Como abrir uma empresa de coletores de energia solar

Como abrir uma empresa de coletores de energia solarA fabricação de coletores de energia solar possui ótimas expectativas, pois o consumo de energia elétrica é cada vez mais intenso, o que torna a energia cada vez mais cara e escassa.

A solução é encontrar novas tecnologias para fornecimento alternativos de energia  e uma dessas tecnologias e com bons resultados finais são os coletores de energia solar.

Mercado de coletores de energia solar

Os coletores de energia solar são utilizados como geradores complementares ou principais em estabelecimentos em que não pode haver a falta de energia como hospitais, clínicas, frigoríficos e outros estabelecimentos.

Enfim, empresas comerciais, fábricas, empresas do setor varejistas formam a principal carteira de clientes para as vendas de coletores de energia.

Outra vantagem encontrada por aqueles que produzem coletores de energia solar é o fato de que a coleta é constante, pois o Brasil é um país tropical e os dias de sol são numerosos.

Localização da empresa de coletores de energia solar

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Devido ao porte dos coletores de energia solar, a produção exige espaço para movimentação e desenvolvimento dos produtos com criatividade.

Para escolher uma localização, a melhor opção é um local que tenha acesso aos canais de distribuição e canais de fornecimento. O espaço deve ter estrutura com licenciamento ambiental.

Estrutura da empresa de coletores de energia solar

Como dissemos acima, a estrutura para produção de coletores de energia solar precisa de um espaço considerável para desenvolvimento das atividades, e ainda uma área para laboratório, escritório e depósito de matéria-prima e escritório para as atividades administrativas.

Componentes do sistema de coletores de energia solar

Os coletores de energia solar são formados por células fotovoltaicas. Essas células constituem o canal principal para que a energia luminosa proveniente dos raios solares se transforme em energia elétrica.

Para que haja a conversão é necessário que o sistema seja servido de componentes optoeletrônicos que irão converter a luz solar em energia com velocidade.

As energias geradas pelos coletores de energia solar podem ter função de energia térmica e energia fotovoltaica.

A energia térmica gerada pode ser utilizada amplamente para usos domésticos, produção de água sanitária quente, aquecimento de piscinas, aquecimento de ambiente e de água utilizada no meio industrial.

A energia fotovoltaica é aquela utilizada em fornecimento de energia elétrica, e ainda o uso em irrigação, sinalização, para alimentação de sistemas de telecomunicação, etc.

Enfim, ainda se faz necessário muitas pesquisas para descobertas e desenvolvimento de produtos e serviços que farão uso da energia solar.

Requisitos técnicos para os coletores de energia solar

O coletor mais utilizado comercialmente é o coletor plano. Esse coletor tem as funções principais de aquecimento térmico para uso doméstico, comercial e industrial.

Os requisitos técnicos para o bom funcionamento de coletores de energia solar devem conter distribuidor, embalagem a base de liga de alumínio, sistema com mecanismos para conservação do calor, resistência da saraiva, pressão, tubulação de calor e outros.

Os coletores de energia solar armazenam água em seus dutos, por isso os dutos devem ser de materiais de cobre, polipropileno ou CPVC, que são capazes de armazenar termicamente.

Um bom coletor de energia deve armazenar volume suficiente para aquecimento diário de água. O importante é que os coletores de energia solar exerçam suas funções principais que são: gerar energia térmica, energia para uso mecânico e elétrico com conversão direta e indireta.

Além dos coletores de energia solar planos e concentrados, algumas empresas têm desenvolvido produtos como os secadores solares, que possuem um coletor e uma câmara para realizar funções específicas.

Incentivos para os coletores de energia solar

Apesar das oportunidades de negócios para coletores de energia solar, ainda são poucos os empreendedores que se arriscam neste setor, por isso são oferecidos incentivos para o crescimento produtivo desse produto, como forma de estímulos à produção desse.

Os incentivos fiscais consistem na isenção de impostos como o IPI e o ICM.

Etapas do processo produtivo dos coletores de energia solar

Um coletor plano é composto das seguintes etapas para que tenha um funcionamento adequado: módulo para proteção de todo o sistema, cobertura que é geralmente de vidro, vedação, tubulação, placa absorvedora e sistema de isolamento térmico.

O fluxograma produtivo segue as etapas: inspeção dos materiais utilizados e gestão de estoques (essa etapa é muito importante e constitui a fase em que a empresa deve alinhar a produção à sua capacidade de comprar bem e fazer uma gestão de fornecedores eficiente), montagem da tubulação interna ↔ montagem da bandeja ↔ montagem final.

Para desenvolver a atividade de produção dos coletores de energia solar é necessário que a fábrica invista em equipamentos como: ferramentas  que serão utilizadas na instalação, circuitos que controlam força,reservatórios e outros.

Viabilidade econômica dos coletores de energia solar

A energia obtida com coletores de energia solar está no ramo de produtos a base de energia renovável e suas aplicações são ilimitadas. Basta que os empreendedores tenham sucesso em novas descobertas científicas para o uso dessa energia de forma mais ampla.

Dessa forma, o ramo de energia solar promove diversas oportunidades de realização de negócios, mas para analisar os coletores de energia solar como um negócio e não apenas como uma invenção viável para geração de energia renovável é necessário que os empreendedores reflitam sobre as seguintes questões:

O seu produto consegue atender as necessidades  dos consumidores com maior qualidade e desempenho que a concorrência?

O seu produto ou linha de produtos é capaz de ser diversificado e flexível para atender a uma diversidade de público-alvo?

O negócio representa uma paixão e um desafio em longo prazo ou é só uma questão de modismo e tendência? Porque se esta for uma percepção do empresário, também será dos consumidores.

A empresa de coletores de energia solar trabalhará com pessoal empenhado e comprometido e que tenha criatividade, goste de novos desafios e descobertas, pois essas caraterísticas é que movem um ramo pautado em resolver necessidades de energia como objetivo empresarial e social.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA