Como Montar Uma Galeria de Arte

Como montar uma galeria de arte
Como montar uma galeria de arte.

Aprenda o passo a passo de como montar uma galeria de arte e o investimento necessário para isso. Hoje em dia, espaços de lazer relacionados à arte são bem cotados em grandes capitais e podem render um bom lucro com planejamento. A arte vem sendo valorizada e outros segmentos que rendem exposição estão ganhando força como a fotografia e o artesanato, e os espaços são poucos para o grande número de artistas que estão em busca de locais para expor o seu trabalho. As poucas galerias que existem na cidade de Recife, por exemplo, não dão conta da quantidade de exposições que querem estar na região e o mesmo se repete em Belo Horizonte, João Pessoa e em outras cidades do Brasil..

Para quem tem um capital para investir sem perspectiva de lucro a curto prazo, montar uma galeria de arte pode ser uma excelente opção de negócio. Infelizmente, o tempo estimado para retorno do valor investido para início o do empreendimento é mais de dois anos. Por isso, pode não ser uma opção de negócio tão vantajosa para quem quer viver de seu empreendimento e começar a lucrar muito em breve. Também não é indicado para quem quer fazer empréstimo para abrir este negócio, pois o prazo para início de pagamento é bem maior que o tempo em que o empreendimento vai começar a gerar lucros.

Porém, para quem está com capital parado e gostaria de investir em algo e tem interesse em obras de arte, montar uma galeria de arte pode ser uma excelente opção de investimento, considerando que estes espaços tendem a valorizar com o tempo e quando mais o status, maior será o lucro. São locais considerados “cult” e por isso, tendem a ter um público diferenciado e com alto poder aquisitivo. A maioria das galerias trabalha com o sistema de venda percentual: todas as obras expostas estão à venda e o lucro obtido é por meio da transação, sendo cobrado um percentual por peça. O valor a ser recebido pela galeria deve ser acordado antes com o artista, mas geralmente fica em torno de 20%, o padrão das galerias de arte brasileiras.

Outra forma de atuar com uma galeria de arte é fazendo do seu espaço um museu com exposição permanente ou com eventos temporários, o que vai atrair um público interessado em cultura e te fazer entrar na rota de exposições itinerantes. Desta forma, o seu espaço pode ser considerado um dos melhores lugares de arte da região, sendo cotado para receber grandes artistas, o que vai gerar ainda mais lucro para o empreendimento e mais clientes para comercialização das peças expostas.

Atividades de uma galeria de arte

São atividades de uma galeria de arte a organização de exposição de quadros, fotos, artesanato, pintura, esculturas, entre outros objetos de arte. Alguns espaços deste gênero também abrem espaço para exposição de jovens artistas, realizam leilões, promovem lançamentos de livros, encontros para debates, mesas redondas, workshops, entre outros eventos.

Concorrência de uma galeria de arte

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Apesar de ser um setor bem definido, a concorrência de uma galeria de arte é baixa se comparada a outros empreendimentos voltados para o setor artístico. Em grandes capitais como São Paulo, onde o mercado de arte é bem desenvolvido, existem muitas galerias, mas em outros centros, cinco galerias é o máximo que se encontra e em algumas cidades brasileiras o negócio é inexistente, o que torna ainda mais viável este modelo de empreendimento. No geral, o número é realmente baixo de galerias no Brasil, principalmente, se levar em conta o potencial a ser explorado em cada cidade com um espaço deste nível.

O setor é promissor, mas como o investimento não é dos mais baixos, há um desestímulo dos empresários em investir em montagem de galerias de arte, que por muitos anos foram consideradas locais apenas para deleite da alta sociedade e nem estes eram visitadores assíduos. Hoje em dia, este ramo de conhecimento anda bem mais valorizado e com isso as pessoas tendem a se deleitar um pouco mais nestes espaços como opção de lazer e de compra para decoração de casas e escritórios.

Estrutura de uma galeria de arte

A estrutura para montagem de uma galeria de arte é um pouco complexa, porque exige pequenos detalhes que devem ser levados em consideração como iluminação, ventilação e pré-disposição dos objetos e paredes para melhor circulação e visualização do público. O ideal é que seja chamado um arquiteto para fazer um projeto sem erros, o que pode aumentar ainda mais os custos da construção do espaço.

São espaços obrigatórios de uma galeria de arte para serem montados na construção: sala de administração, salão para exposição de arte, banheiros para visitantes, estoque para armazenamento de objetos de arte. São espaços opcionais: sala para debate que também pode funcionar como sala para workshops, palestras e leilões e uma cafeteria.

Os itens mais valorizados na construção de uma galeria de arte devem ser iluminação, ventilação e espaço do salão, para que se possa acomodar o público de forma confortável e as obras serem bem observadas. O ambiente deve contar apenas com iluminação projetada e não externa, pois a luz solar direta irá danificar alguns quadros e fotografias. Por isso, é preciso ter um projeto de boa qualidade para valorizar o espaço e poder gerar lucros por ser uma boa opção na cidade para os artistas colocarem suas obras à venda.

Investimento inicial e obras para a galeria de arte

O investimento inicial para se montar uma galeria torna-se alto por sua construção e montagem, que exige uma área de ao menos 80 metros quadrados para se ter um amplo salão. Estima-se que seja gasto no aluguel e na montagem do espaço cerca de R$ 250 mil, somado a este valor os gastos legais de registro, divulgação do espaço e compras de móveis. Mas o valor pode variar de cidade para cidade e do local escolhido.

O grande segredo para que este local faça sucesso é trabalhar com divulgação, para que os artistas locais e de outros espaços saibam que existe uma galeria de arte, um espaço cultural pronto para receber exposições. Comece expondo e comercializando obras de artistas com venda comissionada. Quando já tiver um bom capital de giro, comece a comprar objetos de arte para vender em sua galeria.

Outra ponto importante é contratar como funcionários, consultores de arte com formação profissional para que você tenha uma boa referência de quanto é valioso o trabalho exposto e saiba que está realmente investimento em uma boa obra para venda. Eles poderão avaliar as obras para exposição e venda, além de participar de leilões para compra de objetos de arte que serão revendidos na galeria.

Deixe sua opinião sobre o nosso passo a passo de como montar uma galeria de arte.

3.00 avg. rating (69% score) - 1 vote

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA