Como Abrir Uma Empresa de Beneficiamento de Legumes

Como abrir uma empresa de beneficiamento de legumes
Procurando sobre como abrir uma empresa de beneficiamento de legumes? Veja aqui todo o processo de beneficiamento de legumes e abra já a sua empresa!

O beneficiamento de legumes consiste em um setor secundário com as funções de descascamento, limpeza e  separação de legumes. Depois do processo, os legumes estão prontos para serem consumidos ou para processo de industrialização.

Mercado de beneficiamento de legumes

O mercado de beneficiamento de legumes tem como novidades o uso de tecnologia e novas formas de cultivo que faz surgir novidades no ramo de legumes como produtos orgânicos, hidropônicos e produtos embalados.

Existe uma diversidade de legumes e hortaliças que podem passar por processos de beneficiamento como legumes, hortaliças e frutos e até temperos.

Localização da empresa de beneficiamento de legumes

A localização é um fator de extrema importância para o processo de beneficiamento de legumes para que o resultado final seja um produto de qualidade e competitivo.

Outro motivo que faz com que a localização seja um fator importante é o fato de que um beneficiamento eficiente deve se localizar onde existe água abundante e de qualidade, longe de locais poluídos e com lixo.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

O local deve ser servido de matéria-prima, transporte, existência de mão de obra, diversidade na produção local de legumes.

Pesquisa de mercado para a empresa de beneficiamento de legumes

Com certeza, o negócio de beneficiamento de legumes tem grandes possiblidades de realização de bons negócios, mas antes de se arriscar nesse ramo é necessário que haja pesquisa de mercado, para detectar quais as regiões com maior demanda e necesssidade de legumes tratados, quais os canais de distribuição, exigências das empresas clientes, maneiras de atingir vários segmentos de mercado e outros fatores estratégicos.

A pesquisa de mercado deverá também esclarecer dúvidas sobre potencial consumidor e planejamento da produção. Por exemplo, pesquisas que sanem pelo menos metade das dúvidas sobre quais legumes preparar e que terá maior sucesso nas vendas.

Canais de distribuição na empresa de beneficiamento de legumes

O beneficiamento de legumes é um setor comercial em que pode encontrar diversas possibilidades de realizar negócios com vários segmentos como supermercados, feiras, quintandas, rede de restaurantes, buffet e outros ramos de negócios.

Para possuir um canal de distribuição diversificado e eficiente é necessário, porém, produzir com qualidade, agilidade nas entregas e relacionamento com o cliente.

Processo produtivo da empresa de beneficiamento de legumes

O processo produtivo do beneficiamento de legumes se divide em preparação dos legumes para a venda e também no processo de congelamento.

O fluxograma produtivo para beneficiamento de legumes segue as etapas: recepção de matéria-prima, armazenagem, limpeza e classificação, lavagem, resfriamento, embalagem, estocagem e preparo para expedição.

Já o processo de congelamento obedece as mesmas etapas anteriores com a diferença de que o processo necessita da etapa de cozimento.

Todos os processos no beneficiamento de legumes são importantes, mas os processo de embalagem, estocagem e expedição necessitam de atenção especial, pois o prazo de validade dos legumes diferem uns dos outros, o que possibilita que a conservação dos legumes seja diferente, com níveis de temperatura também diferentes.

Matéria-prima do beneficiamento de legumes

A matéria-prima para beneficiamento de legumes são os próprios legumes, frutas e hortaliças como: aspargos, brócolis, ervilha, espinafre, temperos diversos como alhos e outros.

Fornecedores da empresa de beneficiamento de legumes

As compras de matéria-prima e de equipamentos e utensílios devem ser tão planejadas quanto as vendas, pois as compras devem ser um processo estratégico que torne a produção com maior qualidade, com custos reduzidos e eliminação de desperdícios que alinhe custo-benefício no momento das compras.

É necessário pesquisa para escolher fornecedores que possam fornecer produtos de qualidade com rapidez nas entregas e bom preço.

Para uma gestão eficiente de fornecedores, além de pesquisas, utilize mecanismos como contratos de fornecimento com garantia de suprimento mesmo em altas demandas.

O planejamento de estoques é importante quando a beneficiadora depende de sua própria produção de legumes ou de fornecimento externo, por isso é necessário planejar de acordo com a demanda, sem esquecer custos e prováveis desperdícios, considerando fatores como temporadas de cultivo, clima e demanda consumidora.

Investimentos da empresa de beneficiamento de legumes

A empresa de beneficiamento de legumes terá investimentos com a montagem da estrutura e instalação de maquinário. A estrutura deve ter espaço igual ou maior a 150m² e poderá precisar de reformas que tornem o local mais higiênico, iluminado e adequado para manipulação de alimentos, segundo as normas da Vigilância Sanitária.

Além da estrutura, a beneficiadora deverá investir também em equipamentos como: processadora a vapor, picadeiras, cortadeiras, câmara de congelamento, seladeira, embaladeira, tanques para limpeza, balança de chão e de mesa, dosadeira manual, descascadores, contendores  e outras máquinas.

Planejamento Financeiro da empresa de beneficiamento de legumes

Para administrar qualquer empresa industrial com eficiência, os empresários não podem negligenciar o planejamento financeiro.

No planejamento financeiro é importante também a revisão de custos, de receitas, do lucro final e todos os fatores a ser considerados para que a empresa de beneficiamento de legumes tenha um bom resultado financeiro e ainda possa investir em seu crescimento.

Para isso se faz necessário controle e planejamento do ciclo de caixa que compreende compra de matéria-prima, estoque e vendas, planejamento do capital de giro necessário para suprir as despesas de vendas e ainda reserva de capital para investimentos futuros.

Precificação do beneficiamento de legumes

Para cálculo básico dos preços de vendas dos legumes, a empresa de beneficiamento de legumes deverá calcular o preço de venda com base em  custos unitários, margem de venda, custos variáveis e ponto de equilíbrio.

O importante é que o preço seja competitivo e acompanhe a agregação de valor dos produtos.

Empreender depende não só da disposição e criatividade dos empresários, mas também de recursos. Para conseguir recursos pesquise linhas de crédito e de financiamento.

Aspectos técnicos do beneficiamento de legumes

O processo produtivo de beneficiamento de legumes  não exige técnicas complicads e, além disso, com o uso de equipamentos, a produção poderá ser agilizada e livre de erros. O importante para a produção é a higiene e controle em um ambiente de produção que seja organizado e estruturado de acordo com a capacidade produtiva e demanda.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA