Como Montar Uma Empresa de Recrutamento e Seleção

Como montar uma empresa de recrutamento e seleção
Como montar uma empresa de recrutamento e seleção.

A contratação é um dos processos necessários e básicos para o funcionamento de um empreendimento e a procura de um funcionário ideal exige uma ajuda para o empresário, por isso existem as empresas de recrutamento e seleção, conhecidas como empresas de Recursos Humanos ou ainda empresas de Rh. Segundo informações do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae-SC), o mercado de empresas deste setor está em expansão, já que muitas organizações estão atuando no mercado com a terceirização do quadro de pessoal.

Há ainda como estimulante para o empresário que deseja entrar neste ramo de investimento a informação de que muitas instituições estão deixando o banco de funcionários cada vez menor e procurando preencher essa lacuna que ficou vazia através de contratações, muitas vezes até temporárias e isso é melhor realizado por empresas de recrutamento. Este setor também anda um pouco defasado como fixo nas empresas, pois é um funcionário que não atua o ano todo e por isso é mais barato pagar por uma prestação de serviços e mais uma vez estamos recorrendo a uma empresa de recrutamento e seleção.

Por outro lado, também é muito grande a procura por agência de empregos em determinadas épocas do ano em que há necessidade de reforço de mão-de-obra, tais como férias, Licença-Maternidade, Natal, Dia dos Namorados, Dia das Mães e Páscoa, por exemplo. Portanto, os empreendedores que pensam em ter uma empresa de recrutamento e seleção devem ficar atentos a essa abertura que o mercado está tendo.

Outra boa noticia para o investir é que aquele que for abrir uma empresa de seleção não precisa necessariamente ser da área de recrutamento, mas é imprescindível que tenha um sócio com larga experiência na área de recursos humanos além de entender profundamente de leis do trabalho para que as seleções possam ser feitas da melhor forma possível, evitando assim futuros problemas na Justiça. Não é possível entrar no mercado às cegas, é preciso ter alguém igualmente no comando que tenha muito conhecimento do mercado.

Se você está interessado neste ramo de investimento, veja a seguir algumas dicas importantes de como entrar neste setor e abrir o seu próprio negocio. São informações básicas que podem ser bastante importantes para seu investimento.

Clientes de uma empresa de recrutamento e seleção

É preciso sempre conhecer seus clientes para investir em um novo negócio. E os clientes de uma empresa de recrutamento e seleção são basicamente empresários, pessoas com alto poder aquisitivo, que estão acostumadas a contratar funcionários para cargos que envolvem atividades diversas. São empresas que buscam funcionários, tanto para o quadro fixo como mão-de-obra, que podem ser desde pequenos escritórios a multi nacionais.

Concorrência de mercado em uma empresa de recrutamento e seleção

Sempre ao abrir um novo negócio é importante estar atento à concorrência. Em algumas cidades, são bem baixos os números de empresa de recrutamento e seleção, por isso pode haver uma boa fatia do mercado para você investir, mas analise isso com calma antes de gastar todo o dinheiro do banco.

Como é um tipo de negócio que está crescendo cada vez mais, o grande diferencial será realmente em tudo aquilo ligado ao bom atendimento ao cliente e especialmente à retenção desse, portanto, prontidão, clareza no relacionamento, preços, formas de pagamento e qualidade são pontos que devem trabalhados com prioridade. Ainda tendo como foco aquele que está sendo atendido, é também importante ter uma espécie de cadastro de reserva de candidatos, no caso de vagas que foram preenchidas, mas que por ventura estejam vazias em um curto espaço de tempo. Isso garante agilidade.

Estrutura básica de uma empresa de recrutamento e seleção de pessoal

Começando pela estrutura física da empresa de recrutamento e seleção, é preciso que ela esteja em um lugar que todos tenham acesso facilmente e conforto, tais como estacionamento, local com grande fluxo de gente e que tenha uma sinalização adequada. O espaço deve ser dividido em três áreas para a administração, que conta com o financeiro, o comercial e o de pessoas; a recepção, duas áreas onde serão feitas as entrevistas e uma outra para recrutamento que deve estar destacada, além de banheiros.

Os equipamentos básicos necessários para uma empresa de recrutamento e seleção são ar condicionado, cadeiras universitárias, mesas, computador, impressora, telefone, fax, armário, sofá, geladeira para colocar galão com 20 litros de água e balcão.  Além desses, outros materiais devem existir como testes a serem aplicados, material de escritório e impressos de informe interno.

Funcionários de uma empresa recrutamento e seleção

O quadro de funcionários de uma empresa de recrutamento e seleção deverá ser composto por um recepcionista, dois psicólogos que farão o recrutamento e que tenham experiência no assunto e largo conhecimento em legislação trabalhista, um auxiliar para esses dois profissionais, que pode ser um estagiário, um encarregado de escritório que também deverá conhecer as leis do trabalho e contas a pagar e receber e um auxiliar para aquele. Também será necessária a existência de um técnico para acompanhar as informações e conservar os contatos. O empreendedor cuidará da administração geral.

Como funciona uma empresa de recrutamento e seleção

O empresário que irá abrir uma empresa de recrutamento e seleção não precisa ser graduado na área a qual almeja investir, mas é preciso ter conhecimento básico ao mesmo, por isso, caso não saiba, leia a seguir sobre este modelo de negócio que estamos tratando.

O trabalho diário de uma empresa de recrutamento e seleção consistirá em prospectar vagas a serem ocupadas e isso vai depender de um relacionamento muito claro com o cliente. Informações básicas como o perfil desejado (escolaridade, tempo de experiência, características da personalidade, salário e benefícios) deve ser perguntado a ele para que possa haver a oferta da vaga de forma clara e sem deixar dúvidas aos que forem buscar uma oportunidade de trabalho. Recolhidos todos os dados, é hora de assinar o contrato que estabelece preços a serem pagos em caso de escolha de candidatos e datas de vencimento.

Depois disso, ocorre então a seleção daqueles que se inscreverem nas ofertas de vagas. Os psicólogos vão escolher as formas mais eficientes de recrutamento, pois eles são os profissionais que entendem do assunto. Isso tudo pode envolver entrevistas, dinâmicas de grupo e testes.

Já escolhido ali na empresa de recrutamento e seleção, o candidato é então encaminhado ao cliente para entrevista final. Definido então como empregado, é preciso enviar um boleto de cobrança ao cliente.

Se ocorrer a seleção de um candidato a uma vaga temporária, o procedimento da empresa de recrutamento é o mesmo, mas é preciso ainda adicionar um controle de horas que deverá ser preenchido pelo selecionado e pelo cliente. Esse controle será a base para os preços a serem praticados junto aos clientes.

Geralmente, a contratação da empresa de recrutamento e seleção é feita por contrato temporário, em que ela pode ser indicada para preencher um numero definido de vagas ou por um ano e atuar sempre que for preciso mais funcionários para preenchimento ou da forma que ambas as partes acordarem melhor.

Capital inicial necessário para abrir uma empresa de recrutamento e seleção

O capital inicial de investimento para uma empresa de recrutamento e seleção vai variar de acordo com a estrutura que se pretende ter na nova empresa, mas o valor projetado para começar esse tipo de empreendimento gira em torno de R$ 40.000,00. Na verdade, esse valor fornecido por investidores diversos serve de norte para aquele que está interessado em investir no ramo de atividade de recrutamento e seleção. Dessa forma, o empreendedor poderá saber se vale realmente a pena investir, pedir um empréstimo ou procurar um sócio.

Os gastos com a empresa de recrutamento e seleção variam conforme o tamanho dele, portanto, isso tudo inclui despesas com aluguel, com contratação de pessoal, impostos a serem pagos, conta de luz, conta de água e gastos com telefone.

Como divulgar a empresa de recrutamento e seleção

Já é senso comum que a propaganda é a alma do negócio, portanto, a grande dica para torná-lo bem conhecido é fazer mala direta, anunciar em revistas do ramo, fazer visitas aos potenciais clientes com todas as informações do empreendimento em mãos com gente que já possua muita credibilidade no mercado e conhecimento. Essa característica facilitará na hora de angariar a clientela no início dos trabalhos.

Uma ideia que não pode ser deixada de lado é a criação de um site adequado que satisfaça a todos: tanto os clientes como para aqueles que vão se candidatar. Em tempos de internet, vale a pena investir em publicidade online, assim como usar as redes sociais a favor da empresa que está chegando ao mercado. Também existe o e-mail marketing que deve ser usado com bastante cuidado para não ser confundido com spam e, consequentemente, não ter o efeito desejado.

Uma forma muito eficiente de chamar a atenção de quem busca uma oportunidade no mercado de trabalho é usando a Internet. As empresas de recrutamento e seleção estão cada vez mais presentes no mundo virtual e isso só facilita a vida de todo mundo: de quem quer uma vaga, de quem oferece a vaga e do empreendedor. Por isso, invista em um software capaz de dar todas as informações necessárias aos usuários.

Um banco de currículos online é uma ótima chance de ajudar também quem está querendo um empregado, ou seja, o cliente do empreendimento. Assim, ele também atua no processo e pode ir até esses arquivos e buscar um perfil que tenha a ver com a empresa. Dessa forma, tudo isso facilita a comunicação de todas as partes interessadas em ocupar as vagas.

Quem tem o objetivo de reunir informações na internet e divulgar as vagas, deverá antes de tudo traçar um plano básico, como definir se será feita a seleção em determinada cidade ou estado, se terá condições de fazer um recrutamento em uma região distante da sede da empresa. Por isso, é importante segmentar o público que será atendido para não ter problemas de logística futuramente. Lembre-se que o empreendimento não está falando com a internet, mas sim, com um determinado público que está em um tal lugar.

A estrutura do site deve conter basicamente as sessões de pesquisa de profissionais para que os clientes possam buscar aqueles que lhe interessam; de cadastro de vagas, de pesquisa de oportunidades, de cadastro, atualização e exclusão de currículo, além de outros adicionais, como notícias ligadas ao mercado de trabalho, orientações de profissionais e chat, por exemplo. Isso tudo será definido a partir do momento que o público-alvo for escolhido.

Alguns diferenciais valem a pena ser colocados, tais como pesquisas para colocação de profissionais, contato com executivos que buscam recolocação no mercado de trabalho e ajuda profissional personalizada àqueles que querem uma vaga, que pode ser feita tanto pessoalmente como por simples e necessárias informações por e-mail.

Desta forma, sua empresa de recrutamento e seleção será um sucesso!

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

17 COMENTÁRIOS

  1. Oi! Sou estudante do curso de RH falta apenas 01 e meio para concluir, estou muito interessada em abrir uma empresa de recrutamento de pessoas, gostaria que se possível me orientassem pois, na empresa na qual estou atualmente já trabalho na área e acredito que teho um bom Filling na hora de contratar. Aguardo um CONTATO. Muito Obrigado!

    • Olá amiga Enecleide, estou a procura de sócios pra iniciar uma empresa de recursos humano. Se você tiver interesse é só entrar em contato comigo, e conversaremos. Sou evangélico, servo de Deus e tenho referências. O que eu acho é que você tem que dá o seu passo forte, e lutar.

  2. Olá….só pode abrir uma consultoria de RH,se tiver pelo menos um psicologo? Pode ser somente uma pessoas ter Graduação em RH ? Se é possível abrir assim somente com graduação em RH. OBG.

  3. Ola;
    Meu nome e Leonardo Carvalho morador do Rio de Janeiro, trabalho com RH a 7 anos estou me formando em Gestão de RH e como estou em pesquisa para abertura de uma empresa de RH queria saber se e possível cadastrar no programa de empreendedor individual junto a prefeitura ou preciso de fato abrir uma Pessoa Jurídica para abrir uma empresa?

  4. Ola Ana..
    Sou Psicóloga e trabalho com Recrutamento e Seleção, na verdade a presença de um psicóloga se faz necessário principalmente pelo fato de utilizarmos avaliações psicológicas e trabalharmos com laudos.. Sendo assim as avaliações psicológicas devem ser manuseadas apenas por profissionais da área da psicologia.
    Qualquer duvida me coloco a disposição.
    Forte Abraço e Sucesso.

  5. Porque um psicologo que tenha experiencia em legislação trabalhista, o papel dele não seria apenas encontrar o melhor candidato ao cargo e direciona-lo para a empresa?

    Abraços,

  6. Informe por favor o que seria possível cobrar do cliente em caso de contratação.
    O que seria esse controle de horas que deverá ser preenchido pelo selecionado e pelo cliente, que vcs fazem menção no artigo?

  7. Olá Ana. Não é obrigatório ter psicólogos em sua empresa de RH. Sugere-se pois, são conhecimentos que podem diferir dos seus na hora de fazer a entrevista e traçar o perfil do candidato. O principal é o dinamismo da equipe e passar o máximo de segurança e confiabilidade para as empresas contratantes e para possíveis candidatos as vagas.

  8. Olá, gostaria de saber se eu com formação acadêmica em Gestão de Recursos Humanos posso abrir uma empresa de recrutamento e seleção, e fazer todos os tramites de contratação tais como: Analise curricular, entrevistas, jogos e dinâmicas do candidatos ou preciso de outros profissionais?

    • Vc não precisa ter um psicólogo, a sua formação em RH junto com seu registro no CRA te da o direito de trabalhar como recrutadoro, vc só não pode dar parecer técnico como psicólogo, o resto vc podara fazer tudo, a final você uma especialista na área. Boa sorte.

  9. OI, SOU ESTUDANTE EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS, E PRECISO MONTAR UMA EMPRESA COM EMPREENDEDORISMO VOLTADO PARA PROBLEMAS DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES ALGUNS IDENTIFICADOS FORAM, FALTA DE COMUNICAÇÃO, TREINAMENTO, RETENÇÃO DE TALENTOS, RECRUTAMENTO E SELEÇÃO. O QUE ME INDICAM POIS PRECISO MONTAR ESSA EMPRESA E FAZER TODO UM PROJETO COM TODOS OS RECURSOS ALGUÉM ME INDICA ALGO?

  10. Ola, é possível abrir uma empresa de RH a partir de qual semestre na faculdade? É realmente preciso psicólogos ou apenas um gestor graduado faz as seleções?

  11. Prezados bom dia.
    Li o artigo e achei interessantíssimo,e não pude passar despercebida pelas varias indagações sobre a rentabilidade mensal sobre agencia.
    Bem,eu trabalho ha quase 4 anos com Recrutamento e Seleção,e estou montando meu próprio escritório.
    É um trabalho árduo que exige dedicação,como qualquer outro, e acima de tudo persistencia.Pois,vc precisa correr atras,ligar,enviar emails para as empresas,demonstrar que o teu serviço valera a pena para dai as empresas abrirem vagas para vc trabalhar em cima delas,e não é fácil,muitas vezes,vc precisa ligar umas dez vezes para conseguir falar com o gestor da empresa,essa parte é o comercial da sua empresa,vc vai levar vários naos,mas nao desista.A margem de lucro normalmente depende da porcentagem que vc vai colocar em contrato,varia normalmente entre 30 a 70% do valor do salario do candidato que vc enviou e ficou no emprego e isso no caso de Recrutamento e Seleção.Se vc vai fazer terceirização,folha de pagamento eu nao sei informar.A respeito se precisa ou nao de um psicologo,normalmente sim,muitas das empresas que abrir vagas com vc,principalmente em vagas administrativas,ou empresas de grande porte,irão te solicitar testes psicologicos,dinamicas individuais ou em grupo,no qual somente um profissional da area com cadastro no CRP Conselho Regional de Psicologia,poderá aplicar,encaminhando os resultados com seu devido carimbo.
    Ao fim,vaga fechada pela sua assessoria,vc gera o boleto e entra em contato com o financeiro da empresa cliente e envia a fatura.
    Espero ter ajudado.
    Att;
    Viviane.

  12. Alex Bom Dia é necessário você ter um profissional de psicologia trabalhando com você, pois maioria das empresas exigem testes psicológicos aplicados aos candidatos e somente o detentor destes testes são os psicológos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.