Como Abrir Uma Empresa de Cromagem

Como Abrir Uma Empresa de Cromagem
Como Abrir Uma Empresa de Cromagem

Já pensou em abrir uma empresa de cromagem? A Galvanoplastia é o método de cromagem de peças que podem atender a diversos setores e segmentos como: a indústria automotiva, mobiliária, indústria de informática, telefonia e outros.

De forma geral, a indústria de cromagem atende aos setores de construção civil e metalurgia.

Outro mercado que a indústria de cromagem pode atender é a de informática e telefonia, sendo que para atender a esses mercados é necessário que a empresa invista em mão-de-obra e tecnologia especializadas, pois estes materiais exigem procedimentos especiais para que as peças além de ótima aparência, apresentem também qualidade a fim de previnir a corrosão, ter maior resistência ao desgaste e possibilitar que se tenha uma peça com entradas para eletricidade.

De forma geral, as funções da galvanização são:melhoria da aparência das peças, prevenção de corrosão e desgaste, aumento do atrito para que as peças sirvam às indústrias de tecnologia e telefonia e alteração de dimensões.

Antes de abrir uma empresa de cromagem é necessário que o empresário planeje e pesquise sobre os fatores críticos de sucesso listados abaixo:

Mercado de cromagem

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

A indústria pode ter clientes no setor privado e público, entre eles: clientes na indústria e na construção civil. A empresa pode trabalhar também restaurando objetos, além de nesse nicho de mercado, a indústria da cromagem poder atender restaurantes e outras empresas.

Localização

Como um dos maiores clientes das empresas de cromagem são as indústrias, então a localização ideal é próxima aos pólos industriais, ou próximo à empresas de transformação e clientes para os quais a empresa destinou seus serviços como nicho de mercado principal.

Outro fator importante é que a indústria se localize próxima a fornecedores de insumos e matéria-prima; a vantagem da proximidade é que os custos logísticos diminuem.

Além da localização estratégica do negócio, a empresa deve também estar localizada em um local com planta e dimensão para implantação industrial e que encontre também neste local uma mão-de-obra que seja qualificada.

Outra preocupação com a localização deve ser a consideração de uma região que possua abastecimento de água que não seja nem calcária e nem clorada.

No local devem existir também vias de escoamento de resíduos industriais.

Estrutura da empresa de cromagem

A estrutura deve estar alinhada à demanda e à capacidade de produção, como também ao tipo de produto a ser produzido. Portanto, os tipos de produtos que serão produzidos, a demanda, a tecnologia que será empregada e todos estes fatores devem conduzir a um tipo específico de estrutura e capacidade produtiva.

Para isso, deve-se considerar: o tipo de peça que será montada, o tamanho e volume das peças, a destinação das peças, o espaço necessário para o acabamento e equipamentos.

A estrutura da planta industrial, para atender a produção e gestão, deve possuir os seguintes departamentos: escritório de vendas, espaço para cromagem e prateação, área de polimento e acabamento e área de estocagem de produtos acabados, de matéria-prima, de insumos e material de expediente.

Dicas do negócio

Como a empresa de cromagem é um fornecedor, deve atender ao mercado com qualidade nos produtos e serviços, sempre focando nas necessidades de cada cliente.

Como fornecedor, os produtores do ramo devem obter certificação de qualidade específica para o setor, o que com certeza trará mais competitividade para a empresa, preços justos, logística competente e qualidade do produto. Se a empresa conseguir trabalhar bem atendendo estes três requisitos que são fundamentais para sua competitividade, já é um bom começo.

Além da empresa se destacar pela qualidade, preços e entregas, o empreendedor do ramo deve também praticar uma gestão voltada à eliminação de desperdícios, domínio de técnicas industriais e administrativas. Além, é claro de um eficiente planejamento de compras e de previsão de vendas, que dê suporte ao Plano de Produção.

A indústria de galvanoplastia tem certas peculiaridades e para obter sucesso no ramo é necessário prestar atenção aos requisitos:

Estoque inicial – o estoque inicial deve considerar fórmulas e composição química que serão utilizadas nos banhos galvânicos, para depois disso, estabelecer quais os produtos que devem ser comprados, como também a quantidade a ser adquirida.

Depois de decididos quais e quantos insumos adquirir, a empresa deve realizar um planejamento de compras, com descrição de quantidade, qualidade, preços e assim definir quais os melhores fornecedores.

Mão-de-obra – não existe no mercado, uma demanda de mão de obra qualificada para o setor, então a empresa deve selecionar trabalhadores com experiências afins e promover cursos de capacitação.

Preços – a dúvida de como orçar as peças é uma constante no setor. Os empresários podem orçar as peças de acordo com o trabalho realizado para formar uma diversidade de dimensões, formatos e modelos.

Registro – as empresas de cromagem devem ser registradas obrigatoriamente no Conselho Regional de Química e ter um químico responsável na empresa, para tratamento de todo mecanismo técnico.

Investimentos

O empresário que deseja abrir uma empresa de cromagem e não dispõem de muitos recursos, podem abrir uma unidade que seja responsável apenas por processos de cromagem e prateação.

A empresa investirá em fornecimento, equipamentos, implantação de uma estrutura ideal e outros.

Fornecedores de uma empresa de cromagem

Estar próximo de fornecedores é uma vantagem para a empresa de cromagem, pois essa questão reduzirá os custos com logística. Os fornecedores da indústria de cromagem necessitam do fornecimento de matéria-prima formada por materiais químicos como: sodas, cianetos, sulfatos, cloretos, ácidos, níqueis, prata e outros.

Equipamentos

A indústria de cromagem necessitará de equipamentos tais como: tanques de banhos desengraxante, cobre alcalino, níquel, pré-prata, água corrente, balcão, bancadas de madeira, máquinas politrizes e outros.

Organização do processo produtivo

Antes de exemplificar as etapas de produção é necessário entendermos mais sobre o cromo. O cromo é um elemento metálico obtido através de eletrodeposição. Como características o material é resistente ao calor, a embaçamento e é muito útil para acabamento decorativo.

O processo de produção de cromagem exige conhecimentos técnicos refinados, principalmente em química, exige também precisão, capacidade de planejamento e controle da produção. Por isso, quem pretende empreender no ramo precisa antes de tudo obter conhecimento.

Além do cromo, outro processo de produção é a niquelagem. O níquel deve ser banhado e misturado a outros compostos de químicos. Os banhos de níquel devem ser eletrolicamente depositados e esse níquel deve ter um resultado brilhante ou fosco, resistente a embaçamento e corrosão.

Outro processo é o de zincagem, banhos alcalinos, banhos ácidos, passivações e selagem para que resulte em ligas de zinco.

E por fim, a prateação.

E logo depois as etapas de anodicação, oxidação e fosfatização e pintura.

Canais de Distribuição

Dependendo da capacidade produtiva, a empresa pode atender o mercado local e entregar seus produtos e serviços às indústrias locais ou então a empresa poderá expandir seu atendimento e vender para mercados de outras regiões ou até outros países, tudo dependerá da capacidade produtiva e logística.

Como canais de distribuição, a empresa poderá vender diretamente na própria unidade, atuando como fornecedora para indústrias da construção civil, automotiva e outras; comercializando também seus produtos para atacadistas e distribuidores de grande e médio porte.

5.00 avg. rating (89% score) - 1 vote

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA