10 Passos de Sucesso Para Trabalhar Com Criação de Frango Caipira

Frango Caipira
Criar frango caipira é uma excelente opção de negócio, já que além dos frangos também pode-se vender os ovos das galinhas caipiras.

Está pensando em trabalhar com criação de frango caipira? Veja aqui todas as informações necessárias para criar com frango caipira!

Veja em nosso artigo como montar uma criação de frango caipira e lucrar com o empreendimento. A criação de frango caipira normalmente é realizada em unidades familiares e de forma mais artesanal.

Outra característica da criação em propriedade familiar é que essa atividade representa uma oportunidade a mais para que a família aumente sua renda através da criação e venda de frangos caipiras.

Isso, porque o mercado é bastante promissor e além da demanda crescente, o pequeno produtor pode produzir e vender com o auxílio de associações e cooperativas. Confira a seguir todos os passos para criar frango caipira.

10 Passos de Sucesso Para Trabalhar Com Criação de Frango Caipira

1- O Setor de Avicultura no Brasil

A maior parte da criação de aves caipiras no Brasil provém de propriedades familiares e por isso, o governo estabeleceu normas para o sistema de produção de frangos e de ovos caipiras.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

As normas para criação estabelecem que o sistema de avicultura seja mais saudável e resulte em carnes brancas de maior qualidade. Algumas dicas para criação e comercialização das galinhas podem ser encontradas na apostila do Sebrae.

2- Sistemas de Criação do Frango Caipira

A criação de frangos depende de diversos fatores como: instalação, manejo, nutrição, planejamento de criação e a capacidade de investir.

Entre os fatores importantes para criação de frangos caipiras ou frango colonial estão:

  • Uma alimentação que é formada principalmente por alimentos de origem vegetal;
  • Proibição de qualquer intervenção artificial que promove crescimento acelerado, como também o uso de antibióticos na alimentação.

O sistema de criações é realizado em galpões até que o frango complete 28 dias de idade. Após os 28 dias de idade, esses frangos são soltos no campo, onde a criação é semi-intensiva e cada ave tem um espaço de 5m² para se desenvolver. No sistema semi-intensivo, as aves ficam em galpões que dão liberdade de acesso aos piquetes ao ar livre, ficando a maior parte do tempo em pastos.

São necessárias instalações que produzam aves de corte. Essas instalações devem atender às condições de conforto térmico durante todos os estágios e ainda ter higiene suficiente para ser um local com sanidade. Os galinheiros e pinteiros utilizam materiais que são de baixo custo, duráveis, fáceis de serem encontrados e que conduzem baixa atração térmica. O galpão deve medir mais ou menos 10 metros.

3- Local de Instalação da Criação de Frango Caipira

Local de Instalação da Criação de Frango Caipira
Para a criação de frango caipira é necessário escolher um local adequado para instalar os frangos caipiras.

Para criação das aves deve ser escolhido um local que seja arejado, seco e um pouco inclinado, não pode ser muito ventilado ao sul e moderadamente ao nordeste. O local onde se cria as aves são os piquetes, que devem ter uma formação de pastejo. O piquete deve ser forrado com telas de no mínimo com 1,5m de altura e 20 cm junto ao solo. Esse espaço impede o contato com o solo.

O galpão deve ter o espaço de acordo com o número de aves que abrigará e possuir aberturas ao lado que possibilite acesso à área de piquete, para que as aves passem o dia no pastejo. Cada galpão costuma ter uma capacidade média de 10 aves por m² para os frangos que são para corte e 8 aves por m² para aves de postura.

Os piquetes para pastejo têm um espaço de 2 a 5m². Esse total é para cada ave, pois dessa forma, as aves terão espaço para pastejar sem desperdiçar energia.

Os piquetes têm algumas regras:

  • Deve ser feito rotação de local para que não fique muito “pisado” e para não desgastar a pastagem;
  • Devem ser plantadas árvores ao seu redor;.
  • Devem ter comedores e bebedores
  • Após o período de criação dos frangos caipiras, o local deve ser limpo com lavagem, caiação e desinfecção.

4- Manejo Produtivo de Frango Caipira

Na criação de aves, machos e fêmeas ficam no mesmo espaço. Nesse tipo de criação formam-se famílias e quando o produtor prefere criar animais de pura raça devem ser criadas em piquetes e galpões separados.

Se o objetivo da criação de frango caipira for a incubação de ovos, deve ser separado em um galpão um macho para oito a dez fêmeas. Já se o objetivo da criação for produzir carne, então as mesmas devem permanecer no local até 85 dias, que é a idade de abate.

Os principais cuidados no manejo de pintos caipiras são:

  • Calor;
  • Água limpa;
  • E um galpão livre de fungos e predadores.

O crescimento dos pintos para que se tornem frangos dependerá dos seguintes fatores: temperatura, ambiente, altura dos comedouros e vacinas. Os dez dias iniciais de vida das aves são os mais importantes, necessitando uma atenção maior dos criadores.

5- Etapas do Sistema Semi-Intensivo

No frango caipira para corte, as etapas têm um início que é de 28 dias, uma fase de crescimento de até 56 dias e depois o abate com 57 dias. O período de confinamento é de 28 dias. Nesse período, as aves devem ter acesso ao alimento verde.

Seguindo as etapas da forma recomendada e com todas as regras para a qualidade na criação, o resultado será uma ave que é superior às “galinhas pé-duro”.

6- Aquisição de Aves

Quando o produtor adquire aves para incubação de ovos, é necessário que sejam adquiridas de um criador idôneo para que resulte em pintinhos saudáveis, com olhos e canelas que sejam brilhantes e umbigo que esteja bem cicatrizado.

Os pintinhos devem ser todos vacinados e quando transportados devem ser colocados em caixas desinfetadas, com nova forração, dentre outros cuidados para manter a criação saudável. 

7- A Água na Criação de Frango Caipira

O cuidado com a saúde dos animais é um componente muito importante na criação dos frangos caipiras. Por isso, o consumo de água deve ser o dobro do consumo de comida. A água, sem dúvida, deve ser de ótima qualidade, abundante, limpa em todos os estágios de criação, pois se houver perda de 10% no consumo de água, haverá comprometimento do desenvolvimento das aves.

8- Criação de Ovos Caipiras

A vantagem de se produzir os ovos caipiras é que eles representam uma opção a mais na renda dos produtores de frangos. Os frangos que dão ovos são chamados poedeiros. As galinhas exigem um controle semanal de peso e quantidade de rações. Porém, deve-se lembrar que os frangos poedeiros exigem um investimento maior na criação.

Na criação de frango caipira deve haver a seleção das melhores poedeiras para que resulte em ovos de qualidade e com maior produtividade de ovos para venda. O retorno do investimento vem no período de seis meses. Os cuidados para criação de ovos são os seguintes: manejo dos ninhos, vacinações e monitoramento constante. 

9- Comercialização de Frango Caipira

Comercialização de Frango Caipira
Para a comercialização do frango caipira deve-se prever a quantidade de frangos caipiras a serem criados, de acordo com a demanda pretendida.

O grande desafio em comercializar frangos caipiras e ovos é manter uma constância de abastecimento. Por isso, é necessário prever a quantidade a ser produzida pela demanda de vendas e assim manter um estoque de animais que abasteça sem desperdício ou prejuízos quanto aos gastos de criação e lucros. 

O empresário pode ter como clientes, restaurantes, padarias, mercados, entre outros estabelecimentos.

10- Custos Com a Produção Frangos Caipiras

O processo de produção de frangos caipiras tem as seguintes etapas: recepção, sangria, escaldagem, depenação, evisceração, lavagem, resfriamento, gotejamento, embalagem, armazenamento e aproveitamento de sobras. Os produtores terão custos com ração, vacinação, investimentos em galpões, transporte e mão-de-obra.

Para ter sucesso no negócio, é necessário que a produção esteja livre de desperdícios de rações, mortalidade de frangos e perda de ovos. Por isso todo cuidado é pouco na criação, com o armazenamento, com a alimentação e com o transporte.

Gostou das nossas dicas para criar frango caipira? Deixe seu comentário e cadastre seu e-mail para receber mais dicas de negócios!

3.78 avg. rating (75% score) - 9 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

9 COMENTÁRIOS

  1. quero montar uma criaçao de galinhas caipira e engorda de frangos,nao sei se e um bom negocio,quero uma opiniao do sebrae sobre o assunto e se for o caso dica de alguns negocios mais rentaveis.Hoje tenho uma frota de tratores e presto serviços para terceiros,me ajudem ficarei muito grato, obrigado!

  2. Sempre gosto das sugestões de novo negócio, vejo agora a criação de galinhas poedeiras e caipiras, patos etc., acho de vital importancia a tecla que vocês batem muito em cima de planejamento porque sem o qual é prejuízo na certa alem de se obter informações extremamente necessárias para que o lucro seja máximo possível.

  3. OLÁ, BOM DIA, VOCÊS BUSCAM PARCERIAS DE TRABALHO? EU GOSTARIA DE SER UM PRODUTOR DE VOCÊS, ALÉM DE FRANGOS CAIPIRA, EU HOJE TENHO OVOS CAIPIRA, MAS BUSCO ASSOCIAR-ME A OUTRAS EMPRESAS, ONDE POSSAMOS JUNTOS LEVAR ADIANTE UM PROJETO CADA VEZ MAIS SUSTENTÁVEL, ACHO IMPORTANTE PARCERIAS ASSIM, DESDE JÁ AGRADEÇO PELA ATENÇÃO, E ME COLOCO A VOSSA DISPOSIÇÃO.

  4. Bom dia, hoje estava abatendo alguns frangos que tenho nos fundo da casa e um local de área verde. Mas meu interesse e formar um platel de frangos caipiras no sitio que tenho na região de Ourinhos. Então gentileza enviar novas informações estou aguardando, muito obrigado.

DEIXE UMA RESPOSTA