Como Montar Uma Oficina de Conserto de Videogame

Como Montar Uma Oficina de Conserto de Videogame
Como Montar Uma Oficina de Conserto de Videogame

Montar uma oficina de conserto de videogame pode ser uma chance de negócio próprio. Talvez nem todo mundo tenha tido a oportunidade ou simplesmente a vontade de consertar bonecas e brinquedos antigos. Os mais novos, com faixa etária nos 20 mais ou menos, pode até nem ter ouvido falar nisso, ainda mais que estamos nos tempos do descartável: o que é comprado hoje é rapidamente danificado e substituído por um outro amanhã.

Pois bem, mas essa prática de levar aquele objeto que fez parte da infância para alguém consertar já foi muito difundida e atualmente deu outras formas. Existem brinquedos que marcaram gerações e isso inclui muitas emoções juntas e um deles é o videogame. Sim, esse aparelhinho tão compacto e moderno dos dias atuais não era bem assim e tem gente que morre de saudade e quer ver e ter de volta aquele velho Master System e por aí vai. Por conta desses saudosistas e também dos que encaram problemas com os equipamentos atuais, foi surgindo um mercado para esse nicho: o de oficina de conserto de videogame.

Como é o mercado de uma oficina de conserto de videogame

A verdade é que um mercado bem restrito, exatamente porque o produto a ser consertado requer uma determinada qualificação, além disso, como já foi citado, estamos na era do substituível, então quando o videogame é danificado, as pessoas preferem deixá-lo de lado e comprar outro.

Por ser um mercado bem pequeno, o empresário deve ter em mente que também terá algumas dificuldades em arrumar os profissionais qualificados. Mas para não ser só notícia ruim, existem diversos que sabem lidar com os games mais atuais, portanto, se não puder oferecer conserto dos antigos, pelo menos dos mais novos é perfeitamente possível.

Quando uma oferta de mão de obra exige determinada qualificação, acontece de não haver muita concorrência, portanto, é um ponto a favor de quem quer montar uma oficina de conserto de videogame.

Quem são os clientes dessa oficina de conserto de videogame

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Crianças, adolescentes e adultos, todos são clientes desse tipo de negócio. Todos esses que possuem um videogame em casa e que está defeituoso podem ser os que vão procurar uma assistência técnica.

Para angariá-los, é necessário estar atento, pois qualquer um que costuma jogar pode ser um cliente em potencial, sendo assim, é preciso tornar pública a assistência.

Como tornar pública a oficina de conserto de videogame

Para que possa ter uma cartela de clientes bem grande, o empreendedor deve buscar toda essa gente. Vale colocar folders em condomínios, escolas, academias, clubes e edifícios comerciais. Mas também é muito importante atuar pela internet, porque esse público geralmente frequenta ambientes virtuais para saber das últimas novidades sobre videogames. Por conta disso, vale a pena fazer um site e ainda uma Fan Page no Facebook e criar ainda uma comunidade no Orkut. O Twitter também não pode ser deixado de lado, nem o YouTube. Por exemplo, poste no maior site de vídeos do globo uma espécie de propaganda sobre a oficina de conserto de videogame. Não precisa gastar muito com isso, um vídeo sem grandes apetrechos já está valendo, o importante é o povo ver na rede.

Como o trabalho é feito em uma oficina de conserto de videogame

A oficina de conserto de videogame trabalhará da seguinte forma: o cliente levará o videogame à oficina, onde será feito um orçamento. Após isso, haverá aprovação ou não do conserto mediante esclarecimento do que foi verificado, condições de pagamento e prazos de entrega. Tudo isso deve ser feito com grande riqueza de detalhes para não haver qualquer dúvida na mente daquele que buscou o serviço.

Entregue o serviço, é hora de saber se ele foi bem feito e isso pode ser conferido por uma pesquisa de satisfação, por exemplo, um questionário em que a pessoa pode colocar notas e observações.

Esse mapeamento da satisfação do cliente é muito importante para a melhoria e evolução do trabalho a ser feito na oficina de conserto de videogame.

Outra opção ainda mais bacana e que pode ser o grande diferencial é oferecer a entrega do aparelho por meio de Sedex. Assim, o cliente não precisará se preocupar em pegar o produto na loja. Em compensação, pagará um pouco a mais por isso. Seja em que forma for, sempre dê a opção para o consumidor escolher o melhor a fazer.

Estrutura física da oficina de conserto de videogame

Uma oficina de conserto de videogame não precisa ser tão grande, basta que tenha espaço para o atendimento ao público e atrás de uma divisória o lugar ideal para os técnicos atuarem.

O ambiente, ou seja, aquele onde ocorre o contato entre o que procura um conserto e o atendimento, deve ser bem agradável. Nada pior do que ir a um lugar que seja desorganizado, sujo, mal ventilado e que tenha um aspecto negativo no geral. Se quiser, faça uma decoração estilo high tech ou com adesivos de logos de games nas paredes. Isso tudo chama bastante atenção de quem chega e ainda marca na memória a lembrança do lugar.

Localização da oficina de conserto de videogame

A oficina de conserto de videogame precisa estar perto da sua clientela para garantir sucesso nos negócios. Por isso, é importante levar em conta que as pessoas jogam videogame em casa, na maioria dos casos, por isso, o empreendimento precisa estar exatamente em uma área residencial.

Mas em tempos de internet ganhando cada vez mais força, falar só de espaço físico fica complicado. Hoje em dia, é muito importante a oficina de conserto de videogame ter um site, um endereço virtual, pois assim poderá ser encontrada mais facilmente. Se antigamente o máximo que existia era páginas amarelas, agora o Google auxilia qualquer um a achar o que quiser.

Esse site deve estar claro, com subdivisões fáceis de serem vistas e as informações precisam estar todas ali. Acabou esse tempo em que tudo era sigiloso, secreto, que só mesmo indo pessoalmente ou ligando é que se conseguia saber de alguma coisa. Agora tudo pode ser visto e deve ser conferido pela rede de computadores mundial, pois o acesso à informação deve ser democrático e voltado para facilidade da vida cotidiana.

Dicas de negócio de uma oficina de conserto de videogame

Quando se fala em uma oficina de conserto de videogame, a primeira ideia que vem à mente é de tecnologia. Por isso, quando for montar a sua oficina de conserto de videogame, não deixe essa associação de noções entre os dois termos escapar. Mostre aos clientes quem são os profissionais que vão fazer os consertos, dê todas as informações possíveis àqueles que estão do outro lado do balcão querendo uma solução. Se esses funcionários possuem uma certificação ou algo semelhante, explore esse lado também. O importante é mostrar o quanto são capacitados, o quanto entendem de tecnologia e como podem deixar os aparelhos do jeito que a clientela deseja.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA