Como Abrir Uma Fábrica de Sacos de Papel

Como abrir uma fábrica de sacos de papel
Como abrir uma fábrica de sacos de papel

Apesar das sacolas plásticas serem as mais usadas e populares no comércio hoje em dia, os sacos de papel não perderam seu uso. As embalagens dos produtos são tão importantes quanto os itens e podem ser acondicionadas de diversas formas, mas hoje em dia o papel está em alta. Com a proibição das sacolas plásticas, os sacos de papel vão entrar mais ainda em alta no mercado e pode ser um bom investimento para começar a ser dono do seu próprio negócio e abrir uma fábrica de sacos de papel.

Existem diversas vantagens em usar sacos de papel e uma delas é que determinados tipos de alimentos são muito melhor transportados com tais embalagens como farinhas, grãos, alguns doces e pães, mesmo que a grande maioria dos estabelecimentos comerciais não os use. Contudo, uma boa parte de farmácias ainda mantém tal costume e até algumas padarias, porque é mais higiênico e ecologicamente correto.

Para um empreendedor de donos de fábricas de sacos de papel, a questão ambiental é um grande incentivo para estabelecimento. Alguns Estados já estão proibindo o uso de sacos de plástico e este pode ser um bom momento para investir em uma fábrica de tais embalagens. O material quando descartado também é uma boa oportunidade para reciclagem de papel, outro seguimento que também está em alta no mercado.

O setor de embalagens é também um seguimento quase infalível a crises de papel. Isso porque independente de crises econômicas, as lojas continuam vendendo e necessitando do produto, bem como eventos que sejam organizados usando este item em questão como embalagem. Sacos de papel também estão fora de modismo, estão apenas sujeitos a necessidades básicas do empreendimento.

Os números também são promissores sobre este modelo de novo negócio, pois segundo a ABRE, a Associação Brasileira de Embalagem, a indústria de embalagens faturou R$ 45 bilhões no ano de 2011 e isso quer dizer um aumento de 1,4% do PIB Nacional, o Produto Interno Bruto. Ou seja, as embalagens de papel, que englobam os sacos de papel, representam 7% desse faturamento e provam que pode ser um investimento positivo para quem quer começar o seu novo negócio.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Caso queira investir neste seguimento de empreendimento, veja a seguir algumas informações que podem te ajudar a como abrir uma fábrica de sacos de papel.

Concorrência do mercado de uma fábrica de sacos de papel

Até o momento, a concorrência é bem baixa. Caso não encontre empresas registradas com este nome específico, a procura pode ser por fábricas de embalagens, que eventualmente fabricam também estes itens. Como a preferência é por sacolas de plástico hoje em dia, este ainda é um nicho do mercado a ser explorado e pode ser uma boa forma de investimento, principalmente com as novas leis ambientais que estimulam o uso de sacos de papel como embalagens em estabelecimento comerciais.

Quem são seus clientes? Saber quem são seus clientes em potencial é importante para o sucesso do empreendimento. Você precisa saber quem pode fazer parte da sua carteira de clientes para poder assim direcionar mais sua produção e obter mais sucesso. Releve esta linha de pensamento como uma estratégia de marketing. Uma loja que produz produtos pensando em cada cliente de uma forma personalizada tem maior chance de sucesso como empresário.

São seus clientes estabelecimentos comerciais diversos que podem pedir impressão de logomarca ou não que já pode te tomar toda a produção mensal. São ainda seus clientes organizadores de eventos que queiram usar o conceito de ecologicamente correto e por isso usem sacos de papel para entregar brindes.

Localização de uma fábrica de sacos de papel

Como é uma fábrica, você não precisa estar no centro comercial central, apenas em um local de fácil acesso por vias para fazer o transporte do produto. Zonas industriais são uma boa pedida porque apresentam um aluguel ou preço de terreno mais barato e ainda por cima pode-se conseguir redução de impostos por meio de incentivos fiscais pela geração de empregos na região que a empresa vai causar. Uma simples negociação com o departamento financeiro da prefeitura da cidade pode ajudar bastante.

Estrutura básica necessária para uma fábrica de sacos de papel

O seu maior investimento ao montar uma fábrica de sacos de papel será com a estrutura básica para colocar o negócio para funcionar, que envolve espaço e maquinário. Você como empresário vai precisar de um amplo espaço físico para colocar primeiramente sua matéria-prima de trabalho, que são as bobinas de papel usadas para fazer os sacos. Esta área deve ser ampla e ventilada para evitar o acúmulo de poeira e de fácil acesso para carga e descarga de carros e caminhões, por onde ela é usada.

Não se esqueça de seguir as normas de segurança quanto ao posicionamento do papel e outros materiais conjuntamente, já que papel é amplamente inflamável. Também tome conta da fiação de energia para evitar acidentes eventuais. Para evitar problemas, consulte a Norma Regulamentadora nº. 05 do Ministério do Trabalho que indica as providências necessárias na área de Segurança do Trabalho do espaço e com seus funcionários.

Para a parte administrativa, você precisa de um espaço para voltar à montagem de um escritório com telefones, aparelhos de fax, mesas, cadeiras, computadores com acesso a internet, impressora e gaveteiros ou prateleiras para arquivos.

O espaço que irá fabricar o papel em si deve contar com uma área de ao menos 60 metros quadrados e o maquinário envolve máquinas para prensar e produzir o papel em cortes e colagem para assim ele ser encaminhado para as lojas e demais clientes, vendidos a unidade com preço baixo em grande quantidade, ou seja, venda em atacado. A maioria deste maquinário funciona automaticamente e precisa ser controlado apenas por controle eletrônico, monitorado para problemas.

Funcionários de uma fábrica de sacos de papel

É indicado começar a operar a fábrica de sacos de papel com o mínimo de funcionários, assim o valor dos custos fixos mensais com salários e encargos trabalhistas diminui e junto com ele também cai o risco do negócio. A medida que for necessário, em função do crescimento da fábrica de sacos de papel, vá contratando outros funcionários.

Você vai precisar de funcionários altamente capacitados para movimentar seu maquinário, além de funcionários para os setores administrativos, financeiro e um bom departamento de vendas, para contatar clientes, prospectar novos e efetuar as vendas. Representantes comerciais podem ser uma boa pedida para atuar neste mercado, enviando-os para as lojas e demais estabelecimentos que possam precisar dos sacos de papel.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

5 COMENTÁRIOS

  1. estou tendo dificuldade de encontrar fabricantes de maquinas de fabricação de sacolas de papel
    grato se puder me ajudarem

    J.G.PLAST

DEIXE UMA RESPOSTA