Como montar um pet shop

Por:

Como Montar Um Pet Shop

 Assim como qualquer outro tipo de negócio, para descobrir exatamente como montar um pet shop é preciso muito planejamento e análise. Iremos falar um pouco da atividade pet shop e orientá-lo (a) de como proceder a fim de fazer o planejamento completo do negócio.

Quanto mais tempo você gastar no planejamento para montar o pet shop mais tempo e dinheiro você economizará refazendo processos e às vezes até constatando que o negócio é inviável no formato e localização atual.

A cada dia mais pessoas dedicam carinho e atenção a seus animais de estimação. Ou seja, o mercado está em crescimento, principalmente nos grandes centros. Neste contexto o negócio de pet shop se especializou na oferta de produtos desde o básico necessário ao cotidiano até produtos sofisticados para um público mais seleto.

Ao montar o pet shop você deverá oferecer os seguintes serviços e produtos respectivamente: banho, tosa, embelezamento e higiene. Coleiras, focinheiras, guias, focinheiras, selas, camas, casinhas, comedouros, rações, bebedouros, aquários, gaiolas etc.

Lembre-se que quanto mais seleto seu público alvo mais personalizados e únicos deverão ser seus produtos e serviços, uma vez que o mercado consumidor desta atividade é formado por pessoas físicas das classes média e alta.

No pet shop a principal atividade é o serviço de banho e tosa acompanhada da atividade secundária de comercialização de produtos para os pequenos animais.

Na escolha do ponto comercial para montar seu pet shop você deve ficar atendo ao fluxo de pessoas, veículos, estacionamento, acesso e vizinhança residencial de alta densidade populacional. Analise os pontos comerciais disponíveis na micro região onde você pretende atuar. Analise se o ponto comercial em questão oferece condições físicas para montar o pet shop e se caso necessário ele comporta um aumento das instalações.

Verifique também o poder aquisitivo da população local, a quantidade de concorrentes, veja em detalhes a qualidade dos produtos e serviços oferecidos por eles, e faça um planejamento de como oferecê-los de forma melhor. Descubra quem serão seus fornecedores de produtos. Faça um planejamento da quantidade necessária de pessoal e treinamento necessário.

Para verificar os detalhes que regulamentam a atividade da empresa, consulte o conselho regional de medicina veterinária do seu estado, a vigilância sanitária estadual e municipal e o ministério da agricultura.

Caso seu pet shop vá comercializar animais silvestres você precisará também de uma autorização do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e obedecer a normas específicas para comercialização.

Ainda é preciso observar a procedência dos produtos veterinários ao comprar. Os produtos para comercialização no Brasil deverão estar registrados no Departamento de Defesa Animal (telefone: 61 – 2726-2729).

Informação Importante:

Pesquisas do IBGE e DIEESE confirmam que são mais bem sucedidos os empresários que fazem um planejamento ANTES de iniciar o próprio negócio. Clique aqui para descobrir como montar um negócio de sucesso.

Conforme você pode perceber para montar o pet shop você terá que obedecer a diversas legislações e normas. Verifique atentamente todas, a fim de evitar, advertências, multas e até mesmo o fechamento do estabelecimento.

Para montar um pet shop você precisará da presença de um veterinário na loja como responsável técnico com o objetivo de orientar os clientes, logo, se você não é veterinário terá que contratar um.

Outro ponto a ser observado na abertura de um Pet shop é que osr estabelecimento que lidam com produtos veterinários e bem como com os próprios animais precisam obrigatoriamente de registro no Departamento de Defesa Animal. Em soma a isso, o pet shop só poderá abrir suas portas depois de receber uma licença de funcionamento e um alvará expedido pela vigilância sanitária. Para tal, a loja deve estar legalizada pelo CRMV (Conselho Regional de Medicina Veterinária) e pela autoridade responsável pelo município.

Agora é preciso fazer uma análise econômica financeira do negócio. Qual o capital inicial para montar o pet shop? Qual a expectativa de vendas nos primeiros meses? Quanto você deve vender no mês para cobrir os custos fixos (aluguel, telefone, veterinário, funcionários, energia elétrica, água, etc.)? Qual a expectativa de lucro do negocio?

Além dos aspectos financeiros também é preciso fazer um planejamento completo da parte mercadológica. Como se encontra o mercado local (em expansão, estagnado, em declínio)? Qual a expectativa de crescimento para o pet shop?

Que tipo de equipamentos são necessários para se iniciar um Pet Shop?

Determinados equipamentos são imprescindíveis em um pet Shop, aqui citamos alguns deles:

#É necessário, para efetuar um bom banho e tosa, que se tenha um soprador, este equipamento emite um forte jato de ar que é responsável pelo secar rápido do pêlo do animal. Utilizar este equipamento, além de retirar rapidamente a água do corpo do animal também economia energia e tempo.

#Junto com o soprador é aconselhável também comprar um secador, os melhores secadores são aqueles que possuem a potência com no mínimo 3500 W.

#Tosadora profissional. As melhores máquinas de tosa são as profissionais; evitar as que funcionam a bateria é o melhor caminho a se seguir, pois retardam o resultado da tosa e com o passar no tempo precisam cada vez mais estarem sendo recarregadas.

O formato que essa máquina possui também necessita ser levado em consideração, pois ele tornará mais confortável o trabalho.

Há quem já tenha feito os cálculos necessários e julgue que para se adquirir o mínimo de material necessário o empreendedor deverá investir no mínimo R$4.000,00 e uma disposição enorme para pesquisar.

Nessa pesquisa é possível se encontrar vários kits para pet shop, neles o preço de determinados produtos comprados separadamente podem ser encontrados por um preço mais baixo.

Nos kits “banho e tosa” além dos equipamentos é possível encontrar a mobília necessária ao pet shop.

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!


FIQUE ATUALIZADO!
Gostou do Artigo? Receba Nosso Melhor Conteúdo Diretamente No Seu E-mail!


56 comentários sobre “Como montar um pet shop
  1. Paulo Roberto disse:

    Como montar um pet shop em São Paulo? Quanto vou gastar para montar o pet shop?

    • Novo Negocio disse:

      Olá Paulo!
      Isto vai depender do tamanho, estrutura física, localização, produtos / serviços oferecidos e público alvo do Pet Shop que você pretende montar. Por exemplo, uma visinhança do Pet Shop com alto poder aquisitivo e concentração demográfica (prédios residenciais) pode condicionar a um valor maior de investimento inicial do que montar o pet shop em um um bairro com menor poder aquisitivo e concentração demográfica. Faça um plano de negocios completo e você tera todas estas respostas e muitas outras necessárias para montar um negocio de sucesso. Boa sorte. Veja nosso kit como abrir um negócio na página principal.

  2. adrielle disse:

    olá eu gostaria de saber se eu abrir um Pet Shop com a finalidade de banho e tosa, e venda de produtos simples como ração, cama e roupas coisas básicas eu preciso ter um veterinário?

  3. Sandro disse:

    Bom dia!
    Quais os equipamentos necessário para abrir um Pet Shop?

  4. Vigisnoi disse:

    Estou querendo abrir um pet shop em uma cidade do interior de Goias 40mil habitantes, ainda não tem nenhum pet, quanto de capital social seria preciso?

    • Carla disse:

      Olá amigo, talvez você já esteja com seu pet, mas se não estiver ai vai uma dica, minha cidade te 45 mil habitantes e uma dúzia de pet não atinge ainda a demanda. Faca logo o seu, é um investimento pequeno e de retorno fácil. Boa sorte.

  5. André disse:

    Estou interessado em abrir um pet shop em um shopping a ceu aberto em uma regiao de alto padrao condominios fechado. Loja com 40m2, gostaria de saber o investimento e viabilidade.
    Obrigado

  6. Pedro Portes disse:

    Com R$ 15,000.00 em monto um pet shop de pequeno porte, para atender um bairro de classe média / média baixa, distante do centro da cidade, somente com vendas de ração para cães, gato e passaros e banho e tosa?

  7. albert wagner disse:

    Sou zootecnista, tenho vontade e desejo abrir um pet shop. O que preciso saber? Qual a legislação? Se possível desejo respostas.

  8. andreia lira disse:

    Gostaria de receber material de como abrir um pet shop.

  9. reginaldo disse:

    Gostaria de saber quanto custa para montar pet shop, quantos funcionários vou precisar?

  10. patricia disse:

    Gostaria de saber quais os máquinários para abrir um banho e tosa e o que devo vender.

  11. Rose disse:

    Boa tarde, quero montar uma fábrica de biscoitos e variedades para cachorro, vcs tem curso desta área?????????
    Aguardo e agradeço.
    Rose

  12. cibele meirelles disse:

    Gostaria de saber quais documentos são necessários para abrir um pet shop , pagarei impostos ?

  13. Rosa barros disse:

    Gostaria de abrir um pet shop, mas não sei como começar. Queria saber quais são os produtos mais vendidos para poder comprar, me mande um site para pesquisa?

  14. Fernando Moraes disse:

    Gostaria de receber o material para conseguir fazer um detalhamento melhor. O que preciso e o valor inicial para abrir um?

  15. Paulo disse:

    Caso eu compre um tipo de carro em que tenha o material de banho e tosa apenas para esse serviço, quais os tipos de ducumentação eu preciso obter?

  16. claudia disse:

    Oi, gostaria de montar um pet shop só para venda de ração. Como eu começo, como pesquisar ração mais barata?

  17. hosana disse:

    gostaria de saber quais seria a principais atividades no inicio de um plano de negocio de um pet shop , por exemplo local , a seguencia de como e fazer para dar inicio ao meu pet shop por exemplos local , fornecedores equipamentos o que mas tenho que ver antes de abrir meu negocio

  18. tania alves disse:

    Sim, gostaria, preciso de ajuda, tem como me ajudar?

  19. Ana Cristina disse:

    Boa Noite !!
    Gostaria de saber quanto seria um capital social para abrir um pet shop e também quais seriam os equipamentos que preciso comprar.

    Obrigada.

  20. priscila disse:

    Quais os principais equipamentos que preciso, de imediato.

  21. rafael disse:

    Como faz para abrir um pet shop?

  22. MARIA LUISA disse:

    Boa tarde!

    Gostaria de receber material de como abrir um pet shop.

  23. camila disse:

    Olá, gostaria de saber se para abrir um pet mais simples sem a venda de remedios é necessario ter um veterinario presente? Aguardo!!

  24. Jorge henrique disse:

    Gostaria de receber informações de como montar e abrir um negócio( pet shop).

    • Adriana disse:

      Jorge eu comprei uma franquia e estou me dando muito bem, pois a franqueadora cuidou de toda estruturação pra mim e me ajuda muito com as consultorias, é uma marca forte muito bem apresentada chamada Cães de Luxo PetShop.

  25. Rayana disse:

    Para abrir um Pet deve-se calcular tudo o que voce irá investir, como por exemplo, estoque de shampoo, secador, soprador, maquinas e tesouras. Tudo deverá entrar no orçamento, até as pequenas coisas. Vá até um Pet e observe, converse com quem já tem experiencia na area. Dependendo da regiao, acredito que na faixa de 10 a 15 mil vc consegue começar.

  26. Alexandre e Carla disse:

    ola !! ja tenho uma sprinter (Van ) e gostaria de montar um banho e tosa ambulante !!aonde posso comprar assesorios para montar

  27. Tatiane Rosa de Moraes disse:

    Olá.. estou em negócio de um pet shop, gostaria de saber se o investimento é alto????? Aguardo.

  28. josé valter heinrich disse:

    vou abrir um pet estou com dificuldade de fornecedor de material, pode me imformar aonde consigo aquiem porto alegre rs.
    obrigado.
    josé valter.

  29. irenilda aguiar disse:

    boa noite!
    gostaria de saber qual aproximadamente seria os custos para abrir um pet shop , e quais os equipamentos necessarios ?

  30. Alexandro disse:

    Estou interessado em abrir um Pet Shop, qual o Primeiro passo?

  31. Diego Cardoso disse:

    gostaria de receber informações sobre,como abrir uma pet shop completa,com rações, acessórios,animais,medicamentos,etc…

  32. Ludmylla Teles disse:

    Pessoal o Médico Vteerinario não precisa estar presente o tempo todo, mas é fundamental ter um como Responsavel Técnico. Vocês encontrarão a Legislação no CRMV de cada estado, com todas as exigências. Pra quem quer montar um e não sabe por onde começar, visite Pet Shops e conversem com quem tem, olhem sites, visitem feiras, etc. O material mais caro são os de Tosa e é fundamental ter um tosador experiente e carinhoso com os animais. Espero ter ajudado!

  33. ELIZABETH disse:

    Gostaria de montar um banho e tosa,o que vou precisar para isso.

  34. Danielle disse:

    Olá estou prestes a abrir um pet shop, mas gostaria de receber informacoes de como montar um pet shop e abrir um negócio. Aguardo um e-mail. bjo

  35. Ana Célia disse:

    Bom dia,

    Gostaria de receber material de como abrir um pet shop.

  36. Cristiane disse:

    Gostaria de montar um petshop no interior de são Paulo.

  37. Débora disse:

    Bom, eu sou uma adolescente ainda, pretendo fazer faculdade de Medicina veterinária, e abrir um Pet Shop, as informações q vcs deram aí, vão me ajudar muito no futuro, “Obrigada”, adorei o Site.

  38. elisabete disse:

    gostaria de saber quanto preciso pra montar um pe shop, materias para banho e tosa e onde combrar, se para venda de produtos como ração, material que nao seja medicamento ou vacinas tenho mesmo assim obrigação de ter um veterinário no loca? aonde compro o que preciso pra montar meu pt e shop.

  39. flavio adriano disse:

    eu quero montar um pet shop pequeno, não sou veterianario, mas vou começar a fazer um curso de banho e tosa e só queria comercializar ração, casinha shampo etc… sem remédio, precisa de um veterinario

  40. Edilavo Maia disse:

    Gostaria de nos enviar informaçoes de como montar um pet shop e com hospedagem para cães.

  41. MARCELO disse:

    Gostaria de montar um pet shop com algo a mais que os outros.

  42. Joao Paulo disse:

    queria saber se é um bom negócio abrir um canil (com raças pequenas no início) e oferecer serviços de banho e tosa e hospedagem para cães ja que na mnha cidade tem muitos pet shops mais nenhum oferece esse tipo de serviço??
    alguem me ajuda por favor..

  43. Valquiria disse:

    Estou pensando em montar um pet shop e necessito de ajuda….
    Meu Pet Shop contará com veterinário e banho e tosa em domicílio…

  44. Gilcelene disse:

    Gostaria de abrir o PET SHOP gostaria de saber se precisa de um veterinário presente se somente pretendo oferecer banho e tosa e venda de ração e roupinhas, coleiras e etc…

  45. Lilian Fernandez disse:

    Gostaria de saber como abrir um pet, quais documentações, impostos, capital inicial p o investimento,enfim os primeiros passos para abrir um pet todo legalizado. Sou Biológa posso ser responsável técnico do Pet ou tenho que contratar realmente um veterinário.
    Desde já agradeço a atenção

  46. Fernanda disse:

    quero montar um pet e preciso de todas as informações pertinentes! obrigada

  47. viviane rodrigues quintao disse:

    gostaria de saber se é obrigado a contratar um veterinario em um pet shop.

  48. Daiane disse:

    Boa tarde!
    Sou veterinária e gostaria de saber como poderia abrir um pet shop diferente,com idéias novas…Minha cidade tem muito,entao teria q tr um diferencial.Agradeço a atenção.Obrigada desde ja.

  49. Gutte Castro Portela disse:

    OlÁ,
    Estou pesquisando sobre o assunto,gostaria de uma ajuda.
    Se iniciasse um Pet shopping com 10.000 reais. Quais os serviços seriam mais indicados, tendo em vista que não sei como conseguir fornecedores.
    E além de inicio queria poupar a dispensa com um veterinario.
    Gostaria de algumas indéias.
    Obrigado.

  50. Mayana C. Silva disse:

    Gostaria de saber, quanto mais ou menos devo gasta para montar o pet shop completo, sem clínica de inicio, quanto eu devo ter de reserva para gastos iniciais e com quanto tempo vem o lucro, se no caso o pet shop for em um shopping center?

    Obrigada!

  51. tony disse:

    quero montar um petshop na esquina d aminha casa tenho um barracão de 80m2 e pouco dinheiro o público da região é classe c. Mas acho que sempre tem consumidor de serviços para cães, mas quero limitar o tamanho do animal pra evitar acidentes.

  52. Marilene Alves disse:

    Quero montar um “Pit-shop”, que seja um lugar de recreação para os cachorros de pequeno porte enquanto os donos passeiam ou fazem compras no shopping, me ajude?

  53. elisangela disse:

    gostaria de uma ideia para abrir um pete chop no centro da cidade onde o poder aquisitivo e maior e vendas de raçoes para outros animais cavalos bovinos e acessorios etc a cidade tem atividade agropequaria quero focar nisso tambem como obter fornecedores

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

Curta O Novo Negócio!

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 410.552 Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

(Ou continue na dúvida...)

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

...uma destas ideias poderá ser o SEU FUTURO NEGÓCIO!

Faça Como 410.552 Empreendedores... OU Continue Na Dúvida!