6 Dicas de Como Montar um Pet Shop de Sucesso

Como Montar Um Pet Shop
Aprender o passo a passo de como montar um pet shop é um dos passos primordiais para garantir o sucesso da abertura do pet shop.

Quer aprender como montar um pet shop? Confira aqui todas as informações necessárias para abrir um pet shop!

Gosta de animais? Sente que tem certa aproximação? Cursou medicina veterinária ou tem algum amigo no ramo? Montar um pet shop é um negócio lucrativo e que está em expansão, existindo cada vez mais pessoas apegadas a animais e que acabam por cuidá-los.

Muitas pessoas pensam em pet shop como estabelecimento de banho e tosa, mas não é exatamente isso. Um pet shop oferece serviços de venda de rações, brinquedos e até medicamentos para animais, sem contar no fato de prestar auxílio veterinário. O crescimento do mercado pet é evidente e tem sido demonstrado através de pesquisas eficientes. Alguns dados que com certeza irão fazer você analisar com atenção montar um pet shop são:

  • O crescimento do segmento é de 23% anual;
  • Existe no Brasil uma média de 41 mil pet shops;
  • Estimasse que tenha mais de 32 milhões de cães e 16 milhões de gatos no Brasil;
  • O Brasil é considerado o 2º maior mercado pet do Mundo;

Bom, com isso resta evidente que pode ser um bom negócio e tem ainda mais vantagens, pense, a sazonalidade de demanda no mercado pet é quase nula, já que os proprietários de animais precisam alimentar os bichos durante o ano todo, tomar os devidos cuidados médicos e cuidar da sua higiene.

Embora possa ser um ótimo mercado de atuação, montar um pet shop é uma tarefa árdua e que exige dedicação, profissionalismo, estudo, planejamento e muita observação às normas do Conselho Federal de Medicina Veterinária o qual, inclusive, publicou a nova resolução 1069/2014, a qual traz diversas mudanças, sendo que as principais serão tratadas ao final desse post. Está pronto para aprender agora mesmo tudo que você precisa sobre como montar um pet shop? Aproveite!

6 Dicas de Como Montar um Pet Shop de Sucesso

1- Como Elaborar o Plano de Negócios ao Montar um Pet Shop

► DICA IMPORTANTE!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias em um chute!


O primeiro passo ao se objetivar montar um pet shop é elaborar um plano de negócios. Talvez você esteja se perguntando em que consiste exatamente um plano de negócios? O plano de negócios é uma ferramenta que objetiva fornecer elementos a serem seguidos durante o curso da sua empresa, desde a abertura/planejamento até o momento em que ela já esteja estável.

Por exemplo, em um plano de negócios deverá conter o que será feito, local que será montado o pet shop (características que deve possuir), orçamento inicial (investimento), equipamentos que precisam ser adquiridos para abrir e até mesmo os que precisarão ser comprados nos próximos meses, capital de giro, funcionários (critérios de escolha também), enfim, é um documento que irá balizar toda a administração de uma empresa.

Ao ter um plano de negócios raramente você ficará “perdido”, sem saber o que fazer, além de facilitar a possibilidade de prever dificuldades e formas de diminuir seus impactos. Por isso, o primeiro passo para você que deseja montar um pet shop é sentar em sua cadeira, pegar um papel ou computador e descrever tudo que precisará ser feito de forma minuciosa, com os devidos critérios a ser observado.

2- Escolha do Local Para Montar um Pet Shop

Após elaborar o plano de negócios, com os valores que serão gastos, fornecedores e equipamentos (atenção nessa parte), inicie a busca por um local para montar um pet shop.

Por que prestar tanta atenção no plano de negócios? Simples, é comum as pessoas iniciarem as buscar por locais para montar um pet shop sem saber preços que irão gastar, podem gastar e equipamentos/fornecedores, com isso, alugam o local e gastam meses de aluguel até conseguir se mudar e começar a operar as atividades realmente.

Na busca do local ideal para montar um pet shop você deve observar principalmente a localidade. Encontre um estabelecimento que tenha fluxo de pessoas passando, porque parte da sua renda não será do banho e tosa ou atendimento veterinário, mas sim à venda de produtos como rações, brinquedos e até mesmo suplementos para animais.

Esteja atento ao seu orçamento ao escolher o local para montar um pet shop. Evite gastar mais do que pode e, se for preciso, aguarde mais alguns dias para montar o pet shop, a peça ideal irá aparecer pelo preço que você precisa.

3- Estrutura, Equipamentos e Produtos Para Montar um Pet Shop

Estrutura, Equipamentos e Produtos Para Montar um Pet Shop
A estrutura, equipamentos e produtos de como montar um pet shop são essenciais para a abertura do pet shop.

Existe uma estrutura mínima para se montar um pet shop, inclusive, em alguns estados, como é o caso de São Paulo, a mesma é obrigatória e regida por dispositivos legais.

Você precisará de um piso impermeável, sala separada para banho e tosa, atendimento clínico e uma instalação para abrigar os animais, além de mais um local para deixar os animais para venda/doação, os quais, com a nova resolução 1069/2014 não devem estar presos em “gaiolas” ou expostos a situações de estresses.

No tocante aos equipamentos podemos destacar os indispensáveis, mas claro, existem outros que irão auxiliar no seu pet shop, porém, no início podem ser dispensados. São eles: banheira pequena, esguicho de água, mesa para pentear/secar, soprador, máquina de tosa profissional, secador, lâminas para a máquina de tosa, balcões, entre outros equipamentos básicos.

Já os produtos se resumem basicamente no que você irá vender ao montar um pet shop. Dentre os produtos mais comuns estão às rações, remédios, gaiolas, casinhas, camas e etc. Procure comprar em pequena quantidade no início, até mesmo pelo fato de você não saber o quanto será a demanda por item.

Encontrar bons fornecedores será um dos pontos decisivos ao montar um pet shop, pois é preciso ter bons preços, marcas de qualidade, variedade de produtos, condições de pagamento e um prazo de entrega baixo.

Leve em consideração esses fatores e escolha o fornecedor que se adéque ao máximo as suas necessidades. Também, lembre-se de pesquisar mais de um, até mesmo para você poder barganhar, já que a grande maioria tentará cobrir os preços dos outros.

4- Quadro de Custos ao Montar um Pet Shop

O ideal é montar o quadro de custos juntamente com o plano de negócios, tornando-o uma espécie de “anexo”.

O quadro de custo consiste em fazer uma planilha com todos os valores que serão gastos desde o primeiro mês até os próximos subsequentes (normalmente 4 meses). Você pode comprar parte dos equipamentos no primeiro mês e parcelar os outros, isso tudo deve fazer parte do quadro de custos.

Detalhe, o quadro de custos deve ser realizado antes e não depois de comprar os produtos.

Um exemplo de quadro de custos está abaixo:

Quadro de Custos Pet Shop
Como montar um pet shop é importante fazer uma planilha de custos para ajudar a organizar a vida financeira do pet shop.

5- Fatores Que Distinguem um Pet Shop de Sucesso

Você quer montar um pet shop que faz sucesso ou ser apenas mais um entre os 40 mil que existem no Brasil?

Existem alguns pontos que distinguem um pet shop do outro, e basicamente todos se referem ao atendimento e execução do trabalho. Preço é importante? Sim, claro que é! Mas você não precisa ter seu preço 50% mais baixo que o concorrente, mas sim um preço competitivo. Esqueça essa história de querer baixar todo seu lucro para tentar ganhar clientes, não será isso que lhe dará o sucesso no seu pet shop.

São três pontos principais que os proprietários de cães analisam: qualidade no atendimento, cuidados com os animais e qualidade no serviço prestado (aparência banho/tosa e cuidados veterinários). Foque nesses três pontos básicos que, por mais que seu preço seja mais alto, os clientes irão preferir o seu serviço que qualquer outro, além do mais, rapidamente você conseguirá a fidelidade deles.

6- Nova Legislação Pet Shop – Resolução 1069/2014

Se você está pensando em montar um pet shop e se informou com terceiros, com certeza já ouviu falar da nova lei do pet shop. A resolução 1069/2014 trouxe significativas mudanças no tocante aos pets shops, atingindo empresários do setor de surpresa e, inclusive, penalizando muitos, com multas de até R$ 10.000,00 reais. Vamos elencar rapidamente os pontos que trouxeram modificações para que você saiba como montar seu pet shop já dentro dos padrões da nova resolução vigente.

O primeiro fator é que se tornou obrigatório ter um veterinário no pet shop. Também, correntes de interpretações à nova resolução sugerem a necessidade de que os funcionários que irão realizar o banho e tosa tenham, obrigatoriamente, curso de banho e tosa. O curso de banho e tosa ainda é pouco difundido, existindo em poucas localidades, o que pode tornar um custo alto em razão da locomoção e hotel.

No tocante as feiras de vendas e doações de animais, a nova resolução exige que, ao perceber os primeiros sintomas de que o animal está se sentindo estressado, deve-se providenciar a retirada do local e deixa-lo em um ambiente apropriado.

Os animais do pet shop não podem mais ser expostos em gaiolas, sendo necessário providenciar um ambiente adequado e que possam ficar “livres”. Embora ainda não tenha entrado em vigor, um novo projeto de lei está para votação na câmara, o qual prevê a obrigatoriedade de câmeras para que os proprietários acompanhem os cuidados dos seus bichos no pet shop.

Agora que sabe como montar um pet shop, que tal por em prática? Deixe seu comentário e cadastre seu e-mail para receber mais dicas de negócios!

3.50 avg. rating (71% score) - 6 votes

 

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

95 COMENTÁRIOS

    • Olá Paulo!
      Isto vai depender do tamanho, estrutura física, localização, produtos / serviços oferecidos e público alvo do Pet Shop que você pretende montar. Por exemplo, uma visinhança do Pet Shop com alto poder aquisitivo e concentração demográfica (prédios residenciais) pode condicionar a um valor maior de investimento inicial do que montar o pet shop em um um bairro com menor poder aquisitivo e concentração demográfica. Faça um plano de negocios completo e você tera todas estas respostas e muitas outras necessárias para montar um negocio de sucesso. Boa sorte. Veja nosso kit como abrir um negócio na página principal.

  1. olá eu gostaria de saber se eu abrir um Pet Shop com a finalidade de banho e tosa, e venda de produtos simples como ração, cama e roupas coisas básicas eu preciso ter um veterinário?

    • Olá amigo, talvez você já esteja com seu pet, mas se não estiver ai vai uma dica, minha cidade te 45 mil habitantes e uma dúzia de pet não atinge ainda a demanda. Faca logo o seu, é um investimento pequeno e de retorno fácil. Boa sorte.

  2. Estou interessado em abrir um pet shop em um shopping a ceu aberto em uma regiao de alto padrao condominios fechado. Loja com 40m2, gostaria de saber o investimento e viabilidade.
    Obrigado

  3. Com R$ 15,000.00 em monto um pet shop de pequeno porte, para atender um bairro de classe média / média baixa, distante do centro da cidade, somente com vendas de ração para cães, gato e passaros e banho e tosa?

  4. Gostaria de abrir um pet shop, mas não sei como começar. Queria saber quais são os produtos mais vendidos para poder comprar, me mande um site para pesquisa?

  5. Caso eu compre um tipo de carro em que tenha o material de banho e tosa apenas para esse serviço, quais os tipos de ducumentação eu preciso obter?

  6. gostaria de saber quais seria a principais atividades no inicio de um plano de negocio de um pet shop , por exemplo local , a seguencia de como e fazer para dar inicio ao meu pet shop por exemplos local , fornecedores equipamentos o que mas tenho que ver antes de abrir meu negocio

  7. Boa Noite !!
    Gostaria de saber quanto seria um capital social para abrir um pet shop e também quais seriam os equipamentos que preciso comprar.

    Obrigada.

  8. Para abrir um Pet deve-se calcular tudo o que voce irá investir, como por exemplo, estoque de shampoo, secador, soprador, maquinas e tesouras. Tudo deverá entrar no orçamento, até as pequenas coisas. Vá até um Pet e observe, converse com quem já tem experiencia na area. Dependendo da regiao, acredito que na faixa de 10 a 15 mil vc consegue começar.

  9. vou abrir um pet estou com dificuldade de fornecedor de material, pode me imformar aonde consigo aquiem porto alegre rs.
    obrigado.
    josé valter.

  10. Estou amadurecendo ha 1 ano a ideia de montar um Pet Shop. Ja tenho capital financeiro, bairro de classe média e em expansão, próximo a um grande centro urbano. Minha esposa tem o curso de banho e tosa e ja trabalha em casa numa sala que eu montei pra ela com alguns equipamentos. Fiz uma pesquisa em torno do bairro e achamos diversas casa grandes para alugar. Temos uma pequena noção do negócio. Temos um veterinário que se colocou a nossa disposição para os plantões de acordo com a legislação do Rio de Janeiro, ele tem uma clínica ha um km e meio do local pretendido. Preciso de subsídios administrativos para o empreendimento.
    Obrigado pela atenção.

  11. Pessoal o Médico Vteerinario não precisa estar presente o tempo todo, mas é fundamental ter um como Responsavel Técnico. Vocês encontrarão a Legislação no CRMV de cada estado, com todas as exigências. Pra quem quer montar um e não sabe por onde começar, visite Pet Shops e conversem com quem tem, olhem sites, visitem feiras, etc. O material mais caro são os de Tosa e é fundamental ter um tosador experiente e carinhoso com os animais. Espero ter ajudado!

  12. Olá estou prestes a abrir um pet shop, mas gostaria de receber informacoes de como montar um pet shop e abrir um negócio. Aguardo um e-mail. bjo

  13. Bom, eu sou uma adolescente ainda, pretendo fazer faculdade de Medicina veterinária, e abrir um Pet Shop, as informações q vcs deram aí, vão me ajudar muito no futuro, “Obrigada”, adorei o Site.

  14. gostaria de saber quanto preciso pra montar um pe shop, materias para banho e tosa e onde combrar, se para venda de produtos como ração, material que nao seja medicamento ou vacinas tenho mesmo assim obrigação de ter um veterinário no loca? aonde compro o que preciso pra montar meu pt e shop.

  15. eu quero montar um pet shop pequeno, não sou veterianario, mas vou começar a fazer um curso de banho e tosa e só queria comercializar ração, casinha shampo etc… sem remédio, precisa de um veterinario

  16. queria saber se é um bom negócio abrir um canil (com raças pequenas no início) e oferecer serviços de banho e tosa e hospedagem para cães ja que na mnha cidade tem muitos pet shops mais nenhum oferece esse tipo de serviço??
    alguem me ajuda por favor..

  17. Gostaria de abrir o PET SHOP gostaria de saber se precisa de um veterinário presente se somente pretendo oferecer banho e tosa e venda de ração e roupinhas, coleiras e etc…

  18. Gostaria de saber como abrir um pet, quais documentações, impostos, capital inicial p o investimento,enfim os primeiros passos para abrir um pet todo legalizado. Sou Biológa posso ser responsável técnico do Pet ou tenho que contratar realmente um veterinário.
    Desde já agradeço a atenção

  19. Boa tarde!
    Sou veterinária e gostaria de saber como poderia abrir um pet shop diferente,com idéias novas…Minha cidade tem muito,entao teria q tr um diferencial.Agradeço a atenção.Obrigada desde ja.

  20. OlÁ,
    Estou pesquisando sobre o assunto,gostaria de uma ajuda.
    Se iniciasse um Pet shopping com 10.000 reais. Quais os serviços seriam mais indicados, tendo em vista que não sei como conseguir fornecedores.
    E além de inicio queria poupar a dispensa com um veterinario.
    Gostaria de algumas indéias.
    Obrigado.

  21. Gostaria de saber, quanto mais ou menos devo gasta para montar o pet shop completo, sem clínica de inicio, quanto eu devo ter de reserva para gastos iniciais e com quanto tempo vem o lucro, se no caso o pet shop for em um shopping center?

    Obrigada!

  22. quero montar um petshop na esquina d aminha casa tenho um barracão de 80m2 e pouco dinheiro o público da região é classe c. Mas acho que sempre tem consumidor de serviços para cães, mas quero limitar o tamanho do animal pra evitar acidentes.

  23. Quero montar um “Pit-shop”, que seja um lugar de recreação para os cachorros de pequeno porte enquanto os donos passeiam ou fazem compras no shopping, me ajude?

  24. gostaria de uma ideia para abrir um pete chop no centro da cidade onde o poder aquisitivo e maior e vendas de raçoes para outros animais cavalos bovinos e acessorios etc a cidade tem atividade agropequaria quero focar nisso tambem como obter fornecedores

  25. Eu pretendo montar um pet shop pequeno, e gostaria de uma ajuda.
    E possível iniciar um Pet shopping com 10.000 reais. Quais os serviços seriam mais indicados.
    E além de inicio queria poupar a dispensa com um veterinário.
    Gostaria de algumas ideias
    Aguardo sua resposta.

  26. Olá.
    Eu nunca imaginei que precisaria de um veterinário para abrir uma loja de roupas e acessórios para animais. O que eu preciso fazer, ou deixar de fazer, para não necessitar disso? Por exemplo, a minha intenção era vender roupas, lacinhos, coleiras, sapatinhos, caminhas, brinquedos, arranhadores, comedouros, areia higiênica, ração vegana, doar hamsters das ninhadinhas dos meus (que estariam na loja em um grande aquário dividido em dois) e vender gaiolinhas, rações, rodinhas, casinhas, maravalhas, petiscos, brinquedos.
    O que eu não posso vender se não houver um veterinário no local. Não gostaria de contratar ninguém e nem de fazer curso de veterinária.

  27. ola, eu tenho grande interesse em abrir um pet shop pequeno, apenas com vendas de racoes acessorios, e banho e tosa, gostaria de saber a média inicial de gastos de quanto preciso mais ou menos para inicio.
    Obrigada

  28. Olá
    Quero muito montar um petshop, porém não sou veterinária, gostaria de saber se para apenas banho, tosa e comercio de ração, shampoo e outros produtos diversos para pet, precisa ser medico veterinário?Se apenas um curso de Enfermeira ou Auxiliar de Veterinária já posso montar?
    Obrigada!

  29. gostaria de abrir o pet shop gostaria de saber se precisa de um veterinário presente se somente pretendo oferecer banho e tosa e venda de ração e roupinhas, coleiras e etc…, precisava de uma idéia diferente das tradicionais que chamasse atenção

  30. Boa Noite quero montar um pet shop pequeno a principio, qual os equipamentos que eu vou precisar,e se e necessario um veterinario desde de que quero trabalhar apenas com banho, tosa venda de produtos como ração, roupa, caminhas. Grata a atenção

  31. Quero montar um Pet e necessito de informações, artigos, indicação de local para cursos necessários para área, fornecedores e etc… Alguém poderia me indicar?
    P.S. Sou de São Paulo Capital.

    Obrigada.

  32. olá eu gostaria de saber se eu abrir um pet shop com a finalidade de banho e tosa, e venda de produtos simples como ração, cama e roupas coisas básicas eu preciso ter um veterinário?

  33. Boa noite! Estou montando um plano de negocios e minha maior dificuldade é a de montar minha planilha de valores. Pesquisei os fornecedores e eles não passam valores para quem não tem CNPJ. Claro que isso é bom, já que só pode comprar quem vai revender, mas não sei por quanto as lojas compram… Sem isso, não consigo calcular meu ponto de equilibio.

  34. gostaria de saber se ao abrir uma pet shop tem que ter veterinario como socio ou apenas como funcionario.Gostaria de abrir uma so para banho, alimentos e acessórios, sem clinica.

  35. Pretendo abrir um pet shop em um bairro proximo onde moro, a vizinhança varia de classe media alta, classe media baixa, e pretendo apenas vender raços para caes e gatos e para passaros, e tbm artigos pet, quanto mais ou menos seria o investimento incial?
    Grato

  36. Olá Boa tarde estou iniciando uma pesquisa de mercado para abrir um pet shopp , gostaria de saber os passos a pesquisar desde fornecedores ate a parte administrativa, gostaria se puder alguém enviasse por email todas as informações.

    grato desde já

    Eduardo Mota

  37. Boa tarde,

    Gostaria de receber toda a informação sobre como montar uma pet shop, e tambem se possivel um plano de negocios ja feito ou por fazer em que tenha de inserir os valores?

  38. Ola, gostaria de saber como faço para iniciar um negocio apenas para roupas e assesorios para caes, preciso tambem de um veterinario tecnico para abrir uma loja de grife de roupa feitas por mim? Por favor preciso saber tambem como encontrar fornecedores para assesorios tipo: coleira especiais e brinquedos para caes. Voce acha que e um bom negocio, pois ja tenho uma lojinha para alugar com publico de classe media e media baixa, perto de cento comercial em rua principal de onibus. Me ajude por favor, sempre gostei de vestir meus caezinhos, agora quero fazer disso um negocio. Ja que sempre fui apaixonada por caes. Grata, Jessica Fernanda. Esperando respostas…

  39. Estou planejando abrir um Pet shop,
    é necessário fazer um curso??

  40. quero abrir um pet mas sem banho e tosa,pretendo trabalhar com a criação de raças de cachorros pequenas,criar e vender e tb vender rações e outras miudezas.neste caso o q precisarei para começar o meu negócio.

  41. boa tarde quero montar um pet shop na minha cidade, apenas para vender raçao,acessorios e oferecer banho e tosa!Quais os documentos necessarios para eu iniciar este empreendimento?

  42. Estou anexando nosso informativo para apreciação.Estaremos à disposição para esclarecer e demonstrar nosso produto.
    HBU Ind. e Com.Ltda
    (11)2861 9697 ou 942421652
    Álvaro Peres
    Consultor (email:alvaro@hbu.ind.br )

  43. Olha não precisa ter um veterinário como responsável pelo seu Pet Shop, se você for fazer apenas banho, tosa e vender produtos que não sejam medicamentos. Caso contrário sim você precisa ter um veterinário responsável para vender medicamentos e vacinas por exemplo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.