Como abrir uma empresa de brinquedos pedagógicos

Por:

Como abrir uma empresa de brinquedos pedagógicosOs brinquedos pedagógicos são uma oportunidade no setor de brinquedos que acompanha os avanços existentes na nova pedagogia e no tratamento de crianças que são portadoras de deficiência. As possibilidades de utilização e de criação de novos brinquedos pedagógicos são ilimitadas e será proporcional à criatividade dos empresários e a capacidade de se atualizar e pesquisar sobre soluções para brinquedos pedagógicos.

Eles têm a função de desenvolver as habilidades de coordenação motora, o aprendizado infantil sobre as cores, formas, letras e números. Auxiliam o desenvolvimento da noção de espaço, como também  o desenvolvimento dos sentidos como o tato, o olfato e outras possibilidades.

Mercado de brinquedos pedagógicos

Os brinquedos pedagógicos podem atender diversos nichos de mercado, auxiliando atividades pedagógicas nas escolas, creches, hospitais com sucesso também em lojas de brinquedos.

Outra vantagem nos brinquedos pedagógicos é que eles serão produzidos a partir da criatividade e diversificação do uso de vários materiais, como madeira, tecido, plástico e materiais acessórios.

Canais de distribuição para brinquedos pedagógicos

Do total de brinquedos comercializados no Brasil, um volume de 20% são brinquedos pedagógicos.

A distribuição de brinquedos pedagógicos deve ser diversificada com o objetivo de aproveitar todas as oportunidades que o mercado oferece. oOs empresários podem distribuir seus produtos em diversos segmentos do varejo como: papelarias, empresas que revendem produtos pedagógicos, armarinhos, editoras, escolas infantis privadas e públicas e outros estabelecimentos.

Os produtos são divididos de acordo com a faixa etária e função pedagógica do brinquedo. Eles se dividem em: bBonecas de tecidos, chocalhos , jogos de montar e desmontar, carrinhos, bolas, brinquedos infláveis, instrumentos musicais, jogos de mágica, peças de construção, jogos de memória, quebra-cabeça, blocos e outros.

Processo produtivo da empresa de brinquedos pedagógicos

Para instalação da planta industrial, a fábrica de brinquedos pedagógicos precisará de um espaço que promova a movimentação e organização do processo produtivo. Para isso é ideal um espaço de no mínimo 80m².

O layout de produção pode ser dividido em setores de acordo com a matéria-prima utilizada na elaboração dos brinquedos pedagógicos. Por exemplo, um setor para produção de brinquedos com tecido, outro setor de madeira e assim por diante. Assim organizado, proporcionará melhor gestão de estoques e melhor produtivo, além de propiciar análise do desempenho de cada setor.

Mesmo que a fábrica seja de pequeno porte, a organização em departamentos trará benefícios estruturais, financeiros e de produtividade.

Outra observação a se considerar na produção de brinquedos pedagógicos é o fato de que a estrutura deve contar com luminosidade natural e ambiente arejado. Isso trará maior conforto para desenvolvimento das atividades e economia em energia elétrica e ar condicionado.

A empresa de brinquedos pedagógicos precisará também de departamento próprio para desenvolvimento e pesquisa de produtos, que deve ser um ambiente inspirador, criativo, onde surgirão ideias e aperfeiçoamento de produtos.

Matéria-prima dos brinquedos pedagógicos

A matéria-prima utilizada na fabricação de brinquedos pedagógicos pode ser: madeira, plástico, tecido e todos os materiais que serão utilizados em grande volume para transformação dos brinquedos. Outros investimentos ficarão por conta dos acessórios como ferramentas: serra tico-tico portátil, jogo de chaves Phillips, trena 03 m, serra de arco, lixas, linhas ,agulhas, pregos, colas e outras.

Informação Importante:

Pesquisas do IBGE e DIEESE confirmam que são mais bem sucedidos os empresários que fazem um planejamento ANTES de iniciar o próprio negócio. Clique aqui para descobrir como montar um negócio de sucesso.

Equipamentos para a fabricação de brinquedos pedagógicos

Os equipamentos necessários para desenvolvimento da produção de brinquedos pedagógicos são: máquinas de costura, máquina overloque, cosideira, galoneira, mesas, cadeiras, ferros de passar, serra de bancada, lixadeira de rodinha e outros utensílios.

Os investimentos fixos demandados serão necessários para compra de veículos, máquinas e equipamentos e constante depreciações que demandarão custos variáveis.

As fábricas de brinquedos pedagógicos investirão também em computador, softwares, impressora, telefone e outros investimentos em formalização e legalização do negócio.

Etapas de produção de brinquedos pedagógicos

A produção de brinquedos pedagógicos exige organização e melhoria constante de processos. Para que a linha de produção alcance agilidade e eliminação de desperdícios, todos os processos demandarão limpeza do ambiente, reorganização e segurança, pois existe constante manipulação de objetos cortantes nas etapas de fabricação.

O fluxograma de produção dos brinquedos pedagógicos segue as etapas seguintes:

Triagem das matérias-primas ↔ limpeza inicial e preparo da matéria-prima ↔ corte das matérias-primas conforme o molde ↔ furos para encaixe de peças ↔ pintura das peças ↔ secagem da pintura ↔ montagem do brinquedo ↔ o brinquedo é colado ↔ secagem ↔ embalado ↔ armazenamento ↔ embalagem definitiva.

 Armazenamento dos brinquedos pedagógicos

O armazenamento é um processo muito importante para as fábricas de brinquedos pedagógicos, pois exigirá concentração para arrumar peça por peça nas embalagens com manuseio cuidadoso e observação de necessidade de pinturas e retoques.

As embalagens e rótulos de acordo com o Inmetro e normas de segurança e normas do PROCON para informações aos consumidores devem constar de informações sobre os riscos do brinquedo, faixa etária, existência de peças pequenas, funções pedagógicas e especificação da idade a qual o brinquedo está voltado.

Normas de segurança e qualidade dos brinquedos pedagógicos

Os brinquedos pedagógicos devem propiciar as seguintes características: exploração livre, fácil movimentação, classificação por cor de peças pelas crianças.

Quanto às normas de qualidade e segurança dos brinquedos pedagógicos, os produtores devem separar uma amostra do produto para testes em laboratório licenciado pelo Inmetro, e depois a empresa deve providenciar as etapas necessários para obtenção do Selo de Segurança e qualidade do Inmetro.

Pessoal da empresa de brinquedos pedagógicos

Para trabalhar na fábrica serão necessários colaboradores que tenham experiência com produção industrial, produção artesanal, manuseio de máquinas e materiais diversos, qualificação em cursos técnicos para lidar com toda a linha de produção.

A fábrica pode contar com uma equipe multidisciplinar formada por pessoal com qualificação em diversas áreas como: pedagogia, desenho, engenharia de produção, marketing e outros setores de acordo com a demanda da empresa.

Divulgação da empresa de brinquedos pedagógicos

Os empresários podem divulgar os brinquedos pedagógicos com vendas diretas realizadas por representantes nas escolas, creches, hospitais infantis e outros estabelecimentos interessados.

Para divulgação, a fábrica deverá organizar material com exposição detalhada dos produtos, explicações de métodos de produção e outras informações. Um vídeo institucional é também interessante, para realização de negócios com varejistas, representantes comerciais, distribuidores e outras opções de clientela da empresa de brinquedos pedagógicos.

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!



FIQUE ATUALIZADO!
Gostou do Artigo? Receba Nosso Melhor Conteúdo Diretamente No Seu E-mail!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

Como montar uma empresa de distribuição de panfletos
Como montar uma empresa de distribuição de panfletos...
Mecanismo antigo de tornar público uma loja, uma e...
Como abrir uma fábrica de sacos de papel
Como abrir uma fábrica de sacos de papel...
Apesar das sacolas plásticas serem as mais usadas ...
Empresas de bordados computadorizados
Empresas de bordados computadorizados...
Para empreendedores que são apaixonados por bordad...
Como montar fábricas de tijolos ecológicos
Como montar fábricas de tijolos ecológicos...
Os tijolos ecológicos estão sendo cada vez mais ut...
Fábrica de prancha de surf - Ganhe dinheiro com as ondas
Fábrica de prancha de surf - Ganhe dinheiro com as onda...
A fábrica de pranchas de surf de surf atende um ni...

Curta O Novo Negócio!

Artigos Mais Lidos

Como conseguir financiamento para o seu negócio

Como conseguir financiamento para o se...

Neste artigo, veja como conseguir financiamento pa...
7 sinais de que você é um empreendedor de sucesso

7 sinais de que você é um empreendedor...

Alguns sinais indicam que você é um empreendedor d...
8 dicas de marketing para empreendedores

8 dicas de marketing para empreendedor...

A seguir, 8 dicas de marketing para empreendedores...
5 Micro franquias de Sucesso

5 Micro franquias de Sucesso...

De maneira geral, as micro franquias – conhecida...
8 maneiras de expandir seu negócio

8 maneiras de expandir seu negócio...

Veja em nosso artigo 8 maneiras para expandir seu ...

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 410.552 Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

(Ou continue na dúvida...)

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!
  • Negócios Para Todos os Tamanhos de Cidades;
  • Negócios Para Pouco ou Alto Investimento;
  • Um Verdadeiro Guia de Ideias Para Investir.

Faça como 410.552 Empreendedores