhor produto.

Tenha sempre um atendimento exclusivo e atencioso a cada cliente, pois os consumidores possuem uma resistência ao produto óculos, devido à razões de estética, e o trabalho executado deve ser o de escolher o óculos em que o cliente se sentirá melhor esteticamente. Enfim, tenha os melhores produtos, o melhor atendimento e terá sempre clientes para a sua empresa.

Fornecedores de uma ótica

Tendo em vista as mudanças encontradas no mercado consumidor, o empreendedor deve estar atento aos distribuidores procurando sempre aqueles que podem fornecer produtos de qualidade e que são tendência, sob pena de ter o estoque “encalhado”.

Estrutura e Equipamentos

Os equipamentos para manter o processo produtivo das óticas são: máquinas lixadeiras para lentes, lensômetro, máquinas facetadeiras, Aquecedor de areia, Centrador asz-l Ingo, Rhanil Essilor, Motor flex Jova, Fura Lentes Proxxon espelhos de balcão, vitrines e outros.

Os equipamentos acima são necessários para que os óculos fiquem de acordo com o que o cliente precisa e esteja modelado conforme o formato de rosto. Portanto, para prestar um serviço de qualidade é necessário investir em todos esses instrumentos, lembrando que os óculos também são um artigo de beleza.

A ótica deve ter uma estrutura leve: a melhor decoração é a que explora estruturas em madeira e prateleiras em metal e vidro, com espelhos, fazendo com que o estabelecimento pareça amplo. Coloque também algumas mesas e cadeiras, o que proporcionará comodidade aos clientes e ao mesmo tempo garantirá vendas. Atualmente, as óticas estão atendendo os clientes em mesas com espelhos provadores e até simuladores no computador que testam qual o modelo ideal de óculos para o cliente.

O balcão deve ser amplo e os atendentes devem ter sempre a mão limpa-lentes e estojos, facilitando o serviço. A vitrine e os balcões devem ser bem iluminados com óculos para todos os gostos desde os tradicionais até os que são última moda, lembre-se que a escolha é do cliente. Os balcões devem ter também impulsos de compra, como limpadores, material para lentes de contato, estojos em design exclusivo, entre outros.

Para ser eficiente, a estrutura deve contar também com um laboratório para arrumação das lentes e hastes.

Localização de uma ótica

Para escolher a melhor localização, pesquise sobre o público-alvo e onde terá maior fluxo de pessoas que poderão vir a necessitar de uma ótica. As óticas são estrategicamente localizadas próximas a hospitais, ruas de farmácias, shoppings e área comerciais.

Se a ótica estiver localizada em uma área longe do ambiente clínico, será preciso investir mais em promoções, pois os clientes demoram a fazer associação entre outros comércios e óticas, lembrando que os comércios disputam um espaço na memória dos clientes.

Legislação e atividades permitidas nas óticas

Para montar uma ótica é necessário registro da firma em todos os órgãos de interesse: Junta Comercial, Secretária da Receita Federal, Secretária da Fazenda, Prefeitura do Município, Sindicato Patronal.

Além das formalidades que valem para abrir todos os negócios também existe legislação específica para as óticas, como por exemplo, a legislação diz que os óculos de grau só serão vendidos com receita médica. De acordo com o Decreto-lei nº 20.931/32, artigo 39: é vedado às casas de ótica confeccionar e vender lentes de grau sem prescrição médica, bem como instalar consultórios médicos nas dependências dos seus estabelecimentos.

E ainda no Decreto-lei nº 24.492/34, o artigo 16 diz que o estabelecimento comercial de vendas de lentes de grau não pode ter consultório em qualquer de seus compartimentos. E o artigo 17: é proibido câmara escura e aparelhos para exame ocular no recinto, bem como cartazes oferecendo exame gratuito.

Portanto, a Optometria legal não existe no Brasil, ou seja, em nosso país é vedado funcionar consultório oftalmológico e ótica no mesmo estabelecimento. E ainda sob o parecer nº 1.110/2000 da Vigilância Sanitária (ANVISA), fica decretado que compete exclusivamente aos médicos oftalmologistas o exame de refração e a adaptação de lentes de contato.

Com isso, o empresário deve estar atento às atividades permitidas nas óticas, pois a prática de atividades proibidas poderá levar o estabelecimento a ser fechado com a imediata apreensão dos equipamentos usados e o repensável à responder por sanções previstas na lei.

Assim, o dono de ótica poderá realizar as seguintes atividades:

  • Manipulação ou fabricação das lentes de grau,
  • O aviamento perfeito de fórmulas óticas fornecidas pelo médico oculista,
  • Substituir por lentes de grau idênticas àquelas que lhe forem apresentadas danificadas,
  • Datar e assinar diariamente o livro de registro do receituário de ótica.

Para um atendimento completo e satisfatório longe de litígios consulte sempre o CDC(Código dos Direitos do Consumidor). Depois, basta divulgar seu negócio e começar a lucrar.

O que achou do nosso guia de como montar uma ótica? Comente!

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!



3 comentários sobre “Como montar uma ótica
  1. Ribeiro disse:

    HHHÊeeiii… não é bem assim não!!

    Da maneira que se repetem historinhas erradas e as repassa, faz parecer que alguém comprou;

    o Ministério da Educação, para a emissão dos diplomas LEGAIS de Optometria.

    Ao Ministério do Trabalho reconhecendo a Optometria.

    O Ministério da Fazenda cobrando imposto de Optometria. Ora… se cobra, não é ilícito.

    Vamos parar de “achismos”?

    Abraços a todos.

  2. Jose Laercio de Sousa disse:

    Muito boa a materia de voces sobre abertura de optica.

  3. ilton nelio disse:

    com quanto eu começo uma ótica???? básico

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

Curta O Novo Negócio!

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 350 Mil Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

(Ou continue na dúvida...)