Como Montar um Hostel

 

Como montar um hostel
Como montar um hostel.

O hostel é um tipo de empreendimento hoteleiro de origem estrangeira e consiste em um formato diferente do hotel. O hostel nada mais é que o nosso albergue em português, onde os hóspedes dividem o quarto, sendo que os quartos podem ter mais de um hóspede ou não. A vantagem é que para cada quarto dividido existe um banheiro suíte, podendo existir também cozinha privativa que atenda aos hóspedes.

Os hostels podem trabalhar em regime de aluguel por pernoite ou por mês. Os hostels são, portanto, hotéis que se assemelham a albergues e que se assemelham a pousadas por oferecer um ambiente caseiro.

Mercado para hostel

O hostel que consegue sucesso no mercado são aqueles que abrem as portas, preparados para receber hóspedes de vários lugares do mundo e que possuem gerentes que se tornam amigos dos visitantes.

Os hostels são uma opção voltada para o público jovem, mas que também pode atrair uma clientela bem eclética, sendo importante que o ambiente seja acolhedor para todos os públicos.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

A estrutura e decoração do hostel não precisam ser luxuosas, basta que se tenha um ambiente original com “cara de lar”.

Mercado para hostel

A procura por hostel no Brasil tem um crescimento significativo desde 2005 e a boa notícia é que o aumento da procura por hostel acompanha o crescimento em todo o setor hoteleiro por hóspedes que realizam viagens domésticas ou estrangeiras.

Segundo pesquisas, os consumidores poupam para viajar principalmente no final do ano.

Outra tendência do mercado que pode ser uma boa notícia para empreendedores que desejam montar um hostel é a possibilidade de lucrar com o aumento de hóspedes em razão da Copa de 2014 que acontecerá no Brasil.

Vantagens em montar um hostel

A vantagem de se montar um hostel é que os empreendedores estarão em um mercado competitivo e que atrai estudantes, executivos, turistas internacionais e um público de pessoas com boa formação e nível cultural.

O mercado é aquecido também pelo preço da diária que varia entre 25 a 60 reais.

Além dos ganhos, o custo é também compensador, já que montar um hostel não requer muito investimento, pois a infraestrutura de um hostel não requer grandes investimentos com mudanças ou reformas, basta oferecer um ambiente acolhedor, limpo e confortável.

Como montar o hostel

Em primeiro lugar, a estrutura deve garantir privacidade e integridade dos hóspedes, portanto, os quartos de casais devem ser separados dos quartos de solteiros.

A estrutura do hostel deve conter um hall de entrada com recepção, uma sala para TV, alguns hostels trabalham com sala de computador, cozinha, banheiros no corredor e sala de jogos e entretenimento.

A cozinha deve estar à disposição dos hóspedes e abrigar alimentos como chá, leite e chocolate, geladeira, fogão, micro-ondas e etc.

Faz parte da estrutura de um hostel:

– Funcionários: outra vantagem do hostel é trabalhar com um número limite de funcionários, que conte com recepcionista, faxineira e camareira no máximo.

– A gerência, recepção e compras podem ficar como responsabilidade dos próprios donos e sócios.

– Segurança: é essencial que o hostel ofereça um ambiente agradável e seguro para os hóspedes. Por isso, é importante contar com sistema de segurança com câmeras e alarmes, controlando também entradas de estranhos na residência.

Pesquisa de Mercado                                           

Antes de optar por montar um hostel, é necessário proceder como em qualquer outro empreendimento e contar com uma pesquisa de mercado.

A pesquisa de mercado deve conter dados e informações sobre o público-alvo, tais como: sexo, idade, escolaridade, renda familiar, frequência de viagem, vezes que se hospedou em albergues e assim obter dados que completem a pesquisa sobre mercado-alvo.

Após descobrir o mercado-alvo, o próximo passo é descobrir seu perfil e avaliar características e preferências. Logo após, ficará mais fácil realizar um Plano de Negócios.

Localização do hostel

A localização é outro fator chave para montar um hostel, pois, além de estratégica é também fator de sucesso ou de fracasso do negócio.

Para isso, o hostel deve estar localizado em regiões que atendam a preferência dos hóspedes, seja localizado próximo ao litoral ou pontos turísticos, seja localizado próximo a centros financeiros ou de estudos, o que demandará a opção de localização é o perfil dos hóspedes.

Como abrir e organizar o hostel

O hostel deve obrigatoriamente estar registrado nas entidades ligadas ao turismo e hotelaria, na junta comercial e na Federação Brasileira de Albergues da Juventude e Associação de Albergues da Juventude da sua cidade. A empresa deve ter alvará de funcionamento expedido pelo Corpo de Bombeiros e pela prefeitura.

Organize uma empresa que entre no mercado para vencer e para isso, analise fontes de recursos, invista em diferencial, capacite o pessoal contratado e verifique metas e objetivos da empresa de curto e de longo prazo.

Controle os resultados alcançados e integre a equipe para o alcance desses resultados.

Trabalhe com qualidade, eficiência e cortesia para que cada hóspede tenha uma estadia memorável e recomende o local.

Plano de Negócios

A vantagem do plano de negócios é poder conseguir alocar recursos com investimentos ou financiamentos.

Tenha em mente que o plano de negócios deve descrever o quanto o empreendimento tem potencial para o sucesso e que veio para ficar. Para isso, descreva o plano financeiro da empresa, juntamente com o plano operacional, tático e estratégico que defina uma empresa sólida.

Divulgação do hostel

Os hóspedes satisfeitos serão a propaganda mais eficiente do hostel, mas é importante que o estabelecimento divulgue seu serviço em um canal de grande acesso como a internet.

O site do hostel deve conter informações como: preço das diárias, imagem dos quartos e ambientes, condições de hospedagem e pagamentos. O site deve mostrar também fotos que descrevam como o local é divertido, acolhedor, seguro, caseiro e amigável.

Que tal nosso artigo de como montar um hostel? Divulgue!

5.00 avg. rating (94% score) - 3 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

1 COMENTÁRIO

  1. Quero montar um hostel em São Sebastião/SP(litoral norte), no centro, tenho o imóvel e gostaria de idéias para que se realize com a nossa realidade brasileira, (tenho os 6 quartos, sendo que 3 deles já montados com beliche(camas de solteiro), ventilador, tv comum, 2 com frigobar.Aguardo resposta.

DEIXE UMA RESPOSTA