Como Abrir Uma Empresa de Cromagem

Como Abrir Uma Empresa de Cromagem
Como Abrir Uma Empresa de Cromagem

Já pensou em abrir uma empresa de cromagem? A Galvanoplastia é o método de cromagem de peças que podem atender a diversos setores e segmentos como: a indústria automotiva, mobiliária, indústria de informática, telefonia e outros.

De forma geral, a indústria de cromagem atende aos setores de construção civil e metalurgia.

Outro mercado que a indústria de cromagem pode atender é a de informática e telefonia, sendo que para atender a esses mercados é necessário que a empresa invista em mão-de-obra e tecnologia especializadas, pois estes materiais exigem procedimentos especiais para que as peças além de ótima aparência, apresentem também qualidade a fim de previnir a corrosão, ter maior resistência ao desgaste e possibilitar que se tenha uma peça com entradas para eletricidade.

De forma geral, as funções da galvanização são:melhoria da aparência das peças, prevenção de corrosão e desgaste, aumento do atrito para que as peças sirvam às indústrias de tecnologia e telefonia e alteração de dimensões.

Antes de abrir uma empresa de cromagem é necessário que o empresário planeje e pesquise sobre os fatores críticos de sucesso listados abaixo:

Mercado de cromagem

A indústria pode ter clientes no setor privado e público, entre eles: clientes na indústria e na construção civil. A empresa pode trabalhar também restaurando objetos, além de nesse nicho de mercado, a indústria da cromagem poder atender restaurantes e outras empresas.

Localização

Como um dos maiores clientes das empresas de cromagem são as indústrias, então a localização ideal é próxima aos pólos industriais, ou próximo à empresas de transformação e clientes para os quais a empresa destinou seus serviços como nicho de mercado principal.

Outro fator importante é que a indústria se localize próxima a fornecedores de insumos e matéria-prima; a vantagem da proximidade é que os custos logísticos diminuem.

Além da localização estratégica do negócio, a empresa deve também estar localizada em um local com planta e dimensão para implantação industrial e que encontre também neste local uma mão-de-obra que seja qualificada.

Outra preocupação com a localização deve ser a consideração de uma região que possua abastecimento de água que não seja nem calcária e nem clorada.

No local devem existir também vias de escoamento de resíduos industriais.

Estrutura da empresa de cromagem

A estrutura deve estar alinhada à demanda e à capacidade de produção, como também ao tipo de produto a ser produzido. Portanto, os tipos de produtos que serão produzidos, a demanda, a tecnologia que será empregada e todos estes fatores devem conduzir a um tipo específico de estrutura e capacidade produtiva.

Para isso, deve-se considerar: o tipo de peça que será montada, o tamanho e volume das peças, a destinação das peças, o espaço necessário para o acabamento e equipamentos.

A estrutura da planta industrial, para atender a produção e gestão, deve possuir os seguintes departamentos: escritório de vendas, espaço para cromagem e prateação, área de polimento e acabamento e área de estocagem de produtos acabados, de matéria-prima, de insumos e material de expediente.

Dicas do negócio

Como a empresa de cromagem é um fornecedor, deve atender ao mercado com qualidade nos produtos e serviços, sempre focando nas necessidades de cada cliente.

Como fornecedor, os produtores do ramo devem obter certificação de qualidade específica para o setor, o que com certeza trará mais competitividade para a empresa, preços justos, logística competente e qualidade do produto. Se a empresa conseguir trabalhar bem atendendo estes três requisitos que são fundamentais para sua competitividade, já é um bom começo.

Além da empresa se destacar pela qualidade, preços e entregas, o empreendedor do ramo deve também praticar uma gestão voltada à eliminação de desperdícios, domínio de técnicas industriais e administrativas. Além, é claro de um eficiente planejamento de compras e de previsão de vendas, que dê suporte ao Plano de Produção.

A indústria de galvanoplastia tem certas peculiaridades e para obter sucesso no ramo é necessário prestar atenção aos requisitos:

Estoque inicial – o estoque inicial deve considerar fórmulas e composição química que serão utilizadas nos banhos galvânicos, para depois disso, estabelecer quais os produtos que devem ser comprados, como também a quantidade a ser adquirida.

Depois de decididos quais e quantos insumos adquirir, a empresa deve realizar um planejamento de compras, com descrição de quantidade, qualidade, preços e assim definir quais os melhores fornecedores.

Mão-de-obra – não existe no mercado, uma demanda de mão de obra qualificada para o setor, então a empresa deve selecionar trabalhadores com experiências afins e promover cursos de capacitação.

Preços – a dúvida de como orçar as peças é uma constante no setor. Os empresários podem orçar as peças de acordo com o trabalho realizado para formar uma diversidade de dimensões, formatos e modelos.

Registro – as empresas de cromagem devem ser registradas obrigatoriamente no Conselho Regional de Química e ter um químico responsável na empresa, para tratamento de todo mecanismo técnico.

Investimentos

O empresário que deseja abrir uma empresa de cromagem e não dispõem de muitos recursos, podem abrir uma unidade que seja responsável apenas por processos de cromagem e prateação.

A empresa investirá em fornecimento, equipamentos, implantação de uma estrutura ideal e outros.

Fornecedores de uma empresa de cromagem

Estar próximo de fornecedores é uma vantagem para a empresa de cromagem, pois essa questão reduzirá os custos com logística. Os fornecedores da indústria de cromagem necessitam do fornecimento de matéria-prima formada por materiais químicos como: sodas, cianetos, sulfatos, cloretos, ácidos, níqueis, prata e outros.

Equipamentos

A indústria de cromagem necessitará de equipamentos tais como: tanques de banhos desengraxante, cobre alcalino, níquel, pré-prata, água corrente, balcão, bancadas de madeira, máquinas politrizes e outros.

Organização do processo produtivo

Antes de exemplificar as etapas de produção é necessário entendermos mais sobre o cromo. O cromo é um elemento metálico obtido através de eletrodeposição. Como características o material é resistente ao calor, a embaçamento e é muito útil para acabamento decorativo.

O processo de produção de cromagem exige conhecimentos técnicos refinados, principalmente em química, exige também precisão, capacidade de planejamento e controle da produção. Por isso, quem pretende empreender no ramo precisa antes de tudo obter conhecimento.

Além do cromo, outro processo de produção é a niquelagem. O níquel deve ser banhado e misturado a outros compostos de químicos. Os banhos de níquel devem ser eletrolicamente depositados e esse níquel deve ter um resultado brilhante ou fosco, resistente a embaçamento e corrosão.

Outro processo é o de zincagem, banhos alcalinos, banhos ácidos, passivações e selagem para que resulte em ligas de zinco.

E por fim, a prateação.

E logo depois as etapas de anodicação, oxidação e fosfatização e pintura.

Canais de Distribuição

Dependendo da capacidade produtiva, a empresa pode atender o mercado local e entregar seus produtos e serviços às indústrias locais ou então a empresa poderá expandir seu atendimento e vender para mercados de outras regiões ou até outros países, tudo dependerá da capacidade produtiva e logística.

Como canais de distribuição, a empresa poderá vender diretamente na própria unidade, atuando como fornecedora para indústrias da construção civil, automotiva e outras; comercializando também seus produtos para atacadistas e distribuidores de grande e médio porte.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

10 COMENTÁRIOS

  1. olá, estou planejando abrir uma empresa de galvanoplastia aqui na minha região e estou em busca de dados mais detalhados, como fornecedores de matéria prima e alguma empresa que faça a coleta de residuos e de escórias do processo.

    atenciosamente

  2. como montar uma mini cromaçao com pouco recursos ex iniciante
    que maquina devo comprar para começar no ramo aqui vai meu endereço
    av sinhozinho andrade ribeiro 1486 itumbiara go cep 75510020

  3. Bom dia gostaria de saber por quanto fica um tanque montado completo pra fazer cromagem de 6 m de fundura por 3 de comprimento, ainda não sei quase nada desse ramo. Temos uma empresa que trabalha com usinagem e temos muitos clientes que pergunta se nos fazemos serviço de cromo. por favor se pode me ajuda meu fone e 094 912828206
    ou 91644818

  4. olá gostaria de saber quanto precisará pra investir nesse ramo a onde deve ir pra entender melhor as questões de vias de escoamento de resíduos industriais e o tipo de aguá pra usar ,e quais máquinas a usar e o químico ele pode ser formado em curso técnico ou tem que ser faculdade ? aguardo a resposta urgente grata

  5. Boa tarde, gostei da explicação, você poderia me ajudar, estou querendo abrir uma empresa de cromagem apenas para cromar rodas de carros, já não aguento mas trabalhar para os outros, vou gastar equivalente a quanto, você pode me ajudar me dar umas dicas coisa assim.

  6. Tenho vontade a muito tempo de fazer um negocio que venha a agregar.
    Eu tenho a uma oficina de moto.vendo pecas ainda nao e o que eu quero falta o pulo do gato.espero sim que voces me ajudem

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here