Turismo rural

Turismo ruralOs espaços rurais podem produzir mais que bens e produtos; podem também oferecer serviços de turismo rural, sendo uma boa opção para abrir um negócio.

O turismo rural tem movimentado a economia, gerado empregos e promovido uma solução a mais para que o pequeno produtor complemente sua renda, principalmente, em vistas das oscilações no preço de produtos agrícolas. O agroturismo, como atividade econômica, não é tão complicado quanto parece e pode ser desenvolvido com os recursos já existentes no meio rural.

Evolução do turismo rural

O turismo rural começou a ser desenvolvido no Brasil na década de 80 e, à medida que foi evoluindo, parte do atrativo existente em cidades litorâneas e centros urbanos foi deslocado para os meios rurais, mudando a identidade turística no país.

Com isso, surgiram hotéis e fazendas para realização de turismo rural, sendo que inicialmente o turismo rural era realizado apenas com objetivos de se fazer um piquenique no campo, pescaria e outros.

Com a nova realidade, a tendência é que o turista permaneça mais tempo no meio rural, pois os hotéis fazenda investem cada vez mais em conforto, passeios em meio à natureza e muita tranquilidade.

Características do negócio: turismo rural

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O turismo rural depende da estrutura existente no local ou de uma estrutura que pode ser criada, e por isso, é um negócio que também exige investimentos.

A vantagem em abrir um negócio de turismo rural onde já existe estrutura é que esta diminui as despesas iniciais com busca de local, construção ou reforma, etc.

Para abrir um negócio em turismo rural, é necessário que haja planejamento estratégico e integrado, capacidade gerencial para administrar finanças, recursos humanos e marketing.

De uma forma geral, os negócios voltados para turismo rural se dividem em serviços voltados para lazer, esporte e recreação, como cavalgadas, arvorismo, off-road ou então serviços voltados para hospedagem com tranquilidade e conforto e que além de todos os outros serviços citados, pode oferecer serviços de SPA e gastronomia.

Ou seja, há diversas formas para viabilizar o negócio sem que seja necessário um capital elevado.

E como característica principal, o turismo rural deve conservar a tradição de se hospedar com costumes rurais, ao estilo colonial, com farta alimentação e atividades relacionados ao meio.

O setor de turismo rural

O turismo rural é cada vez mais procurado por constituir a oportunidade de praticar esportes e oferecer lazer e diversão em um local saudável, longe da poluição e estresse da cidade e ainda faz com que as pessoas cuidem mais da saúde.

O setor de turismo rural tem demanda aquecida também por atividades como: caminhadas, cavalgadas, pescaria, trekking, rapel, trilhas ecológicas, acampamentos e outras práticas.

O turismo rural só fica atrás em números de visitantes, do turismo realizado nas praias. Isso quer dizer que existe um grande mercado a ser explorado e os turistas que preferem o turismo rural são pessoas de todas as classes sociais.

Como o turista rural procura um ambiente diferente daquele do dia-a-dia, é possível traçar um perfil desse público:

– moradores de grandes centros urbanos,

– possuem idade acima de 20 anos

– viajam motivados pela culinária e porque receberam informações positivas de amigos ou parentes.

– consomem produtos rurais, dentre outras características deste público.

Serviços oferecidos pelo turismo rural

O turismo rural é diversificado e pode envolver diversos formatos, sendo uma das vantagens para os empreendedores do turismo rural.

O turismo rural pode ser desenvolvido como hospedagem, apenas como recreação, para lazer e entretenimento ou para serviços de refeições com culinária típica. Diante de todos os serviços e possibilidades no turismo rural é necessário pesar os fatores mais importantes dentro daquilo que o empresário pretende atingir.

Outros atrativos do turismo rural são a disseminação do folclore, gastronomia local, artesanato e crenças locais.

Fatores importantes no turismo rural

Dentre os fatores importantes para o turismo rural está a localização. Este fator é crucial, pois além da propriedade ter que possuir belezas naturais como árvores, pássaros e cachoeiras, é também necessário que a propriedade se localize em lugares de fácil acesso e bem sinalizado e ainda próximos a cidades que tenham toda infraestrutura.

Manter a identidade própria também é um fator importante, pois cada espaço rural tem suas próprias características, como o relevo, o clima, a vegetação e aspectos regionais como gastronomia, arquitetura, hidrografia e entre outros itens que fazem daquele lugar, algo único e original, tornando-se referência para os turistas.

Ser autêntico desde os espaços rurais até a hospedagem é outro fator que deve ser considerado. Tudo deve ser mantido íntegro e sem modificações, com o cunho de apenas modernizar ou oferecer conforto.

A harmonia ambiental é exatamente o que os turistas rurais procuram e depende da preservação do meio ambiente, da biodiversidade existente e das espécies.

A preservação do meio ambiente deve nortear as decisões do turismo rural, para que as modificações realizadas a fim de melhorar a recreação e outros fatores de lazer não comprometam o equilíbrio ambiental.

A preservação da cultura local é um dos maiores motivos para que o turismo rural tenha sucesso. A propriedade em que se desenvolverá o turismo rural deve retratar a cultura e o regionalismo local.

Incentivo governamental

O turismo rural é uma das atividades campestres que mais cresce e contribui para o desenvolvimento do país. Sabendo que o turismo rural é importante para o desenvolvimento regional, o governo incentiva a prática com diversos planos e investimentos.

Para isso, o governo elaborou diversas diretrizes voltadas para o turismo rural, dentre essas diretrizes estão: o estabelecimento de normas, regras e legislação específica, informações e comunicação para divulgação do turismo rural, valorização do turismo rural, incentivo financeiro, capacitação do setor, envolvimento de comunidades locais e estruturação da infraestrutura.

Turismo rural e produção

A produção rural pode ser uma motivação para o turismo rural, isso, porque os turistas rurais são motivados também pelo consumo do que é produzido nas propriedades rurais, principalmente, de produtos orgânicos e produções mais artesanais. Dessa forma, a agricultura familiar é fortalecida com o turismo rural, o que é uma ótima oportunidade de vender o que se produz, pois nada como consumir direto do produtor.

Outra oportunidade para o turismo rural é produzir e vender vinhos, doces, queijos, morangos ou artesanato e outros produtos que podem ser consumidos na própria propriedade e também vendidos.

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