Criação de Aves Ornamentais

Criação de aves ornamentais
Criação de aves ornamentais

A criação de aves ornamentais surgiu há algum tempo e tem uma forte influencia histórica no Brasil. Criando animais silvestres em cativeiro desde a época do descobrimento, podemos perceber que já os índios tinham grande admiração pela beleza de aves como araras, papagaios e outros animais. Hoje em dia, num mundo tão desenvolvido, quando os campos se transformam em cidade as pessoas ainda têm certa curiosidade e vontade de se sentirem em ambientes naturais. Em contrapartida, o IBAMA ainda proíbe a criação de certos tipos de animais silvestres pensando, é claro, na preservação da biodiversidade.

A companhia e a realização pessoal de ter aves ornamentais domesticadas é a principal causa que leva as pessoas a procurarem um local que venda estes animais, e há uma série de espécies de aves procuradas pelas pessoas para fazerem parte de sua família. 

Mercado de Aves Ornamentais

O mercado de criação de aves ornamentais está em crescente expansão, principalmente pela construção de chácaras próximas aos centros urbanos.  O dia a dia estressante deixa as pessoas mais carentes de uma paisagem tranquila e natural, e isso culmina na criação de espaços cada vez mais naturais com uma grande quantidade de espécies de animais, incluindo as aves ornamentais muitas vezes, que fazem muito sucesso principalmente por suas cores.

As famílias que têm crianças disparam como grandes consumidores da criação de aves ornamentais, proporcionando a todos o prazer de alimentar estes animais, estar próximo a eles e descobrirem a cada dia suas particularidades e o encanto que podem proporcionar.

Infelizmente temos um mercado consumidor informal que acaba dificultando as pesquisas de comércio de aves ornamentais, deixando o empreendedor bastante inseguro no começo do negócio pela falta de estatísticas reais e relevantes. Porém, com algum estudo e observação é possível definir o mercado e conseguir recursos para chegar até o consumidor e fazer negócios. Por estimativa, vemos uma quantia superior a 15 bilhões de dólares sendo mobilizada em todo o mundo no comércio de animais silvestres. Porém, com a natureza cada vez mais destruída e decadente, fica mais difícil a preservação das espécies gerando um futuro problema para o empreendedor de criação de aves ornamentais e também de outras espécies silvestres.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Há também um mercado de criação de aves ornamentais destinado ao abate destes animais, em que as vísceras são utilizadas para fazerem conservas, principalmente fígado de ganso. Também são exploradas penas e plumas de animais deste tipo para a confecção de travesseiros, edredons, decoração e etc.  O esterco dos animais podem ser aproveitados em hortas, e os ovos também são muito requisitados para consumo humano e para a criação de rações para animais. Os colecionadores são negociantes que também estão à frente de um mercado que mobiliza milhares de dólares por ano e estão sempre em busca das melhores aves ornamentais.

Localização de Criação de Aves Ornamentais

O local adequado para a abertura de qualquer negócio é uma escolha importante e difícil, muitas vezes, sendo a melhor forma de definir esta questão um grande estudo sobre as regiões do leque de escolha, a probabilidade do serviço dar certo, a situação climática e ambiental vigente, capacidade de expansão e outros aspectos. Especificamente para a criação de aves ornamentais é necessário que o espaço seja amplo, tenha certa tranqüilidade, longe de ruídos e que não seja ao mesmo tempo muito afastado dos centros urbanos, os quais são de grande importância na compra destes animais. Os clientes devem poder acessar facilmente a região para a compra de aves ornamentais, a qualquer dia e hora e caso tenham dificuldades de chegada é mais fácil desistirem da compra.

A questão do barulho citada acima dificulta a criação dos animais, pois os ruídos barulhentos muitas vezes atrapalham o cotidiano das aves ornamentais. A localização também deve estar de acordo com as normas da prefeitura, sendo esta a primeira a ser consultada no processo de começo de negócio, pois deve analisar o PDU e certificar ao empreendedor se ele pode ou não fazer uso daquele espaço para uma prática comercial como esta.

Estrutura de Criação de Aves Ornamentais

As instalações e a infraestrutura básica para comercializar aves ornamentais de forma correta dependem de algumas exigências, como a criação de galpões adaptados a cada realidade de cada espécie, separados para evitar conflitos. O acasalamento deve acontecer para garantir o fluxo de aves na criação de aves ornamentais, e para isso cada espécie necessita de algumas acomodações específicas para melhor acasalamento e incubação dos ovos, tratamento dos filhotes e etc. A estrutura deve ser vista pelo IBAMA, que gerará uma autorização.

Criação de Aves Ornamentais – Pessoal

O pessoal é composto pelos funcionários que trabalharão na criação de aves ornamentais, e a necessidade de contratar profissionais qualificados e com experiência, muitas vezes, traz alguns problemas para o empreendedor, como a falta de pessoas disponíveis para os cargos. A seleção e o recrutamento não só selecionam os melhores profissionais, mas defendem o próprio estabelecimento contra erros futuros e é completamente necessário que seja feito este processo. As aves ficarão sob a responsabilidade de alguns funcionários, e então deve haver certa afetividade e o “saber lidar” destes profissionais com os animais, e isso possivelmente conseguirá ser realizado por uma boa seleção e a concessão de salários dignos e condições justas de trabalho. O veterinário é o profissional chave e que não pode faltar numa criação de aves ornamentais. Ele terá o dever de cuidar das aves enfermas e proporcionar todo o aparato para proteger e manter a saúde destes animais e de sua cria. Aliado a ele, os funcionários treinados para manejar aves devem estar dispostos e pacientes o tempo inteiro para as visitas dos clientes, e fazer o seu trabalho na parte de organização que muitas vezes torna-se pesado fisicamente. O empreendedor pode atuar na parte administrativa, ou contratar um profissional que faça isso. 

Equipamentos de Criação de Aves Ornamentais

Para começar um negócio de criação de aves ornamentais é necessária que haja a compra de muitos equipamentos que dêem suporte a atividade. Para o empreendedor que esteja se aventurando neste negócio sem ter passado pela experiência da criação de animais, este pode visitar algumas criações de aves ornamentais para se inspirar e saber na prática o que necessita e o que não é de real valia para a criação de aves ornamentais. Para ter uma idéia, os equipamentos essenciais que encontramos são alimentadores, incubadoras, estufas, bebedouros, gaiolas, viveiros, equipamentos de apoio para a parte prática. Na área administrativa, podemos ter a necessidade de um computador impressora e telefone com equipamentos básicos de escritório.

Quanto à matéria-prima de uma criação de aves ornamentais, vamos citar algumas espécies de aves reprodutoras que devem ser necessárias para a procriação e começo do negócio. As mais criadas e comercializadas são o faisão, pavão, galinhas, galinhas Bantan, aves aquáticas, pássaros, periquitos e outros. Além das aves, é necessário que haja a ração  para alimentá-las, de qualidade boa e balanceadas de acordo com as necessidades de cada espécie.

Divulgação de Criação de Aves Ornamentais

Pode ser uma excelente forma de investir na propaganda da criação de aves ornamentais a aproximação do empreendedor com empresas relacionadas a venda de animais como agropecuárias, aviários e pet shops. Os folders são uma boa forma de avisar ao consumidor que pode contar com o seu estabelecimento para fazer compra de aves ornamentais. Além disso, pequenos patrocínios podem ser realizados, anúncios em jornais, Internet e rádio local podem ser usados para divulgação do nome da empresa.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA