Loja de Produtos Dietéticos – Ideia Criativa de Negócio

Loja de Produtos Dietéticos
Loja de Produtos Dietéticos – Ideia Criativa de Negócio

Produtos naturais e voltados para a saúde do indivíduo andam em alta nos últimos dois anos. A preocupação das pessoas com sua saúde cresceu e, assim, com a elevação da procura por produtos voltados para a saúde do corpo para consumo, pode-se verificar que há ai um nicho no mercado ainda não explorado e, portanto uma boa oportunidade de novo negócio para uma loja de produtos dietéticos.

Podemos informar previamente que o setor de alimentação está em expansão e possui diversas vantagens de investimento. Ele não é variável em vendas, pois o ano todo as pessoas compram produtos, que é um item básico de sobrevivência, e do mais rico ao mais pobre são seus propensos compradores, o que não poderia ser melhor para um empresário ter como prospectos de clientes.

Estima-se hoje que haja um aumento de 50% nas vendas das lojas de produtos naturais e isso tende a ser maior nos próximos anos, dada a forte campanha por uma alimentação mais saudável que está sendo propagada no mundo. Isto significa que, quem estiver há alguns anos no mercado, tem mais chance de ser reconhecido e fortalecer o seu negócio de loja de produtos dietéticos.

Há ainda a vantagem de saber que o segmento de produtos light, dietéticos e naturais cresce cada vez mais com o passar dos meses devido a interesse pessoal de cuidar da saúde. Existe também a favor do empresário o pedido de médicos, nutricionistas e vários sites da internet que tratam sobre a questão da alimentação, incentivando a compra de tais produtos, estimulando as pessoas a consumirem produtos naturais.

Com todos estes quesitos que citamos acima, podemos dizer que abrir uma loja de produtos dietéticos pode ser uma ótima chance para investir, dada a necessidade do mercado de ter tais produtos em oferta. A seguir, veja algumas informações caso tenha interesse em investir neste novo negócio como modelo.

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O Que é Uma Loja de Produtos Dietéticos

Não é complicado entender este modelo de empreendimento, que também pode ser chamado de loja de produtos naturais, como é mais comumente conhecida. Este nada mais é que um ponto comercial do ramo de alimentação, uma mercearia ou supermercado, mas com um seguimento diferenciado das grandes redes. Tais lojas vendem tudo o que um supermercado vende mais com um foco diferencial: baixas calorias.

São vendidos açúcar magro, como é chamado o tipo de açúcar permitido para os diabéticos pelo baixo nível de glicose, sal magro, bolachas, farinhas e muitos itens baseados em soja e chás, o grande forte da loja de produtos dietéticos.

Algumas lojas de produtos dietéticos complementam as suas prateleiras com produtos que podem atrair o público como complementação alimentar, como vitaminas, complexos nutritivos, barra de cereais, chocolates com baixo valor calórico, entre outros. Condimentos para preparo de alimentos também podem ser vendidos como temperos naturais e cafés sem cafeína, entre outros itens da mesma linha de pensamento.

Os estabelecimentos deste setor são tão sortidos que vendem sorvetes, picolés, pães, bolos e outros mimos para os clientes. Eles podem vender ainda produtos voltados para quem tem problemas de pressão e suplementos para quem pratica exercícios físicos, uma boa fonte de lucros hoje em dia.

Clientes de Uma Loja de Produtos Dietéticos

Um fato animador é que sua cartela de clientes de uma loja de produtos dietéticos é ampla. O público central mais frequente é pessoas que estão em dieta e precisam reduzir suas taxas sanguíneas, que podem ser de 10 a 90 anos de idade. Mas estes não serão seus únicos visitantes, já que os produtos atraem qualquer um que queira ter uma alimentação mais nutritiva, regulada e os naturalistas, bem como vegetarianos.

São ainda propensos clientes de uma loja de produtos dietéticos os frequentadores de academia que cuidam da boa forma, principalmente caso a loja venda suplementos para massa muscular e perda de peso.

Seus possíveis clientes são pessoas que preferem comer alimentos nutritivos e que não se importam em pagar um pouco mais para ter uma alimentação de qualidade, e isso pode ser desde uma dona de casa a um empresário de sucesso. Produtos orgânicos e integrais são ótimas opções para as pessoas que gostam de uma alimentação naturalista.

Saiba que os consumidores, de fato, possuem um poder aquisitivo mediano a alto. Os produtos são mais caros que os mesmos sem valor calórico alto e para pessoas que ganham um salário mínimo, sendo bem realista, não é interessante a compra de um item quando se pode comprar dois do mesmo em um supermercado.

Concorrência do Mercado Para Uma Loja de Produtos Dietéticos

Como o setor ainda é novo, há muito espaço para investimento. Estima-se que existam menos de 100 lojas deste seguimento no Brasil. Seus maiores concorrentes são grandes redes de supermercados, que também oferecem produtos naturais e dietéticos, mas ainda em pequena escala, por não ser o forte em suas prateleiras e nem seu foco para venda e estes estabelecimentos não investem o suficiente em variedade de itens como uma loja de produtos dietéticos.

É preciso escolher com cuidado a cidade em que irá investir na abertura de uma loja para produtos dietéticos. Em algumas, não há público mesmo, como as interioranas, na qual não é o foco da população a compra destes produtos devido ao alto valor do mercado. De fato, os itens de uma loja de produtos dietéticos são um pouco mais caros que os tradicionais e não é interessante para pessoas com baixa renda a compra deles.

Localização Ideal Para Uma Loja de Produtos Dietéticos

A localização da loja de produtos dietéticos pode significar o sucesso ou fracasso do empreendimento, por isso escolha bem. Mesmo que o empresário passe meses para encontrar o local ideal, é melhor que montar em qualquer espaço disponível, mas que não haja transeuntes, seja de difícil acesso por carro e ainda não tenha uma estrutura para oferecer conforto ao cliente.

O ideal é que se escolha um lugar que possua grande fluxo de pessoas. Implantar o estabelecimento próximo a outras lojas de alimentação como padarias, academias de ginástica e clínicas de estética é uma boa pedida, dado o fato que seus clientes podem estar ou estão de fato frequentando tais espaços.

É uma forte dica colocar um ponto comercial de uma loja de produtos dietéticos próximo a espaços que possuem algum tipo de ligação temática com produtos naturais porque associa a loja ao seu público alvo. Shoppings, caso tenha dinheiro para investir, são uma boa chance, pois seu público-alvo também frequenta tais espaços.

Estrutura Para Montar a Loja de Produtos Dietéticos

Aqui não é preciso investir em um grande ponto comercial. Para montar uma loja de produtos dietéticos ou naturais é preciso apenas 50 m² ou bem menos se for uma loja pequena mesmo para começar e depois expandir os negócios.

Tenha gôndolas e prateleiras para ir colocando os produtos separados em seguimentos de doces, salgados, pães e bolos, temperos, suplementos alimentares, entre outros. Alguns itens à venda devem ficar dentro de um balcão fechado, no caso de itens pequenos, para evitar roubos. Tenha ainda um espaço para gerência do empreendimento e uma sala para estoque dos itens mais comprados, os que vendem mais ou comprados por bom preço.

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Capital Inicial Necessário Para Abrir Uma Loja de Produtos Dietéticos

Estima-se um valor total a ser investido para abrir uma loja de produtos dietéticos de R$30.000,00, se falarmos em uma loja de porte pequeno. Neste total, estamos unindo estrutura, documentação, despesas com funcionários, aluguel e estoque de produtos. A expectativa de retorno do capital inicial investido na loja de produtos dietéticos é 12 a 16 meses.

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► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

3 COMENTÁRIOS

  1. GOSTARIA DE MONTAR UMA LOJA DE PRODUTOS NATURAIS . GOSTARIA DE SABER O QUE É DE MAIS NECESSÁRIO POIS QUERO INICIAR COM UMA PEQUENA LOJA MAS QUE TENHA UM POUCO DO MAIS VENDIDO.
    ATENCIOSAMENTE! AGUARDO A SUA RESPOSTA.

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