Como trabalhar com entrega de refeições

Por:

Como trabalhar com entrega de refeiçõesO ritmo de vida frenético, a presença das pessoas no trabalho o dia inteiro, a família só se encontrando na hora do jantar e nos finais de semana atingem diretamente o comportamento de todos. Sendo assim, para acompanhar a vida moderna, um serviço de entrega de refeições tem tudo a ver com esse momento, porque quem trabalha fora não tem tempo de parar para cozinhar ou escolhe comer no trabalho mesmo; quem estuda o dia inteiro também não vai fazer o almoço ou a janta por não querer perder tempo, assim, vai preferir ligar e pedir a sua comida em algum delivery.

Dessa maneira, uma boa ideia de negócio é oferecer o serviço de entrega de refeições, por ser algo que, além de atender as necessidades atuais das pessoas, também pode ser um negócio que tenha seu começo dentro da casa do empreendedor, não sendo preciso gastar tanto em investimento.

Mercado

O mercado de entrega de refeições já está dominado pelas grandes empresas, que são restaurantes e lanchonetes que fazem delivery. Por conta disso, o empreendedor deve ter muita criatividade e oferecer um produto diferenciado para poder vencer esses concorrentes.

A demanda pelas refeições entregues na porta de casa ou do trabalho é bem grande, ainda mais quando os grandes centros urbanos são colocados na conta. Os empregados das empresas escolhem comprar o almoço dessa maneira porque, muitas vezes, o preço é mais é melhor.

Clientes da entrega de refeições

Os clientes são aqueles que estão nas empresas, nos grandes centros urbanos, mas também operários de obras, lojas, hospitais, escolas, faculdades, creches e consultórios. Não deixe de buscar o perfil exato dos seus clientes, pois é a partir desses detalhes que tudo vai ficar mais fácil de ser trabalhado de modo que você consiga ganhar dinheiro com isso.

Localização do negócio

A localização que vai fazer sucesso para esse tipo de empreendimento é onde tenha muitos trabalhadores e estabelecimentos comerciais, pois são exatamente essas pessoas que costumam comprar tais refeições.

É importante que seja um lugar próximo aos clientes, para não haver demora na entrega das quentinhas, já que o forte do negócio é exatamente levar nas mãos dos consumidores a comida pronta. Como hoje em dia todo mundo tem uma pressa quase inexplicável e entregar rapidamente as marmitas é sinal de que o seu negócio tem exatamente ligação com a realidade atual.

É preciso que o imóvel, portanto, esteja em um lugar que não haja alagamento, que seja de fácil acesso aos clientes, tenha espaço para os fornecedores fazerem as suas entregas, tenha água, luz, telefone, segurança, tudo em perfeitas condições. O imóvel também precisa ter instalações suficientes para armazenagem e preparação das quentinhas.

Empreendedor pode começar fazendo em casa

Trabalhar na própria residência é uma realidade para quem quer começar um negócio de entrega de refeições. Mesmo assim, é essencial buscar o órgão especializado da cidade onde mora para se informar sobre o alvará de funcionamento. Estar legalizado, com CNPJ, é essencial para poder tocar o negócio e ainda fazer negociações com fornecedores.

Informação Importante:

Pesquisas do IBGE e DIEESE confirmam que são mais bem sucedidos os empresários que fazem um planejamento ANTES de iniciar o próprio negócio. Clique aqui para descobrir como montar um negócio de sucesso.

Estrutura física do local e contratação de pessoal

No caso de empreendedores que vão alugar um imóvel para abrir o seu negócio, a estrutura básica de um estabelecimento para entrega de refeições deve ser dividida em local de preparo (cozinha), armazenagem e atendimento ao cliente. O local indicado para estoque deve estar livre de temperaturas extremas, umidade, sujeiras e insetos. A higiene é fundamental para não atrair vetores.

O espaço adequado é de 60m² para cima. Os equipamentos são os móveis de escritório, além de freezer, geladeira, forno, balança eletrônica, exaustor, batedeira, máquina para fechar as quentinhas, marmitas de isopor ou alumínio, caixas isotérmicas, triturador, prateleira, veículos utilitários ou motos e utensílios.

Os funcionários necessários são os auxiliares de cozinha, atendentes, cozinheiros e terceirizados.

Fornecedores

Fechar contratos com fornecedores de alimentos conhecidos e de referência é uma chance para começar bem o seu negócio, pois assim as suas refeições já contam com uma qualidade conhecida do grande público. Não arrisque comprar daqueles desconhecidos, pois assim as suas quentinhas podem ter o sabor inferior e os clientes vão acabar preferindo os concorrentes que já estão no mercado há tempos.

Dicas de negócio

Pelo simples fato de haver muitos restaurantes que fazem entregas de refeições, os empreendedores que desejam entram nesse ramo não devem enxergar essa realidade como uma ameaça à sua ideia, ao contrário, precisam vê-la como uma oportunidade de negócio. Embora esses estabelecimentos tenham muito dinheiro e know-how, há ainda detalhes que podem ser pontos positivos ao microempresário. Por exemplo, geralmente esses locais comercializam refeições com sabores industrializados, típicos de temperos prontos. Quem almoça ou janta diariamente fora de casa sabe como é isso: o gosto parece ser o mesmo para todos os elementos do prato. Geralmente isso acontece, porque os restaurantes e lanchonetes atendem uma gama imensa de clientes e não têm tempo de colocar um toque a mais em suas refeições. Por conta disso, o microempresário, aquele que ainda está buscando clientes, pode garantir a sua diferenciação exatamente nesse ponto: tente fazer uma comida caseira, com gosto apurado e acrescentada de temperos criados por ele mesmo.

Além das refeições, uma dica interessante é também vender bebidas e sobremesas, fazer promoções para poder agregar valor ao produto que está sendo comercializado.

Uma observação que deve ser feita é com a qualidade e a aparência das quentinhas. Elas devem estar limpas, com embalagem plástica por fora, acompanhada de um refrigerante ou suco com a latinha limpa. Se tiver sobremesas, também devem estar em embalagens limpas.

Uma oportunidade para quem vai fazer entregas de refeições é olhar os possíveis nichos de mercado, aqueles que possuem restrições alimentares, por exemplo. A comida para esse público precisa de cuidados extremos que talvez os grandes estabelecimentos não os atendam ou simplesmente não tenham interesse em trabalhar para esses possíveis clientes. Portanto, é uma boa oportunidade fazer refeições como pouco ou nenhum sal, açúcar, óleo, leite, etc., para atender as pessoas que não podem comer certos alimentos. Inove, procure novos sabores e combinações de alimentos, pois normalmente são sempre os mesmos alimentos para essas pessoas. 

Atuar com refeições em geral exige muita atenção, porque isso está em perfeita conexão com a saúde das pessoas. Dessa maneira, é essencial ter como prioridade todas as normas técnicas exigidas pelos órgãos governamentais de vigilância sanitária. Essas orientações servem como bússola para o empreendedor trabalhar corretamente. Se você não sabe nada sobre isso e quer se informar, aproveite os cursos oferecidos sobre condições sanitárias pelos órgãos públicos.

Informação é sempre uma dica básica: compareça aos eventos que tenham a ver com o seu setor de atividade. Pense nos mercados que estão ao redor da alimentação: vendedores de quentinhas, de alimentos, de bebidas, de guardanapos, de objetos para estoque e deslocamento das quentinhas e muito mais.

Ficou interessado em trabalhar com entrega de refeições? Conte sua história:

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!



FIQUE ATUALIZADO!
Gostou do Artigo? Receba Nosso Melhor Conteúdo Diretamente No Seu E-mail!

9 comentários sobre “Como trabalhar com entrega de refeições
  1. pamela disse:

    adorei as dicas pois estou desempregada, e tenho um bebe de 3 meses, doi mas que tudo sair pra trabalhar e dechar ela com alguem, por isso quero ter meu propio negocio!

  2. Célia disse:

    espero conseguir montar um negócio só meu.Parar de enrriquecer o patrão e trabalhar para mim.Um dia eu vou conseguir…

  3. alexandre harrisson santos disse:

    Estou começando a entregar quentinha agora.
    Gostaria de saber se os meus preços estão compatível ao mercado, marmita de alumino 8,00 e marmita de isopor 9,00, reais.
    Estou no Rio Grande do norte e minha comida é mineira.

  4. soelia dos santos silva disse:

    tenho uma empresa de marmitex e gostaria de saber qual a melhor tragetória para trabalhar? um abraço até breve!!

  5. elaine niedzielski disse:

    fornecimento de marmitex para empresas

  6. valdecy dos santos disse:

    quero abrir um negoçio de entrega de quentinhas eu tenho uma cozinha quatro por quatro sera que o tamanho esta bom . estou precisando de algumas dicas por favor me ajuda . meu nome valdecy .

  7. Carlos Antonio Silva Baros disse:

    Em outubro do ano passado, a minha esposa abriu uma marmitaria em sociedade com a irmã, infelismente não deu certo, encerrou agora em fevereiro, vendendo a parte dos 50% para a irmã, ela ficou muito triste porque era um sonho dela, inclusive as reuniões eram feitas em nossa residencias antes de se iniciar tudo, mais foi tudo de água baixo, mais o que estamos pensando é de iniciar uma marmitaria em nossa própria casa, temos um quintal grande e estamos com um projeto de construir um salão pequeno, antes de começar estamos com esse desafio de iniciar em nossa propria cozinha até terminar o salão, não é coisa dificil, já temos parede levantada, ao lado de nossa casa está se iniciando uma construção de apartamentos ao lado da nossa residencia e como nunca trabalhos em casa, gostariamos de obter algumas sugestões que vinhesse a nos ajudar nesse sentido, estamos recebendo apoio dos vizinhos e daqueles que comentamos a repeito do caso, pois nunca é de mais as opiniçoes, estamos precisando de ideias para esse projeto, recebemos instruções do sebrae, fomos até a vigilança sanitaria da cidade que nos orientou, pois precisamos de mais apoio para nos encorajar, de uma coisa temos a certeza, está na presença de DEUS, aguardo comentarios de apoio,
    Carlos e Cristiane.

  8. claudina maela manuel disse:

    gostei das dicas oferecidas de como devo montar um negocio, trabalhando em casa.
    obrigada.

  9. gelaine disse:

    sou dona de um restaurante em manaus e quero oferecer quentinha como abri as portas dia 6 de maio preciso de ajuda onde buscar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

DIGITE SEU

E-MAIL PARA RECEBER

740
IDEIAS
DE NEGÓCIOS

GRÁTIS Para Cada Visitante

Como vender artesanato pela internet

Como vender artesanato pela internet

A internet veio para facilitar a vida de muitas pessoas e também ...
Como montar uma empresa de iluminação de festas

Como montar uma empresa de iluminação de festas

Segundo informações da Federação Brasileira de Convention & V...
Como abrir uma empresa de serviços de entregas rápidas

Como abrir uma empresa de serviços de entregas rápidas

A empresa de serviços de entregas rápidas pode abrir seu negócio ...

Curta O Novo Negócio!

50 idéias de negócios para abrir com pouco dinheiro

50 idéias de negócios para abrir com pouco dinheiro

Portanto, a primeira coisa a ser feita é pesquisar que tipo de ne...
5 Dicas de Ouro Sobre Empreendedorismo Que Eu Uso

5 Dicas de Ouro Sobre Empreendedorismo Que Eu Uso

Segundo números do IBGE 44% dos brasileiros sonham em ter seu pró...
20 ideias de franquias para trabalhar em casa

20 ideias de franquias para trabalhar em casa

Para quem tem aptidão para trabalhar com comércio uma alternativ...
Como elaborar um plano de negócios‏

Como elaborar um plano de negócios‏

Ao elaborar um plano de negócio você transforma ideias frequentem...
50 Ideias de Negócios Para Cidades Acima de 500 Mil Habitantes

50 Ideias de Negócios Para Cidades Acima de 500 Mil Habitantes

A cidade escolhida para investir suas ideias de negócio é um dos...

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 410.552 Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

(Ou continue na dúvida...)