Como montar uma ótica

Como montar uma óticaPara montar uma ótica deve-se levar em conta que é um comércio com atendimento em que a atenção ao cliente fala mais alto do que o próprio produto. Um cliente que procura uma ótica vem com receita e a ideia de um modelo de óculos, mas necessita de toda orientação para levar exatamente o que necessita.

Mercado e Produto

As óticas sempre terão como público-alvo, pessoas que recorrem aos seus serviços para solucionar um problema oftalmológico ou para compra de óculos escuros.

Para atender o público-alvo é necessário que a ótica esteja sempre atualizada sobre os modelos de óculos que estão na moda. Atualmente, os óculos são desenhados por designers e têm o diferencial de proporcionar conforto para os usuários. Há uma tendência de combinar arte e tecnologia para oferecer o melhor produto.

Tenha sempre um atendimento exclusivo e atencioso a cada cliente, pois os consumidores possuem uma resistência ao produto óculos, devido à razões de estética, e o trabalho executado deve ser o de escolher o óculos em que o cliente se sentirá melhor esteticamente. Enfim, tenha os melhores produtos, o melhor atendimento e terá sempre clientes para a sua empresa.

Fornecedores de uma ótica

Tendo em vista as mudanças encontradas no mercado consumidor, o empreendedor deve estar atento aos distribuidores procurando sempre aqueles que podem fornecer produtos de qualidade e que são tendência, sob pena de ter o estoque “encalhado”.

Estrutura e Equipamentos

Os equipamentos para manter o processo produtivo das óticas são: máquinas lixadeiras para lentes, lensômetro, máquinas facetadeiras, Aquecedor de areia, Centrador asz-l Ingo, Rhanil Essilor, Motor flex Jova, Fura Lentes Proxxon espelhos de balcão, vitrines e outros.

Os equipamentos acima são necessários para que os óculos fiquem de acordo com o que o cliente precisa e esteja modelado conforme o formato de rosto. Portanto, para prestar um serviço de qualidade é necessário investir em todos esses instrumentos, lembrando que os óculos também são um artigo de beleza.

A ótica deve ter uma estrutura leve: a melhor decoração é a que explora estruturas em madeira e prateleiras em metal e vidro, com espelhos, fazendo com que o estabelecimento pareça amplo. Coloque também algumas mesas e cadeiras, o que proporcionará comodidade aos clientes e ao mesmo tempo garantirá vendas. Atualmente, as óticas estão atendendo os clientes em mesas com espelhos provadores e até simuladores no computador que testam qual o modelo ideal de óculos para o cliente.

O balcão deve ser amplo e os atendentes devem ter sempre a mão limpa-lentes e estojos, facilitando o serviço. A vitrine e os balcões devem ser bem iluminados com óculos para todos os gostos desde os tradicionais até os que são última moda, lembre-se que a escolha é do cliente. Os balcões devem ter também impulsos de compra, como limpadores, material para lentes de contato, estojos em design exclusivo, entre outros.

Para ser eficiente, a estrutura deve contar também com um laboratório para arrumação das lentes e hastes.

Localização de uma ótica

Para escolher a melhor localização, pesquise sobre o público-alvo e onde terá maior fluxo de pessoas que poderão vir a necessitar de uma ótica. As óticas são estrategicamente localizadas próximas a hospitais, ruas de farmácias, shoppings e área comerciais.

Se a ótica estiver localizada em uma área longe do ambiente clínico, será preciso investir mais em promoções, pois os clientes demoram a fazer associação entre outros comércios e óticas, lembrando que os comércios disputam um espaço na memória dos clientes.

Legislação e atividades permitidas nas óticas

Para montar uma ótica é necessário registro da firma em todos os órgãos de interesse: Junta Comercial, Secretária da Receita Federal, Secretária da Fazenda, Prefeitura do Município, Sindicato Patronal.

Além das formalidades que valem para abrir todos os negócios também existe legislação específica para as óticas, como por exemplo, a legislação diz que os óculos de grau só serão vendidos com receita médica. De acordo com o Decreto-lei nº 20.931/32, artigo 39: é vedado às casas de ótica confeccionar e vender lentes de grau sem prescrição médica, bem como instalar consultórios médicos nas dependências dos seus estabelecimentos.

E ainda no Decreto-lei nº 24.492/34, o artigo 16 diz que o estabelecimento comercial de vendas de lentes de grau não pode ter consultório em qualquer de seus compartimentos. E o artigo 17: é proibido câmara escura e aparelhos para exame ocular no recinto, bem como cartazes oferecendo exame gratuito.

Portanto, a Optometria legal não existe no Brasil, ou seja, em nosso país é vedado funcionar consultório oftalmológico e ótica no mesmo estabelecimento. E ainda sob o parecer nº 1.110/2000 da Vigilância Sanitária (ANVISA), fica decretado que compete exclusivamente aos médicos oftalmologistas o exame de refração e a adaptação de lentes de contato.

Com isso, o empresário deve estar atento às atividades permitidas nas óticas, pois a prática de atividades proibidas poderá levar o estabelecimento a ser fechado com a imediata apreensão dos equipamentos usados e o repensável à responder por sanções previstas na lei.

Assim, o dono de ótica poderá realizar as seguintes atividades:

  • Manipulação ou fabricação das lentes de grau,
  • O aviamento perfeito de fórmulas óticas fornecidas pelo médico oculista,
  • Substituir por lentes de grau idênticas àquelas que lhe forem apresentadas danificadas,
  • Datar e assinar diariamente o livro de registro do receituário de ótica.

Para um atendimento completo e satisfatório longe de litígios consulte sempre o CDC(Código dos Direitos do Consumidor). Depois, basta divulgar seu negócio e começar a lucrar.

O que achou do nosso guia de como montar uma ótica? Comente!

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

24 COMENTÁRIOS

  1. HHHÊeeiii… não é bem assim não!!

    Da maneira que se repetem historinhas erradas e as repassa, faz parecer que alguém comprou;

    o Ministério da Educação, para a emissão dos diplomas LEGAIS de Optometria.

    Ao Ministério do Trabalho reconhecendo a Optometria.

    O Ministério da Fazenda cobrando imposto de Optometria. Ora… se cobra, não é ilícito.

    Vamos parar de “achismos”?

    Abraços a todos.

  2. Fico triste ao ler uma materia a qual estou no ramo a 15 anos e gosto muito. Mas esta faltando mais esclarecimentos. O OPTOMETRISTA tem diploma reconhecido pelo MEC, CNOO, CROO, ele e rdsponsavel pela saude visual e nao pela doenças do olho. Sao proficionais capacitados para realizar exames refracionarios enquanto os oftalmologistas das doenÇas e cirurgias do olho. Existem desde 1833 e ajudam as clases mais baixas a terem acesso um exame por menor preço sem ter que enfrentar a fila do SUS.
    Um abtaço!
    Lene.

  3. VC que postou estas aberraçoes sobre OPTOMETRIA pelo que vejo nao tem lido e respeito só se deixado ser enfluenciado por um oftalmologista pq afinal somos legais e se vc estudar melhor o que esta afirmando que optometria nao é legal no Briasl pq estamos incluidos como profissao? olhe no site CBO codigo Brasileiro de Ocupaçoes e vc verá que optometria existe e ainda é regida no que faz. o que nao pode existir é os consultorios de oftalmologista todos nos fundos, nos lados de oticas e sua gavetas de consultorios oftalmologicos todos cheios de lentes de contatos que eles vendem p o seu paciente e empurram eles p que suas secretarias adpitarem sem menos ser contatólogas. Medicos oftalmo tem CRM e nao CNPJ p venderem lentes de contatos, lentes intraoculares p cirurgias de cataratas . e vendem! entao sonegam!!! as suas oticas sao em nomes de laranjas, parentes sogras, irmaos, e ate amigos.
    VC sabia disso?
    nao né? pois essa é a realidade do Brasil,
    E sabe pq a optometria so é reconhecida e ainda nao é regulamentada no Brasil? pq o congresso esta cheio de oftalmos e parentes de oftalmos q nao querem perder a fatia do mercado, pq ja perderam a mao , cegaram alguem,se frustaram e nao querem mais exercer a oftalmologia e quem fazer optometia perguntando ao paciente com lentes; ” é melhor essa ou essa? ” Brincadeira hem? um curso de alta comlexidade dessa p brincar de luz, reflexo, espelho, otica geometrica, fisica. isso é optometria. opto: optica, Metria: medida visual.
    medimos o que nao se enxerga e compensamos com lentes positivas, negativas e cilindricas. somente, e indentificamos o olho sadio do olho doente, o sadio ficamos p corrigir as ametropias e o doente ? ENVIAMOS AO OFTALMOLOGISTA. pq ele fez 10 periodo de medicina foi p tratar as doenças do globo ocular. ai sim!!! o Medico no seu lugar operando tratando terá menos pessoas p eles medirem o grau e asim baixaram suas consultas carrisimas, tiraram a bunda da cadeira do consultorio e vao ateder a populaçao que está na fila do SUS por uma simples catarata senil, retinoplastia diabética, transplante de cornea e ate medicar uma simples conjuntivite e asim por diante.
    Pronto falei, essa é a realidade da otica. mais o que se tem sao donos de oticas com uma coleira de veludo sendo laranja de um aftlmologista, querendo vender oculos, lente de contato e se poderem ate os colirios. brincadeira!!! acorda BRASIL.
    NAO AO ATO MEDICO.

  4. O mesmo decreto acima descrito também diz que os senhores oftalmologistas, assim como suas esposas ou parentes de 1º grau não podem ter ópticas em seus nomes e muito menos junto aos seus consultórios. Mas isso é o que mais se vê. Não está na hora de lutar pela optometria, atividade existente em todo o mundo civilizado?

  5. Os optometristas não podem prescrever óculos. Somente os médicos podem. Optometristas que prescrevem óculos estão cometendo um crime, podendo inclusive levar à cadeia.
    Abra seu olho meu caro.

  6. E uma pena um pais tao grande e com tantas carências sanitários ,continue a privar os cidadãos de um serviço visual com a qualidade que lhes e merecida,
    Optometria em caso de lentes de contacto e refração subjetiva,funciona melhor que com o oftalmologista.
    Porque existe um testamento mais simples entre profissional e paciente.
    Eu moro em Portugal sou optometrista faz 20 anos,tenho duas lojas e dois consultórios .
    E gostaria de abrir um estabelecimento com loja ,consultório ,e oficina técnica de montagem ocular.

  7. Bom dia. Possuo dois balcões e maquinario completo de montagem, inclusive coloração (tudo novo com nota fiscal) procuro pessoas interessadas em abrir um negócio próprio. Para maiores informações ligue 9.7356-0775.

  8. Eu tenho duas ópticas na Europa ,onde a optometria e legal e coexiste em parceria perfeita com oftalmologia.
    Interessante como no interesse geral das populações europeias,e da sua saúde ,nada impede o exercício de optometria,
    No entanto aqui no Brasil ,onde a saúde pública sofre de muita carência ,como os senhores devem muito bem ter conhecimento,ao contrario de aproximar os técnicos de saúde da população ,só procuram defender o interessa econômico dos oftalmologistas ,visto que as consultas de optometria tem um custo muito inferior.
    E como eu mesmo ja verifiquei,nas clínicas com nome conceituados,os pacientes nem tao pouco são vistos por profissionais especializados,mas sim por técnicos ,e so em ultima instância pelo oftalmologista.
    Nao entendo porque tanta preocupação em trazer médicos de outros países ,essa falsa preocupação com a saúde pública ,quando e do conhecimento geral,que a população nao tem poder econômico …..acho que chegou o momento de ser repensada essa teoria.
    A Europa nao se resume so a euros,mas sim a busca de um conjunto de medidas,que protejam as necessidades dos cidadãos ,os verdadeiros donos dos países …….obrigado pela atenção dispensada.

  9. Bom boa noite.
    Prezados senhores.
    Sou do setor fotográfico quero montar uma loja no Teresina shopping.
    Ja tenho uma loja montada e quero substituir por ótica, estou precisando de orientação do setor ótico. Pois ao meu ver é promissor. Se poderem ajudar , fico agradecido e quero trabalhar junto.
    Josué

  10. Precisa-se também de um Técnico Óptico presente na loja;para responder as responsabilidades técnicas.
    A não ser que o proprietário tenha formação Técnica na área que vai atuar(no caso Óptica).E esteja em tempo integral na loja.
    Quanto à Optometria é uma vergonha não poder exercer a profissão aqui no Brasil até porque se reconhecida pelo MEC;deveria também ser reconhecida pelo ministério do trabalho…E vamos lá os Optometristas são bem mais criteriosos que muitos oftalmologistas por ai!!!

  11. Bom dia ouvir falar que para abrir um optica tem que ser formado no cusro de optica ..é isso mesmo ou eu sem ter o corsu posso abrir uma optica ….

    Afr3d@hotmail.

  12. Quanto a abertura de uma ótica foi muito boa mas o que diz respeito a consultórios no mesmo estabelecimento ótico não é verdade pois em todos os lugares tem principalmente essas clinicas que oferecem consulta com valores mais baixos sempre tem uma ótica meio escondida que trabalham em parceria com os médicos. Acho que as autoridades fazem vista grossa,pois tem muita ótica que trabalha dentro da lei e são prejudicadas por essas. Falo isso porque trabalho no ramo.

  13. a optometria e legal sim no Brasil,pois faço faculdade e tenho muito orgulho disso,pago caro pra me forma e alguém mal informado diz que não e legal.tem muitos profissional excelente, inclusive meu professor.

  14. concordo com você ribeiro. em gênero número e grau!!!
    já passou da hora de reformular esses decretos incabíveis e ultrapassado, como muitas leis no Brasil!!!

  15. Essas informações são muito imprecissas. O autor enfatiza leis de 1932. O que mostra que não possui conhecimento algum sobre o ramo. Nós, do ramo óptico, lutamos para a independência das clínicas oftalmológicos, as quais possuem vínculos antiético com óticas, onde o oftalmologista ganha comissão ou, até mesmo, é proprietário da mesma.
    Se vai abrir uma ótica, lembre-se, só é possível vender os óculos com o exame, logo a ótica fica a mercê da classe oftalmológica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.