Como Montar Uma Loja de Ração

Como montar uma loja de ração
Como montar uma loja de ração

Veja como um dos negócios mais simples do mercado pode render um bom lucro mensal. Quem não tem um animal doméstico hoje em dia? Cachorros e gatos são tão comuns como ter janelas em casa e, como estes precisam se alimentar, montar uma loja de ração pode ser um dos negócios mais lucrativos com investimento baixo. Em teoria, você precisa de tão pouca coisa para começar que qualquer um pode abrir o seu ponto comercial e começar a lucrar.

Para quem não conhece o setor, uma loja de ração é o estabelecimento comercial encarregado de vender comidas para animais domésticos. Em sua maioria, tais lojas limitam-se em trabalhar com os seguintes segmentos: rações para cachorro, gato, pássaros, peixe e coelho. Estes são os animais considerados populares para se criar em casa e os mais lucrativos pela alta quantidade de clientes que estão interessados em comprar alimentos para seus bichos de estimação.

É preciso ter cuidado para não confundir uma loja de ração com um pet shop. Lojas de pet shop são responsáveis por vender produtos em geral para animais domésticos e vão muito além do que uma casa de ração. Os pet shops vendem produtos para banho, roupas e oferecem serviços como tosa e banho, entre outras coisas. O produto principal e base para o sustento de uma loja de ração é a alimentação do animal, que pode ser apenas a ração como também alimentos relacionados, tais como ossos de morder, palitos para cães, latas de carne enlatadas, biscoitos, entre outros.

Estrutura para montar uma loja de ração

A boa notícia para quem está entrando neste ramo é que a estrutura básica torna o investimento inicial para montar uma loja de ração bem barato. O empresário irá precisar apenas de uma balança para pesagem, pois o produto também é vendido no peso, espátula para tirar a ração e sacolas plásticas. Para animais de porte pequeno como pássaros e aves em geral, a ração é vendida já em pacotes fechados na quantidade de 500g ou um quilo. Já para cachorros e gatos são vendidas para revenda em sacas de 15 quilos em diante, sendo o máximo 50 quilos. Por isso, é necessário ter pequenas espátulas para separar o alimento a ser vendido e colocar na sacola.

Alguns donos dessas lojas preferem vender na própria saca, colocando-as lado a lado, enquanto outros dão preferência por vender a ração em baldes, o que facilita guardar o produto e assim evitar umidade, pois pode ser fechado no fim do dia, além de visualmente ser mais agradável. No mais, a estrutura é mesmo simples e envolve pouco gasto, sendo o maior em aluguel por contrato ou compra do ponto comercial.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Algumas pessoas resolvem agregar produtos em uma loja de ração e vendem também vacinas, shampoos e condicionadores, o que não caracteriza necessariamente o seu negócio como pet shop, mas oferece apenas o básico para aproveitar a clientela. Para tais produtos, será necessário colocar prateleiras em paredes. Coleiras e latas de alimento para cachorro e gato também vão precisar de prateleira e devem ficar longe do sol para não comprometer a data de validade do alimento, bem como a qualidade do produto a ser vendido e evitar problemas com clientes.

Investimento inicial em uma loja de ração

O gasto inicial básico para se montar uma loja de ração varia em torno de R$ 1,5 mil se for uma loja de porte bairrista, ou seja, localizada em bairros residenciais de média ou baixa renda. O gasto programado para a abertura será apenas em aluguel do espaço, pintura do ambiente, emplacamento para sinalização, prateleiras e com a ração, que será o maior gasto.

A dica é investir inicialmente em ração para cães, gatos, pássaros e peixes. As duas primeiras são básicas e de maior saída. Rações para peixes e pássaros possuem uma saída baixa, mas como o produto é barato tanto para compra como para revenda, vale o investimento ao menos para tentar angariar um maior público de clientes.

Onde montar uma loja de ração

Antes de montar a sua loja de ração tenha em mente qual o público-alvo a ser atingido: criadores de animais domésticos. Logo, onde esses animais estão será sempre o melhor lugar. Lojas de bairro costumam dar certo, porque estão mais próximas dos criadores, que eventualmente, passando pelo local ou antes de ir para casa, precisam alimentar seus animais e irão onde está mais próximo. Sejam bairros nobres ou populares, sempre são boas áreas para montar uma loja de ração visto a popularidade de criar cachorros e gatos em casa.

Bairros comerciais não são recomendados, pois envolvem estrutura extra, como estacionamento e contam com pouco circulação de gente no fim de semana.

Custo mensal e dicas para manter uma loja de ração

A boa noticia é que é uma opção de novo negócio bem lucrativo e acima de tudo barato. A maioria dos empresários que entram neste ramo, dispensa a contratação de funcionários, ao menos nos primeiros meses do negócio, e parte para atuar sozinho, o que é uma boa idéia, baseado no fato de que o fluxo de clientes é inconstante e sem picos de mais de 10 clientes ao mesmo tempo.

O custo mensal de uma loja de ração será, em sua maior parte, relacionado ao aluguel do ambiente, energia e água, caso tenha banheiro ou lavatório e claro, ração, que será preciso repor constantemente. Afinal, faltar produtos neste ramo não é jamais uma opção para quem quer obter o retorno financeiro rápido.

A variação de produtos para venda também não deve ser descartada, sendo preciso vender ao menos cinto tipos de rações para cada animal. No caso dos cachorros e gatos, não se esqueça de levar em consideração as rações diferenciadas para animais de pequeno, médio e grande porte, que são bem diferentes, pois cada raça tem necessidades especificas de nutrição. Caso não tenha conhecimento na área, não se esqueça de pedir dicas a representantes comerciais das rações, que serão seus contatos para compra de produtos e ler revistas relacionados com criação de animais em casa, para saber não apenas sobre preços, mas sobre o que mais está sendo recomendado por veterinários, conhecimento sobre os produtos vendidos e ajudar alguns clientes indecisos na hora da compra.

4.18 avg. rating (83% score) - 11 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

101 COMENTÁRIOS

  1. Gostei muito do que li aqui, mas gostaria de saber se é verdade que pra abrir uma casa de ração e outras variedades é preciso a assinatura mensal de um veterinário, por favor, aguardo resposta e desde já, obrigado.

    • Boa noite, gostaria de obter duas informações importantes. A venda de Ração para animais domésticos pode se enquadrar no MEI? Temos uma associacao que ampara e ajuda animais das ruas e temos dificuldades para comprar em fabricas pois exigem cnpj, pergunto, qualquer cnpj pode ser utilizado ou tem que se enquadrar em venda de rações? Grato.

  2. Eu sou representante de ração pra cães e gatos e estou querendo montar uma loja aqui no meu bairro. Agora o site me ajudou muito, eu já conheço os produtos e o segmento, agora é só botar em prática, se DEUS quiser vai dar tudo certo! Quem quiser saber sobre preços das rações é só entrar em contato, sou de Pernambuco.
    Meu facebook é cloves antonio, lá no meu perfil vc vai saber q sou eu!
    Valeu e obrigado!

    • adorei o assunto, mas preciso de saber quais os tipos de ração mais vendável e q não pode faltar em minha loja, tipo feijão com arroz, entende. Desde já agradeço sou de Belém . Ah! também gostaria de saber tb quais os tipo de licença ou documentos necessário para abrir esse negócio( imposto).

    • OLÁ CLOVES TD BÉM ???ESTOU (SIM) INTEREÇADO EM ABRIR A MINHA LOJINHA DE VENDAS DE RAÇÕES NA MINHA CIDADE..PÓREM NÃO SEI QUAZE NADA DISSO..SÓ TENHO COMPRADO RAÇÃO PARA NOSSAS CADELAS E PAINÇO PARA OS MEUS CALOPCITAS RS RS MAIS NADA..QUERIA TER IDÉIAS DE QUANTOS TIPOS DE RAÇÕES.(CATEGORIAS) E SEUS PREÇOS..E AS MARGENS DE GANHOS..POR FAVOR AGUARDO ABÇS. CLAUDIO.

  3. FOI MUITO BOM, POIS ESTAVA COM DÚVIDAS, AGORA SEI QUE ESTOU MAIS PRÓXIMO DE REALIZAR ESTE PROJETO, COM FÉ NO SENHOR JESUS TUDO DARÁ CERTO.
    OBRIGADO!

  4. Olá, gostaria de saber onde posso aprender mais sobre rações, o que é bom ou que é ruim, como explicar, como saber de remédio,
    pois comecei a trabalhar e quero aprender.

  5. Gostei muito do conteudo , tenho um local aonde não preciso pagar aluguel, só que é um sobrado, onde em baixo é garagem, mesmo sendo de frente para a rua, preciso fazer uma escada no que resultaria em uns 2 metro ou 3 metros, vocês acham que isso prejudica o comercio, tendo escadas logo de frente, para os clientes terem que subir até a loja?

  6. eu já tenho minha loja de raçoes e de passáros , só que quero Modernizar minha Loja , Se vcs poderem mim ajudar mandando imagens de Lojas bem modernas eu fico muito Grato !

  7. gostei muito do site;Gostaria de montar uma casa de ração e como consigo compra produtos pra abastecer minha loja se alguém tem algum número de confiança que posso ligar para fazer meus pedidos ?

  8. gostei muito das dicas mais gostaria de saber como fazer contacto com representantes deste seguimento pois morro em uma cidade do interior de minas ITAMBACURI aque não tenho acesso a estes represantantes poderião me ajudar?

  9. GOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE O ASSUNTO, QUERO MONTAR UM EM SETOR, BAIRRO,MAS QUANTO SERIA O GASTO INICIAL COM A COMPRA DE RAÇÕES,QUANTO DE MERCADORIA EU TERIA Q TER DENTRO DESSA LOJA?

  10. Estou tentando abrir um negócio e ainda tenho dúvidas de qual mas com certeza este site tem me ajudado muito. É incrível como uma pequena leitura abrange vários negócios. Eu tinha a intenção de abrir uma lanchonete mas agora já estou em dúvida entre outras opções que pesquisei aqui.

    Agradeço pela ajuda.

  11. Gostaria de saber se preciso da supervisão de um veterinário para trabalhar apenas com ração, casinhas, roupinhas, etc e quando a ass. dele se torna necessária. Obrigada.

  12. Tenho muita vontade de montar o meu negocio,gostei da troca de experiência, acredito que muitos serão beneficiados .

    Parabéns e vamos continuar a troca de idéias.

    Fabio, agora futuro empresário na área de Casa de Ração

  13. Eu tenho uma loja de ração e digo que é uma boa , eu começei com 16 anos como umas brincadeira e hoje ganho por volta de 1.000 reais , tenho 40 tipos de rações , vendo acessorios , sabonetes , shapoo e etc é uma boa…..

  14. Boa tarde eu e meu marido vamos montar uma casa de ração estamos muito confiantes e determinados a dar duro.Gostei muito das dicas super úteis irei usa-las com tosa certeza.
    Deus esta no controle !

  15. Estou querendo abrir uma distribuidora de rações, porém gostaria de entender primeiro esse segmento, essa cadeira. Jpa fiz contato com alguns produtores, porém ainda não consegui retorno. Fiquei sabendo sobre ser distribuidor a retalho, o que é isso?
    Agradeço a ajuda!

    Ana

  16. ola td bem.
    gostei tenho uma loja de moveis, mais quero monta uma loja de raçao, este site, me deu uma visao nova, quero fz um curso vc podem me indicar,vc tem varias inf, que mostram novos horizontes.
    obrigado.

    martinho

  17. quero abrir uma loja só de ração e gostaria de saber quanto tempo eu posso trabalhar sem ter que abrir a firma,pois temo que talvez não de certo e eu tenha que montar outro tipo de ramo; por este motivo quero saber quanto tempo posso trabalhar sem abrir a firma.

  18. Gostaria de saber se numa loja de ração posso vender alguns acessórios tipo: lacinho, algumas roupinhas, coleira, casinha e alguns remédios veterinários, pois tenho dúvida do que é pet shop e casa ou loja de ração. E se como empreendedor individual posso abrir a loja e qual o procedimento.
    Obrigada. Rosane

  19. Gostei das informações agora gostaria de saber o contato de fornecedores, para saber o preço de rações.
    Prazos para entrega e outras informações que puderem me ajudar! Desde já agradeço pela atenção e pelas informações.

  20. Quero mudar de ramo moro em indaiatuba e sou corretor. Tenho um bom capital
    de giro, um ponto comercial alugado em uma avenida mas pretendo mudar para outra cidade e tambem tenho familia grande para trabalhar gostaria de saber onde compro as rações e quero trabalhar com todo tipo ate materiais de higiene para caes e gatos se vocês souberem os fornecedores ou atacadista por favor me indiquem. Ate quem faz instalação de prateleiras e balcão.

    Obrigado

  21. ESTOU QUERENDO MONTAR UMA LOJA DE RAÇÃO, TENHO MEU PRÓPRIO PONTO COMERCIAL EM UM BAIRRO MUITO BOM PRA COMÉRCIO E NÃO SABIA POR ONDE COMEÇAR DEPOIS DE LER COM ATENÇAO AS DICAS AGORA SEI COMO COMEÇAR. MUITO OBRIGADO PELAS BOAS DICAS.

  22. Já eu optei pelo Grupo Up Pet. É uma empresa de vendas diretas. Eu compro as rações, revendo com margem de até 30% de lucro, e ainda posso cadastrar distribuidores abaixo de mim, ganhando comissões sobre a vendas deles até o 5º nível.

    E o melhor, são alimentos PREMIUM. Minha cadela agora só come Up Dog!!!

    Se alguém estiver interessado, me contate via e-mail que eu posso explicar tudo sobre o Grupo Up Pet: santanasoadster@gmail.com

  23. Olá eu tô querendo abrir uma casa de ração, e acessórios para animais, preciso ter um veterinário??
    Tbm queria saber onde posso comprar ração??
    E quanto tempo posso ficar sem ter firma aberta??
    Obrigada!!
    Aguardo algum contato!!

    Elis Ninna

  24. Boa tarde, gostei muito deste portal ele é muito completo, estou aprendendo muito aqui com vcs obrigado.
    Atenciosamente Júlio César.

DEIXE UMA RESPOSTA