Como Abrir Uma Fábrica de Adesivos Plásticos

Como abrir uma fábrica de adesivos plásticos
Como abrir uma fábrica de adesivos plásticos

Os adesivos plásticos podem ter uma variedade de usos desde etiquetas até adesivos decorativos, por isso uma produção diversificada e dinâmica é a marca registrada para uma fábrica de adesivos plásticos.

Mercado de uma  fábrica de adesivos plásticos

Como dissemos acima, a produção de adesivos plásticos é uma atividade gráfica e também editorial e o uso dos adesivos pode ser para promoções ou com funções decorativas.

A customização de veículos, os adesivos para identificação e controle, ou seja, a adesivação, encontra diversas funções no mercado, por isso ter uma fábrica de adesivos plásticos é uma atividade com várias possibilidades para realização de negócios, contratos com diversos clientes e outros.

A produção de adesivos é uma atividade que exige certo nível de tecnologia e os investimentos em tecnologia são inevitáveis.

Os adesivos para decoração de interiores é um ramo com crescimento recente e representa uma nova tendência no mercado da construção civil. Eles tornam o ambiente mais alegre e moderno e as empresas que estão seguindo este ramo estão obtendo sucesso e uma maturidade técnica e profissional, pois os adesivação decorativa é produzida com artes gráficas e criatividade.

Localização da  fábrica de adesivos plásticos

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

A fábrica de adesivos plásticos é considerada uma gráfica rápida e por isso localizar a empresa em centros empresarias e setores gráficos dará a empresa a visibilidade desejada para exposição de seus trabalhos.

Além disso, a fábrica de adesivos plásticos pode contar com um fornecimento rápido de matéria-prima e insumos de forma ágil, pois a vizinhança é formada por fornecedores. Certifique-se de que a empresa estará próxima à bancos, estacionamentos, escritório da Receita Federal e outros serviços e também de que o imóvel terá espaço para as operações e estará preparado para reformas necessárias.

Além disso, o imóvel deve ser bem servido de energia elétrica, pois os equipamentos utilizados na produção são todos automáticos.

Desenvolvimento da  gestão da  fábrica de adesivos plásticos

Uma fábrica de adesivos plásticos que se prepara para o sucesso e deve
analisar sua gestão e oportunidades atuais e vislumbrar o futuro. Para isso, utilize os seguintes mecanismos para uma gestão a curto e longo prazo: apenas como exemplo temos os fatores abaixo, sendo que a empresa precisará de outros mecanismos:

  • Melhorar constantemente o desempenho da produção, com melhoria nos processos, investimentos em pesquisas, testes, inspeção e tecnologia que garanta a qualidade total;
  • Garantir que a fábrica de adesivos plásticos realize uma produção padronizada e voltada para os requisitos da qualidade e normas técnicas;
  • Garantir que a fábrica de adesivos plásticos seja limpa, não gerando resíduos químicos prejudiciais ao meio ambiente;
  • Criar um ambiente e cultura organizacional voltada para o desenvolvimento de objetivos e metas com o comprometimento e envolvimento de todos.

Comunicação da  fábrica de adesivos plásticos

Muitos empreendedores têm ótimas ideias, capacidade técnica e gerencial invejável, mas pecam no momento de comunicar produtos e conceitos ao mercado.

Não existe uma formula mágica para o que se chama comunicação empreendedora, mas algumas atitudes são eficazes para o exercício da comunicação empreendedora:

  • Desenvolver o hábito de pesquisar a opinião sobre produtos e qualidade na visão dos clientes.
  • Desenvolva ações de marketing que aproxime e crie um diálogo direto com o cliente.
  • Enfim, todas as atitudes capazes de identificar as necessidades dos clientes e criar soluções para a  fábrica de adesivos plásticos.

Divulgação da  fábrica de adesivos plásticos

Como dissemos no tópico acima, a comunicação é muito importante em uma fábrica de adesivos plásticos. Para isso, torne a empresa e os produtos visíveis, crie e-mails marketing, vídeo institucional, participe de exposições e feiras, ou seja, tome todas as providências para comunicar os produtos.

Outra forma de divulgação eficaz e que torna a fábrica de adesivos plásticos conhecida e também aumenta a possibilidade de vendas é divulgar e vender pela internet, então invista em um site ou divulgue os produtos em um diretório e outras ideias.

Canal de distribuição da  fábrica de adesivos plásticos

A vantagem da fabricação e vendas de adesivos plásticos é que os produtos podem ser distribuídos diretamente aos clientes e isso reduz custos para a fábrica de adesivos plásticos e para os clientes, além de tornar o giro da produção mais dinâmico, o que reduz custos e aumenta a receita.

Mas dependendo do tipo de adesivos, a fábrica de adesivos plásticos poderá também distribuir para lojistas especializados e isso será também uma forma ágil de trabalhar e com bons rendimentos e ótimos contratos.

O importante é que a empresa saiba identificar as oportunidades no mercado e faça bom uso disso, produzindo com qualidade e de acordo com a necessidade do cliente.

Diversificação dos produtos da  fábrica de adesivos plásticos

A fábrica de adesivos plásticos que consegue trabalhar com um mix de produtos adquire competitividade e ganhos de escopo e de escala, ou seja, pode produzir vários produtos e um grande volume com a mesma capacidade produtiva.

Outra vantagem de diversificar é que isso amplia a possibilidade de realização de negócios com vários segmentos de clientes.

Organização do processo produtivo na  fábrica de adesivos plásticos

-Automação

A automação é essencial na fábrica de adesivos plásticos. Para produzir os adesivos serão necessários softwares de computação gráfica como o Corel Draw, Photoshop e ainda softwares para serviços administrativos, como controle de clientes, controle de despesas e receitas, controle de fluxo de caixa e cobranças, etc.

-Estrutura

A estrutura da fábrica de adesivos plásticos pode contar com no mínimo 30 m² para instalação da planta industrial, depósitos, escritório e showroom.

As instalações devem contar com espaço para funcionários como copa, banheiro e sala para reuniões.

Matéria-prima da  fábrica de adesivos plásticos

Os adesivos são formados por três camadas: frontal, adesivo e papel protetor.

Para produção dos adesivos serão necessários vários tipos de vinil, como o vinil monomérico, polimérico, pliomérico e outros.

Equipamentos da  fábrica de adesivos plásticos

Para desenvolver a produção na fábrica de adesivos plásticos serão necessários os equipamentos: computador de  edição de imagem; guilhotina; impressoras laser; impressoras gráficas; máquinas de corte e outros equipamentos.

Fluxograma de produção na  fábrica de adesivos plásticos

A primeira etapa de produção na fábrica de adesivos plásticos é a criação do produto com desenho, rascunhos, esboços e projeto final que se tornará um molde. Nessa etapa devem ser identificadas as cores, tamanhos e formas. As outras etapas são a impressão e acabamento.

Pessoal da  fábrica de adesivos plásticos

Mantenha uma equipe motivada e comprometida com uma cultura organizacional voltada para a comunicação e criatividade.

A equipe pode contar com os seguintes colaboradores:

Gerente geral – que pode ser o próprio empreendedor e que deve ter habilidades como flexibilidade para lidar com problemas e desafios, visão sistêmica do mercado e do próprio negócio, entre outras características necessárias.

Vendedor – os vendedores devem exercitar um dia a dia com proatividade, capacidade de comunicação e negociação, cortesia e bom relacionamento.

Designer Gráfico – o designer deve saber trabalhar em equipe, ser disciplinado e criativo.

Técnico de produção – pode exercer as tarefas de gestão e inspeção da produção e ainda compras de matéria-prima e insumos.

O técnico de produção deve ser atencioso, criterioso e buscar novos conhecimentos sobre materiais e processos.

Auxiliar Administrativo – os auxiliares administrativos devem trabalhar com organização, disciplina e responsabilidade para que a fábrica de adesivos plásticos seja um sucesso.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA