O Que é Factoring

O Que é Factoring
O Que é Factoring?

Veja dicas sobre factoring para ajudar na gestão da sua empresa e aumentar seus lucros.

Para gerir riscos financeiros e créditos, as empresas necessitam da prestação de serviços, que de forma cumulativa e também contínua, diminuem esse risco evitando prejuízos financeiros. As empresas responsáveis por este tipo de serviço são empresas financeiras que realizam o factory.

Para melhor entendimento temos que o factoring é a atividade que administra créditos gerados pelas vendas a prazo, sabendo que essas vendas representam maior risco financeiro para as empresas. Dessa forma as sociedades de fomento comercial ficam com todo o risco.

A operação de factoring não pode ser entendida como um empréstimo, mas como operação de compra e venda de direitos creditórios. Nesta operação o que existe é a transferência de riscos e para realizar o factoring, é necessária a existência de duas empresas em que uma entrega à outra o título e em contrapartida, recebe o valor desse título.

Tipos de Factoring

As micro e pequenas empresas também podem realizar operações de factoring. Por isso, as operações de factoring cabíveis às empresas de pequeno porte são as seguintes:

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Convencional – esta é a operação mais comum de factoring em que a empresa compra direitos de créditos ou ativos que surgiram de vendas a prazo e assim, se firma um contrato mercantil. Para oficialização desse acordo, é necessário que haja documentação comprovando a existência de um vendedor e de um comprador.

Maturity – essa operação realiza um factoring tradicional, o que muda é o fato de que existe uma administração das contas a receber pela empresa, eliminando a etapa de cobrança.

Truste – além de realizar compra e venda dos títulos, existe também uma assessoria administrativa e financeira. Essa assessoria compreende análise de crédito, de risco, contas a receber e a pagar e outros serviços financeiros.

Para as empresas de todos os portes, a análise de riscos e crédito é de suma importância, pois muitos dos problemas de gestão financeira das empresas advêm dos riscos de recebimento de contas. Veja como fazer plano de negócio.

Exportação – as atividades de factoring também podem envolver atividades de exportação. Nesta atividade duas empresas, sendo uma de cada país, garantem a operação e liquidação do negócio.

Factoring de matéria-prima – para aquisição de matéria-prima a empresa de factoring funciona como uma intermediária entre a empresa fornecedora de matéria-prima e a empresa fomentada.

Portanto, na operação de factoring o que ocorre é que se compra à vista um direito que é futuro do fornecedor de matéria-prima. A empresa paga o factoring com o faturamento que foi gerado pela transformação dessa matéria-prima.

Importância das Operações de Factoring

A função mais importante das operações de factoring é evitar o endividamento futuro da empresa.

O que ocorre, portanto, é uma antecipação de receita até que a empresa receba seus direitos, é uma maneira da empresa receber à vista pela venda a prazo, todas as vezes que negocia títulos de crédito, duplicatas e outros.

Outra vantagem é que mesmo que a empresa tenha problemas com cadastro no Serasa e com outras empresas de proteção ao crédito, pode realizar operações de factoring, pois para as empresas de factoring o importante é a qualidade do crédito recebível.

Vantagens do Factoring

A maior vantagem para as operações de factoring é que existe a possibilidade de uma parceria, em que a empresa terceiriza diversas atribuições financeiras e administrativas, possibilitando ao empresário atribuir à empresa de factoring as atividades creditícias e ficando a cargo de atividades administrativas e operacionais como: produção, qualidade e vendas. Veja como ser bem sucedido.

Desvantagem do Factoring

Apesar de a importância da operação para evitar o endividamento, as operações de factoring possuem a desvantagem do custo de operação que costuma ser maior do que a operação de crédito, o que torna o factoring pouco vantajoso.

De forma econômica, o factoring é também sazonal, pois quanto maior o risco de crédito maior o custo de sua operação.

Amparo Legal das Operações de Factoring

Inexiste na legislação brasileira uma lei que seja voltada apenas para as matérias de operações de factoring, o que existe, entretanto, são leis que disciplinam as operações mercantis em que o factoring deve ser praticado de forma lícita e sem fraudes.

Para saber mais informações sobre o factoring, os interessados podem acessar o site da Associação Nacional de Factoring: http://www.anfac.com.br/v3/ ou da Federação Brasileira de Factoring: http://www.febrac.com.br/

Passos Para Operações de Factoring

A primeira etapa da operação de factoring é a geração de títulos a receber, depois disso em data acertada. Depois disso, a empresa poderá procurar uma empresa de factoring que realize a operação.

Antes de optar por uma empresa de factoring, é necessário, portanto, que a empresa realize uma pesquisa sobre as taxas de desconto praticadas. Veja dicas para ganhar dinheiro.

Escolhida a empresa, o próximo passo é a operação de factoring em que a empresa que contratará os serviços deverá receber todas as informações sobre as operações, transferências e cobranças.

Com a posse do direito de crédito a empresa de factoring informará sobre transferência, forma e condições de pagamento e cobrança. Leia também sobre empreendedorismo digital.

4.00 avg. rating (79% score) - 2 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA