Como Montar Uma Empresa de Produção de Faixas e Letreiros

Como montar uma empresa de produção de faixas e letreiros
Como montar uma empresa de produção de faixas e letreiros

O segmento de comunicação visual conta com várias ferramentas interessantes, ainda mais com uma tecnologia que ajuda bastante a atuação desse setor. Esse inclui a produção de faixas e letreiros, que representa uma possibilidade para aqueles que vão iniciar um empreendimento nesse ramo de atividade. Com o tempo, é perfeitamente possível ampliar o negócio, produzindo luminosos, banners, fachadas, back-lights e ainda personalização de automóveis.

Mas o que é preciso para poder abrir um negócio de fabricação de faixas e letreiros? Basta ter habilidade em desenho e conhecer os principais softwares gráficos, pois todo empreendedor precisa ter conhecimento sobre o objeto de trabalho, ou seja, a respeito do seu negócio. Mas caso não domine muito essas ferramentas tecnológicas, a terceirização é uma boa opção, assim como a impressão e recorte em plotter. Além de facilitar a vida daquele que pretende abrir a empresa no setor de comunicação visual, também não precisará ter tantos gastos com investimento em equipamentos.

Clientes de empresa de faixas e letreiros

O mercado para produção de faixas e letreiros é focado no atendimento a comerciantes, promotores de eventos, políticos, instituições religiosas, de saúde, de ensino, organizações não-governamentais ou qualquer instituição ou pessoa jurídica que tenha pretensão de comunicar algo ao público.

Funcionários

Para o negócio de faixas e letreiros começar a funcionar, será preciso ter, pelo menos, dois profissionais: o dono da empresa e um auxiliar.

A estrutura física deve contar com um lugar para a administração, onde ocorre o atendimento aos clientes. Materiais de escritório são necessários, como mesa, cadeiras, impressora, fax, telefone, computador etc. Além disso, deve ainda existir ainda um grande espaço destinado à produção.

Localização da empresa de faixas e letreiros

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

O local onde a empresa faixas e letreiros vai funcionar é fundamental para o sucesso. Essa localidade deve ter infraestrutura suficiente para poder dar condições ao pleno funcionamento, tais como água, esgoto, gás, luz e segurança pública.

É muito importante também verificar se a atividade tem condições de ser exercida no bairro pretendido, pois segundo o plano diretor urbano (PDU), há regras bem claras quanto à localização de atividades econômicas.

É preciso também verificar a facilidade do acesso levando em consideração a entrada de matérias-primas e a expedição dos produtos prontos para os clientes. Além disso, a rua não pode ter o risco de alagamento, pois isso atrapalha bastante o escoamento das mercadorias prontas.

Maneiras de tornar a empresa conhecida por todos

Tendo o trabalho de fazer faixas e letreiros, o dono da empresa pode usar esse eficiente meio de comunicação para fazer com que seu negócio seja conhecido por todos. É preciso buscar informações junto à prefeitura para obter autorização do governo da cidade e  poder colocar o letreiro do seu negócio em determinados bairros.

Outro método bem importante é fazer reuniões com os seus possíveis clientes para que esses possam ter conhecimento a respeito do seu trabalho. Leve amostras, esteja aberto a negociações e sempre esteja munido do seu cartão.

Faça também um site para poder divulgar seu trabalho na internet e ainda ter a possibilidade de vender e aceitar encomendas online.

Dicas do negócio

Já que a proposta do empreendedor de faixas e letreiros é fazer uma comunicação visual que tenha bastante sucesso, use então bastante a criatividade, busque ideias no que for possível para executar o seu trabalho. Vá a feiras, eventos, congressos, veja filmes, frequente exposições de pintura, escultura, de produções artísticas, não deixe de ir ao teatro, escute diversos tipos de músicas, acompanhe espetáculos de dança e repare até mesmo o próprio cotidiano, pois tudo isso é grande fonte de inspiração. Nessa área, a criatividade é o principal motor do trabalho.

No momento em que for contratar algum profissional, preste bastante atenção para tentar identificar se realmente o candidato possui as qualificações técnicas necessárias e, acima de tudo, um olhar diferenciado. Isso, porque as maneiras de produzir comunicação visual são ensinadas em qualquer sala de aula, mas a maneira pela qual cada um enxerga o mundo é algo diferenciador e isso é refletido diretamente no trabalho feito. De que adiantaria, por exemplo, um técnico com muito conhecimento sobre softwares gráficos se ele mesmo não consegue desenvolver um letreiro chamativo, com cores adequadas ao negócio?

Faixas e letreiros são muito usadas em épocas de eleições, aproveite então o seu trabalho em períodos anteriores ao pleito. Nesse caso, entre em contato com os políticos que estejam em campanha. Geralmente, eles possuem sites com todas as maneiras de falar com eles, não hesite, invista, se faça presente, eles são clientes em potencial.

Procure um diferencial. Se antigamente a pintura publicitária era muito usada e hoje em dia quase não se vê mais por aí por conta da disseminação da tecnologia, por que não usá-la como algo que pode fazer a diferença? Mantenha-se atualizado para poder marcar espaço no seu ramo de atividade.

Gostou da ideia de ter uma empresa de faixas e letreiros? Comente:

1.00 avg. rating (49% score) - 1 vote

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA