Loja de Materiais de Limpeza – Negócio Rentável

Loja de materiais de limpeza
Loja de materiais de limpeza – Negócio rentável

Os itens considerados básicos para consumo sempre são uma boa pedida para investimentos tais como roupas, alimentos, calçados, e neste grupo encontram-se os materiais de limpeza. São itens consumidos frequentemente e a melhor notícia é que estes produtos não são submetidos à sazonalidade, eles também têm prazo de validade maior, o que dá mais garantia ao proprietário.

Não existe tempo ruim para vender materiais de limpeza. Eles não obedecem a uma boa época do ano ou estação, nem a uma cidade ou região. Vendem bem em qualquer data e por isso são considerados produtos bons para montar um novo negócio.

Apesar de terem uma diversidade bem grande de produtos, lojas como essas não são muito complexas e nem demandam grande quantidade de investimentos. Todos estes pontos positivos fizeram com que, nos últimos anos, muitas lojas de materiais de limpeza fossem abertas no Brasil, especialmente nas grandes cidades.

O que seria uma loja de materiais de limpeza

Uma loja de materiais de limpeza é um estabelecimento comercial voltado a vender todos os tipos de produtos relacionados à limpeza de um ambiente. São eles: sabão, detergente, desinfetante, alvejante, desodorizante, esterilizante, produto biológico para tratamento de sistemas sépticos, produtos químicos para piscina, cloro, produtos de limpeza para veículos, entre outros.

O leitor pode estar pensando: mas um supermercado vende tudo isso, correto? Saiba que existe uma diferença enorme entre uma loja de materiais de limpeza apenas e um supermercado ou mercadinho e o principal é na quantidade de produto por embalagem que tais lojas vendem. Uma loja de materiais de limpeza apenas vende estes produtos para quem consume bastante e não apenas o que se chama a granel.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Não estamos falando aqui de um pequeno supermercado, mas uma grande loja que vende detergentes de dois litros ou mais, desinfetantes de 10 litros por embalagem e sabão em pó, tanto em quantidades pequenas como em embalagens com cinco quilos e, às vezes, em grandes caixas ou baldes. O diferencial deste modelo de empreendimento mora mesmo no público-alvo do produto.

Público-alvo de uma loja de produtos de limpeza

Apesar de vender também para donas de casa e famílias que estão fazendo feira e consomem tais itens em grande quantidade. O público-alvo mesmo da loja de materiais de limpeza será instituições corporativas que usam os itens em grande escala. Exemplos: condomínios, empresas, hospitais, clubes, escolas, faculdades, universidades, creches, entre outros.

Para tais estabelecimentos, comprar itens em supermercados não é vantajoso pelo custo grande no dia a dia e, por isso, elas preferem comprar em lojas específicas e possuírem seus fornecedores fixos. Desta forma, é importante pensar em um serviço de entrega, uma vez que a demanda pode compensar oferecer a entrega, até mesmo gratuita, dependendo do endereço.

Para atrair mais clientes, é interessante ter grande quantidade de produtos e fazer um bom atendimento. Também é necessário acompanhar o mercado de materiais de limpeza e identificar as novidades para trazê-las para a sua loja.

Concorrência do mercado na loja de materiais de limpeza

Este modelo de loja não é dos mais famosos no mercado e por isso há muito nicho ainda a ser explorado. A concorrência baixa se deve porque o modelo do empreendimento não é dos mais atraentes e o pensamento comum é de que os interessados em comprar os itens podem se dirigir a um supermercado, o que não é verdade.

Mercadinhos e supermercados pequenos ou grandes não são seus concorrentes nem diretos nem indiretamente, uma vez que estes não vendem produtos com grande quantidade por embalagem.

Em algumas cidades, tais lojas são remotas e ficam distantes, mas o melhor mesmo é estudar o local para saber se vale a pena abrir um empreendimento como este. Um plano de negócios pode ajudar em tal ponto antes de abrir sua loja de materiais de limpeza.

Um plano de negócio é necessário para qualquer tipo de negócio. Com ele é possível avaliar os possíveis fornecedores, previsão de gastos e de faturamento, público-alvo, formas de divulgar a empresa de materiais de limpeza, além de ajudar a definir as metas do negócio e o que fazer para atingi-las.

Localização ideal para uma loja de materiais de limpeza

Aqui a localização do negócio não é tão importante porque o cliente interessado pode ir até a loja se precisa mesmo do item e um serviço e entrega pode suprir um local de difícil acesso visual, mas a localização pode ajudar muito. O ideal mesmo é abrir uma loja de materiais de limpeza no centro ou em regiões movimentadas de bairros populosos.

Esteja onde seu cliente estiver e isso quer dizer estar perto de empresas, se este é seu foco. Entretanto, o modelo do empreendimento permite que se esteja em bairros residenciais nobres uma vez que condomínios de média e alta classe possuem serviços gerais e precisam dos itens para comprar. Estar próximo de empresas e áreas industriais é uma boa opção também.

Uma dica antes de alugar ou comprar o ponto comercial da sua loja de materiais de limpeza é fazer uma avaliação da média de consumo dos itens nos locais os quais a empresa pretende de instalar. Verifique o porte da empresa, quantas salas e quanto seria necessário de material de limpeza por mês para que esta se mantenha limpa.

Verifique de antemão se há concorrentes naquela área ou em locais próximos e a qualidade destes rivais. Visitar as lojas concorrentes, os produtos oferecidos, a qualidade do atendimento, os preços e outros quesitos relacionados é a melhor maneira de não cometer os mesmos erros.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

14 COMENTÁRIOS

  1. EU GOSTARI DEABRIR UMA LOJA PARA VENDER PRODUTOS PARA FABRICAR PRODUTOS DE LIMPEZA. TIPO ASSIM, VENDER O PRODUTO QUE FAZ AMACIANTE. A PESSOA É QUE VAI FAZER. SERÁ QUE VOCES PODERIA ME AJUDAR?

  2. tenho interesse em abrir uma loja de material de limpeza com tele entrega com atendimento diferenciado;como conseguir fornecedores com bom preço? pesquisei e não encontrei gostaria d alguma dica. Adriana

  3. Bom dia a todos. Quem está a procura de fornecedores a Rubi Produtos de Limpeza, trabalha com um vasto mix de produtos para atender todos os tipos de clientes possíveis.

DEIXE UMA RESPOSTA