Como Montar Uma Assistência Técnica de Computadores

Como Montar Uma Assistência Técnica de Computadores
Como Montar Uma Assistência Técnica de Computadores

Veja o passo a passo de como montar uma assistência técnica de computadores e obter sucesso em seu novo negócio. Hoje em dia, mais de 30% das casas brasileiras possuem um computador para uso pessoal. Logo, montar um empreendimento voltado para manutenção, conserto ou mesmo venda deste tipo de aparelho é um excelente negócio, mesmo para quem está iniciando no empreendedorismo. Levando-se em consideração que atualmente o computador é básico para a vida e o trabalho das pessoas, devemos estimar que em menos de 20 anos mais de 80% dos brasileiros deve ter um computador em casa, e são mais clientes em potencial para o seu negócio.

Caso esteja pensando em montar um negócio voltado para o setor de informática, uma dica que pode ser bem lucrativa é montar uma assistência técnica de computadores. Este é o segmento de negócio de prestação de serviços mais requisitado hoje em dia, uma vez que o número de usuários cresce a cada dia e as pessoas não suportam ou não podem passar menos de um dia sem usar um computador em sua rotina. Caso esteja mesmo decidido entrar neste ramo de empreendimento, confira abaixo o nosso passo a passo para montar uma assistência técnica de computadores.

Investimento inicial de uma assistência técnica de computadores

Este é um dos negócios que menos exige verba para começar, caso seja você mesmo o técnico especializado em manutenção de computadores. Algumas pessoas usam o conforto de sua casa para oferecer o serviço, outras preferem alugar um espaço para montar uma assistência técnica de computadores. Em ambos os casos, não é preciso mais que uma sala com refrigeração adequada, balcão para atendimento e um conjunto de ferramentas específicas que podem ser compradas em qualquer loja de ferramentas.

A refrigeração adequada é necessária no caso do manuseio de HDs (hard disc) e placas-mãe (mother board), que são extremamente sensíveis ao toque ou mesmo ao ar. Por isso, a sala precisa ter ar-condicionado e não ventilador que pode trazer poeira para dentro do objeto e assim danificar as peças ou mesmo comprometer a manutenção do mesmo. O ar precisa estar limpo enquanto o disco rígido estiver aberto ou pode ser comprometida a limpeza e segurança do material do cliente.

Somando aluguel, pintura, compra de balcão, de conjunto de ferramentas e ajustes de sala com refrigeração para manuseio de material sensível, seu gasto com a montagem da estrutura pode não chegar a R$ 2 mil. A parte jurídica, que seria a documentação de abertura de firma, registro de empreendimento, alvará positivo de funcionamento da prefeitura, junta comercial e solicitação de nota fiscal custa em média R$ 1 mil, o que vai gerar, no total, um investimento inicial de R$ 3 mil.

Retorno financeiro do investimento em uma assistência técnica de computadores

Mais uma boa notícia para quem quer entrar neste ramo de negócios: o retorno financeiro é de menos de um ano, caso você tenha uma boa prestação de serviços e caia assim nas graças do público. Um bom exemplo prático para contabilizar ganhos é no conserto de um HD com defeito ou queimado para recuperação de dados, que exige em média dois dias para manutenção, mas com serviço cobrado que pode ir de R$ 150 a R$ 500. Se você tiver cerca de 10 serviços solicitados deste por mês, vai te dar uma renda mensal de R$ 5 mil.

Porém, antes de pensar nos lucros é importantíssimo pensar e focar na qualidade do serviço, que é o que vai gerar renda. Seja contratando um técnico em manutenção de micro, seja sendo você mesmo o prestador do serviço, é preciso investir em capacitação para que os clientes venham cada vez mais. Uma boa assistência técnica ganha nome independente de onde esteja localizada, pois o público-alvo deste segmento, que é bem amplo, irá em busca sempre do melhor serviço.

O público-alvo de uma assistência técnica é bem amplo, o que também é uma informação bem animadora. Seu público-alvo são usuários de PC em casa, funcionários que dependem de um computador para viagem e trabalho, empresas, entre outros tipos de usuários e até técnicos de informática que não tenham especialização em determinada peça ou montagem. Ou seja, o público-alvo é o mais amplo possível e sempre aumenta, pois cada vez mais os números de compradores de computador crescem no Brasil.

Concorrência de uma assistência técnica de computadores

A concorrência de uma assistência técnica de computadores não é das menores. Isso, porque muitas pessoas já encontraram neste ramo de negócio um nicho a ser explorado para obtenção de verba, mas não é preocupante. O segredo deste ramo é investir em especialização em algumas peças que os outros não possuem conhecimento, como por exemplo, recuperação de hard disk, o popular HD e placa-mãe, que poucos técnicos desta área sabem fazer.

Algumas dicas ajudam a driblar a concorrência, como por exemplo, diminuir o prazo de entrega do material do cliente. A grande maioria das assistências técnicas estipula um prazo de três dias para problemas simples. Caso você possa contratar assistentes, invista na diminuição do prazo para até 48 horas. Mas cuidado para que tal manobra não comprometa a renda mensal de uma forma extremamente brusca, pois a contratação de mais um funcionário irá exigir um gasto de em média mil reais mensais.

Outra dica é investir em conhecimento de manutenção de notebook, um dos mais procurados hoje em dia e com baixa concorrência por falta de mão-de-obra especializada. Invista em cursos tanto com você como com seus funcionários para prestar um bom serviço na área e com certeza será recompensado.

Escolha do local para montar uma assistência técnica

Não existe um local ideal para este tipo de negócio, desde que seja de fácil acesso e com espaço para estacionamento.  É preciso ter em mente que o cliente irá com um computador de casa ou um laptop, e por isso precisa de um estacionamento para levar seu material, pois possivelmente irá de carro. Edifícios empresariais podem ser uma boa ideia, pois oferecem conforto para o cliente e um melhor condicionamento e segurança do material fora do expediente de trabalho.

Deseja montar uma assistência técnica de computadores? Comente!

1.50 avg. rating (47% score) - 2 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

71 COMENTÁRIOS

  1. ola
    Tenho uma empresa de assistencia tecnica de computador porem poucos clientes PJ e estou procurando orientaçao e aqui neste site ja encontrei boas dicas

  2. Dou aula de informática, e presto serviço de manutenção. O meu fator diferencial é a devolução do produto em 24 horas. Como minha assistência é voltado a reinstalação de sistema operacional e seus aplicativos, executo varias manutenções simultaneamente.

    • Encontro muitos deste “técnicos” por aqui no Rio. De modo geral são pessoas, sem nenhum conhecimento técnico, com um DVD de Windows crakeado na mãe que vai de casa em casa formatando o PC do Clientes. Sem saber qual é o real problema. Esses, quando o computador tem um problema de hardware, o veredito invariável é: vai ter que trocar tudo.

    • Olá José! Os preços dos serviços variam de região para região. Por outro lado a confiança na assistência técnica de computadores pode ser muito superior ao preço em termos de geração de serviços. O ideal é não competir por preços. Boa sorte!

    • Tem razão José, nada a ver isso de cobrar essa miséria assim essas pessoas que cobram tão pouco acabam desvalorizando o serviço. Eu moro em AL cobro de 50 a 70 em uma formatação e acho um absurdo cobrar menos que 50 reais pelo serviço.

      • é brincadeira cobrar tão barato por uma formatação, pois invisto muito alto em capacitação para oferecer serviço de qualidade ao meu cliente e fico chateado quando meu cliente comenta que estão cobrando r$ 50 ,60 reais para estalar os programas no pc. falo pra meu cliente que dou garantia e qualidade no meu trabalho.

      • olá Paulo,concordo com você eu moro em rio do sul sc aqui a formatação de um micro é aproximadamente de:r$80,00 A 120,00 reais e feito com qualidade é instalado todos os componentes necessário para um bom funcionamento do software abraço a todos!!

      • Eu estou preste a voltar trabalhar com informática, e quando eu trabalhava cobrava 90 RS e não tinha poblema, sempre tinha serviços, mas parei pois estava esgotado e sem paciência para efetuar as manutenção. Pois hoje estou sentindo falta e pretendo voltar mas com um ponto fixo, pois e mas seguro pois muitas vez pessoas que trabalha em porta em porta como eu fazia desanimei por este motivo, que as pessoas contratava o serviço e quando você atendia, ela não pagava no ato, e isso tomei muita canseira, então uma dica se poder estipule um prazo máximo de 30 dias ou 45 dias para retirada do produto pois se a pessoa não buscar neste caso o produto sera vendido para resarcimento do gasto. Isso as pessoas não vão te calotar e se poder ter uma máquina de cartão e uma boa opção.

    • Parceiro, sabe o que eu aprendi apesar de tudo e todo meu progresso?
      Que a gente sempre quer se valorizar, mostrando serviço de qualidade mas com o Preço certo..
      Eu também cobrava 50$ pela Formatação geral, em função disso, tinha menos clientes.
      Comecei a ler um livro de Empreendedorismo e percebi que o Preço Acessível e Mais Clientes, valem muito mais do que um Preço Justo pelo Serviço, se você se esforçar um pouco e parar para pensar, mais clientes, dão trabalho sim, mas quando você tem um nicho com clientes fixos, seu empreendimento vai a diante, distante, e daqui a pouco você pode voltar para o valor exato de antigamente, e com varias formas de pagamento, sempre lembrando, com uma lista enorme de clientes!
      Tente isso, seu valor está no trabalho, o preço eles ja sabiam, agora eles saberão sobre a Acessibilidade, pois se teu trabalho é bom, meu caro, relaxa! 🙂

  3. Creio que quando você consegue a confiança de um cliente ele não se importa de pagar alguns reais a mais por um serviço de confiança.

    Já aconteceram muitos casos de clientes que pagaram 15 reais para um técnico consertar o PC dele e em menos de 1 semana o mesmo cliente me liga pedindo para ir desfazer o serviço do outro técnico pois não ficou bem feito.

    E esse mesmo cliente chega a me pagar 90 reais. Não tem quem faça eu sair de casa pra consertar um PC por menos de 80R$.

  4. Acontece que esses caras faz um curso rápido ou aprende sozinho, e que ganhar dinheiro rapido ai vai no cliente e cobra justos os 15,00 reais pela formatação, desvalorizando a sua propria profissão e prejudicando os profissionais do ramo, ja teve caso de um cliente me ligar falando que um técnico teria cobrado um valor muito baixo para formatar seu pc, e por isso ele não autorizou o serviço, imaginou que o cara n sabia de nada cobrando tão barato !!! – certamente queria aprender na minha maquina… Então fica a dica, valorizem seus serviços prestados.

      • ok,galera estou vendo comentários de pessoa de todas as tipos, qual seria o preço tabelado então para formatar um not um pc de mesa com backup ou sem,tem comentários de pessoas que estão querendo montar um sindicato dos técnicos de informática,devido a revolta.analisa bem eu não vou perder um cliente para honrar meu curso ou minha facudade,se eu cobro 80,00 ou para formatar e o cliente pede para eu fazer por 60,00 se eu sou um profissional e faço um bom trabalho essa pessoa q pediu o desconto, a próxima vez ela ja sabe o meu preço e fiz um bom trabalho.agora se a pessoa fez um curso só de formatação , e não de manutenção, não devemos atirar tanta pedra assim igual o que estou vendo muitos fazerem. obrigado

      • Falando rigorosamente, já é regulamentado, e há décadas. Pela lei, no caso de equipamentos de informática (que são equipamentos eletrônicos como quaisquer outros) a manutenção só poderia ser realizada ou supervisionada por um técnico em eletrônica, no mínimo. O que falta é fiscalização, não regulamentação.

  5. Moro em Sergipe, presto serviços para algumas empresas e fiz o curso no Senai, mas ralei muito para chegar ao estágio que estou hoje.
    Comecei com 50 cartões de visita, hoje tenho em torno de 300 clientes, então não tem essa de concorrência.
    Primeiro: seja honesto, segundo: entregue o mais rápido possível, terceiro: nunca deixe seu cliente na mão.
    Cobro em torno de 60 reais uma formatação sem backup e com backup vai depender do tamanho dos arquivos a ser salvos. Mas preços dependem muito da região onde você trabalha.

  6. Rapaz, eu nem ligo mais pra isso, pq quem cobra um valor desses é um amador, que pensa que formatar é só colocar um cd e pronto!! Já peguei vários serviços incompletos desses caras e te garanto que a pessoa que contratou a primeira vez nao vai mais voltar, logo eles têm vida curta nesse ramo.

  7. De fato o ponto mais importante para o sucesso de uma “assistência técnica em informática” é a qualidade no serviço e o comprometimento. Estude de verdade para se tornar um professor e tenha o domínio sobre o assunto, assim, quando um serviço lhe for confiado, você irá executá-lo com confiança. Não tenha medo de abrir sua asistência em uma rua onde já tem duas: abra a terceira. Apenas faça sua parte: dê o sangue na qualidade do serviço,só fale o que irá cumprir e seja perito naquilo que faz. Outro ponto importante é falar com o cliente olhando nos olhos dele, afirmando apenas aquilo que realmente você tem conhecimento, independente de agradar, pois ele vai saber que você está falando a verdade. Sim: não gagueje. Pessoas que costumam gaguejar e olhar para baixo em negociações comerciais estão faltando com a verdade e de cara são desmascarados – digo por experiência própria.
    Siga essas dicas e pronto!
    Eu duvido em um ano de trabalho as pessoas não passarem na frente das outras assistências da rua indo em direção à sua. Vão fazer promoção de formatar de graça o computador, mas os clientes vão fazer o serviço com você cobrando 70 ou 80 Reais porque você é o Cara!

    “O Homem que move montanhas começa carregando pequenas pedras”.
    provérbio chinês

  8. Bom, estou querendo montar uma pequena loja de assistência em computadores, pois volta e meia, tem alguém trazendo computador aqui em casa pra mim mexer rsrsr. Estou pesquisando muito,e estou pensando também em vender periféricos tais como:mouse, teclado, pendrive, midias de cds e dvds, HDs, ou seja, tudo que possui baixo custo. Moro em Vitória,e gostaria muito que alguém me desse uma idéia, estou fazendo o curso no senac, e termino esse mês, antes eu ja “fuçava” era amador. Grande abraço a todos.

    • Cara, eu trabalhei em uma empresa onde eles pensaram em fazer exatamente o que você está pensando. No fim eles fecharam cinco meses depois e acabei ficando desempregado. A dica que lhe dou é que realmente invista caso for montar sua loja/assistência técnica. Até mesmo as cores das paredes lhe darão um retorno. Produtos de baixo custo em uma vitrine transparente e sem graça chamam menos atenção do que um panfleto. E eu nunca vi panfletagem dar retorno de verdade.
      Enfim, caso queira montar uma loja juntamente com sua assistência técnica, faça ambos, com um capital mais alto para investir na aparência.

  9. Luis – fornecedor é complicado. sei disso pois eu tenho cnpj, mas nao tenho porta aberta, emito nota para um ou outro cliente, quando é necessario. conseguir comprar de algum fornecedor, é muito complicado, eles pedem compra minima e quando vamos ver, sai mais caro que comprar em lojas mesmo. Eu sou de bauru e aqui tem uma empresa local que tem preço bom. Sou cliente antigo deles e por isso, tenho algumas vantagens que fui ganhando com o passar dos anos. Antigamente eu nao tinha desconto, depois passei a ter 5% de desconto como comissão à vista, depois, esses 5% foram dados e eu pude pagar em 3X, agora, eu tenho os 5% e posso pagar faturado em 3 boletos sendo 30, 60, 90 e 120 dias. Também posso pedir para um cliente meu passar nesta empresa e deixar um credito para mim no valor dos serviços ou peças. A vantagem é que o cliente nao compra nada na empresa, apenas deixa o credito para mim e ele pode pagar em ate 10X sem juros no cartao. Depois eu uso esse credito para abater compras de outros produtos. Um exemplo pratico: cliente pede para montar uma rede interna entre 10 computadores e eu passo orçamento de 1.000,00 Esse cliente, poderia ir nesta empresa e deixar um credito desses mil reais e passar no cartao dele em 10x sem juros, o que nao pesaria no seu orçamento. Eu uso esse credito comprando peças para outro cliente que pode me pagar a vista ou em menos prazo com cheques, por exemplo… Ou seja.. com parcerias, é muito melhor. Tenho vantagens, por exemplo, a garantia para mim é rapida, praticamente na hora, nao preciso esperar laudos dos tecnicos, pois eles confiam em minha experiencia e nao questionam. também posso pegar peças emprestadas, quando o defeito nao é muito facil de ser encontrado, posso pegar peças emprestadas e, se nao for necessario, eu posso devolver. Enfim…. vai a dica, eu procurei fornecedores e, no final, encontrei uma parceria em uma loja local que ficou muito, mas muito melhor mesmo que qualquer fornecedor poderia me oferecer.

  10. bom galera o negocio e o seguinte na minha cidade nao se tem assim digamos uma assistencia profissional em manutencao de computadore tem 2 ou 3 que fazem alguma manutencao besta nada aprofundado no assunto como recuperacao de placas ou manutencao em notebooks. entao estou pensando em colocar uma pois eu sei fazer tudo isso mas o problema que minha cidade e pequena cerca de 30 mil habitantes e quando se coloca algum negocio logo vem a concorrencia queimando preço mesmo sem saber fazer manutencao eles vao queimar preço eles nao valorizam o pouco de profissionalismo que eles tem. e isso pode me atrapalhar alguem tem alguma dica para eu driblar esses concorrentes sem jogar o jogo sujo deles.

  11. sou de Belém,tec.proc.de dados,tec em manut.de micros e redes,suporte em perifericos e superior em logistica.Trabalho e dois ano e meio nesta profissão e a conquisto muitos clientes atraves de indicação por ser agil,tranparente dar garantia,desconto,pontual,brindes e suporte muitas vezes remoto ao cliente mesmo depois de terminado a garantia ou ate reparando serviços de outros tecnicos no sentido de ganhar a confiança do futuro cliente ok.fica dica para fazer a diferença abraço ordilei-belém-Pará

  12. Olá meus parabéns ótima matéria. Eu estou pensando em abrir um negócio de manutenção de micro em porto alegre e encontrei dicas muito boas aqui. Tenha certeza de que irei seguir muitas das suas dicas, já que faço algumas manutenções porém não tenho um espaço físico bom, faço tudo em minha casa.

  13. Olá,eu queria uma informação de como arrumar um bom fornecedor de peças e acessórios para computador e notebook sou do estado de Sergipe.

  14. Sou tecnica de Informatica desde muitos anos tipo, uns 16 anos e já vi de tudo. Hj tenho minha clientela cativa, apesar de ser mulher nunca sofri grandes preconceitos pelo contrario, sou requisitada por ser detalhista e zelosa. Amo o que faço e sei que é bem dificil se manter hj em dia com certos profissionais desqualificados que cobram 15,00 para formatar um micro. Trabalho pela qualidade e agilidade dos meus serviços prestados e não me faltam clientes. Vale lembrar que leio e estudo muito sobre o assunto Gosto de passar segurança para meus clientes. Um grande Abraço! Edilene.

  15. Oi,meu marido é um ótimo técnico,sabe todos os seguimentos de consertos inclusive leptop e gostariamos de montar negocio de casa.Como começar?

  16. Ótimo conteúdo, trabalhamos com assistência técnica especializada em notebook e um dos pontos primordiais é a honestidade! Grande abraço.

  17. Trabalho em casa como técnico e atendo nos bairros próximos da minha casa, montei um laboratório e Gostaria de saber como entrar em contato com empresas pra me tornar assistência, tenho todo o conhecimento e material pra trabalhar inclusive cnpj.

  18. eu sou tecnico em informatica a mais de 10 anos no mercado eu tenho minha propia asistençia na minha casa e tenhos mais de 400 cliente e tambem presto serviço a varias empresa.boa sorte todos os profiçionais do ramo de ti eu sou nonato do estado do tocantins da cidade de araguaina.

  19. Estou terminando o curso de Montagem e Manutenção de Computadores e pretendo me qualificar para abrir uma Asistencia Tecnica de computadores na minha cidade pois não tem nenhuma. Estou meio inseguro mas creio que vai dar certo.

  20. Sou técnico em manutenção a muitos anos, sempre trabalhando para lojas da minha cidade. A pouco tempo procurei novos cursos com especialização em notebooks e tablets. E pretendo logo montar a minha assistência. Como disse tenho anos já no ramo que me garantiram ser reconhecido pelo trabalho, isso facilita a minha iniciativa de trabalhar por conta própria. E como vou iniciar essa assistência na minha própria residência, em um comodo arrumado para tal, importante respeitar seus horários de atendimento, compromisso com o trabalho, sempre se atualizar, bom atendimento e especialização. Isso garante no minimo um sucesso de sua empresa.

    Quanto aos preços, um trabalho independente do que seja na minha tabela é no minimo R$50,00 Reais, uma visita técnica, uma formatação, uma limpeza, nada sai por menos desse valor, já que valorizo todo o gasto que tenho de aprendizado, tempo, gasto de qualquer tipo de ferramenta, produto, energia elétrica, enfim… Tudo é contabilizado!!!

  21. bom dia trabalho com informática a 4 anos
    e tenho minha assistência em casa com poucos clientes me ajuda bastante já que tenho emprego fixo um dia resolvi fazer 2 banner e colocar um na minha mae e outro na minha casa pessoal o trem é cabuloso quando o pessoal fala que propaganda é a alma do negocio eu presto formatação montagem e manutenção recuperação de dados e assistência para tablets que é a inovação e vem atraindo muitos clientes o pessoal ta ficando apaixonado com tablet e eu mais ainda vale a pena explora esse mercado aqui no Espirito santo poucos mechem com isso.

  22. Setor totalmente fracassado qualquer idiota formata uma maquina com um cd na mão, a culpa disso são pessoas que aceitam receber qualquer valor como mão de obra, assim como técnicos de manutenção e web-designers isso não da mais lucro nenhum, antigamente era bem mais difícil diagnosticar erros e instalar SO tinha que digitar alguns comandos, hoje com windows 8 como exemplo vc coloca o cd no driver dar avançar, avançar e pronto como web designer vc tem um milhão de templates na web prontos… hoje em dia está tudo a nível de usuário!o mercado não precisa mais desses profissionais assim como os cobradores de ônibus perderam seus postos apos o bilhete único…Infelizmente triste realidade! Estou estudando outro campo na informatica para ganhar dinheiro por esse já era…boa sorte pra quem fica

  23. Estou indo para a tecnoponta fazer um treinamento de recuperação de dados, e em seguida pretendo fazer um de manutenção de notebook e tablets, sou Engenheiro de produção e atualemente estou fazendo o curso superior de sistemas de informação, tenho um conhecimento médio em informática, o que acha da montagem de um laboratório de informática aonde posso agregar estes serviços?

  24. Olá acabei de me formar técnico e estou em dúvida se abro minha próprio assistência técnica ou se vou atras de trabalhar para alguém para adquirir experiência, detalhe como sou gamer de pc tenho ótimo conhecimento nas tecnologia atuais placa de video, cooler, bom sistema de resfriamento etc, e conheço as lojas técnicas que tem aqui maioria só entende de pcs básicos e sera que se eu inovar terei bons retornos?

  25. Olá, sou o Vinicius Dias, da cidade de Curitibanos/ SC, estou com duvidas a respeito do investimento inicial para montar uma assistência técnica. Pois acabo de elaborar um plano de negócios e o investimento não abaixou de R$ 6.000,00, isso desconsiderando o capital de giro! Seria possível que alguém pudesse me esclarecer esta duvida?
    Desde já, Obrigado.

  26. è simples de se analisar essa questão “Valor do Serviço do Técnico de informática , você paga exatamente pelo o que esta procurando, um serviço de qualidade executado com profissionalismo por alguém que realmente saiba o que esta fazendo, e que vai atender honestamente suas necessidades, tem um preço Muito diferente do cobrado por um serviço sem tanta qualidade, e além do mais, eu acho uma tremenda falta de respeito para com a profissão essa desvalorização , se tudo sobre economicamente, por que algo que é essencial para todos hj em dia , tem que ter os seus valores reduzidos ? ( Concorrência desinteligente ) pois eu ganho por um serviço muito bem executado cujo nunca tive reclamações , enquanto ” a concorrência desinteligente ” precisa fazer 2 serviços pra tirar o que um profissional tira com um serviço. Sejamos profissionais, a final de contas, você procuraria um cardiologista que fizesse uma cirurgia em você por um valor muito abaixo do mercado ?

  27. Eu trabalho nessa área há mais de 10 anos ja tive empresa e fechei… agora vou abrir de novo.
    O cliente quer honestidade, verdade e qualidade.
    o preço não importa o cliente paga com alegria aquilo que satisfez ele.

    O resto é só colocar Deus em primeiro lugar e deixar os negócios fluir.
    abraços

  28. Sou técnico e professor de informática a 18 anos, tenho um público cativo e posso afirmar que é furada, pois você até que não vive mal, mas num determinado momento fica estagnado, chega ao máximo do que pode fazer e nunca mais sai desta condição.
    Outra coisa importante é se auto analisar, por exemplo, nos depoimentos acima vários técnicos mostram não possuir o domínio do seu idioma nativo, e, sinceramente, é complicado entregar algo que exige conhecimentos aprimorados a alguém semi-analfabeto, simplesmente não funciona.

  29. bom alguem pode me dizer a respeito de sistemas proprietarios, trabalho com software livre mais tambem proprietario, porem to para abrir cnpj e nao quero ficar com iso e serial da internet! o voces fazer quanto a instalar software proprietario!

  30. OLA PESSOAL TO COMEÇANDO COM MINHA ASSITENCIA TECNICA ARRUMO COMPUTADOR A 10 ANOS EM CASA E AGORA TO ABRINDO MINHA LOJA NAO TENHO DIPLOMA E NÃO SOU PROFISSINAL MAS ENTENDO BEM DO RAMO ,VALE LEMBRAR QUE FAÇO REPAROS EM PLACAS MÃE E NOOT BOOKS APRENDI LENDO MUITO E PESQUIZANDO ESQUEMAS ELETRICOS DE VARIAS MARCAS DE NOOT BOOKS, VOU FAZER UM CURSO COMPLETO DE NOOT BOOKS E PC PARA COLOCAR NA PAREDE O MEU DIPLOMA MORO EM GUARUJÁ-SP O MEU MAIOR OBIJETIVO E A ONESTIDADE COM O CLENTE E DEIXAR SIENTE DO REPARO E DEFEITO COBRO R$100.00 EM UMA FORMATAÇÃO AQUI EM SP TENHO 50 CLIENTES SATISFEITOS QUE NAO VOLTA + COM O MESMO PC OU NOOT MAS TRAZEM AMIGO E PARENTES PARA ARRUMAR SEUS PCS PRECISO ME ESPECIALIZAR SO EM BGA CHIPS SET SO ISSO RESTO TUDO EU FAÇO NA RAÇA E COMPRAR UMA MAQUI DE SOLDA BGA QUE É MUITO CARA PRA MIM .. MANDEM EMAIL PRA MIM QUEM QUISER TIRAR DUVIDAS E TROCAR CONHECIMENTOS.

  31. Boas dicas! Trabalho com assistência de computadores em minha casa como autônomo, agora pretendo abrir minha loja, consegui um numero rasoavel de clientes, uma dica que comigo deu certo na divulgação é investir nos chamado “cartões de visita” a cada cliente novo, você devolve o computador junto com ele um cartão de visita, com suas informações de contato, foi uma boa e é claro as redes sociais ajudam muito também.

  32. amigo achei muito legal suas dicas, porem algo muito errado e na montagem de uma manutenção, pois trabalho na área e lhe digo 3.000,00 reais não da nem para fazer os moveis, pois tem que investir em boas ferramentas de trabalho, gastei inicial com moveis e ferramentas e documentação em torno de 50,000,00 reais, pois digo que hoje já esta perto dos 150.000,00 em meu laboratório, e assim mesmo ao longo do tempo você vai vendo a necessidade de boas ferramentas para um bom trabalho com qualidade e rapidez, mas com certeza hoje para um iniciante começar acredito que gastaria em torno de uns 12.000,00 reais para um negocio iniciante e ter uma renda favorável desde que invista em qualificação profissional, pois acho o principal em primeiro lugar, hoje trabalho no ramo e me qualifiquei em Eletrónica em placa mãe pois realmente e um grande diferencial, lembrando que agregar celular e tablets no negocio se tornara muito mais rentável e ira atingir uma grande parte do publico, mas na verdade o que manda realmente e a administração que e o que realmente eu ainda estou pecando, pois preciso e de boas dicas para crescer ainda mais meu negocio e ampliar minha área de peças, adorei as dicas e torço para que todos que comecem cresçam no ramo, abraço a todos.

  33. Ótimo artigo, parabéns ao site.
    Mas… Na minha opinião, conserto de celulares, sem dúvida nenhuma, é o que realmente está valendo a pena hoje em dia. Celular é um bem necessário, todo mundo tem pelo menos 1 smarthphone e sempre ocorrem problemas, a demanda é muito grande, clientes não faltam. Encontrei na net aulas grátis fantásticas sobre como consertar celulares, para ter acesso, veja esse site e conheça mais: bit.ly/curso-conserto-de-celulares

  34. Muito bom sua dicas amigo. Eu sempre quis abrir uma assistência técnica de computadores, mas a verba ainda não deu para começar. Mas, vou continuar batalhando, e em breve vou conseguir.

    Valeu pelas dicas.

  35. otimas dicas
    eu sou programador, tenho alguns softwares divulgados no youtube, gostaria muito de inicia uma pequena empresa no ramo de software , mas é muito dificil quando voce nao tem capital inicial pra isso, nem um sócio de peso.
    Entao vou partir, por enquanto, para o ramo de suporte técnico em domicilio, pelo menos até ter condição de formalizar uma empresa de software.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.