8 Passos de Sucesso Para Montar Uma Fábrica de Gelo

Como abrir uma fábrica de gelo
O gelo é um produto altamente procurado pelos brasileiros, produzir o próprio gelo é garantia de melhores lucros, para isto que tal investir em uma fábrica de gelo?

Procurando investir em um bom negócio? Que tal montar uma fábrica de gelo? Veja aqui todos os passos essenciais para abrir uma fábrica de gelo de sucesso!

Analisando as exigências e as necessidades do mercado, vemos que muitas atividades estão precisando de empreendimentos para serem realizadas, mesmo que nós não consideramos que sejam altamente lucrativas. A fabricação de gelo, por exemplo,  deve atender os objetivos de resfriar produtos, e nos meses de muito calor e época de festas é quando geralmente a demanda cresce.

Os meses de dezembro a março são justamente os que estamos nos referindo, e a fabricação de gelo neste período torna-se muito mais acentuada, contrastando com o inverno que diminui as vendas de gelo em cerca de 70%. Este dado nos ajuda a compreender a dinâmica do negócio e evita que o empreendedor fique no vermelho. A fábrica de gelo deve ser montada num local específico com facilidade em estacionamentos, em vias movimentadas e com grande quantidade de empresas comerciais ao redor.

É necessário que o pessoal esteja disposto a trabalhar após o horário na fábrica de gelo, incluindo feriados e final de semana. Esta disponibilidade deve ser tratada antes mesmo da contratação dos funcionários, e no momento da entrevista este e outros detalhes devem ser acertados para evitar problemas posteriores.

A fábrica de gelo pode fornecer o produto diretamente para postos de combustível e outros varejistas. Pode ainda fornecer o gelo em grandes quantidades para empresas. Para o gelo comercial, pode ser utilizada a água da torneira. O comestível usado em bebidas deve ser feito a partir de água potável, e isso pode ser obtido a partir das recomendações e regras da Associação Brasileira das Indústrias de Gelo. Confira a seguir como montar uma fábrica de gelo de sucesso:

8 Passos de Sucesso Para Montar Uma Fábrica de Gelo

1- Mercado de Fábrica de Gelo

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 5 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

As grandes empresas de fábrica de gelo tem grande concorrência, e em algumas épocas do ano podem ter uma queda muito brusca na produção, principalmente nos meses de frio. A sazonalidade é uma das características mais importantes e que definem a movimentação de capital no mercado de fábrica de gelo, ou seja, no verão há uma oferta menor que a demanda e no inverno acontece o contrário. É necessário que haja a caracterização do consumidor para saber um pouco do perfil de compras e tendências de mercado para o sucesso do próprio negócio. As empresas bem sucedidas têm sempre mudanças significativas, oferecendo novas oportunidades aos clientes e trabalhando segundo as tendências do mercado de fábrica de gelo.

A empresa deve estar bem instruída e o empreendedor tem a obrigação de analisar o mercado em que vai entrar, traçando estratégias para seus objetivos.

2- Divulgação de Fábrica de Gelo

Divulgação de Fábrica de Gelo
Todo negócio que almeja o sucesso deve investir na divulgação, e com a fábrica de gelo não será diferente, pois como se diz “a divulgação é a alma do negócio”.

O ditado diz que a divulgação é a alma do negócio, e que devemos nos preocupar com a comunicação se quisermos conseguir cada vez mais clientes e lucratividade.  Para atingir os consumidores e obter vendas acentuadas, deve-se planejar o marketing e ter uma visão realista dos custos de serviços, otimizando recursos para melhor posicionar seu comércio em relação a concorrência.  O marketing deve ser contínuo e sistemático, e no plano de marketing é importante saber o preço, o serviço, a localização e a promoção ideais para que as necessidades dos clientes sejam atendidas. As finanças, facilidades e o futuro da empresa estão nas mãos do empreendedor, que pode obter informações vindas dos clientes para planejar melhor os seus negócios.

3- Localização de Fábrica de Gelo

A fábrica de gelo deve instalar-se num local que tenha água, luz e telefone disponíveis, assim como as condições necessárias para a venda varejista. O local de escolha e o espaço físico deverão ser cuidadosamente planejados pelo próprio empreendedor ou por profissionais afins que possam ajudá-lo neste início de comércio. Para instalar o seu negócio, o empreendedor de fábrica de gelo deve tomar decisões muito importantes e oferecer uma infraestrutura ideal para a implantação dos equipamentos que farão o gelo. Pensando no futuro, o empreendedor deve escolher uma localização que dê condições a expansões destes negócios, pois posteriormente pode haver necessidade de aumentar a produção e dividir a empresa em dois espaços diferentes pode ser uma atitude altamente custosa e trabalhosa.

4- Estrutura de Fábrica de Gelo

A estrutura básica de uma fábrica de gelo deve contar com uma área de no mínimo 80 m² sendo dividida em sala de fabricação de gelo em cubos, sala de fabricação de gelo em barras, sala de fabricação de gelo em escamas, setor de embalagens, sala de câmaras frias e área de expedição e escritório. É necessário que haja um escritório para o dono do estabelecimento poder trabalhar sossegado e ter uma visão geral do negócio a partir de papéis. No escritório deve haver computador com internet, telefones disponíveis, móveis gerais para organização, mesas e cadeiras para o atendimento com clientes, fornecedores e convidados e todo o aparato que seja necessário para o controle da fábrica de gelo.

O tamanho do espaço pode variar conforme a grandiosidade do empreendimento, e a área escolhida é apenas uma referência para o estabelecimento de uma fábrica de gelo de pequeno porte.

5- Equipamentos Para Fábrica de Gelo

Equipamentos Para Fábrica de Gelo
A máquina para fabricação de gelo é um dos equipamentos necessários para a fábrica de gelo.

As máquinas devem estar disponíveis e distribuídas adequadamente junto aos outros equipamentos como balcões de atendimentos e depósitos. É importante que as atividades de prestação de serviços se interliguem para serem utilizadas de forma satisfatória no aumento da produção sem perda de tempo. O layout interno também deve ser valorizado na fábrica de gelo, e então o ambiente, decoração e luminosidade devem ser vistos por um profissional específico ou arranjado pelo próprio empreendedor, que deve levar em conta ainda a facilidade de movimentação e os cuidados com a segurança do trabalho.

O layout externo deve ver vitrines, fachada, letreiros, a entrada, saída, estacionamento e outros espaços da empresa. Os equipamentos básicos para a fábrica de gelo são fabricadores de gelo de diversos tipos, como em escamas, barras e cubos, freezers horizontais, geladeiras, câmaras frigoríficas. Filtros industriais, britadores para moer o gelo, seladoras e veículo com baú térmico são mais alguns dos produtos que não podem faltar.

6- Investimento de Fábrica de Gelo

Uma área física mínima de aproximadamente 100 m² é o ideal para isto, e com o maquinário incluso podemos dizer que o valor fica em torno de R$ 114.000,00. Exige ainda a construção do imóvel adequada para a atividade. O valor descrito é apenas para o empreendedor ter uma noção de quanto em média gastaria para começar um negócio de fábrica de gelo. Os preços dos equipamentos e a localização podem variar se o empreendedor fizer uma pesquisa e buscar sempre o menor preço.

7- Pessoal de Fábrica de Gelo

Um diferencial da fábrica de gelo é que o pessoal não precisa estar qualificado para exercer suas tarefas, ou seja, não precisa passar por um curso ou pela universidade. De acordo com a estrutura da fábrica de gelo o número de funcionários irá variar, mas levando em consideração um negócio pequeno podemos dizer que a fábrica de gelo precisa contratar apenas dois operários para a produção de gelo e um motorista. Todos os funcionários deverão estar adequadamente uniformizados com luvas e botas.

Os funcionários irão fazer a fábrica de gelo produzir uma grande quantidade de produtos por dia que irão ser consumidos por bares, peixarias, pensões e residências. Hoje em dia, festas e boates utilizam muito o serviço das fábricas de gelo para manterem geladas as bebidas servidas durante o evento.

8- Processo de Fabricação de Fábrica de Gelo

Processo de Fabricação de Fábrica de Gelo
Na fábrica de gelo um dos processos finais é a pesagem e embalagem do gelo.

Muito simples, o processo de fabricação da fábrica de gelo consiste na formação de gelo em barras, gelo em cubos, e gelo em escamas. A água é primeiramente colocada em formas especiais de 10kg, que são mergulhadas em solução de cloreto de sódio ou álcool hidratado a 15 graus. Depois de algum tempo, cerca de 10 horas, o gelo já está formado e a forma deve receber água corrente para que o gelo desprenda, gerando o gelo em barras. O gelo em cubos acontece a partir da água filtrada, que passa pela geradora de gelo em cubo. O gelo pronto é jogado num depósito sem a ação humana, ou seja, automaticamente e ligado à máquina. Os cubos são bem pesados e colocados em embalagens plásticas, que são lacradas e colocadas no freezer.

O gelo em escamas acontece quando a água filtrada passa pela geradora de gelo em escamas e quando fica pronto é jogado num depósito ligado a máquina. Semelhante ao gelo em cubos, a diferença é que as escamas tem a forma diferente, que igualmente são colocadas em embalagens lacradas e postas no freezer.

Pronto para montar uma fábrica de gelo? Deixe seu comentário e cadastre seu e-mail para receber mais dicas de negócios!

8 Passos de Sucesso Para Montar Uma Fábrica de Gelo
5 votos, nota média 3.80 ou 77% de avaliação

 

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!

13 COMENTÁRIOS

  1. Estou querendo abrir uma pequena fábrica de Gêlo, para atende pescadores e pequenos comércio de bebidas e lanches.

    • Não se produz mais gelo com máquinas que fazem gelo. A nova tecnologia é produzir o gelo diretamente dentro do freezer ou câmara fria. Uma economia extraordinária e que reduz drasticamente o investimento. Consultem-me para maiores detalhes. 1jussier@gmail.com

  2. Este material é de grande ajuda para mim, pois, irei basear-me nele para a execução do meu trabalho escolar de O.G.I. com o tema “Criação de uma empresa- Fábrica de gelo”.

    • Olá Cláudio,

      Primeiro gostaria de saber se há como me contatar contigo acerca do trabalho escolar de O.G.I. com o tema “Criação de uma empresa – Fábrica de gelo” ?

      Agradeceria muito pelo contato,
      Filipe Barbieri

  3. Adoro muito as dicas de como montar uma fabrica de gelo tenho uma a minha desposiçao mais por falta de emprestimos bancarios as coisa nao estao a correr muito bem

  4. Olá, Tenho um espaço que tem muita água que é desperdiçada 24h. devido ao declive da região que tem muita mina, água esta que já foi analisada e é própria para consumo.
    Acho uma ótima oportunidade de negócio com a alta temperatura e o excesso de água que me favorece.
    O que vcs acham? É um bom investimento?
    Att, Gláucia

  5. Desejo mas informações de como abrir e investir em maquinarios, para uma empresa de pequeno porte de gelos, em cubos escamas e barras.

    Estou muito interessada por favor aguardo a resposta

    Desde de ja obrigada,

    Kélia Cardoso

  6. Tenho um local com poço artesiano e água mineral. Estou analisando a possibilidade de abrir uma fabrica de gelo, porém preciso saber das exigências da CETESB para ver se o local é liberado para tanto.
    Como faço para saber desta autorização. Fica no Município de Itapecerica da Serra, dentro da área de mananciais.

  7. por favor , quero abrir uma fabrica de gelo no interior de sao paulo , com 200 mil consigo abrir ? e quantos consigo de retorno mensal por mes ?

  8. sou pescador sempre compro gelo, gotasria de abrir uma fabrica de gelo para meu uso e revender na minha cidade que não tem fabrica gelo.

DEIXE UMA RESPOSTA