Como abrir uma empresa de jardinagem

Por:

Como abrir uma empresa de jardinagemEm tempos em que a natureza, o meio ambiente e a relação do homem com o ecossistema são valorizados, nada melhor do que começar a imaginar um negócio que atenda essas atuais necessidades. Por conta de tamanhas valorizações, as áreas verdes, até mesmo em cidades completamente urbanizadas, são também cada vez mais visíveis. Condomínios residenciais e comerciais são feitos com planejamento paisagístico sempre. Sendo assim, uma empresa de jardinagem pode ser uma boa opção para aqueles que querem aproveitar as novas tendências de projetos urbanos.

O mercado de serviços de uma empresa de jardinagem

Nos últimos 20 anos, a questão ambiental tomou conta da pauta dos principais meios de comunicação e tornou-se assunto popular. Convenções, reuniões entre países e até mesmo nas cidades são feitas constantemente em defesa da natureza e tentativa de explorar de forma sustentável o que os elementos naturais podem oferecer.

Por conta desse cenário, todo e qualquer tipo de projeto feito para casas, comércio, ruas e bairros sempre tem um elemento fundamental que deixa tudo mais bonito e atende essa nova demanda: o verde. Seja com grama, árvores, flores, enfim, tudo isso está incluído e esses mesmos precisam ser cuidados. E é aqui que entra a empresa de jardinagem.

O que a empresa de jardinagem pode oferecer

Quando se fala em jardinagem, muitas pessoas pensam imediatamente em poda de árvores e gramas. Aquela velha imagem do jardineiro de novela aparece e muitos empreendedores acabam deixando o projeto de lado por conta disso. Mas o que é interessante é que uma empresa de jardinagem pode oferecer esse básico e muito além disso, a fim de abarcar mais clientes e satisfazer por completo todos aqueles que a contratam.

Sendo assim, os serviços de uma empresa de jardinagem podem ser também de manutenção de jardins, projetos de paisagismo, arborização (desde a ideia até a implementação e manutenção), comércio de diversos tipos de plantas, recuperação de áreas degradadas, aluguel de vasos de plantas, iluminação de jardim e tudo o que a criatividade do empresário permitir.

Por isso, além dessas ideias de atuação, é importante buscar informações sobre as empresas que já existem e procurar saber quais são os serviços que faltam, quais as necessidades que o mercado tem e tentar entrar exatamente nesses espaços vazios.

Quem são os clientes de uma empresa de jardinagem

São diversos tipos de clientes que podem fazer parte da carteira do empreendedor, desde pessoas físicas até as jurídicas. Mas é importante que o dono do negócio tenha um planejamento para entender quem será o seu possível cliente. Por exemplo, um microempreendedor que ainda está entrando no mercado e que ainda não tem uma estrutura total montada, certamente não terá condições de oferecer uma pluralidade de serviços e se tentar poderá ficar com a imagem degredada perante o público. Por isso, é importante traçar quem pretende atingir e depois trabalhar em cima dessas informações para obter sucesso no negócio.

Como tornar a empresa de jardinagem conhecida

O passo é saber quem é o cliente para depois então investir em publicidade, não necessariamente a tradicional, feita em grandes veículos de comunicação, mas a suficiente para atingir o público-alvo da empresa de jardinagem.

Por exemplo, o empreendedor fez uma pesquisa de mercado e percebeu que em uma determinada localidade onde existem muitas residências com jardim, não há empresas atuando no serviço de jardinagem. Com esse tipo de informações em mãos, o empresário já pode identificar que existe um espaço onde ele pode entrar com o seu trabalho. Sendo assim, se o público escolhido serão as donas de casa ou aquelas que moram nas residências e passam o dia inteiro na rua, uma publicidade eficiente seria aquela que atingisse essas pessoas. Um dado não menos importante então seria saber onde elas costumam ir, onde preferem fazer compras ou se só ficam em casa para dormir.

Já com tais informações em mãos, digamos que o exemplo acima traçou o público determinado como as donas de casa. Nessa situação, o ideal seria uma publicidade que estivesse próxima a elas, como anúncios em jornais de bairro, folhetos, folders entregues em condomínios residenciais, ímãs de geladeiras disponíveis em mercados e por aí vai.

O que importa para tornar o negócio próprio é colocar a publicidade sobre a empresa de jardinagem bem a vista da clientela, dentro de seus hábitos para que possa ser atingida.

Outra maneira um tanto quanto eficiente é usar a tecnologia a favor. Já foi tempo em que a publicidade era restrita aos jornais, revistas e panfletos. Hoje em dia, muita gente quer é saber sobre os mais diversos assuntos pela internet e assim, um site da empresa de jardinagem seria perfeito. Ele deve ter informações claras sobre o trabalho a ser feito, as informações devem ser facilmente encontradas, a linguagem precisa estar adequada ao tipo de público e todas as áreas de contato do site, tais como comentários, telefones e e-mails deve receber total atenção do empreendedor. Esse deve entrar em contato e responder imediatamente o público.

Ainda na rede mundial de computadores, o uso das redes sociais é importante para divulgar também e estar próximo aos clientes.

Dicas de negócio de uma empresa de jardinagem

Já com a empresa de jardinagem montada e atendendo clientes, uma boa dica é mantê-los informados sobre como cuidar das plantas. Para isso, leia bastante, vá à feitas, palestras, adquira o conhecimento total do novo negócio para que assim seja possível repassar tudo o que é aprendido aos consumidores.

Hoje em dia, não existe mais aquele que contrata o serviço e só quer que fique pronto e mais nada. O consumidor atual é inteligente, questionador, quer entender sobre o que está contratando e gosta de saber sobre a empresa, se ela está na legalidade, histórico dela, se tem muitas reclamações feitas contra ela e muito mais.

Não é a toa que, desde os anos 1980, os serviços de atendimento ao cliente no Brasil passaram por drásticas transformações, mas é porque a força da globalização estava sendo sentida, a era das comunicações estava começando a mostrar a sua face no país e com isso a configuração do consumo mudou. As empresas tiveram que mudar de comportamento e fazer de tudo para agradar ao cliente e isso é cada vez mais forte, ainda mais hoje em dia que a informação está a um clique de distância.

Por esses motivos, para ter o cliente sempre ali, satisfeito e também fidelizado, dê total atenção a ele, informe-o sempre sobre as últimas tendências de mercado para que ele se sinta mais conectado com o que ocorre no mundo da jardinagem e possa sempre te procurar, pois sabe que não apenas oferecerá serviço, mas dará muito mais do que isso.

Nessa de informá-lo, leve produtos que sirvam de mimo: kits para irrigação, revistas especializadas, ferramentas, adubos e muito mais.

Outra dica é agradar a clientela sempre, ela precisa sentir-se especial para que possa retornar à empresa de jardinagem quando puder. Por exemplo, anote a data de aniversário do cliente e ofereça descontos no mês do aniversariante. Se não puder baixar muito o preço, dê um livro sobre o assunto, algumas mudas, produtos ou até mesmo ofereça serviços mais simples, enfim, dê um agrado a ele para que se sinta feliz e sempre te procure. A palavra é fidelizar os clientes para a empresa de jardinagem e para conseguir isso, só mesmo realizando a clientela em seu âmago.

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!



One comment on “Como abrir uma empresa de jardinagem
  1. rosineide martins disse:

    Ótima dica ,amei!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

Curta O Novo Negócio!

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 410.552 Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

(Ou continue na dúvida...)