Como montar uma pousada

Por:

Como montar uma pousadaPara quem deseja trabalhar em um local tranquilo e perto das belezas naturais, montar uma Pousada pode ser uma boa opção de negócio. Mas antes, o empreendedor deverá calcular todos os riscos envolvidos no negócio, aprender a gerir as peculiaridades do ramo e pesquisar bastante sobre aspectos como localização e preços do negócio.Querendo ou não pousada também é um ramo do setor de hotelaria e como tal alguns pontos são preciosos, como: instalações, localização, atendimento ao cliente, pessoal, investimentos e outros.

Como todo negócio, você precisará pensar em uma empresa e não como uma pousada ou algo que é “seu” e pronto. Você precisa entender como montar empresa e administrá-la, jamais perca a visão de que é um negócio para você!

Localização da pousada

Com certeza o local escolhido para montar uma pousada deverá ser um lugar turístico e que pelas suas características históricas, naturais e de lazer atraiam vários visitantes. Depois de escolhida uma cidade para a futura pousada, é necessário decidir qual a melhor localização dentro do espaço escolhido.

Veja como montar uma agência de turismo.

Uma dica quanto à localização pode estar relacionada ao fato de que a pousada poderá atender diferentes públicos em situações diferentes: aqueles que visitam uma cidade turística, outros que visitam regiões serranas e ainda aqueles que visitam uma praia.

Por exemplo, para atender o público que visita uma cidade de praia, a pousada poderá se localizar bem próxima à praia, mas também deverá estar próxima a algum centro comercial ou restaurantes e bares; isso fica a critério do empreendedor e dependerá de um pesquisa de campo. Antes de instalar a pousada, pesquise sobre a quantidade de pousadas, onde há uma necessidade de pousadas e ainda o que elas oferecem.

As pousadas urbanas que recebem estudantes, profissionais e turistas devem estar estrategicamente próximas aos grandes centros, pontos de ônibus, táxi, bancos, restaurantes e etc., pois os visitantes com certeza procuraram um lugar bem localizado, partindo do princípio que ainda não conhecem a cidade. Já as pousadas instaladas na região serrana devem estar localizadas em áreas tranquilas, com natureza em volta, mas que não estejam muito longe de restaurantes e infraestrutura.

Lembre-se de fazer uma boa divulgação do seu negócio. Ainda, você poderá ter um site, caso tenha alguma dúvida de Como Montar Um E Commerce, pode ver nosso artigo: como montar uma loja virtual.

Instalações para montar a pousada

As instalações são decisivas para uma pousada, pois além de listar os vários custos, o empresário também decidirá sobre o nível de competitividade da pousada, ou seja, o que ela oferece de acordo com suas instalações será decisivo para a sua posição no mercado.

Algumas pousadas possuem quartos, áreas para assistir TV, sala de estar e local para refeições e também investem em espaços para serviços de massagens, yoga, salas de ginástica, meditação e outros.

Crie serviços e diferenciais que agreguem valor e que tornem os serviços um diferencial tanto no atendimento quanto nas possibilidades para uma estadia agradável.

Além do modelo de instalação com sala de estar, sala para refeição, quartos, a pousada poderá oferecer Internet aos clientes e um serviço de lavanderia com passadeira.

Investimentos para montar uma pousada

As pousadas desembolsarão inicialmente um investimento considerável com um imóvel de médio a grande porte, com móveis, reformas que poderão ser necessárias, veículos e pessoal, além dos gastos com formalização e despesas administrativas, como alvarás e licenças e ainda divulgação do negócio.

Dependendo da estrutura e do tamanho da pousada, o investimento inicial poderá chegar até 1,5 milhões de reais. Por isso, um planejamento financeiro será indispensável e deve ser detalhado com todos os custos e despesas, principalmente se a alternativa do empreendedor for recorrer à crédito bancário e financiamentos. Para isso, elabore um excelente plano de negócios.
Serviços Oferecidos e Diversificação.

Saiba que ao montar uma pousada você não deve levar apenas em consideração o auto valor do investimento, mas sim o retorno e o fato de construir um bem, ou seja, é um “duplo” investimento!

A pousada deve ser um local de sossego, acolhedor, mas poderá diversificar seus serviços oferecendo refeições saudáveis e espaços para meditação, banho ofurô, aulas de yoga e outros. Escolha entre um serviço ou outro que poderá ser interessante e que seja viável diante do público-alvo e condições de atendimento da pousada.

Se você quiser oferecer alguns alimentos “esparsos”, rápidos, poderá fazer usar:

O importante é que o empreendedor não perca o foco e transforme a pousada em um SPA, ou se o fizer, foque numa Pousada SPA e qualifique-se como também a equipe da pousada para tal empreendimento.

Informação Importante:

Pesquisas do IBGE e DIEESE confirmam que são mais bem sucedidos os empresários que fazem um planejamento ANTES de iniciar o próprio negócio. Clique aqui para descobrir como montar um negócio de sucesso.

O café da manhã é obrigatório para as pousadas: arrume a mesa de forma interessante com bastantes itens para todos os gostos. Oferecer refeições rápidas como mini-sanduíches e sucos será um diferencial para a pousada.

A pousada poderá ainda firmar convênios com outros profissionais e oferecer serviços de pedicure e manicure na própria pousada a pedido de clientes e outras iniciativas criativas e práticas que possam encantar clientes.

Pessoal para a pousada

Para um atendimento de qualidade, invista no recrutamento de pessoas qualificadas, atenciosas, que tenham habilidade para lidar com o público e saibam trabalhar em equipe,. Invista também no treinamento do pessoal, sempre conscientizando a equipe para exercer um trabalho com qualidade, atendendo às normas técnicas necessárias voltadas para a saúde e segurança.

A equipe de trabalho poderá incluir profissionais para a área de refeições, como cozinheiros, nutricionistas, e ainda motorista, jardineiro, atendentes, camareiras e outros.

Uma atenção especial deve ser dada ao pessoal que terá contato direto com os hóspedes como os atendentes e guias, preferivelmente esse pessoal deverá falar mais de um idioma além do português.

Custos Diversificação / Agregação de valor

Os investimentos em uma pousada são essenciais para que o cliente tenha uma hospedagem memorável e assim indique para parentes e amigos. Esses investimentos são necessários e podem também transformar custos em elementos que agreguem valor.

São imprescindíveis investimentos em TVs de tela plana, internet e chuveiro com aquecimento central, camas confortáveis, roupas de cama antialérgicas entre outros itens.

Com certeza deverá estar incluso o café da manhã e ter um restaurante será um serviço a mais para a pousada e, portanto, maiores investimentos.

Para saber exatamente os custos que vai ter e valores que pode vir a receber, você precisará ter um bom plano de negócios! Se deseja saber o que é um plano de negócios, veja.

Portanto, o empreendedor deve pesar cuidadosamente essa possibilidade que funcionará como uma expansão dos serviços oferecidos.

Como citamos acima a pousada poderá diversificar e oferecer serviços como yoga, espaço para meditação, capelas para oração, serviços de massagens. Todos esses serviços que têm como objetivo agregar valor também terão um custo adicional com instalação e profissionais qualificados.

Capriche na decoração da pousada

Investir na decoração é um investimento essencial para o sucesso da pousada. O empreendedor poderá escolher entre uma decoração que lembre ranchos, ou aquelas que lembram praia ou ainda decorações urbanas.

Invista em obras de arte para a sala de estar, não precisam ser caras, apenas atraentes, arranjos florais, pequenas sutilezas capazes de agradar os olhos dos clientes. Tenha uma sala de estar aconchegante e uma sala de alimentação agradável, limpa, bem iluminada e com mesas bem decoradas.

Dicas do negócio

Para montar uma Pousada o empreendedor como em qualquer outro ramo de negócio deverá estar sempre atento ao mercado e às oportunidades. Muitas pousadas terão um aumento no número de hóspedes em decorrência dos eventos da Copa do Mundo no Brasil em 2014 e Olimpíadas em 2016.

Se você quer saber mais sobre montar um negócio, veja os artigos abaixo:

Em decorrência disso, muitos empreendedores abrirão pousadas e os que já possuem pousadas melhorarão a qualidade dos serviços e já estão qualificando o seu pessoal no sentido de   aprenderem mais um idioma como inglês e/ou espanhol ou mesmo atender cada vez melhor os clientes.

É interessante você se você tem perfil de empreendedor, por isso, o artigo – características do empreendedor – pode ser útil.

O que achou das nossas dicas de como montar uma pousada?

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!



FIQUE ATUALIZADO!
Gostou do Artigo? Receba Nosso Melhor Conteúdo Diretamente No Seu E-mail!

6 comentários sobre “Como montar uma pousada
  1. Regiane disse:

    Gostei muito, aprendi muito também. Parabéns.

  2. azenilda disse:

    Valeu as dicas, “pé no chão” é o que a gente precisa, obrigada!!!

  3. ANTONIO C.S. HUMMEL disse:

    Achei muito superficiais e genéricas as dicas para a instalação de uma pousada! Gostei mais das sugestões para o Hotel (*) Uma Estrela. tinha eu planejado com o Grupo um Hotel Turístico (***) Três Estrela. Mas acharam melhor e mais simples a montagem de uma pousada! Tudo bem! Fico com o Grupo! De qualquer maneira, obrigado pelas dicas!!!

  4. Ulisses Silva disse:

    Gostei das dicas. Bastante prudentes e realistas. Parabéns!

  5. Emilio Marques disse:

    Gostei do texto, pois estou curioso sobre esse tipo de empreendimento.

    Mas uma informação importante que seria muito útil e não encontrei no texto é uma previsão para a quantidade mínima de quartos para a pousada.

  6. washington disse:

    Srs. Acredito que toda informação agrega conhecimento, estão no caminho certo. Sobre a matéria “dicas como montar uma pousada”: se faz necessário esclarecer aos leitores os custos de operação, a classificação existente conforme determinação da Embratur, administrar a sazonalidade, etc…Para maiores informações estou a disposição. Atenciosamente
    Washington

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

Curta O Novo Negócio!

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 410.552 Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

(Ou continue na dúvida...)

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!
  • Negócios Para Todos os Tamanhos de Cidades;
  • Negócios Para Pouco ou Alto Investimento;
  • Um Verdadeiro Guia de Ideias Para Investir.

Faça como 410.552 Empreendedores